Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ginecomastia - prevenção, tratamento - anastro x tamox - estradiol


Ir para solução Solucionado por Vitor_Maromba ,

Posts Recomendados

Tenho 39 anos e essa é a terceira vez que uso testo.


- Na primeira: 8 semanas de 40mg de oxa por dia + 200mg de cipionato (uma vez por semana)
- Na segunda: 400mg de cipionato (uma vez por semana) + Primobolan (n lembro a dose)
- Nesse terceiro: 400mg de cipionato por semana e 60mg de oxa por dia.

Nunca havia sentido qualquer sintoma de gineco e nem colaterais. Porém, no início da semana passada comecei a ter uma sensibilidade excessiva e um pouco de dor nos mamilos. Entrei com 1 mg de anastrozol e estou administrando 20mg de citrato de tamoxifeno por dia. Dois dias depois já não senti mais nada.

Aproveitei para fazer um exame de sangue no último sábado (11/02) e o estradiol veio 23,9 (referência Adulto: <31,5 pg/mL). Minha ideia é seguir em cruise com 0,7 ml de durateston (Sustan 250 da Advanced). Farei por 3 meses e depois entrarei com TPC, provavelmente seja Indux.  

Outros dados do exame:
Hematócrito - 50% (valor limite, vou monitorar com mais frequência, parar o cruise caso suba e fazer uma sangria)
Colesterol total - 340 mg/dL (<190)
HDL - 24 mg/dL (>40)
Não HDL - 316 mg/dL
Triglicérides - 193 mg/dL (<150)
Ácido úrico - 2,8 mg/dL (3,5 a 7,2)
Creatina Kinase - 347 U/L (até 171)
FSH - < 0,20 (1,27 a 19,26)
LH - < 0,20 (1,24 a 8,62)
Prolactina - 16,84 ng/mL (2,6 a 13,1)
SHBG - 7,5 nmol/L (13,3 a 89,5)
Testo livre - 54,79 ng/dL (3,8 a 18,5)
Testo biodisponível - 90,2% 
Testo total - 1.423,52 ng/DL (175 a 781)
T3 Livre - 4,2 (2,6 a 3,9)
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 13/02/2023 em 17:02, Casa52 disse:

Tenho 39 anos e essa é a terceira vez que uso testo.


- Na primeira: 8 semanas de 40mg de oxa por dia + 200mg de cipionato (uma vez por semana)
- Na segunda: 400mg de cipionato (uma vez por semana) + Primobolan (n lembro a dose)
- Nesse terceiro: 400mg de cipionato por semana e 60mg de oxa por dia.

Nunca havia sentido qualquer sintoma de gineco e nem colaterais. Porém, no início da semana passada comecei a ter uma sensibilidade excessiva e um pouco de dor nos mamilos. Entrei com 1 mg de anastrozol e estou administrando 20mg de citrato de tamoxifeno por dia. Dois dias depois já não senti mais nada.

Aproveitei para fazer um exame de sangue no último sábado (11/02) e o estradiol veio 23,9 (referência Adulto: <31,5 pg/mL). Minha ideia é seguir em cruise com 0,7 ml de durateston (Sustan 250 da Advanced). Farei por 3 meses e depois entrarei com TPC, provavelmente seja Indux.  

Outros dados do exame:
Hematócrito - 50% (valor limite, vou monitorar com mais frequência, parar o cruise caso suba e fazer uma sangria)
Colesterol total - 340 mg/dL (<190)
HDL - 24 mg/dL (>40)
Não HDL - 316 mg/dL
Triglicérides - 193 mg/dL (<150)
Ácido úrico - 2,8 mg/dL (3,5 a 7,2)
Creatina Kinase - 347 U/L (até 171)
FSH - < 0,20 (1,27 a 19,26)
LH - < 0,20 (1,24 a 8,62)
Prolactina - 16,84 ng/mL (2,6 a 13,1)
SHBG - 7,5 nmol/L (13,3 a 89,5)
Testo livre - 54,79 ng/dL (3,8 a 18,5)
Testo biodisponível - 90,2% 
Testo total - 1.423,52 ng/DL (175 a 781)
T3 Livre - 4,2 (2,6 a 3,9)
 

 

Como vai reduzir bastante a dose de testo, cuidado com o anastro.

 

Vc precisa incluir mais cárdio urgente, colesterol gritando.

 

Hematocrito dentro do esperado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/02/2023 em 18:29, Vitor_Maromba disse:

 

Como vai reduzir bastante a dose de testo, cuidado com o anastro.

 

Vc precisa incluir mais cárdio urgente, colesterol gritando.

 

Hematocrito dentro do esperado.

O anastro usei um só comprimido de 1mg logo no início e parei. Segui com o Tamox 20mg e vou continuar.

Em relação ao colesterol, vou usar um pouco mais de Ômega 3 e criar a rotina do cardio que já fazia mas não diariamente. 

Sobre o hematócrito, elevei o consumo de água. Por enquanto é o que dá para fazer. 

Se não sentir nenhum sintoma de nada, daqui a 2 meses farei outro exame. Caso sinta, farei antes. 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 31/12/2022 em 13:28, Vitor_Maromba disse:

Escrevi do celular, depois edito o texto pra ficar mais confortável a leitura.

 

Sou do tempo que hemogenim se comprava na farmácia sem receita, e a dose era medida em cartelas,  então tenho uns anos de estrada. Não vou trazer verdades absolutas aqui, isso não existe no mundo dos hormonios, somente a minha visão de como levar as coisas, e o principal, funcional.

 

Vamos la:

 

Quanto mais alta a quantidade de testo no corpo, mais ela se converte na enzima aromatase em estradiol. Quanto mais gordura corporal, mais enzima aromatase, maior geração de estradiol.

 

E oque o estradiol alto causa no homem?

Acúmulo de gordura nos flancos
Baixa libido
Retenção hidrica
Irritabilidade acima do normal (hormônio feminino, kkk)
Ansiedade (hormônio feminino)
Alguns estudos apontam pequenas deformações cardiacas
Estrogenio elevado também irá reduzir a quantidade de testo livre e diminuir a eficiência do ciclo, por aumentar os nvs de shbg.
E...
Ginecomastia (neste caso pelo aumento de volume do tecido mamário, e não da parte aveolar,  mais ligada à prolactina.)

 

Prevenção:

 

Existe uma linha de raciocínio que prega uma correlação entre testo e estradiol na proporção de 20:1, ou outras correlações. Qualquer estudo que tenha sido feito não foi em usuários de hormonios na forma como usamos, e como os hormonios são muito sensíveis um em relação a outro, e temos diversos efeitos de feedbacks no corpo, não sou adepto. Eh necessário entender que existe sim muita individualidade no uso e resposta dos hormonios no corpo, mas de maneira geral se deixamos testo alta, estradiol alto, haverá aumento de prolactina e dht, alem de outros hormonios, pois nosso corpo entende que os nvs agora são outros, e vai buscar um novo equilíbrio. Normalmente esse movimento hormonal causa uma série de problemas, mais perceptíveis em libido e ereção, mas também ligados a acne, a queda de cabelo, etc etc.

 

Existe também uma linha de usuários que simplesmente deixam o estradiol solto, e tratam somente quando aparece algum problema. Não tenho problema nenhum com essa linha de raciocínio, e por vezes a utilizo, mas que fique claro, NÃO é a melhor linha a ser utilizada por novos usuários.

 

Usuários com mais tempo de estrada já tem os nvs dos demais hormonios endógenos mais ajustadas e dentro de um novo equilíbrio no corpo. Esse ajuste leva tempo, não acontece da noite pro dia, então definitivamente os novos usuarios não devem seguir essa linha, visando o menor número de colaterais possível.


Caso vc esteja sendo acompanhado por um coach bem competente, pode seguir essa linha, caso contrario, iniciante e fazendo por conta, use o basico e seguro.

 

Voltando:

 

Se entendemos que o estradiol alto causa a ginecomastia, temos 2 caminhos pra combater essa desgraça.

Ou baixar os nvs de estradiol, ou bloquear o estradiol agindo no tecido mamário. Temos 2 classes de drogas eficientes pra isso.

 

Bloqueio: tamoxifeno, raloxifeno.
Reduzir e2: anastrozol, letrozol, exemestano.

 

Não vou me ater aqui ao raloxifeno, pois o preço eh bem mais elevado comparado ao tamox, e ambos são eficientes, com mecanismos de ação ligeiramente diferentes.

Não vou me ater ao exemestano, pois ele se liga de maneira definitiva ao receptor, e errar a dose e zerar seu estradiol (oque tbem eh uma merda) eh bastante observado com ele.

 

Então, vamos aos 2 basicos e baratos, anastrozol e tamoxifeno. Entendendo o mecanismo de acao de cada um deles fica mais facil escolher o que usar e quando.

 

Tamoxifeno:

 

Eh um SERM, modulador seletivo dos receptores de estrogenio. Pode agir como estrogenio em algumas partes do corpo e como antiestrogenico em outras.
Atua bloqueando os receptores de estrogênio,  sem reduzir o estradiol.
Meia vida de 7 dias

 

Anastrozol:

 

Inibidor de aromatase (ia). Atua diminuindo a conversão de testo em estradiol, inibindo a atividade da enzima aromatase de forma temporária.
Meia vida de aproximadamente 35hrs.


Embora diversos usuários usem e recomendem o tamox pra ser usado intra ciclo como prevenção a ginecomastia, entendo as duas medicações em outra realidade.

Pra mim o anastro eh prevenção, o tamox eh tratamento. Um trata a causa, o outro somente o problema, mantendo a causa. 
Esta parte eh polêmica,  então vamos falar mais a respeito.

 

Usuários que defendem o uso intraciclo do tamox baseiam se principalmente nos benefícios do estradiol elevado.
Principalmente a parte de lubrificacao das articulacoes e de forma indireta da acao do estradiol principalmente sobre o ldl. 


Eu entendo essa linha de raciocínio, mas ela está incompleta. Não há referências que um estradiol em 120 seja mais eficiente que um estradiol em 40 ou 60 tanto para as articulações como para o ldl.


Na verdade, durante o ciclo mantendo o estradiol ligeiramente mais elevado que seus nvs naturais ou mesmo dentro dos seus nvs naturais de antes do ciclo mostra se bem adequado, e eu NUNCA vi nenhum usuário sofrer com estes problemas mantendo o estradiol dentro destas faixas. Ao contrário, oque mais vejo são usuários que não faziam o controle do estradiol sofrerem justamente por deixar ele subir livremente.


Tem algo ainda a ser dito sobre a eficiência do tamox como bloqueador, deixarei isso para a parte de tratamento de ginecomastia.

 

Além disso, temos ainda os efeitos rebote de fim de ciclo. Durante o ciclo sua testo subiu muito, o estradiol subiu muito e vc utilizou o tamox como prevenção. Acabou o ciclo, já continuou mandando o tamox pra tpc, seu eixo se reestabelece, para o tamox, e buuum, aparece a gineco. Por que? Durante todo o ciclo sua testo estava nas alturas, então o seu corpo ateh entende o estradiol nas alturas também. De repente sua testo vai a 0 ou próximo disso, e o estradiol não desce tão rápido quanto, pra onde acha que vai o estradiol que está em excesso? Tecido mamário.

 

Ou seja, pra mim, o melhor mecanismo de prevenção de gineco em novos usuários eh o controle dos nvs de estradiol, usando o anastro como ia, além de desta forma também combater todos os colaterais já citados de estradiol elevado.

 

Como fazer isso?

 

Claro que exames são o mais recomendável e devem ser feitos, antes do ciclo para serem usados como marcadores e dentro do ciclo para corrigir os desbalancos, assim como também ao fim do ciclo para trazer de forma mais rápida possível para a normalidade.
Fazendo exames de testo livre, estradiol e prolactina para o assunto ginecomastia já eh o suficiente.

 

O problema com os exames, que devem ser feitos, não entenda errado esta parte, eh justamente a individualidade.
Eu posso ficar muito bem e sem sintomas de estradiol alto com testo em 3000 e estradiol em 60, e outra pessoa ficar uma merda e cheia de sintomas/colaterais.

 

Sendo assim, além dos exames, um dos melhores indicativos que temos pra prevenção eh a sensibilidade no mamilo.


Normalmente a hora de entrada do anastro eh quando surge a sensibilidade. Se não teve sensibilidade e os exames apontaram estradiol nas alturas seria a outra forma.

Pra deixar 100%: quem controla os nvs de estradiol durante o ciclo NÃO sofre com ginecomastia.

 

Então, sentiu sensibilidade ou o estradiol disparou, oque costuma acontecer umas 2 ou 3 semanas após início do ciclo, entre com o anastro.

 

Mande manipular comprimidos de 0.5mg, sai barato.

 

Comece com 1 comprimido de 0.5mg ds3dn se estiver com o bf baixo, ou 1 ds2dn se estiver com bf alto (aí nem deveria estar ciclando neh filho).

 

Va regulando os dias de tomar de acordo com a sua sensibilidade, o ideal eh ficar sem. Faca exames e veja como estao seus nvs.

 

Não há segredo,  eh soh isso. No fim do ciclo,  1 ou 2 semanas após a última aplicação comece o desmame do anastro espacando mais as doses, ds3dn, ds4dn, ds5dn, fim.

 

Mas e se por acaso eu usar anastro demais e zerar meu estradiol, oque faço? Simples. A meia vida do anastro eh de apenas 35hrs. Corte o uso, vc vai voltar a aromatizar e rapidamente o estradiol irá se recompor. Não há motivo algum pra ter medo disso usando anastrozol.


Tratamento:


Bom, por algum motivo alienígena que desconheço vc não se preveniu, e desenvolveu uma pedrinha na teta ou aumento do tecido mamário ( não se ofenda com o motivo alienígena, como disse, já tomei hemo de cartela e pH junto,  fui alienígena várias vezes). E agora?

 

Primeiro eh manter a calma. Acredite, gineco eh o colateral mais fácil que tem de tratar.

 

Entre com o tamox, 40mg esta bem ok.
Pode tomar tudo em dose única tds, a meia vida dele eh de 7 dias.

 

Alguns usuários entram somente com o tamox e as vz percebem que a pedra não regride, por que isso acontece?

 

Pq vc esta aromatizando muito, e o tamox tem ação preferencial em bloquear a aromatizacao, e não em derreter a pedra.

 

Diminua a aromatizacao com a entrada do anastro, e veja a mágica acontecer.


Tome 1mg de dose inicial, depois 0.5mg a cada 2 ou 3 dias.


A princípio não suba a dose de tamox. Meia vida longa,  7dias, o tamox vai empilhando e aumentando a sua ação.

 

Se ainda assim no decorrer de 2 semanas não sentir qualquer redução na pedra, suba a dose pra 60mg. Essa dose eh a mais alta, e mais do que suficiente. Se em 2 meses fazendo isso a sua pedra não derreter, sofreu fibrose, aí somente cirurgia.

 

Isso acontece somente se vc demorar a tratar, ou carregar uma gineco natural de anos. Não eh alguns dias ou poucas semanas de pedra que te deixarão em ponto de cirurgia.

 

Durante o tratamento pode sair um líquido branco do mamilo. Eh a pedra derretendo, não está dando leite, relaxe.

 

Sei que vão perguntar, então aí vai.


O melhor dos mundos era trazer os hormonios pra cruise enquanto trata, mas de forma geral dá pra se manter o ciclo e fazer concomitante o tratamento da gineco, desde que não seja um quadro já pré existente.

 

Eh isso, dúvidas ou complementos estou a disposição.
 

Acabei de ler aqui, valeu de mais pelas informações mano, Senti que deu uma diminuída na pedra, vou manter os 60mg. Eu já tenho anastrozol aqui, meu bf é baixo eu tomei 0,25mg dia sim dia não, tomei duas vezes só e parei porque fiquei com medo de abaixar muito o estradiol por isso a importância de fazer os exames né mano, vou ver se faço essa semana um exame pra ver quanto está a prolactina e o estradiol. Acha que mantenho essa dose de anastrozol ? Tô tomando 250mg de durateston de farmácia por semana. Muito obrigado pelo tópico mano 😎 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/02/2023 em 19:41, Theluxe disse:

Acabei de ler aqui, valeu de mais pelas informações mano, Senti que deu uma diminuída na pedra, vou manter os 60mg. Eu já tenho anastrozol aqui, meu bf é baixo eu tomei 0,25mg dia sim dia não, tomei duas vezes só e parei porque fiquei com medo de abaixar muito o estradiol por isso a importância de fazer os exames né mano, vou ver se faço essa semana um exame pra ver quanto está a prolactina e o estradiol. Acha que mantenho essa dose de anastrozol ? Tô tomando 250mg de durateston de farmácia por semana. Muito obrigado pelo tópico mano 😎 

 

Se está com a pedra ainda instalada pode manter os 0.25 dsdn. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/02/2023 em 17:02, Casa52 disse:

Tenho 39 anos e essa é a terceira vez que uso testo.


- Na primeira: 8 semanas de 40mg de oxa por dia + 200mg de cipionato (uma vez por semana)
- Na segunda: 400mg de cipionato (uma vez por semana) + Primobolan (n lembro a dose)
- Nesse terceiro: 400mg de cipionato por semana e 60mg de oxa por dia.

Nunca havia sentido qualquer sintoma de gineco e nem colaterais. Porém, no início da semana passada comecei a ter uma sensibilidade excessiva e um pouco de dor nos mamilos. Entrei com 1 mg de anastrozol e estou administrando 20mg de citrato de tamoxifeno por dia. Dois dias depois já não senti mais nada.

Aproveitei para fazer um exame de sangue no último sábado (11/02) e o estradiol veio 23,9 (referência Adulto: <31,5 pg/mL). Minha ideia é seguir em cruise com 0,7 ml de durateston (Sustan 250 da Advanced). Farei por 3 meses e depois entrarei com TPC, provavelmente seja Indux.  

Outros dados do exame:
Hematócrito - 50% (valor limite, vou monitorar com mais frequência, parar o cruise caso suba e fazer uma sangria)
Colesterol total - 340 mg/dL (<190)
HDL - 24 mg/dL (>40)
Não HDL - 316 mg/dL
Triglicérides - 193 mg/dL (<150)
Ácido úrico - 2,8 mg/dL (3,5 a 7,2)
Creatina Kinase - 347 U/L (até 171)
FSH - < 0,20 (1,27 a 19,26)
LH - < 0,20 (1,24 a 8,62)
Prolactina - 16,84 ng/mL (2,6 a 13,1)
SHBG - 7,5 nmol/L (13,3 a 89,5)
Testo livre - 54,79 ng/dL (3,8 a 18,5)
Testo biodisponível - 90,2% 
Testo total - 1.423,52 ng/DL (175 a 781)
T3 Livre - 4,2 (2,6 a 3,9)
 

Esse ciclo todo foi da advanced? O exame foi tirado após quanto tempo de uso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/02/2023 em 19:53, Bodybuilder endo disse:

Esse ciclo todo foi da advanced? O exame foi tirado após quanto tempo de uso?

Nesse terceiro o cipionato foi da Advanced e a oxa manipulada em farmácia. Fiz os exames na terceira semana de uso.

Após os resultados, troquei o cipionato pelo Sustan 250 deles (equivalente à Dura) e diminuí a dosagem semanal para 200mg. Os sintomas melhoraram quase 100%. Estou sendo orientado por um profissional médico e vou seguir em cruise monitorando a situação através de exames. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

manipular 0,5 de anastro ou meio comprimido de 1g "normais", tem alguma diferença na absorção ou é 6 por meia dúzia? pq pelo que pesquisei tá saindo mais barato 30 comprimidos de 1g

 

parabéns pelo post

Editado por Sazonal
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/03/2023 em 04:24, Sazonal disse:

manipular 0,5 de anastro ou meio comprimido de 1g "normais", tem alguma diferença na absorção ou é 6 por meia dúzia? pq pelo que pesquisei tá saindo mais barato 30 comprimidos de 1g

 

parabéns pelo post

 

Há quem diga que no meio comprimido vc não tem a garantia de ter exatamente 0.5mg, etc etc....

 

Na prática,  vai pelo mais barato (nesse caso do anastro).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...