Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Peixe Panga

richardk

Posts Recomendados

Postado

Pesquisei aqui sobre este peixe e não encontrei nada que fale se é seguro ou não.

Almoço em um restaurante na faculdade onde estudo e direto comia peixe, sempre muito bom. Um dia resolvi perguntar qual peixe era, me informaram ser o 'panga'.

Pesquisei sobre ele e alguns falam que não é seguro comer, outros que é seguro comer aqui no Brasil em virtude de que eram criados em cativeiro.

Sempre faço tilápia em casa, mas estava em falta então comprei o panga pra fazer.

Alguém aqui consome este peixe e/ou sabe se realmente é confiável seu consumo?

Postado

Pesquisei aqui sobre este peixe e não encontrei nada que fale se é seguro ou não.

Almoço em um restaurante na faculdade onde estudo e direto comia peixe, sempre muito bom. Um dia resolvi perguntar qual peixe era, me informaram ser o 'panga'.

Pesquisei sobre ele e alguns falam que não é seguro comer, outros que é seguro comer aqui no Brasil em virtude de que eram criados em cativeiro.

Sempre faço tilápia em casa, mas estava em falta então comprei o panga pra fazer.

Alguém aqui consome este peixe e/ou sabe se realmente é confiável seu consumo?

O que sei sobre esse peixe é que vem do Vietnam e vive num dos rios mais poluídos do mundo, eu não como isso nem de graça.

Postado

Então cara,dizem que eles são dos rios poluidos do Vietnã,não sei se é verdade,mas não como ele.

Como moro em região litorânea tenho acesso a peixe fresco local,particulamente não gosto muito de panga por achar ele "sem graça".Mas em alguns mercados você deve encontrar filé de outros peixes que são até melhores no sabor.

Postado

O que sei sobre esse peixe é que vem do Vietnam e vive num dos rios mais poluídos do mundo, eu não como isso nem de graça.

Pois é, li sobre isso em alguns sites..Outros informam que ele seria criado no Brasil, em cativeiro.

Carece de fontes confiáveis.

Então cara,dizem que eles são dos rios poluidos do Vietnã,não sei se é verdade,mas não como ele.

Como moro em região litorânea tenho acesso a peixe fresco local,particulamente não gosto muito de panga por achar ele "sem graça".Mas em alguns mercados você deve encontrar filé de outros peixes que são até melhores no sabor.

Verdade, tilápia curto demais, mas tava em falta...Salmão também curto, mais ai encarece né!

Qual você costuma comprar?Alguma indicação?

Postado

Pois é, li sobre isso em alguns sites..Outros informam que ele seria criado no Brasil, em cativeiro.

Carece de fontes confiáveis.

Verdade, tilápia curto demais, mas tava em falta...Salmão também curto, mais ai encarece né!

Qual você costuma comprar?Alguma indicação?

Eu nunca compro peixe em mercado (congelado).

Mas sei que existe cavala,robalo (caro),anchova,pescada,corvina...

Esses são apenas de carne branca,outros como badejo,xerelete deve ser mais dificil de achar congelado.

Postado

Únicos peixes que acho que ainda não são criados em cativeiro são atum e sardinha. De resto, tem até salmão sendo alimentado com ração em tanques aqui no Brasil

(alguns mais espertinhos dão corante pros animais pra dar impressão de que a carne é de melhor qualidade, outros vendem truta como sendo salmão, já que a carne é muito semelhante em termos de textura e aparência)

Postado

Parceiro...sai fora desse peixe...esse peixe eh do rio mais poluído do Vietnã e nem o povo de lá come esse peixe...de tao poluído que eh. Esse peixe eh importado de lá....já vi caixas e caixas e realmente eh importado e não criado em cativeiro.

Postado

Tem sites que falam que o Panga é o peixe mais sujo que existe, outros falam que isso é mito. O negócio é pesquisar e ver quais informacöes säo mais confiáveis.

Postado

Vou esperar a galera comer por um bom tempo e ver se deu merda ou não, ai eu penso em consumir. Se der merda nos cobaias, estou no salmão mesmo.

Só um curiosidade,quanto é o salmão por ai?

Postado

Vou esperar a galera comer por um bom tempo e ver se deu merda ou não, ai eu penso em consumir. Se der merda nos cobaias, estou no salmão mesmo.

Será que é salmäo mesmo??? ;)

Postado

Só um curiosidade,quanto é o salmão por ai?

Não sei, não sigo dieta. No fim de cada mês da no almoço da firma, ai eu como lá.

Se é salmão mesmo, eu não sei auhduwahduawd'

Postado (editado)

Ele é sim do vietnam, inclusive costuma vir isso na embalagem

Se voce gosta dele, não tem problema comer, é seguro. Eu não gosto, tem gosto de barro.

Muita mentira foi propagada pelo mercado nacional devido ele ser barato e não conseguirem competir.

"Originário do Delta do Mekong, no Vietname, o peixe panga ou gato, nomes comuns dados à espécie Pangasius hypophthalmus, produzido em aquicultura, é vendido fresco e ultracongelado, em filetes. O preço por quilo das amostras testadas varia entre 3,38 e 5,98 euros.

Não encontrámos metais pesados nem resíduos de medicamentos anti-infecciosos. Verificámos não haver problemas associados ao seu consumo. Porém, estamos atentos."

https://www.deco.proteste.pt/alimentacao/seguranca-alimentar/testes-primeira-impressao/peixe-panga-sem-quimicos

Editado por Rafael_B
Postado

Come um peixe normal mesmo... Pra que comer um peixe vietnamita?

pq é barato

Postado (editado)

Peixe Panga? Ainda mais fritinho .. Hummm!!. Toda horaa fii! Ainda mais essa semana santa, rolou foi ele aqui!! Sem stress ..

Editado por PsychodeliC
Postado

Já comi, senti o gosto de barro e pesquisei bastante sobre o Panga pra ver a tabela nutricional, da onde era e se tinha a ver com o gosto. Me deparei com a mesma coisa que já comentaram aí, maioria dos sites diz que esse peixe vem de um rio poluído pra caralh@, enfim, acho que vale mais a pena pagar um pouquinho mais e pegar um peixe "normal"

Postado

Já comi, senti o gosto de barro e pesquisei bastante sobre o Panga pra ver a tabela nutricional, da onde era e se tinha a ver com o gosto. Me deparei com a mesma coisa que já comentaram aí, maioria dos sites diz que esse peixe vem de um rio poluído pra caralh@, enfim, acho que vale mais a pena pagar um pouquinho mais e pegar um peixe "normal"

ele é criado em aquicultura, a origem dele é no Delta do Rio Mekong

"O nome Mekong vem dos idiomas tailandeses e significa Mae Nam Khong, onde Mae é traduzido como Mãe, e Nam como água. A bacia do Mekong tem uma das biodiversidades mais ricas do mundo. Mais de 1200 espécies de peixe já foram descobertas na área e são uma fonte vital para a dieta da população local.

No Mekong superior, ao longo da porção nordeste, na fronteira com o Laos, o rio é relativamente limpo e possui uma fluidez considerável. A água tende a ser neutra com um pH variando de 6,9 a 8,2 e o nível de nutrientes é baixo. Na parte baixa do Mekong, a água é turva, especialmente durante a época de chuvas. Devido a erosão dos barrancos ao longo da margem, a água passa a ter uma coloração amarelada, cor de terra. A temperatura do rio varia de 21,1 a 27,8 °C e o pH entre 6,2 e 6,5."

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Mekong

Postado

Também tinha a mesma dúvida, depois de uma lida na internet vi que esse peixe é criado em cativeiro no Vietnã e que os boatos sobre a segurança do mesmo surgiram por que os criadores do Brasil não conseguem competir com o valor de mercado ,menos de R$10 o kg do Panga contra R$20 a R$ 30 da Tilápia, sobre a segurança o Ministério da Agricultura realizou uma missão sanitária no Vietnã em 2009 e 2012 nos criadores e não foram encontradas irregularidades, considerado assim seguro para consumo(segue abaixo documento da missão em 2009).

https://www.agas.com.br/ArtigosNoticias/Arquivos/panga_dipes.pdf

Se você gosta dele acredito que não tenha problema consumi-lo, eu particularmente não gosto dele, nem do Polaka do Alaska, se estiver procurando peixes baratos dê uma olhada no Mapara, se não me engano ele é criado no Brasil, mas também não é por que ele é criado no Brasil que é confiavel..rsrs..

Abraço, espero ter ajudado.

Postado

nunca tinha ouvido falar, mas essa história de "peixe tóxico do rio mais poluído do mundo" tem uma cara ser estória plantado por industria pesqueira local. Prefiro arriscar esse peixe do que comer barrinha de proteína ou alimento industrializado.

Postado (editado)

tabela nutricional do Panga

FILE DE TAMANHO GRANDE

Tabela nutricional

Calorias (valor energético) 142,8 kcal - 7,14 %

Carboidratos 0 g - 0 %

Proteínas 27,54 g - 36,72 %

Gorduras totais 3,57 g - 6,49 %

Gorduras saturadas 1,19 g - 5,41 %

Fibra alimentar 0 g - 0 %

Sódio 0,03 mg 0 %

Fonte: https://www.dietaesaude.com.br/dietas/alimentos/107186-peixe-panga-cru

Editado por skroskiprf
Postado

Panga continua lixo, se vem do Vietnam é quase certeza estar entupido de metais pesados e isso não te faz mal agora só depois de anos de consumo, outra se é criado em cativeiro não é tão saudável quanto um pescado e por esse preço eu compro 3 kgs de sardinha e ainda ganho com omega3.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...