Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Aula dia 03 e 10 de Agosto - Saúde e Saneamento.

A Saúde no Brasil.

A princípio o negócio foi bem escasso. Logo que os portugueses chegaram (e por um bom tempo após isso) única forma de obter tratamento para qualquer enfermidade ainda eram plantas e ervas, e quem podia pagar por isso contratava médicos particulares que iam até a casa do doente... A maior revolução da saúde brasileira veio durante o governo de Rodrigo Alves, com o médico e sanitarista Oswaldo Crus, no início do século 20. Oswaldinho era avançado pro tempo dele, tanto que após tentar vacinar todo mundo contra a varíola em 1904, no RJ, o povo, que não tava muito aí pra opressão do governo em obriga-los à se vacinar, muito menos em expor partes do corpo da família para os agentes sanitários, decidiu fazer um protesto de 6 dias que virou A Revolta da Vacina, e terminou com 945 presos, 461 deportados para o Acre (!?), 110 feridos e 3 0 mortos, que era muito pra época (hoje no RJ morre isso n uma briga de vizinho).

Aliás, mesmo que isso não vai cair na prova, e faça parte de um slide de uma aula que eu não to matriculado, tenho que falar mais do Seu Oswaldo.

O camarada era foda, sério. Thats My Men! segundo Barack Obama. Quando o povo não sabia o que diabos era sanemento básico, o Seu Oswaldo criou em 1923 o Departamento Nacional de Saúde Pública, brigadas que patrulhavam a cidade com raticidas, mandavam recolher o lixo; antes da vacína fez busca com os mosquito transmissor da Febre Amarela (aedes aegypt); fez registro demográfico; laboratório para diagnosticar origem de doenças; e fabricação de profiláticos em massa. Tudo baseado no modelo americano, Véi, na boa, véi.

Em 1920, o mineiro Carlos Chagas fez propaganda contra doenças venérias, tuberculose, lepra, e descobriu o tripanossoma cruzi.

Entre década de 20 e 30, que a saúde pública começa a ganhar atenção e discussão em mesa de bar, só que as unidades de saúde só davam atenção para as capitais e principais cidades do interior, e até 1960, política de saúde era modelo pra ganhar campanha (soa contemporâneo o suficiente para você?).

revolta_vacina.jpgOlwaldo Cruz em charge de 1904, ehuaehueaheahueuea.

Aí chegamos aonde minha aula está. E vai cair na prova.

As CAPS, Caixas de Aposentadorias e Pensões, que eram o início da previdencia social. De início cada uma das empresas de construção de estradas de ferro precisavam ter um CAPS. A empressa e os empregados pagavam para essa CAP uma parte do salário para ter assistência médica, aposentadoria por invalidez, auxílio funeral, como o INSS hoje. Só que tinha um problema: só empresas que exportavam partcipavam da CAPS. Então para colocar uma tampa na panela, em 1930, foram cridas as IAPS, Instituto de Aposentadorias e Pensões, que ao invés de serem dirigidas somente por empregados e empregadores, possuiam administradores próprios, que era um representante do Estado, e quem tava junto só obedecia. O financiamento não era mais só pela empresa/empregados, mas em teoria, tinha investimento do Estado também. Em 1931 cria-se o Ministério de Educação e Saúde.

Então, em 37, Getulinho, grande homem, presidente, após assumir como "chefe do governo provisório da República dos Estados Unidos do Brasil", instaura o "estado de sítio" e faz o provisório durar até 45, com a criação do Estado Novo, que eu imagino que para a época era um nome original. Então o cara cria o Ministério do Trabalho e a Legislação Trabalhista. Sim se você tem hoje direitos como trabalhador, é porque as leis do trabalho foram do governo dele.

Pulando algumas partes, chegamos à 1942, véspera de 2ª Guerra e Call of Duty, com a criação do SESP - Serviço Especial de Saúde Pública, que, veja só que legal, tinha o dedinho da Fundação Rockefeller e do governo americano, e organiza campanhas de saúde pública no norte e nordeste do país, aonde tinha doença sobrando, e borracha também (já ouviu falar na Fordlândia?). Enfim, em 45 termina a 2ª Guerra, Getulinho sai e só volta à presidência em 50. O problema é que o modelo de saúde americano priorizava grandes hospitais, equipamentos caros, ao invés de dar atenção à unidades básicas de saúde, tipo "o postinho do bairro", que é mais barato e atende mto mais gente. E é aí que o barco começa a afundar.

Haviam IAPS com MUITA grana, suficiente para construir os próprios hospitais, e com isso os planos de saúde e convênios particulares entre médicos com essas IAP cheia do pila.

O que você se lembra quando fala em JK? Eu me lembro disso: "50 anos em 5".

jk-rowlin-586x355.jpg JK. 1951.

No final da década de 50, quem assume o TopTop MTV - Bandas sem Saúde, é o sistema de grandes hospitais, que acaba virando uma indústria. O povo achava o tratamento uma m... e se revoltou. O governo era um pepino em conserva, a saúde piorava e com isso veio em 64, o Golpe Militar. Eu conheço gente que trabalhou/viveu nessa época e os relatos são O INVERSO que dos slides da professora dessa materia que eu nao faço. Mas vou colocar aqui o que tem neles.

street-fighter-2-plus-champion-edition-6.jpgGolpe Militar de 64.

Segundo os slides, a galera que tava na roça foi pra cidade, houve aumento de mortalidade infantil, hanseníase, varíola e poliomielite, miséria, miséria, miséria. Os IAPs viraram o INPS, medicina dá mais lucro que nunca, continua-se comprando aparelho hospitalar de fora, a previdência toma providências, aumenta-se o número de leitos hospitalares em 500%. Em 77 cria-se o Sistema Nacional de Previdência Social - SINPAS, IAPAS, INAMPS, WinAmp e aí sim a coisa afunda. É muito órgão público cuidando do dinheiro público e em 76 cria-se mais uma pra dar ordem na bagaça. o PIASS - Programa de Interiorização das Ações de Saúde e Saneamento. Isso até ajuda. Só que após 20 anos de assistência, a Previdência Social, falida, deixou de manter os hospitais, e eles se descredenciaram do INPS, que fechou as portas.

Em 78, conferência da Alma-Ata promove a "Saude para Todos no Ano 2000".

2742047579_c73fcb1ecc.jpg

O que você realmente se lembra dos anos 2000.

O bom da Alma-Ata é que ela promovia que a atenção primária na comunidade era o hit do momento. E o Hit do momento veio em 83, com a criação do SUS, e depois com a Constituição de 88.

Sente só que bonitinho:

“ A saúde é um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para sua promoção, proteção e recuperação.” Artigo 196 da seção II da Constituição de 88.

E com isso entramos no conteúdo que cairá na prova.

Há 3 fatores que cultimam em saúde ou doença: Biológico, ambiental e social. É o famoso "não tá facil pra ninguém", ou como o meu vô diz "a coisa nao tá tão boa como parece". Dentro desse fator saúde-doença, tem-se os princípios de integralidade, que o Determinante social depende do condicionante ambiental , e esse, por sua vez, de um desencadeador Etiológico... uma origem por assim dizer, do problema per se.

Essa é a parte chata do negócio.

O determinante social: trabalhlo, grana, cultura, serviços de saúde, moradia, o tipo de coisa que todo mundo precisa e o governo te cobra.

O condicionante Ambiental é salubridade do ambiente e diminuição da exposição biológica. O tipo de coisa que o governo te cobra e faz de conta que o dever não é dele.

A coisa, na teoria funciona assim: O determinante social faz promoção da saúde, o ambiental faz a prevenção, e o desencadeador etiológico faz a recuperação e reabilitação, caso precise.

O objetivo do SUS, à exemplo, é nos prevenir de adoecer. "Prevenir" é o "filho do meio" dos 3 termos, e dependente incondicional do desencadeador etiológico.

O esquema do SUS é o de Atenção Primária à Saúde (APS), resultado daquele esquema da Alma-Ata de 78. Isso consiste basicamente em tratar 85% dos casos com clínicos gerais, por ser o sistema mais barato. Somente se as dores de cabeça e diarréia da população atendida do APS não for sanada é que eles passam para a secundária e terciária. Mas isso é só quando a p***a fica séria.

Essa APS vai contra o método convencional médico de se focar na doença e na cura. O objetivo aqui é a prevenção. Então o que antes centralizava o negócio em consultas particulares com especialistas atendendo apenas episódios da doença, agora promove que uma equipe dê tenção continuada sobre problemas abrangentes da população.

A coisa ficou muuito mais dinâmica. O que é um baita ramo para além da medicina, enfermagem, nutrição, porque agora a equipe é inter-setorial... não só da saúde, não é só assistência médica, tem galera de tudo quanto é trampo trabalhando com o mesmo objetivo: bem estar da população.

Eu nunca ví esse APS em funcionamento, sério, mas também eu moro na região do 6º maior PIB do mundo. Primeira vez que ouço falar foi em aula, mas o esquema, segundo professor, que é um cara muito culto e participativo na comunidade, já está acontecendo... até gostaria que alguém relatasse algum caso aqui (se é que aguentou ler tudo isso).

O esquema funciona mais ou menos assim: O paciente tem o primeiro contato com o serviço... beleza. Só que ele mantém continuidade com o serviço e a cada vez que ele é "re-atendido", a demanda promove o aprimoramento desse serviço. Isso, na concepção do APS, se chama, também, Longitudinalidade (sim, eu preciso saber os termos).

Outro princípio é o de Integralidade, isso quer dizer que agora os profissionais podem "lançar mão" do atendimento clínico para se locomover até as comunidades e atender lá. Integralidade é porque as equipes que fazem o serviço secundário e terciário podem ajudar o serviço primário, e o pessoal de outros setores também... esse esquema inter-setoriedade é bacana, mas eu quero ver na prática.

E por fim o de Coordenação do Cuidado. Isso é feito pela equipe do cuidado primário, que une as outras, ou pega emprestado os seus especialistas.

Bem, na teoria é muito bonito. Nunca ví na prática. Inclusive terei que ver em semestres futuros, mas bem que eu poderia ir adiantando... só falar com o professor.

Mas daonde mesmo veio a idéia? mais uma vez voltamos na história.

Informe Lalonde, de 1974. Esse informe Lalonde dizia que a assistência médica não deveria acontecer num consultório médico, no postinho e etc. O negócio era ir a campo. Promover saúde ao invés de simplesmente medicá-la.

Segundo esse Informe Lalonde, o que determinava a saúde do povo era 10% a assistência médica, 17% fatores Biológicos, 20% o meio ambiente e 53% o estilo de vida. O problema era que o maior investimento ocorria justamente aonde havia o menor resultado: a assistência médica. Tava claro que prejú... Nesse caso, o APS cuida dos 53%, e a roda gira dissipando muito menos calor.

E tá certo. Promover saúde é cortar o mal pela raíz. E eu me sento um profissional muito mais competente se posso sair à campo, junto com uma equipe formada por gente de tudo quanto é área e ver a vida como ela é. Estar lá.

I Conferência Internacional sobre Promoção de Saúde no Canadá, em 1986.

Carta de Otawa.

"A paz, a educação, a habitação, a alimentação, a renda, um ecossistema estável, a conservação dos recursos, a justiça social,e a equidade são requisitos fundamentais para a saúde".

A Carta de Otawa foi uma conferência ocorrida em Otawa, no Canadá, resultado da declaração da Alma-Ata para determinar os fatores que promoviam a saúde, e colocando, inclusive, isso nas mãos da comunidade, e não só dos médicos. O esquema era capacitar o povo de cuidar da sua saúde também, além de acordar os governos para trabalharem em parceria para atingir objetivo.

Tá, bem basicão... todos as conferências de saúde até hoje pregaram a mesma coisa então. Mas o que pregavam era o conceito de municípios saudáveis, como Hipócrates queria "mens sana in corpore sano", ou mente sã em corpo são, ambiente são.

Criação de Ambientes Favoráveis.

O Objetivo estava em promover saúde adaptando-se à realidade local de determinada comunidade, e é aí que entra a inter-setoriedade. O esquema é criar ambientes favoráveis à obter-se saúde. Então pensa sempre na comunidade pobre, casinha de pau-a-pique, um engenheiro pago pelo governo para dá um jeito nisso seria uma boa né? Escola caindo é outro exemplo. Mas não é só ir lá, resolver o problema e sair. O povo precisaria de Empoderamento.

Empoderamento não é o mesmo que "dar poder". É fornecer condições ambientais e econômicas para que o povo ganhe autonomia, e para isso o cidadão precisa ter consciencia de deveres e direitos, mais uma brecha para a inter-setoriedade.

Mas agora voltemo-nos à diferença entre Promoção da saúde e Prevenção da Doença.

Promover saúde é inespecífico e intersetorial, enquanto a prevenção de uma doença ocorre em eventos específicos.

Exemplo. Uma vacina previne uma doença, uma alimentação saudável promove a saúde.

Ok, me extendi demais... Tem mais slides, mas são muito chatos.

Sequer contribuir com a discussão, poste um comentário.

PS: tem um artigo científico que fiz no semestra passado sobre as "Influência das Condiões Sócioeconômicas nos Hábitos Alimentares e no Estado de Saúde da População Brasileira". São umas 15 página de puro texto... alguém quer que eu poste para baixar? é bem interessante até. Eu devería publicá-lo.

Visitante deletado____
Postado

Olá,

Um dos meus temas preferidos :D

Veja o documentário https://www.youtube.com/watch?v=cSwIL_JW8X8. Ele pode te dar uma noção bem interessante do contexto da coisa (quer um dever de casa passado por mim? Faça uma resenha dele e poste aqui). Tem também o filme Sicko, bom pra se fazer o paralelo entre o que acontece aqui e lá fora.

Num geral, o que você precisa sacar principalmente é que saúde, num primeiro momento, foi entendida como sendo em função da doença (conforme você mesmo falou). É o método cartesiano, de segregar mente de corpo, se o corpo tá estragado você trata o corpo de forma que ele fique bom, só isso. E nisso se baseia o conceito Flexneriano de atendimento a saúde, onde, necessariamente, saúde =! doença. Se tá doente: trata, cura e tem saúde. Se não tem doença, tá tudo certo, tem saúde.

Dá pra se estender nisso, mas o enfoque é que esse conceito biomédico é falho no que tange a trazer saúde porque 1) saúde não é contraponto de doença e 2) é um método que faz um ciclo, onde falta de saúde leva o sujeito a procurar o serviço de atendimento, que atende o sujeito e manda ele pra casa, o sujeito volta a ter o que tinha e volta ao serviço de atendimento. Essa abertura é ótima pra área médica, pra farmacêutica e pra enfermagem, porque é requisição de trabalho o tempo todo, e se requer trabalho, paga, e se paga tá bom. É um sacão sem fundo, onde vai jogando dinheiro e deu. E qual é o sistema econômico vigente no mundo mesmo? Capitalismo, não? Pois é, bate bem com a ideia dele esse sistema de atenção.

E aí você tem, em 78, a tal da conferência que fizeram na Rússia, em Alma-Ata... Rússia... 1978... Tinha Guerra-Fria no meio disso tudo não? Pois é, algo a se pensar. Não bastasse esse conflito, as ideias que foram expostas lá iam claramente de encontro ao lado biomédico da coisa, além de requerer um trabalho enorme do Estado pra poder garantir o que o pessoal tava pedindo (saneamento, educação, melhor condição de vida em geral, já que o que determina ou não a saúde são os determinantes sociais).

E é nesse conflito de interesses, com lobby da "indústria da saúde" de um lado (e esse lado era o do Estado, que subsidiava aquele e tinha lá seus benefícios por isso), e pressão popular de outro, tudo debaixo do pano da opinião pública internacional, que surge o SUS, um princípio totalmente socialista, num meio capitalista, e que depende desse meio pra sobreviver.

Vale corrigir ou adicionar, sei lá, que o princípio do SUS não é de prevenção, mas (também, ou unicamente, não saberia dizer) de promoção a saúde. O exemplo mais claro disso é distribuição de preservativo pra prevenir AIDS. É prevenção ou promoção? (dica: prevensão tá sempre relacionado com doença).

Eu levanto muito a bola da promoção a saúde, minha moralidade toda com o lance da mobilidade e de priorizar boa-execução sempre, além de combater a brosciência e desinformação vêm tudo desse lado.

Agora sobre seus questionamentos, com relação a APS e coisa e tal. Você é de Itajaí, se não me engano tem núcleo da estratégia da saúde da família aí mesmo na sua universidade. Dá uma olhada, porque se não me engano é implantado aí. E é o puro conceito de APS.

O que é Atenção Primária a Saúde? É aquele blablablá de priorizar o atendimento imediato, mais próximo, mais pessoal, ao indivíduo/grupo. O SUS aplica isso de que maneira, principalmente? Municipalizando a saúde. Você tem o federal e o estadual subsidiando (pelo menos obrigatoriamente, mas a gente sabe que não acontece) o município, que é quem trata diretamente das políticas de saúde vigentes. E vai ter isso até a raiz de tudo (desde as políticas de gestão até as econômicas).

E aí vem a estratégia da saúde da família como um padrão a ser aplicado pelo município pra aproximar ainda mais os cuidados (e "os cuidadores") da população. Se não me engano a Barbara Starfield amplia bem esse conceito de Atenção Primária no livro dela, que aliás é uma leitura recomendadíssima (eu gosto desse tipo de conteúdo, então sou suspeito pra falar). Como você já deve ter visto, a ESF é baseada em equipes multiprofissionais, só não saberia dizer se nutricionista tá incluso (médico, enfermeiro, agente comunitário e assistente social tão, algumas outras profissões tão tentando entrar nessa também), e se você fizer visita, estágio ou algo do tipo numa unidade que aplique ela, tente verificar como funciona a prática disso. Eu já vi e é até estranho ver algo assim funcionando.

Mas é aquilo, né, tem unidades e unidades, da mesma forma que tem exemplos a serem seguidos, tem uns que deturpam tudo. E é um sistema baseado em humanos, e o braço da estratégia mais próximo das pessoas é o agente comunitário, um sujeito que apesar de ter treinamento, eu, particularmente, levanto muitas dúvidas a respeito, já que é morador da região, e como todo morador, sempre tem picuinha com vizinhos, o que pode se traduzir em má condução do trabalho. Sem contar que não vai ser difícil você ver o pessoal falando "mas a ACS só passa lá em casa de mês em mês pra recolher a assinatura e mandar a gente se f*d*r", porque tem-se a tendência a focar a atenção toda em pessoas com necessidade de atenção especial (gestantes, drogaditos, portadores de doenças crônicas, idosos e afins).

Postado (editado)

Assisti o filme indicado. Sicko havia assistido anos atras e me lembro de alguns pontos dele, como o Michael Moore indo pra frança e tapando os ouvidos para não ouvir mulheres falando dos direitos que elas tinham de licença maternidade. Mas agora tem uma crise violenta pegando lá fora... será que a situação é a mesma

Vou tentar ler o livro da Barbara Starfield... agora to lendo Mein Kumpf para variar um pouco as leituras da facul e jejum. Mas tem na biblioteca, só pegar.

Ahh, e quanto à equipe do PSF, o nutri tá incluso sim.. é uma coisa meio nova mas tá. Tem um outro ponto comentado em aula, que é a falta de FIES para alunos de Nutrição, porque tem medicina, odonto e enfermagem, que são os que mais vem a trabalhar para o estado depois de formado, mas não tem FIES para a nutrição.

Quisso, vou ficar te devendo o resumo, mas é por Tempo mesmo... curti o doc e ajudou muito. Ate enviei para que o resto da turma tenha acesso. Na verdade, a parte histórica é mais da disciplina de Gestão em Saúde Pública, que eu não faço. Mas quando fizer vai ser mais tranquilo.

Preciso me voltar agora para a parte Objetiva do ESF, APS, PRONATEC, PBF, PSF...

Iclusive to vendo uns vídeos iutubianos sobre o assunto para ajudar, mas é confuso sem ter participado do movimento.

Qual a experiência que tu teve participando, e porque participou do APS?

Conta mais que eu curti tua resposta.

Editado por lourensini
Visitante deletado____
Postado

Olá,

Lourensini, desculpa se fiz parecer que eu trabalho na área, porque não, eu não faço parte de nada disso, sou um mero estudante. Tá, um estudante muito mais metido que os outros, mas ainda assim... Eu só tenho contato com um pessoal bem ligado a isso (um dos meus professores foi quem idealizou o padrão de consórcio em saúde que é usado no país atualmente, pra ter uma ideia) e me interesso por todo o conceito em que isso se baseia (esquerdista maldito, eu).

Sei lá, SUS e essas "manobras" viram meio que a menina-dos-olhos de quem começa a se envolver com isso.

Postado

Falar em estudante: estudante de quê?

Tentarei postar hoje a aula de Anatomia sobre o sistema ósseo. A coisa tá começando a ficar corrida.

Postado

Falar em estudante: estudante de quê?

Tentarei postar hoje a aula de Anatomia sobre o sistema ósseo. A coisa tá começando a ficar corrida.

sistema ósseo é foda!!!

estou aprendendo neural e circulatório haeuheauheauhea

Postado

é legal entender um pouco anatomia osteo-articular e de musculos pra entender inserção muscular e função dos grupos musculares. Laurensini, quando começar bota aqui mais ou menos como vai ficar dividido o conteúdo (tipo, vão ser módulos? vai começar com osso de onde e terminar com ossos de onde?)

Postado (editado)

Ok. Postarei alguma coisas sobre sistema ósseo e em seguida me retiro para estudar fisiologia e bioquímica, então amanhã poderei fazer o post com o conteúdo de fisiologia, ao menos.

Aula dia 13/08 - Anatomia.

Sistema Ósseo, continuação.

Certamete não que postarei tudo que foi dado em aula, afinal, anatomia é basicamente foto e decoreba, mas sim algumas particularidades e anotações.

O esqueleto humano consiste em 223 ossos, sendo 95 pares e 33 ímpares. Ví isso no livro... é estranho, pis sempre pensei que fosse 206 ossos.

Classificação óssea se dá em 5 grupos.

Ossos Longos, quando seu comprimento é maior que seu diâmetro. A maioria encontra-se no esqueeto axial (membros superiores e inferiores) e possuem epífise, diáfise, metáfise e apófise (apófise são protuberancias aonde ligamentos se inserem).

Ex.: radio, úmero (na foto), tíbia, fíbia, fêmur.

umero.jpg

Ossos curtos são tubulares como os ossos longos, só que curtos (dããã).

Essa classificação se reserva aos metacarpais (palma da mão) e metatarsais (planta do pé):

Olhem aonde diz Metatornianos. Na mão é semelhante.

ossos+do+p%C3%A9.jpg

Ossos Planos/Chatos limitam-se aos óssos cranianos, a escápula, os ossos do quadril, esterno e os ossos da calvária (parte interna/base do crânio).

A particularidade dos ossos planos está no seu interior, isso se dá por causa de uma substância cortical que os reveste. São compactos nas extremidades e esponjosos no interior (a parte esponjosa é chamada diploe, e eu não achei nenhuma foto que demonstre bem como é).

ochato.jpgesterno.jpg

Ossos Pneumáticos: São preenchidos por ar e revistidos internamente por uma mucosa. Sim, são ocos. Resumem-se nos ossos ue compõem os seios paranasais (maxilar, frontal, esfenóide, etmóide) e cavidade timpânica e processo mastóide do osso temporal.

osso-pneumatico.jpgseios+paranasais.png

Dá para todo mundo entender o inglês?

Ossos Sesamoides, que fazem a função de Polia. Exemplo melhor que a patela não tem... imagina se não tivesse a patela e o contato do tendão ocorresse diretamente com a articulação.

Ossos irregulares, que não se encaixam nas categorias anteriores e vem parar aqui, no grupo dos foreveralones.

Ex.: Vértebras (todas elas).

Agora, movendo à tópicos interessantes.

Uma vez ví um documentário e dizia que o esqueleto humano era completamente restaurado após 10 anos de vida, independente da idade.

Ontem o professor colocou que na verdade isso ocorria a cada 2,5 à 3,5 anos e, é claro, esse processo se dá pelo já debatido sistema antagônico osteoclásto/osteoblasto. Desse modo, uma pessoa de até 25 anos teria uma predominância de trabalho de osteoblastos, já entre 25 e 35, um empate e, a partir disso, perda de massa óssea de 10% por década.

E quem tem histórico de osteoporose familiar, pode ir preparando o Calcitran D3, porque vai precisar.

Segundo ele, é fato consolidado que aqueles cujos familiares tem/tiveram a doença, irão desenvolvê-la também. Independente de dieta e atividade, aliás, essas duas últimas, só podem atrasar o processo de degeneração, não mais que isso.

Outra coisa curiosa pracaramba: percentual de gordura reserva no corpo é de 8% que estão nas medulas ósseas de ossos longos (medula amarela), produzindo leucócitos. Só que aí tem outro problema, e quem atinge os 5% de BF, ou 3%.

Só para quebrar o gelo do tópico. Vou estudar fisiologia agora.

Amanhã posto mais uma aula.

Abraços

é legal entender um pouco anatomia osteo-articular e de musculos pra entender inserção muscular e função dos grupos musculares. Laurensini, quando começar bota aqui mais ou menos como vai ficar dividido o conteúdo (tipo, vão ser módulos? vai começar com osso de onde e terminar com ossos de onde?)

Por isso que estou refazendo a matéria, inclusive temas, trabalhos e estudando como se valesse nota.

Mas não tenho o cronograma dessa matéria, pois não estou, técnicamente, matriculado nela. E não to queimando cartucho aqui para manter treinos, dietas, casa arrumada, faculdade e trabalhos em dia. Aí não vou botar muita informação no primeiro Post, ao menos não agora.

Vou estudar fisio, espero poder fazer um post de bomba ainda hoje.

Abraço

Editado por lourensini
Visitante usuario_excluido22
Postado

Outra coisa curiosa pracaramba: percentual de gordura reserva no corpo é de 8% que estão nas medulas ósseas de ossos longos (medula amarela), produzindo leucócitos. Só que aí tem outro problema, e quem atinge os 5% de BF, ou 3%.

Eu ainda não manjo das putaria de pregas, e to aprendendo antropometria agora. Tenho uma hipótese sobre isso e creio estar certo, vou aferir a resposta quinta-feira com a profa. Tive aula com ela hoje, se tivesse dito ontem já teria a resposta. rsrs

Postado

Aula dia 14/08 - Fisiologia

Princípios básicos de Potenciais Bioelétricos/Bioeletrogênese.

Primeiro de tudo, precisamos entender que ele possui sinônimos, Potencial de Membrana ou Potencial de Repouso, e que isso difere de Potencial de Ação, mas no fim das contas apenas quer dizer que há diferença de carga elétrica entre o meio extra e intracelular, e colocando de uma forma mais complicada para mim que estou tentando entender tudo, é de que há mais cátions de sódio no meio extracelular e mais cátios de potássio no meio intracelular. Esse desequilíbrio, por assim dizer, é o que mantém a célula, na verdade, com um grande potencial de difusão. Então o potássio entra até atingir um valor máximo, que é em média, de -90mV para todas as células do corpo, segundo o cálculo de NERST. Quando esse valor é atingido, a célula atinge o seu valor de repouso.

A membrana, durante o potencial de repouso, mantém canal do sódio completamente fechado, e o canal de potássio parcialmente aberto. E isso permite que o potássio, que é mais permeável à membrana que o sódio, possa sair para reiniciar o processo.

E NÂO TO CONSEGUINDO ENTENDER, meu SNC deve tá fud....

Entendi tudo em aula, juro que não foi difícil.

Agora tentando ler o livro, ver alguns vídeos e as minhas anotações

parece que as informações não batem.

E ainda tem Potencial de ação para recapitular.

Mal aí pessoal, vou fazer o tema de bioquímica antes que é um pouco mais fácil

Postado

Calma. Pega o Guyton e lê com calma. Na faculdade eles passam isso de uma maneira muito supeficial (mas que é o básico a se aprender para prosseguir). Garanto que você vai entender!

Postado

Calma. Pega o Guyton e lê com calma. Na faculdade eles passam isso de uma maneira muito supeficial (mas que é o básico a se aprender para prosseguir). Garanto que você vai entender!

Velho... dá uma luz.

Quero postar essa aula entendidinha até amanhã.

Postado

O que vc não tá conseguindo entender, afinal?

Eu acho entendi o que você postou aí....

O corpo tem que manter o equilíbrio de sódio/potássio, mas por outro lado a bomba não pode parar, pra manter as coisas fluindo. Por isso o corpo mantém o canal de potássio semi-aberto, mesmo no potencial de repouso.

Assim, se vc se exercita por exemplo, parte do potássio sai da célula, reiniciando o ciclo da bomba.

Imagino que se vc atingir seu potencial máximo de potássio dentro da célula, possa ocorrer descargas elétricas bem fortes até, ao tocar uma superfície metálica por exemplo...

Visitante usuario_excluido22
Postado

Olha, semestre passado eu fiz um artigo sobre potássio. Não sei se te ajudará mas vou deixar aqui uma parte sobre o potencial de membrana entre potássio/sódio.

" A concentração de potássio intracelular pode chegar 30 vezes a mais comparado ao meio extracelular, em contra ponto, a concentração de sódio é o inverso. Esse é o gradiente eletroquímico, conhecido como potencial de membrana. Uma célula de potencial de membrana é mantida por bombas iônicas, um exemplo seria a bomba de sódio e potássio. Esta bomba funciona trocando o sódio intracelular pelo potássio extracelular (18) (19).

O potássio por ser um cátion predominante em células animais é um regulador do volume celular, pois, as membranas plasmáticas são muito permeáveis a ele. Logo, as concentrações intracelulares e as concentrações extracelulares são determinadas pelos potenciais de repouso das células e os potenciais de ações transitórias, estimulando mensagens bioquímicas capazes de ativar fibras musculares e células neurais (20)."

"8.4 BOMBA DE SÓDIO E POTÁSSIO

Sódio e potássio agem em conjunto nas membranas celulares, emitindo impulsos eletroquímicos dos nervos e das fibras musculares (22).

Segundo Wold, “o efeito dos ativadores metálicos é complexo” (WOLD, 1975, p. 232). E para haver o funcionamento da bomba de sódio e potássio é necessário haver uma atividade de ATPase, sendo assim, para essa atividade funcionar é necessário adicionar sódio e potássio. Porém, com a intensificação da atividade da ATPase irá haver um desestimulo da reação de troca do sódio. Por isso a adição de potássio ao intermediário fosforilado enzimático leva a uma liberação imediata de fosfato inorgânico. Sendo assim, a primeira metade da reação total de ATPase é dirigida pelo sódio, enquanto que a segunda metade é determinada pelo potássio (23)."

Visitante deletado____
Postado (editado)

Chill out, bros, I got this ;)))))))))))))))

Tá, potencial eletrotônico da célula você entendeu? Podemos passar pro potencial de ação? Porque ele é muito mais fácil do que o potencial eletrotônico (pra alguém com pouco teórico de química é assim, pelo menos).

Segue uma imagem:

15d8c5x.png

Então, didaticamente falando, é dessa forma como tá na imagem que as paradas acontecem. Você tem num primeiro momento, ambos os canais voltagem-dependente fechados. Então, íons não entram e íons não saem. Caso, como no momento 0 do gráfico, algo despolarize a membrana o suficiente (veja na literatura que tem os números que você precisa, mas varia de autor pra autor, e de local do corpo também, você vai ter, então, uma abertura sucessiva de canais de sódio. Por quê sucessiva?

za0c8.png

São canais voltagem-dependente. Eles respondem a alterações de voltagem, e a concentração não altera significativamente no meio intracelular todo, e sim localmente, então um canal abre, acontece um influxo de sódio, que faz os canais adjacentes abrirem, que aumenta o influxo de sódio, e assim, despolarizando a adjacência sucessivamente é que os canais vão se abrindo (na imagem acima, preste atenção na parte da esquerda, principalmente, a da direita vai te confundir agora. No gráfico, lá em cima, seria mais ou menos entre o tempo 0 e 0,5ms que essa abertura de canais acontece.

Então, você, que tinha um potencial eletrotônico antes, ao seguir esse influxo de sódio pra dentro da célula, acontece o quê com seu potencial? Ele inverte, ele atinge, como tá no gráfico, níveis positivos (antes era negativo, lembra?). Então se diz que você despolarizou a membrana. Essa despolarização causa nos canais de sódio uma mudança de conformação na qual ele é considerado inativado, então o influxo de sódio pára.

No momento 0,5ms, aconteceria então a abertura de canais de potássio (também voltagem-dependentes, que se abrem quando o potencial de membrana alcança níveis positivos). E acontece efluxo de potássio, ainda sob as mesmas inerências de funcionamento que os canais de sódio (de repolarizar a adjacência). Esse efluxo causa outra alteração no potencial eletrotônico da célula, fazendo ele voltar a níveis negativos e estáveis. É a chamada repolarização.

Aí você me pergunta "bah, mas saiu potássio e entrou sódio, então as concentrações 'normais' foram pro saco?". O que eu posso responder de duas maneiras, uma difícil, usando de físico-química e explicando que essa alteração de concentração não é relevante, ou a fácil: elas foram alteradas, sim, mas são revertidas ao normal por meio da bomba de sódio/potássio. A bomba funciona fazendo antiporte de sódio e potássio, fazendo extrusão de sódio, e colocando potássio pra dentro numa proporção 3:2 (três sódios saem, dois potássios entram).

Repare, no gráfico, o tempo em que isso acontece. É ms, milissegundo. Potenciais de ação acontecem o tempo todo, com uma frequência bastante grande, não é que "você faz exercício e aumenta potássio fora da célula" ou "você toma diurético e diminui potencial de ação".

EDIT: Se precisar de ajuda com o potencial eletrotônico, potencial de repouso, whatever, que eu acredito que seja a parte que você tá com mais dificuldade (porque potencial de ação é bem fácil), é só perguntar.

Um detalhe que eu te falei a parada didática. As p*t*rias que acontecem com uma célula são diversas, canal de sódio, por exemplo, o buraco é grande, então dá pra passar potássio por ali. Você tem canais que abrem e fecham em velocidades diferentes. Sem contar que tem canal que nem comporta tem, fica sempre aberto. Mas a menos que você pense em fazer alguma revisão bibliográfica, como o Dones parece ter feito, esse tipo de coisa é um pouco excessiva pra você.

Se precisar de referência bibliográfica mais fácil (pra mim é, pelo menos), pegue Lodish e Alberts, ambos de biologia molecular. E se você realmente precisar de cálculo de Ernst, eles também terão.

Editado por Quisso
Postado

Pena que nao da para reputar 15 vezes o mesmo post, porque o quisso ja salvou 75% da minha vida... o problema eh que eu empaquei no potencial de repouso. Juro que havia entendido tudo em aula, mas em casa quando fui estudar, simplesmente fiquei travado.

Quisso e turma, amanha pegarei um livro melhor de fisiologia para estudar, e nesse final de semana me concentrarei totalmente em fisiologia.

Hoje meu PC resolveu que tambem nao iria ligar e estou usando o PC do cara que mora comigo.

Estudei bioquimica durante a Manha e a tarde, e agora farei o post com a aula de ontem.

quisso, muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito obrigado pela ajuda cara, jah fez 90% do meu dever de casa (to com medo de ficar mal acustumado)

Em breve, update com a aula de bioquimica de ontem e mais uma adiantada com carboidratos.

Postado (editado)

Aula de Bioquimica 14/08.

Lipídios. Hate them or love them, you need them.

Vou tentar não ser tão óbvio quanto as kcals, funções. Mas além do basicão, eles são quem constituem o seu cérebro, são precursores de hormonios e lipoproteínas, e aquele que voce tem armazenado protege os seus órgãos contra impactos e radiações (aposto que vc nao sabia dessa) e produzem leptina.

Um ácido graxo (AG) é formado de um grupo carboxílico (COOH) em uma das pontas (vamos dizer aqui, a direita), que é hidrofílico, grudado à uma cadeia hidrocarbonada [CH3(CH2)n] no outro lado, que é hidrofóbico. Por nào ter afinidade à água, ele precisa se ligar a uma proteína para poder ser transportado pelo plasma sanguíneo (a albumina). Na verdade a coisa é um pouco mais extensa que isso, but let`s just keep it simple.

Embora haja muita informação contraditória, eles são classificados em Simples e Complexos, sendo os complexos formados por acidos graxos, e o simples não, mas que se originam de ácidos graxos. E o sabão que a sua vó fazia, só pode ser feito de lipídios complexos. True Story.

Ok, os complexos são os fosfolipídios, esfingolipídios, acilgliceróis e ceras.

As Ceras são interessantes, porque é o mesmo que a cera que você tem na orelha. Sério, são lipídios complexos. A função delas eh de proteção, pois eh melhor que partículas grudem nela antes de entrar no seu ouvido. As plantas tem a capacidade de fabricar também um tipo de cera, que serve para evitar que elas desidratem. É a tal da Cutícula Vegetal. Outro exemplo é a cera de abelha.

Fosfolipídios e Esfingolipídios formam a membrana das células, mas o último tá na composição da baínha de mielina (ao menos 1 deles está, já foram identificados mais de 60).

Acilgliceróis são subdivididos em mono, di e Triacilgliceróis (TAG), ou melhor, triglicérides, ou melhor ainda: ácidos graxos.

Mais importante agora é o triacilglicerol, que chamarei 90% do tempo de TAG. Mas como que ele se forma?

Se forma pela ligação do grupo hidroxila da molécula de Glicerol (um alcool) com o grupo carboxilico do ácido graxo.

Facilitando: Como o glicerol possui 3 grupos Hidroxilas (OH), então ele pode se ligar à 3 ácidos graxos através da "cabeça" do ácido graxo, que é o grupo Carboxilico, mas para isso, tem que haver a perda de um H e de dois O (H2O, água mesmo), senão a coisa não encaixa. Quando há essa perda de água o grupo hidroxila pode se ligar ao primeiro carbono do ácido graxo, formando a ligação éster. Happy ever after!

imagem+1.png

Nota-se que os fosfolipídio, apesar de só conter 2 ácidos graxos, faz a ligação entre seus componentes da mesma forma. Os esfingolipídios NÃO possuem glicerol.

E quanto à conformação da estrutura química dos lipídios complexos, eles possuem uma cadeia aberta, porque um grupo é polar (o grupo carboxílico) e o outro é Apolar (o ácido graxo), ao contrário dos Esteróides, que falarei agora.

Esteróides e Terpenos são lipídios simples (mas isso depende de autor para autor, eu aprendi assim na aula de Bromatologia ano passado, e desde então ví a coisa de diversas formas possíveis).

Mas prosseguindo, lipídios simples não possuem ácidos graxos em sua composição, e é justamente por causa disso que sua estrutura química é cíclica, pois não há grupo carboxílico polar para "repelir" as estruturas apolares que o compõem. Acertei? (sim, esse é o meu cérebro brigando para estabelecer novas sinapses).

esteroides.gif

A estrutura do colesterol e de seus derivados. Aquele que você (e eu) nos criamos acreditando que fazia mal.

Notem a imagem da membrana lipídica, o papel que o mesmo desempenha.

Colesterol é componente de TODAS as membranas plasmáticas das células humanas, atuando na sua fluidez; produz hormônios esteróides e é precursor de vitamina D2. Não é só o fígado que o produz, na verdade praticamente todos os tecidos humanos tem essa capacidade, embora fígado, intestino, córtex adrenal e tecidos reprodutivos sejam os maiores produtores.

Quanto aos terpenos, não foi abordado ainda em aula, mas se tens algo a contribuir, comente.

Saturação de Ácidos Graxos.

Um ácido graxo saturado possui todos os seus átomos da cadeia de hidrocarbonetos preenchidas com hidrogênio. Ponto.

Imagine uma centopéia e em cada um das, por exemplo, 16 partes do corpo dela, há um par de pernas ocupando o lugar. Isso é um ácido graxo saturado.

Já os ácidos graxos insaturados possuem ligações duplas (C=C) entre esses átomos, e cada vez que isso acontece, o ácido graxo fica torto. Isso abre "espaço" entre cada um dos ácidos graxos que formam o triglicérides, afastando um pouco um do outro. E é por isso que óleos são óleos, por que as cadeias hidrocarbonadas entre AG de cima, do meio e de baixo do TAG mantem-se sempre um pouco afastadas.

Mas aí nós temos um ponto interessante: a hidrogenação, processo em que as ligações duplas entre átomos de carbono da cadeia hidrocarbonada são, quimica ou enzimaticamente, preenchidos com Hidrogênio. Esse processo pode ocorrer em todas as ligações duplas do AG, ou não. Se ocorre em todas as ligações duplas, então não há nem forma cis, nem trans, porque o termo se refere à "direção" da ligação dupla (veja imagem abaixo).

CisTrans.gif

O objetivo desse processo é mudar a conformação cis que antes provocava um espaçamento entre AG é entortada novamente para ocupar o menor espaço possível no TAG, voltando assim à um estado mais denso/sólido, e se tornando trans.

Mas isso pode ocorrer também por aquecimento, à exemplo do ácido oléico do azeite de oliva, que possui um ponto de fumaça muito baixo, e vira ácido e elaídico (18:1n 19t) a poucos graus acima da temperatura ambiente. Por isso que é um óleo bom para colocar na salada, porque se você colocar em comidas quentes, ele começa a esfumacear, passando do Ponto de fumaça, e tornando-se trans.

Addendum by brunobyof:

Existem duas gorduras trans que ocorrem naturalmente: o ácido vaccenico e o ácido linoléico conjugado (CLA), que é vendido como suplemento, mas é oriundo em pequenas quantidades nas carnes dos ruminantes, e pode ser tanto cis quanto trans.

Existem outros processos interessantes que estarei abordando aqui durante o semestre. Convenhamos, hidrogenação é muuuuito last year.

Aviso, farei um posto sobre interesterificaçao assim que possivel.

Nomenclatura de Ácidos Graxos.

Ok, aqui tem outra confusão. Curiosamente consultei meu material de Bromatologia ontem e ví algumas discrepâncias com o que verão aqui, mas aqui tá fácil de entender (espero).

Como um ácido graxo é composto de até dezenas de carbonos, há duas formas de reconhecê-los: contando como primeiro carbono, a partir da carboxila (COOH), ou contando a partir da extremidade metila w (w=omega).

Vamos pegar o ácido araquidônico, que o corpo produz a partir do ácido graxo essencial, linolêico. O ácido araquidônico é um AG com 20 carbonos e 4 ligações duplas, logo, é insaturado pracar****.

acido%20araquidonico.jpg

Nota-se as 4 dupla ligações do AG, que é um omega-6 (n-6). Mas como saber se ele é um n-6?

-Contando a partir do carbono metila terminal w, que eh o ultimo carbono da cadeia e retrocedendo, veremos que a primeira ligação dupla ocorre entre o carbono 5 e 6. Portanto, é um ômega-6. Após isso, haverão ligações entre os carbonos 8-9, 11-12, e 14-15. O último carbono, nesse tipo de contagem, é SEMPRE o carbono ômega, independente da quantidade de carbonos da cadeia.

-Contando a partir do grupo carboxila, procura-se qual é a última ligação dupla mais distante do grupo carboxila e subtraia-se o numero daquele carbono pelo total de carbonos do AG.

Ex.: acido araquidônico tem 20C, menos 14 que é o carbono aonde há a última ligação dupla é igual à 6. n-6.

Interesterificação:

Na interesterificação ocorre a troca do óleo por gordura através de um processo químico ou enzimático que faz os AGs se reposicionarem aleatoriamente nas moléculas de glicerol. Isso não altera o grau de saturação do produto, não muda a isomerização das cadeias e não altera o valor nutricional. Vide: meu material de bromatologia.

Fluxograma_PO_POS.png

Exemplo de interesterificação Química. A mistura de um óleo e uma gordura é colocado em um reator por 30~60min a 90º~100º com 0,2~0,4% de metilato de sódio.

Ácidos Graxos Essenciais.

ÊÊlaia, chegamos nos Essential Fatty Acids,.

Os dois AG essenciais são o Linolênico e o Linoléico. O linoléico é composto de 18 carbonos e 2 ligações duplas em 9 e 12 [nomenclatura é 18:2(9,12)], sendo o precursor de ácido Araquidônico (também essencial) e prostaglandinas; e o linolênico de 18 carbonos e 3 ligações duplas em 9, 12 e 15 [18:3(9,12,15)], que é precursor de DHA [20:5(5,8,11,14,17)] e EPA [22:6(4,7,10,13,16,19)].

O grande Q da questão é: quanto você precisa diariamente?

Certamente, meu livro de Bioquímica Ilustrada não me forneceu tal resposta, nem o Advanced Nutrition and Human Metabolism, mas Lyle McDonald sim.

Some work has identified that the body will hit a limit (in terms of plasma saturation) on DHA at 1.2 grams per day which is the equivalent of 10X1 gram fish oil capsules. That would also provide 1.8 grams EPA for a total of 3 grams per day of fish oil. Under most conditions, I think this is more than enough.

Addendum by Brunobyof:

a citação do Lyle, sobre a quantidade de fish oil eu acredito que ele tenha sido infeliz na forma com a qual escolheu para escrever, pois a princípio ele se referiu que a ingestão diária de DHA puro deve ser 1.2g, e de EPA, 1.8, totalizando 3g de DHA+EPA e não 3g de fish oil, já que nas cápsulas de fish oil existem outras substâncias que não são EPA nem DHA. Então acredito que o limite seria mesmo 10 cápsulas, e considerando cada cápsula de 1 grama, então seriam 10g de Fish Oil e não 3g.

Encontrei um artigo científico brasileiro da Revista de Nutrição.

Níveis de ingestão adequada (AI) de ácidos graxos essenciais foram estabelecidos pelo Institute of Medicine, por meio das Dietary Reference Intakes (DRIs), baseadas na ingestão média da população americana. Esses valores preconizados de consumo são de 17g e 12g/dia de ácido linoléico (w-6) e 1,6g e 1,1g/dia de ácido linolênico (w-3) para homens e mulheres, respectivamente. Por falta de dados suficientes, o Institute of Medicine não estabeleceu AI ou RDA para AA, EPA ou DHA.

As principais fontes de ácido a-linolênico (18:3) são os óleos de canola (9,3g/100g) e soja (2,6g/100g) e a noz (6,8g/100g), e as principais fontes de EPA e DHA são salmão (0,84 e 0,81g/100g), sardinha (0,47 e 0,51g/100g), caviar (1,03 e 1,35g/100g) e ostra (0,42 e 0,46g/100g). A gema do ovo contém uma pequena quantidade desses ácidos (0,01 e 0,11g/100g)

Addendum by Brunobyof:

Sim, esses óleos tem mesmo quantidades até que altas de w-3, porém ,o que não foi dito é que esses óleos possuem muito mais w-6 do que w-3 e portanto se você for querer diminuir a sua taxa de w-6:w-3, que normalmente está entre 10:1 e 30:1 para algo mais saudável como 1:1 por exemplo ou até mesmo 1:4, então esses óleos seriam completamente descartados como alimentos, já que fazem exatamente o contrário. Veja abaixo algumas razões de n-6:n-3 para esses óleos:

Óleo de canola 2:1

Óleo de soja 7:1

Azeite de oliva 3-13:1

Óleo de semente de girassol (no n−3)

Óleo de linhaça 1:3

Óleo de semente de algodão (almost no n−3)

Óleo de amendoim (no n−3)

Óleo de semente de uva (almost no n−3)

Óleo de milho 46:1 ratio of n−6 to n−3

Infelizmente não encontrei uma fonte SEGURA para a seguinte informação:

1 colher de sopa de semente de chia tem aproximadamente 55 calorias, 6,2g de fibra, 2,9g de ômega 3 e 0,86g de ômega 6.

1 colher de sopa de semente de linhaça tem aproximadamente 62 kcal, 3,9g de fibra, 3g de ômega 3 e 0,9g de ômega 6.

Fonte.

Alguém tem uma fonte confiável para postar sobre esses 2 últimos dados?

Addendum by Brunobyof: Você pode checar a resposta inteira na página seguinte, mas para não tornar o post muuuuito extenso, faço um resumo.

Semente de chia tem 58% de ALA, e de linhaça tem 55%

Razão n-6/n-3 da chia 1:3; da linhaça 1:4,2

A conversão de ALA em DHA/EPA é de somente 5%. Logo, se o objetivo é aumentar o consumo desses AGs de cadeia longa, vantagem suplementar.

Para mais informações sobre as mesmas, consulte o site (que vai ser minha página inicial do firefox):

Chia

Linhaça (é a linhaça preta/marrom ou a dourada?)

Editado por lourensini
Postado

BOA Lourensini! Muito legal esse assunto, eu curto as gorduras, como dito no início do post: HATE THEM OR LOVE THEM ehuhehuehe

Mas olha só, eu ACHO que tem alguns pontos aí que precisam ser melhor esclarecidos para não criar confusão. Vou relacionar o que eu achei que não ficou 100%:

Nesse trecho:

"Mas aí nós temos um ponto interessante: a hidrogenação, processo em que as ligações duplas entre átomos de carbono da cadeia hidrocarbonada são, quimicamente, preenchidos com Hidrogênio. Neste caso, a conformação cis que antes provocava um espaçamento entre AG é entortada novamente para ocupar o menor espaço possível no TAG, voltando assim à um estado mais denso/sólido, e se tornando trans."

A definição de hidrogenação está correta. Porém nem sempre a hidrogenação ocorre a partir de químicos, podendo ser feita através de enzimas (natural ou artificial). Essa alteração da estrutura de cis para trans no entanto, não ocorre sempre que ocorre hidrogenação. Isso vai depender do processo. Quando ocorre a hidrogenação completa do ácido graxo, as ligações duplas não existem mais, e portanto não há como ter cis nem trans, pois esses termos se referem ao formato das ligações duplas. E~dentro dos diferentes processos de hidrogenação, essa alteração vai ocorrer quando o processo é químico (processamento industrial por exemplo), ao invés de enzimático. Existem duas gorduras trans que ocorrem naturalmente: O ácido vaccênico e o ácido linoléico conjugado, também conhecido como CLA, que é até um suplemento. Esse último é oriundo em pequenas qtdes das carnes dos ruminantes e pode ser tanto trans como cis (isômeros).

Na citação do Lyle, sobre a quantidade de fish oil eu acredito que ele tenha sido infeliz na forma com a qual escolheu para escrever, pois a princípio ele se referiu que a ingestão diária de DHA puro deve ser 1.2g, e de EPA, 1.8, totalizando 3g de DHA+EPA e não 3g de fish oil, já que nas cápsulas de fish oil existem outras substâncias que não são EPA nem DHA. Então acredito que o limite seria mesmo 10 cápsulas, e considerando cada cápsula de 1 grama, então seriam 10g de Fish Oil e não 3g.

Já neste trecho citado:

"Níveis de ingestão adequada (AI) de ácidos graxos essenciais foram estabelecidos pelo Institute of Medicine, por meio das Dietary Reference Intakes (DRIs), baseadas na ingestão média da população americana. Esses valores preconizados de consumo são de 17g e 12g/dia de ácido linoléico (w-6) e 1,6g e 1,1g/dia de ácido linolênico (w-3) para homens e mulheres, respectivamente28. Por falta de dados suficientes, o Institute of Medicine não estabeleceu AI ou RDA para AA, EPA ou DHA22."

O que o Lyle e a wikipédia dizem é que na realidade, o saudável seria uma razão w-6:w-3 de 1:1 até 1:4:

"This necessitates that n−3 and n−6 be consumed in a balanced proportion; healthy ratios of n−6:n−3 range from 1:1 to 1:4 (an individual needs more n−3 than n−6).[66]* Studies suggest the evolutionary human diet, rich in game animals, seafood, and other sources of n−3, may have provided such a ratio.[67][68]

Typical Western diets provide ratios of between 10:1 and 30:1 (i.e., dramatically higher levels of n−6 than n-3).[69] The ratios of n−6 to n−3 fatty acids in some common vegetable oils are: canola 2:1, soybean 7:1, olive 3-13:1, sunflower (no n−3), flax 1:3,[70] cottonseed (almost no n−3), peanut (no n−3), grapeseed oil (almost no n−3) and corn oil 46:1 ratio of n−6 to n−3.[71]

*[66]Retirado do estudo: Lands, WEM (2005). Fish, Omega 3 and human health. American Oil Chemists' Society. ISBN 978-1-893997-81-3.

Typical Western diets provide ratios of between 10:1 and 30:1 (i.e., dramatically higher levels of n−6 than n-3).[69] The ratios of n−6 to n−3 fatty acids in some common vegetable oils are: canola 2:1, soybean 7:1, olive 3-13:1, sunflower (no n−3), flax 1:3,[70] cottonseed (almost no n−3), peanut (no n−3), grapeseed oil (almost no n−3) and corn oil 46:1 ratio of n−6 to n−3.[71]

Agora com relação a esse trecho citado:

"As principais fontes de ácido a-linolênico (18:3) são os óleos de canola (9,3g/100g) e soja (2,6g/100g) e a noz (6,8g/100g), e as principais fontes de EPA e DHA são salmão (0,84 e 0,81g/100g), sardinha (0,47 e 0,51g/100g), caviar (1,03 e 1,35g/100g) e ostra (0,42 e 0,46g/100g). A gema do ovo contém uma pequena quantidade desses ácidos (0,01 e 0,11g/100g)49"

Sim, esses óleos tem mesmo quantidades até que altas de w-3, porém ,o que não foi dito é que esses óleos possuem muito mais w-6 do que w-3 e portanto se você for querer diminuir a sua taxa de w-6:w-3, que normalmente está entre 10:1 e 30:1 para algo mais saudável como 1:1 por exemplo ou até mesmo 1:4, então esses óleos seriam completamente descartados como alimentos, já que fazem exatamente o contrário. Veja abaixo algumas razões de n-6:n-3 para esses óleos:

canola 2:1, soybean 7:1, olive 3-13:1, sunflower (no n−3), flax 1:3,[70] cottonseed (almost no n−3), peanut (no n−3), grapeseed oil (almost no n−3) and corn oil 46:1 ratio of n−6 to n−3.[71]

Já com relação às fontes de EPA e DHA está corretíssimo.

E sobre as suas duas últimas informações, cuja fonte confiável estava faltando, aqui está:

https://en.wikipedia....te-Lands2005-65

A semente de CHIA (Sálvia Hispânica) possui cerca de 58% de ALA (Ácido alfa linolênico = n-3 18:3) mas tem outra fonte comum que possue ainda mais e que a maioria desconhece: o kiwi (63% de ALA).

No entanto, a conversão de ALA em EPA e DHA no corpo é muito pequena, cerca de 5% apenas. E considerando que os benefícios do ômega-3 estão mais relacionados aos ácidos graxos essenciais de cadeia longa como EPA e DHA, que possuem um potencial benéfico para evitar doenças cardiovasculares, então eu não considero que esses alimentos sejam uma boa fonte de EPA ou DHA. Devendo esses ser ingeridos através de Fish Oil mesmo. Porém isso não invalida o consumo de chia, definitivamente. É um alimento muito saudável e cheio de fibras, além do quê, o ALA, mesmo não sendo convertido em EPA e DHA, continua sendo um ácido graxo essencial do tipo n-3, que serve para várias coisas como por exemplo precursor para o ácido araquidônico, como você mesmo comentou.

Cerca de 57% das gorduras da Chia é ALA. E ela possui uma razão n-6:n-3 de 1:3, então é ótima nesse aspecto também.

Você pode ver tudo sobre a composição da CHIA (SEMENTE, não o óleo)nesse site que eu considero a melhor fonte de informações nutricionais da internet, que conheci graças ao Martin:

https://nutritiondata...products/3061/2

E aqui sobre o óleo mesmo da LINHAÇA:

https://nutritiondata...and-oils/7554/2

Como podemos ver, o óleo de linhaça é também rico em ALA (55%) e possui uma razão n-6:n-6 ainda melhor que a CHIA: 1:4,2

E com isso eu termino as minhas considerações.

Estou adorando os seus posts Lourensini! Reputado.

Estou aprendendo muito com os posts seus e da galera tbm.

Abraço

Aqui outras fontes de estudos que ligam uma elevada taxa n-6:n-3 a diversos tipos de doenças, tipo depressão e osteoporose:

https://www.ajcn.org/.../81/4/934.short

https://www.psychosom.../69/3/217.short

https://scholar.googl..._sdt=0&as_vis=1

E finalmente, encontrei o link para a tabela do Institue of Medicine, que tem as recomendações que você falou sobre o consumo de n-3 e n-6:

https://www.iom.edu/~...ronutrients.pdf

Realmente, ele coloca pra consumir 17g de n-6 e 1,6g de n-3 (homens de 19-30 anos).

Portanto existem controvérsias...Preciso pesquisar mais sobre qual seria a taxa ideal. Como eu disse acima, algumas fontes sugerem o ideal entre 1:1 e 1:4, já o IOM está colocando 10:1....totalmente diferente.

Algo está errado aí.

Visitante usuario_excluido22
Postado

A moda é a gordura interesterificada, não tanto a trans. Embora a interesterificada não esteja revelada nos rótulos e a trans dada como "inexistente", "valor não computado a uma certa gramagem", ambas estão ali, aprisionadas ao alimento, e o consumidor, pobre coitado, nem imagina. Até porque, como duraria tamanho tempo de prateleira aquele alimento industrializado se não fossem tais gorduras? seu pão integral que tem vida longa em anos não foge dessa regra, até a famosa batatinha do mcdonald. Realmente, não dá para fugir.

Quanto aos omegas, estou para ler esse artigo: https://pt.scribd.com/doc/26915347/Acidos-Graxos-Omega-3-e-6

Quanto aos peixes que possuem omega-3, os mais ricos são os que se alimentam do fitoplâncton.

Postado

bom camarada Lourensini

primeiramente, peço que por favor... não abandone esse seu hábito maravilhoso de postar aqui na seção acadêmica... sério! isso sim é post...+1 como você falou, se desse para likear mais vezes hahaha...

bom, visto que vou ter fisiologia apenas ano que vem (3º semestre), não posso debater nada do artigo.

mais eu fiquei em dúvida com o valor do ômega 3 na linhaça

então quer dizer que 2 col de linhaça por dia, fazem bem a função do fish oil? (no quesito omega 3)

porque se foi isso que eu entendi, seria uma mão-na-roda, visto que esses peixes de agua profunda são caríssimos!

abração, valeu pelos posts!

Postado

Galera, muito obrigado pelas respostas e pelo apoio. Sério, isso era tudo que eu precisava.

Olha, sem querer desvirtuar o tópico para um diário, mas a coisa tah corrida aqui. Estou caprichando nas aulas e hoje, por consequencia do esgotamento mental, culpo meu treino de ter sido fraco.

Aula de imunologia fez todo mundo ficar de cabelo em pé, mas pra minha sorte eu jah havia visto os videos do dr. najeeb sobre isso e aprendi uma boa parte que vai facilitar meu trabalho. Meu PC deu problema e nao estah ligando, entao uso o do colega de apartamento. ateh denoite 1 aula pelo menos de microbiologia eu posto.

ateh breve

Visitante usuario_excluido22
Postado

Saint, na linhaça tem 57% de ALA. É um precursor de DHA e EPA.

Se for consumir linhaça tem que triturar a casca antes de engolir. A casca é feita de celulose, e nosso organismo não tem mecanismo (enzima) para "quebrar" a celulose. Então, triture-a antes de comer.

Postado

Aula 16/08

Microbiologia.

O corpo das bactérias é classificado de acordo com 2 tipos de estrutura, essenciais e não-essenciais, isso simplifica a taxonomia (classificação) das espécies enormemente.

Estruturas essenciais, não precisa ser mais óbvio, existem em todas as bacterias e são coisas que fornecem sobrevivência para a bactéria. E as não-essenciais, ao menos oferecem vantagens.

Começando da primeira estrutura que forma uma bactéria, tem-se a membrana fosfolipídica, que diferencia das nossas células por não ter esteróides. E como dito no post de bioquímica que nossas células (maioria dos órgaos) tem a capacidade de sintetizar esses compostos, na bactéria isso não acontece. Bactérias possuem ribossomos, que ao contrário da organizacão que eeles possuem nas nossas células, na bactéria eles ficam espalhados pelo citoplasma, fornecendo à bactéria, uma imagem granulosa caso vistas em microscópio eletrônico.

A parte mais interessante das bactérias está no seu DNA, que cosiste de somente 1 cromossomo. Ele ocorre em dupla hélice assim como o nosso, mas se o nosso é uma fita reta e a replicação é unidirecional, o DNA da bactéria é uma fita dupla que 'se encontra', o que ajuda na hora da divisão binária, em que a replição dela ocorre nos 2 sentidos.

Então imagine uma fita durex gigante. Faça um corte em um pedaço (um 'meio'fictício) e puxe dos dois lados. É muito mais rapido de tirar o pedaço inteiro, e é justamente por causa da rapidez com que essa replicaçao de DNA acontece, que a bactéria se divide tão rápido.

Plasmídios são estruturas não-essenciais, mas que oferecem vantagens para a bactéria. Eles se replicam independentemente do DNA cromossômico da bactéria, pois possuem cromossomo próprio, só que muuuuuuuuuuuuito menor. Podem aumentar a fixação de nitrogênio à bactéria, ou, melhor ainda, oferecer ultra-mega resistência à antibioóticos.

Imagem ficou grande, mas não consigo diminuir. Enfim, dá pra ver bem as diferenças de DNA

celulabacteriana.jpg

Alguém quer fazer um Addendum sobre Antibióticos? aí eu coloco aqui, ficaria muito bom!

Postado

Que nada, automedicação já trás problemas demais. Pra tomar antibiótico tem que ir no médico, e dentro do consultório a obrigação é dele de ensinar. Caia fora de medicamento.

Mas bom o tópico dos lipídeos.

Visitante usuario_excluido22
Postado

Ae, Lourensini, vou aproveitar a brexa do post dos lipídeos, e tbm pq o pessoal gostou, e deixar aqui algo que li sobre eles. Lá vai:

Bom, a membrana das células são compostas por fosfolipídeos, um grupo fosfato e dois ácidos graxos. Um ácido graxo é saturado e o outro é polinsaturado. Normalmente o insaturado é o alfalinolêico (ALA - que também é precursor de EPA e DHA, por isso que a literatura afirmar que os ácidos graxos essenciais melhoram a membrana das células) e o ácido araquidônico (AA - este ácido é usado para produzir lecitina, que é o principal componente das membranas celulares. E onde encontramos AA? na gema do ovo e fígado, alimentos ricos em AA). Agora o que eu achei interessante, esses lipídeos podem sofrer clivagem em dadas situações, por exemplo, inflamação e lesão, e serem usados para síntese de prostaglandina (PG). Agora, veja, existem dois tipos de prostaglandinas que participam do processo de hipertrofia muscular: PGE2, que induz a proliferação das células satélites e a PGF2 alfa, que realiza síntese proteica.

Ligando as coisas, o treino induz a inflamação e lesão nas fibras, a membrana da célula é rompida e os ácidos graxos dessa membrana são clivados e usados para síntese de PG, e a PG - além de outras funções - exercerá sua função de reparo celular.

Achei demais isso, não é lindo? rsrsr

Postado (editado)

Aula 14/08 - Imunologia. You can be a pretty funny person, but when you have to study your immune system, you see it laughin at you.

Continuarei tratando esse assunto por tópicos para, aos poucos, pegar o contexto.

Durante a formação dessas células a partir da célula hematopoiética temos as seguintes linhagens:

Linhagem Mielóide -> Granulocitica: Eusinófilos, basófilos e Neutrófilos (formam a resposta inata junto com os macrófagos)

Linhagem Mielóide -> Monocítica: Monócitos, Macrófagos e Células Dendríticas (são Agranulares)

Linhagem Linfóide -> Linfocítica: Células B e T, Plasmócitos e Natural Killers

Linhagem Linfóide -> Monocítica: Células Dendrítica (fazem parte tanto da Linfóide quando da Mielóide)

Agora, em ordem por quantidade leucócitos presente no sangue em um indivíduo normal.

Basófilos 0,4% 80/mm3

Eusinófilos 2,3% 240/mm3

Monócitos 5,2%

Linfócitos 30%

Neutrófilos 62% 4.800/mm3

(PS.: <5.000/mm3 leucopenia; 7~10.000 normal; >10.000 leucocitose; 100.000 leucemia).

Os leucócitos granulócitos (ou sistema granulocítico polimorfonuclear) sáo os primeiros a se dirigir ao local da infecção, saindo da corrente sanguínea para o espaço extra-celular. São células piogênicas (infeccionam o tecido e fazem pus quando morrem) que liberam substâncias químicas: lactoferrina (quelante do ferro, bactericida), lisoenzima (quebra a cadeia de polissacarídeos das bactérias), glucosamina e peróxido de hidrogênio.

Eusinófilos são os responsáveis pelas alergias, pois liberam histamina (um vaso dilatador) e heparina (um anti-coagulante). São os únicos que atuam contra helmintos, através da liberação de MBP (major basic protein).

Os basófilos, assim como eusinófilos também liberam histamina, que ao dilatar os vasos, permite que mais leucócitos passem da corrente sanguínea para o espaço extra-celular. os basófilos liberam leucotrienos e prostaglandinas (mediadores inflamatórios).

-Seu equivalente no tecido conjuntivo são os mastócitos (tipo, é a mesma célula, mas como na medicina tudo precisa ser mais complexo, células do sistema imune mudam de nome conforme o local de ação).

Sistema fagocitico mononuclear. Já havia falado desse no post anterior de imunologia.

Consiste em monócitos e macrófagos que fazem fagocitose. Mas após a fagocitose, eles pegam os anticorpos da bactéria digerida em seus lisossomos, conectam eles à moléculas chamas MHC e levam até linfócitos T ou B.

-Seu equivalente no sistema conjuntivo sáo os Histiócitos; as Células de Kupffer no fígado; micróglia no cérebro; osteoclastos nos ossos; e Células de Langerhans no epitélio.

Sistema Linfóide. Já foram dados alguns pontos sobre essas células na última aula, mas aqui farei um update. Elas sáo as células T, B e as Natural Killers, que somam um total de 15% da população do sistema imune, fazem parte da resposta imune adaptativa e, portanto, se lembram muito bem quem já passou por elas.

Os linfócitos T podem ser de 3 tipos, linfócitos T-helper (LTh) e Linfócitos T-citotóxicos (LTc) e Linfócitos T-reguladores (LTreg), que não produzem anticorpos. Então, vamos 1 por 1.

Linfócitos T-helper (CD4+) estimulam os Linfócitos B a crescerem e a se diferenciarem em Plasmócitos após a liberação de citocinas específicas (interleucina-4) na resposta imunitária humoral.

Linfócitos T-citotóxicos (CD8+) são responsáveis por atacar microorganismos intracelulares, vírus, e células neoplásticas de tumores, e liberar linfocínas (sinônimo de citocinas/interleucinas) e perfurinas, que -como o nome diz- perfuram a membrana de bactérias.

Linfócitos T-supressores fazem a - veja só - supressão da resposta imune.

A diferença entre Linfócitos B e T está no reconhecimento do antígeno: enquanto LB reconhece o antígeno em sua forma livre, apenas conectado ao seu BCR (B cell receptor), o LT precisa reconhecê-lo conectado sempre à um MHC.

Linfócitos Natural Killers, diferente dos LT e LB, não possuem receptores específicos (BCR e TCR) e nem Imunoglobulina na superfície de suas células. Elas podem ser a primeira linha de defesa do sistema imune inato, mas como não possuem receptores como as LT e LB, são reconhecidas através de 2 moléculas na superfície, CD16 e CD56.

Linfócitos B são maturados na Medula Óssea (anteriormente eu falei Baço), mas ganham o 'B' por que essa estrutura, em aves, corresponde à bolça de Fabricius. A função, é de sintetizar as Imunoglobulinas/anticorpos (IgA, IgG, IgM, IgD, IgE).

Esses anticorpos que ficam conectados à superfície do LB, tem um formato de Y sendo a parte de cima chamada Fab, na qual o antígeno se conecta, e Fc a haste que se conecta à membrana do LB.

Células Dendríticas, apesar de fácil de confundir com células do sistema nervoso, não tem nada a ver uma coisa com a outra. As células dendríticas são maturadas na medula óssea e migram para tecidos periféricos, ficando inativas. Curiosamente (e eu não ví isso no material da professora), elas são as primeiras a chegar no local de infecção, ainda antes dos neutrófilos, mas acredito que não sejam consideradas as primeiras justamente por não serem ativas naquele momento). Uma célula dendrítica tem 2 finalidades: capturar anticorpos de bactérias, e apresentá-los aos linfócitos, tal qual macrófagos. Ao fazer isso elas estão em fase imatura, após migrar para os linfonodos e apresentarem esses anticorpos capturados para as céuluas Th, elas se tornam maduras (com uma espécie de batismo de guerra). Céluas dendríticas são consideradas um conector entre sistema imune Inato e Adaptativo, pois são capazes de segurar os anticorpos consigo por um bom tempo.

Agora as Interleucinas (IL)

As interleucinas eram antigamente chamadas de linfocínas, mas como os macrófagos também à produzem, tornarem-se interleucinas, que na real são mediadores químicos que ''acordam'' ou relaxam o sistema imune. Elas são liberadas seguindo o processo ordenadamente:

A IL-1 é liberada pelos macrófagos para avisar os LT que eles estão entregando um anticorpo, isso faz com que os LT se tornem LTh1 e iniciem a produção de IL-2 e TNF (Fator de necrose tumoral). As IL-2 precisam ser conectadas do LTh1 ao próprio LTh1 (através da LTh-Receptor), que é para induzir o próprio LTh1 à entrar em mitose e se tornar um TLh2. Com isso haverão muito mais LTh2 para ajudar na resposta imune. Após a conexão do IL-2, ela induz que cada um dos linfócitos Th2 clonados envie uma IL-4 para os linfócitos B para que os LB, por sua vez, também entrem em mitose. Após a mitose dos LB, eles precisam se tornar ativos, para isso uma nova informação do LTh2 é enviada para esses LB, através da IL-5, que faz os LB se diferenciarem em Plasmócitos. Plasmócitos produzem uma enchurrada de imunoglobulinas/anticorpos, que serão enviados aos Neutrófilos e aí sim os neutrófilos conseguem fagocitar praveler as bactérias.

Isso é uma resposta imune adaptativa básica. Nota-se que estão faltando alguns ILs aí. Mas se não estão nessa parte inicial de resposta imune, é por que estão em outras. A IL-3 induz a proliferação de glóbulos vermelhos, e também há os INF e TNF. Mas a princípio, Linfócitos Th1 produzem IL-2, TNF-b e IFN-y, e Linfócitos Th2, por continuarem o processo iniciado pelo Th1, produzem IL-4, IL-5, IL-6, IL-10, IL-13 .

Existem também os Linfócitos Th0, que são altamente diferenciáveis em qualquer tipo de LTh, e ainda secretar IL-4 para induzir LB à entrar em mitose.

Se isso não foi confuso o suficiente, veja isto.

E as bactérias, fazem o quê?

Bactérias liberam lipopolissacarídeos, manose, proteínas de flagelos, peptiglicanos, que embora não ajude se aprofundar muito no que cada um faz, ajuda saber que essas moléculas não existem no organismo humano, e isso facilita para o sistema imune inato saber quem é que deve ser atacado ou não. Esses LPS, manose e eetc são os PAMPs, (pathogen-associated molecule pattern), que na membrana dos fagócitos se ligam ao PRR (Patter recognizer receptor). Isso permite um reconhecimento das moléculas liberadas pelos patógenos e, portanto, ativação do sistema imune INATO.

Voltando à resposta imune per se. Aqui um exemplo óóótimo comparativo entre resposta Humoral e resposta Celular.

nana.jpg

Minha professora é beeem oldschool, e ensina usando alguns ''princípios de memorização'' (i.e. decoreba), e mesmo assim tem uma das taxas mais altas de repetência dos cursos da saúde.

Depois dela explicar e reexplicar a matéria, com toda a calma, teve uma passagem de slides que todo exclamou pedindo pausa. HUHUEHUAHEUAeuhe.

Editado por lourensini

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...