Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Glutamina E A PrevenÇÃo Do Overtrainning


CHACALLL

Posts Recomendados

Voltando à glutamina, chegamos no ponto que talvez mais interesse aos atletas, sua função como minimizadora dos efeitos da síndrome do overtrainning (OTS). O que é a OTS ? Ela pode ser definida como uma fadiga prolongada presente após atividades muito rigorosas, períodos de treinos muito pesados e descansos insuficientes ou incompletos, levando a uma incidência maior de infecções nesses períodos. Testes onde se comparou a concentração de glutamina plasmática em dois grupos, um com os sintomas da síndrome e o outro sem os mesmos, apresentou síndrome, 503 micromol/L, e 550 micromol/L sem a síndrome. Essa maior incidência de infecções relacionada com a diminuição nos níveis de glutamina plasmáticos tem relação com uma queda na imunidade e a translocação de vírus e bactérias no intestino. Com relação ao intestino chegou-se a conclusão de que um nível mais adequado de glutamina fará a manutenção da integridade da barreira física do intestino impedindo invasões de bactérias e vírus. O trato gastrointestinal é reconhecido como um dos maiores consumidores de glutamina, contabilizando 40 % de toda glutamina utilizada pelo corpo. Já com relação a baixa na imunidade, um teste feito por NIEMAN, buscava verificar quanto tempo após a atividade esse nível de células fagocitárias (Natural Killer) voltaria ao normal. Chegou-se a conclusão de que após 30 minutos isso aconteceria, o que não ocorre com os níveis de glutamina podendo demorar mais de 7 horas.

Recentemente, mudanças na taxa de oxidação de glutamina após o exercício, vêm sendo ligadas às mudanças na circulação das células NK (Rowbotton, 1996). Essa relação feita da OTS com a queda nos níveis de glutamina surgiu posteriomente aos testes que concluíram que durante a atividade de endurance esses níveis tinham um pico acompanhado por uma queda na reserva de glutamina muscular, e após a mesma ocorria uma diminuição brusca que perdurava por várias horas. Isso corrobora os trabalhos que colocavam uma maior demanda de glutamina exercida por órgãos corporais como o fígado, os rins, pâncreas, intestino e etc., durante as atividades fazendo sua remoção dos músculos, cérebro e pulmões (Rowbotton, 1996 e Walsh, 1998).

As suplementações para a manutenção dos níveis de glutamina corporal são muito variadas. Hatfield (1997) em seu livro propõe uma administração de 0.5 a 20 gramas por dia. Bill Phillips (1997) propõe, porém, suplementações específicas de glutamina, tais como: 10 gramas diários atingindo uma manutenção adequada do sistema imunológico; doses de 10 gramas por dia durante fases de maior estresse e uma manutenção de 3 gramas por dia após essa fase, com a finalidade de manter o metabolismo muscular; uma dose diária de 2 gramas para elevar em 4 vezes a liberação de GH.

Em uma teoria de preservação dos níveis de glutamina proposta por Almada (1993) indicava que ela fosse acompanhada de precursores da glutamina como o alpha-cetoglutarato e etc. O alpha-cetoglutarato (AKG) é uma molécula que age diretamente na síntese da glutamina como também na formação muscular fazendo a reação de descarboxilação oxidativa envolvida na regeneração do ATP. Partindo desse ponto, uma indicação possível seria a sua união com a taurina e alanina buscando um aumento no volume celular (Bill Phillips, 1997).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Eu uso glutamina (GlutaLean da Labrada) e os ganhos em recuperacao sao notaveis usando dosagens altas ( 15g/dia por exemplo )... eu comprei uma vez pra testar e hoje tenho como um dos suplementos base, acho que o custoxbeneficio vale a pena.

Mas as dosagens sao meio que um problema mesmo, porque em cada lugar se lê uma coisa. Ja vi falando pra tomar 10g pós-treino + 5g antes de durmir ( recuperacao muscular/liberacao de GH ); 5g pré/5g pós 5/antes de durmir; ja li que o ideal é pelo menos 20g/dia etc... Eu usava 10g pós apenas, agora estou pensando em mudar para 5g pré/5g pós e mais 5gs antes de durmir.

O texto é bem legal, mostra bem a importancia da glutamina, parabens por ter postado Chacall ;)

Abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...