Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Agachamento sem cinto alarga cintura?

Sol Hipertrofia

Posts Recomendados

Postado

Bom dia gente, vamos guardar no fundo do coração maromba as respostas do tipo "LÓGICO QUE NÃO ANTA" ou "LÓGICO QUE SIM ANTA", porque eu realmente não sei do assunto que se segue kkkk

Então... la estava eu fazendo meu agacha livre quando uma das meninas da academia me veio com "usa o cinto protetor, porque o agachamento também força demais os músculos abdominais e isso acaba fazendo com que sua cintura fique mais larga". Passado o momento MEU DEUS DO CÉU, FERROU, VOU VIRAR UM QUADRADO BUNDUNDINHO! :ohno02: Porque para o bumbum tá ótimo, mas eu não tenho a cintura fina (não é gordura, é estrutura do meu corpo mesmo) e o fato de detestar usar aquele cinto (que além de me incomodar muito, não usando-o tive uma melhora imensa no meu equilíbrio e na força da minha lombar), comecei a questionar se o que a moça me falou fazia algum sentido. Olhei no fórum aqui e em outros e encontrei comentários como "Agachamento não alarga quadril", "agachamento não machuca a coluna e joelhos", etc... mas nada no aspecto da minha dúvida.

Alguém sabe opinar sobre isso? Eu acho, na minha ignorância, que não altera assim... Talvez se fosse uma carga absurda, o que não é o caso, e se algum dia eu usar esse tal sobrepeso, penso que não vai ser um cinto que irá segurar a estrutura muscular abdominal para ela não se expandir pela força requisitada. Sei la, fiquei confusa, alguém pode socorrer?

Obrigada! :D

Postado

2 minutos atrás, Torf disse:

Vamos refletir:

Por que o cinto agiria no crecimento muscular ou no näo crescimento? Será que se você treinar com roupa colada, seus músculos näo se desenvolveräo?

Mas, enfim, no aguardo.

Essa mulher quase me mata de susto. Pelo que eu pensei não faz sentido, mas preferi perguntar... vai que né... Obrigada!

Postado

Eu agacho sem cinta tem 2 anos praticamente, a diferença na minha cintura eu vi quando perdi gordura (obvio né), mas nada de alteração relacionada ao agacha... acho que se tivesse que alterar algo, já teria percebido né?! Graças ao Pai, segue o treino sem aquele treco me apertando! Obrigada gente :) 

• Moderador
Postado

Sinceramente, não vejo como alargar a cintura com agachamento, mas isso já gerou polêmica e ainda pode gerar novamente.

Porém. com abdomnais oblíquos com peso, sim, vc pode alargar sua cintura, ficando com um aspecto mais quadrado.. E não sou eu que digo, mas gente da área.  

Postado

o caso dos oblíquos do meu ponto de vista é o seguinte...

é um músculo que muitos praticamente nem se quer os veem, e quando eles desenvolvem um pouco, somado a baixa do BF, ficam mais visíveis, se destacam..

duvido muito que uma pessoa normal tenha um aumento considerável na circunferência da cintura devido a hipertrofia do obliquo..

mais isso não vem ao caso do tópico, e é apenas minha opinião...

abraço.

Postado
14 minutos atrás, Fefe disse:

Sinceramente, não vejo como alargar a cintura com agachamento, mas isso já gerou polêmica e ainda pode gerar novamente.

Porém. com abdomnais oblíquos com peso, sim, vc pode alargar sua cintura, ficando com um aspecto mais quadrado.. E não sou eu que digo, mas gente da área.  

Fefe, inclusive li algo sobre cintura, quadril e proporção em um tópico seu! hehe Eu tomo maior cuidado com os abs para oblíquos, porque além da cintura um pouco mais larga, meus ilíacos são bem destacados (é muito bug numa mulher só kkkk). Acho maravilhoso e particularmente a área muscular abdominal mais linda, mas... normalmente faço abs oblíquo com bem, beeeem menos frequência e carga que os demais!

ps. to subindo de peso, num pseudo bulk... não sei mais o que é abdômen kkkkk mas ta bom, um objetivo de cada vez! Obrigada por comentar!

Postado
1 minuto atrás, mpcosta82 disse:

Martin eu acho o comentario da Fefe interessante.

Ja vi em alguns videos profissionais da body shape ou da bikini alegando que não fazem terra ou sumo devido a hipertrofia dos obliquios gerada e que ficariam com o aspecto quadradas. sei que atletas do fisiculturismo não são uma boa fonte de informação mas sei la, parece fazer algum sentido.

Postado

Prefiro treinar os músculos do core (reto abdominal, obliquo, lombar) com exercitórios isométricos, pois trabalham e fortalecem a musculatura sem aumentar o volume dos músculos. Eu estava ficando com o abdominal "saltado" fazendo os tradicionais.

• Supermoderador
Postado
3 minutos atrás, TsuG disse:

Ja vi em alguns videos profissionais da body shape ou da bikini alegando que não fazem terra ou sumo devido a hipertrofia dos obliquios gerada e que ficariam com o aspecto quadradas. sei que atletas do fisiculturismo não são uma boa fonte de informação mas sei la, parece fazer algum sentido.

Tsug, dependendo do atleta, o caso é diferente - que usar ergogênicos vai ter uma maior hipertrofia, mas não precisa trabalhar os oblíquos diretamente para isso. Qualquer exercício que demande um core rígido vai trabalhar os oblíquos - agachamento, terra, stiff, desenvolvimento em pé, remadas, puxadas, leg press, etc, etc, etc. 

Um exercício específico para os oblíquos vai fazer pouca diferença, considerando a gama de exercícios que a pessoa já executa e trabalha os oblíquos.

Postado
10 minutos atrás, mpcosta82 disse:

Ao invés deste, faça prancha lateral - um exercício mais simples e muito mais eficiente. Foque em manter uma linha reta dos pés até a cabeça, sem deixar a região dos oblíquos "cair":

Quando faço oblíquos gosto de trabalhar com rotação (e aqui digo gosto porque sinto "pegando" muito mais do que esse com a anilha lateral do corpo), então normalmente eu faço "lenhador" no cross e depois vou para essa prancha lateral, que antes eu preconizada: "ah... é fácil, não pega nada!", estava TOTALMENTE errada, a foço hoje com completo respeito e tremedeira kkkk

Quanto a frequência é que eu diminuo, por exemplo, enquanto mantinha uma sequencia de supra e infra quase que diários, trabalhava os oblíquos duas vezes na semana!

Postado

Tem esses dois artigos do Bret sobre o assunto oblíquos, terra e agacho:

https://www.t-nation.com/training/is-your-ab-workout-making-you-look-fat

https://bretcontreras.com/squats-and-deadlifts-wont-make-your-waist-blocky/

Basicamente ele fala que terra e agacho não deixam a pessoa quadrada, mas que exercícios pesados pros oblíquos feitos com frequência sim.

Postado (editado)

usar cinto, se usar corretamente né, pq a maioria parece que usar por estetica. aumenta a ativação dos musculos do coro e aumenta a pressão arterial

mas não tem relação nenhuma com largura da cintura

Editado por radec2033
Postado
8 minutos atrás, Shrödinger disse:

Basicamente ele fala que terra e agacho não deixam a pessoa quadrada, mas que exercícios pesados pros oblíquos feitos com frequência sim.

Favoritei aqui, tentar dar uma lida quando chegar em casa! Obrigada!

6 minutos atrás, radec2033 disse:

usar cinto, se usar corretamente né, pq a maioria parece que usar por estetica. aumenta a ativação dos musculos do coro e aumenta a pressão arterial

mas não tem relação nenhuma com largura da cintura

É, pelos comentários de todos aqui a moça que me disse estava errada, graças a Deus, eu não gosto de usar aquele cinto, de verdade, me incomoda demais!

2 minutos atrás, Boró disse:

Essa da cinta é tipo aquela de fazer aeróbico com papel filme enrrolado na barriga!!

hahahahahahhaha

Nãaaaaaao kkkkk gente, que melequeira que deve virar isso o.o 

Postado (editado)

quando a pessoa usa cinta pra valer ela tem que se sentir dentro de um cano de aço, de outra forma ela esta apenas amarrando um cacareco na cintura

e vamos esclarecer o cinto tem que ser de couro, grosso e pesado, com fivela nada daquelas porcarias de velcro

Editado por radec2033
  • Moderador
Postado (editado)

Então conclusão: faço agachamento há mais de 20 anos e não aumentei a linha da cintura.  Precisa de algo mais?

Cinta pra diminuir a linha da cintura são os corsets e não serve qualquer um.  Existe um tópico sobre isso.

Cinta pra usar no treino é emborrachada e por baixo vai sweet sweet.

Editado por Fefe
Postado
38 minutos atrás, TsuG disse:

tem categorias em que a atleta tem que treinar 3 a 4 dias por semana, e não pode nem pensar em pegar pesado..

não pedem ter "músculos salientes" devem ter harmonia nas curvas apenas..

se vc observar atletas que treinam pesado, de categorias acima, EX Angela borges, vai notar seu abdome e oblíquos muito bem trabalhados, e sem interferir no diâmetro da cintura..

• Moderador
Postado

STEIN, meu ídolo,

A questão está também relacionada com o transverso, mal treinado, que acaba abrindo.  Não sou versada da área de vcs, mas aprendi isso com profissionais conceituados dessa área, com demonstração e tudo.  Me convenceram.

Postado
10 minutos atrás, Fefe disse:

Então conclusão: faço agachamento há mais de 20 anos e não aumentei a linha da cintura.  Precisa de algo mais?

não..

um relato da fefe vale mais que 1000 artigos..
;)

Postado
18 horas atrás, mpcosta82 disse:

Tsug, dependendo do atleta, o caso é diferente - que usar ergogênicos vai ter uma maior hipertrofia, mas não precisa trabalhar os oblíquos diretamente para isso. Qualquer exercício que demande um core rígido vai trabalhar os oblíquos - agachamento, terra, stiff, desenvolvimento em pé, remadas, puxadas, leg press, etc, etc, etc. 

Um exercício específico para os oblíquos vai fazer pouca diferença, considerando a gama de exercícios que a pessoa já executa e trabalha os oblíquos.

18 horas atrás, Stein disse:

tem categorias em que a atleta tem que treinar 3 a 4 dias por semana, e não pode nem pensar em pegar pesado..

não pedem ter "músculos salientes" devem ter harmonia nas curvas apenas..

se vc observar atletas que treinam pesado, de categorias acima, EX Angela borges, vai notar seu abdome e oblíquos muito bem trabalhados, e sem interferir no diâmetro da cintura..

É verdade, meio que esqueci dos ergogenicos e da frequencia que rola para essas atletas. E essa questão citada pelo stein mata a questão jhhehhe existem essas categorias que apenas o tonus muscular ja basta.

rás, Shrödinger disse:

Irei dar uma olhada por la depois.

Postado

a cintura em quem faz musculação costuma crescer um pouco, não a cintura em sí mas todo o composto da região abdominal devido o aumento da musculatura, acho que apenas isso
as pessoas tbm tendem a ficar mais largas com o passar dos anos 'não gordura', é só olha pro rosto de uma pessoa aos vinte e depois aos trinta 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...