Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Glutamina E A PrevenÇÃo Do Overtrainning

CHACALLL

Posts Recomendados

Postado

Voltando à glutamina, chegamos no ponto que talvez mais interesse aos atletas, sua função como minimizadora dos efeitos da síndrome do overtrainning (OTS). O que é a OTS ? Ela pode ser definida como uma fadiga prolongada presente após atividades muito rigorosas, períodos de treinos muito pesados e descansos insuficientes ou incompletos, levando a uma incidência maior de infecções nesses períodos. Testes onde se comparou a concentração de glutamina plasmática em dois grupos, um com os sintomas da síndrome e o outro sem os mesmos, apresentou síndrome, 503 micromol/L, e 550 micromol/L sem a síndrome. Essa maior incidência de infecções relacionada com a diminuição nos níveis de glutamina plasmáticos tem relação com uma queda na imunidade e a translocação de vírus e bactérias no intestino. Com relação ao intestino chegou-se a conclusão de que um nível mais adequado de glutamina fará a manutenção da integridade da barreira física do intestino impedindo invasões de bactérias e vírus. O trato gastrointestinal é reconhecido como um dos maiores consumidores de glutamina, contabilizando 40 % de toda glutamina utilizada pelo corpo. Já com relação a baixa na imunidade, um teste feito por NIEMAN, buscava verificar quanto tempo após a atividade esse nível de células fagocitárias (Natural Killer) voltaria ao normal. Chegou-se a conclusão de que após 30 minutos isso aconteceria, o que não ocorre com os níveis de glutamina podendo demorar mais de 7 horas.

Recentemente, mudanças na taxa de oxidação de glutamina após o exercício, vêm sendo ligadas às mudanças na circulação das células NK (Rowbotton, 1996). Essa relação feita da OTS com a queda nos níveis de glutamina surgiu posteriomente aos testes que concluíram que durante a atividade de endurance esses níveis tinham um pico acompanhado por uma queda na reserva de glutamina muscular, e após a mesma ocorria uma diminuição brusca que perdurava por várias horas. Isso corrobora os trabalhos que colocavam uma maior demanda de glutamina exercida por órgãos corporais como o fígado, os rins, pâncreas, intestino e etc., durante as atividades fazendo sua remoção dos músculos, cérebro e pulmões (Rowbotton, 1996 e Walsh, 1998).

As suplementações para a manutenção dos níveis de glutamina corporal são muito variadas. Hatfield (1997) em seu livro propõe uma administração de 0.5 a 20 gramas por dia. Bill Phillips (1997) propõe, porém, suplementações específicas de glutamina, tais como: 10 gramas diários atingindo uma manutenção adequada do sistema imunológico; doses de 10 gramas por dia durante fases de maior estresse e uma manutenção de 3 gramas por dia após essa fase, com a finalidade de manter o metabolismo muscular; uma dose diária de 2 gramas para elevar em 4 vezes a liberação de GH.

Em uma teoria de preservação dos níveis de glutamina proposta por Almada (1993) indicava que ela fosse acompanhada de precursores da glutamina como o alpha-cetoglutarato e etc. O alpha-cetoglutarato (AKG) é uma molécula que age diretamente na síntese da glutamina como também na formação muscular fazendo a reação de descarboxilação oxidativa envolvida na regeneração do ATP. Partindo desse ponto, uma indicação possível seria a sua união com a taurina e alanina buscando um aumento no volume celular (Bill Phillips, 1997).

Postado

Eu uso glutamina (GlutaLean da Labrada) e os ganhos em recuperacao sao notaveis usando dosagens altas ( 15g/dia por exemplo )... eu comprei uma vez pra testar e hoje tenho como um dos suplementos base, acho que o custoxbeneficio vale a pena.

Mas as dosagens sao meio que um problema mesmo, porque em cada lugar se lê uma coisa. Ja vi falando pra tomar 10g pós-treino + 5g antes de durmir ( recuperacao muscular/liberacao de GH ); 5g pré/5g pós 5/antes de durmir; ja li que o ideal é pelo menos 20g/dia etc... Eu usava 10g pós apenas, agora estou pensando em mudar para 5g pré/5g pós e mais 5gs antes de durmir.

O texto é bem legal, mostra bem a importancia da glutamina, parabens por ter postado Chacall ;)

Abracos

Postado
Meu Deus, se isso for 100% verdade glutamina é melhor que GH MAX hsuashuasahushuaa

isso ctz!

valeu chacall pela materia

no meus pos ciclo vai ter glutamina!!

já diza Ronnie Coleman!

tome glutamina 2x ao dia

:D

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...