Ir para conteúdo

Levantamento Olímpico E Terra

Johnn

Posts Recomendados

Postado

Qual dos dois é melhor ?

Lembrando que o foco é criação de músculo e resistência na perna :D

Da pra fazer LO na academia tranquilo ou precisa de algo especial?

Abraços !

Postado

Cara, não tem como comparar "qual dos dois é melhor", pois são coisas totalmente distintas.

O terra é utilizado para levantar grandes cargas do chão, sem se importar tanto com a técnica (com bom censo é claro) e a velocidade do levantamento; ele é normalmente focado em força maxima, e utiliza praticamente toda a cadeia posterior.

Ja nos levantamentos olimpicos a técnica é 100% visada, e não é facil pra aprender sozinho, aliás é muito dificil desenvolver uma excecelente técnica de puxada e qualquer movimento sem um treinador. São exercicios focados em potencia (velocidade alta), e tambem utilizam a cadeia posterior, mas o quadriceps é bastante usado, tanto na puxada, quanto na recuperação do movimento.

Voce parece ser iniciante, então começar usar o terra no treino seria muito melhor. Os levantamentos olimpicos são complicados, precisa ter uma boa flexibilidade e mobilidade pra começar, e leva muitas semanas pra voce aprender, se não tiver um treinador....Caso se encoraje e queira aprende-los, da uma olhada no meu tópico, la em Treino Funcional, que tem uma progressão de aprendizagem. Não, treinar em uma academia sem estrutura pra Olympic lifting não é uma boa escolha se pretende progredir nas cargas.

Mas e quem disse que precisa disso pra ganhar musculos e resistencia na perna?

Existem milhares de maneiras.....começa agachar pela frente, por trás, vai andar kms de bicicleta como o Luis disse :P , faça Box Jumps, sprints, shuttle drills, Tabata com algum exercicio especifico, sled drag, etc.....Veja bem, não to te indicando nada, pois não te conheço e nem sei qual o teu objetivo com isso, mas te mostrando que existem milhares de maneiras pra conseguir o que voce pediu no post.

Valeu aí pela excelente explicação,vou seguir o seu conselho e irei começar com o "básico"(Agachamento e Levantamento Terra) e quem sabe mais pra frente tento o LPO .

Vou dar uma olhada lá no tópico .

Abraços

Fala co Julio, que cria resistençia na perna? Ande de bicicleta.

Vou me lembrar da bicicleta.Valeu !

Postado

Ja que quer resistencia nas pernas, mesca uns treinos de GPP com os treinos normais.

Eu fis um tópico la também que fala sobre BOX JUMPS + TABATA, vai cria uma boa resistencia nas pernas.

Postado

Ja que quer resistencia nas pernas, mesca uns treinos de GPP com os treinos normais.

Eu fis um tópico la também que fala sobre BOX JUMPS + TABATA, vai cria uma boa resistencia nas pernas.

Não sabia que criava tanta resistência,legal :D

Já arrumei um desses na canela(fui pular um muro pequeno...acabou saindo bem curto o salto e já era),aliás tenho a cicatriz até hoje huahuah

Abraços

Postado (editado)

Galera,só re-upando esse tópico aqui.Moderadores,peço o favor para que desconsiderem o flood,é pra evitar a criação de um novo tópico :D

Li aqui que o Levantamento Terra pode causa Hernia fácil fácil.Só se eu for fazer de maneira errada né ?

Abração galera !

Editado por Johnn
Postado (editado)

Cara, pra vc ter uma ideia o Andy Bolton fez o terra "errado" e tem o recordo mundial!

E o proprio Kontantino Konstantinovs(ele faz terra raw com 900lb+) ja falou em uma estrevista que, só se você tiver abs fortes vc pode usar essa técnica (Curvar a suas costas "upper back" pra diminuir o caminho da barra), e outra, Strongmans tenque curvar a coluna pra pegar Atlas Stone.

Na minha opinião use, mais se tiver abs bem fortes.

Editado por luis2356
Postado (editado)

então luis, na duvida é melhor fazer da maneira "mais correta" possível.

sem curvar as costas, e tal. tem vários tópicos ensinando a técnica, so pesquisar. vai q o cara faz desse modo ai e fica torto, se quebra todo...

Editado por wacabanga
  • 5 semanas depois...
Postado

Vou upar o tópico para não precisar fazer outro ...

Meu instrutor disse p/ eu fazer Agachamento na barra guiada.Qual é a diferença entre o guiado e o livre ?Qual dois dois é melhor ?

Abraços

Postado

Meu instrutor disse p/ eu fazer Agachamento na barra guiada.Qual é a diferença entre o guiado e o livre ?Qual dois dois é melhor ?

Abraços

A diferença que a barra guiada provavelmente vai moer seus joelhos ou quadril, e não vai te agregar muito em força.

Seu instrutor estudou pouco, e ouviu muito lero lero.

Quanto a história do terra, não terra não da hérnia, alias terra é um ótimo exercício para se tratar sintomas de hérnia de disco. O que da hérnia é genética, passar muito tempo do dia sentado e ter a musculatura das costas fraca

Postado

Abraços

- a diferença é que o movimento da barra guiada é uma trajetória fixa, se vc se encaixar errado debaixo da barra, vai fazer o movimento errado da 1ª á última repetição, seja no agachamento ou em qualquer outro exercício. Existe uma diferença brutal de rendimento quando vc aprende o agacho numa barra guiada e depois começa a fazer livre. :wink2:

Postado

Seria prejudicial eu "aprender" o Agachamento na barra guiada e depois de sei lá,uma semana passar pro Livre ?

Ou é melhor começar direto no Livre ?

Abraços

Postado

eu fiz assim, aprendi o basico do movimento de agachar na barra guiada, estourei o joelho na 2 semana, porque ela joga muita carga no joelho, dai fui, me recuperei e fui pro agacho livre, comecando com a barra sem pesos fazendo o maximo de repeticoes, depois parti para 5 kg/lado aumentando 1 kg por semana, hoje ja estou em 24 kg/lado e aumentando.

Postado

eu fiz assim, aprendi o basico do movimento de agachar na barra guiada, estourei o joelho na 2 semana, porque ela joga muita carga no joelho, dai fui, me recuperei e fui pro agacho livre, comecando com a barra sem pesos fazendo o maximo de repeticoes, depois parti para 5 kg/lado aumentando 1 kg por semana, hoje ja estou em 24 kg/lado e aumentando.

É,pelo jeito a guiada joga a carga para o joelho.Vou ir pra barra livre mesmo :D

Eu tinha perguntado isso em outro tópico mas acabei ficando com uma dúvida .

Posso colocar Leg Press/Agachamento/Levantamento Terra no mesmo treino(dia) ou fica muito intenso ?

Abraços

• Supermoderador
Postado

Antes de começar a fazer agachamento, é uma boa idéia ver vídeos de como fazer a execução correta. Procure pelos vídeos do Mark Rippetoe. Assim desde o início, com pouca carga, seu corpo vai aprendendo como executar corretamente, e não vai ter problemas com cargas altas.

Eu não acho uma boa idéia fazer agachamento e terra no mesmo dia, pelo menos não os dois com bastante intensidade (para aprender, pode até ser). Vai forçar demais sua lombar.

Postado

Antes de começar a fazer agachamento, é uma boa idéia ver vídeos de como fazer a execução correta. Procure pelos vídeos do Mark Rippetoe. Assim desde o início, com pouca carga, seu corpo vai aprendendo como executar corretamente, e não vai ter problemas com cargas altas.

Eu não acho uma boa idéia fazer agachamento e terra no mesmo dia, pelo menos não os dois com bastante intensidade (para aprender, pode até ser). Vai forçar demais sua lombar.

Tô dando uma olhada nos vídeos dele :D

Mas aí eu coloco o Terra em qualquer outro dia ?

• Supermoderador
Postado

depende do seu treino, se você treinar pernas 2 vezes na semana, por exemplo, e ainda fizer Terra no treino de costas, pode ficar puxado.

se treinar só uma vez na semana, longe do treino de costas/biceps, talvez não tenha problema.

Você pode até fazer agachamento e terra no mesmo dia, desde que menos séries de cada (3 séries de agachamento e 1 de terra, por exemplo). Ou, se você treina pernas 2 vezes na semana, fazer agachamento em um treino e terra no outro.

Postado

Treino perna duas vezes na semana.

Fazendo esse esquema de Agachamento em um dia e Terra no outro os resultados serão os mesmos ?

Quanto as SxR,faço 4x10 mesmo ?

Abraço

• Supermoderador
Postado

"resultados"? Sei lá hehe depende de um monte de outros fatores.

Se você nunca fez Terra/LO, comece com cargas pequenas, para ir se acostumando com os exercícios.

Você pode também considerar métodos como Starting Strength ou Stronglifts, que usam normalmente apenas exercícios compostos, com barra, incluindo agachamento, terra, power clean, entre outros. Assim você aprende os exercícios e de quebra consegue uma boa quantidade de força (e hipertrofia junto).

Só não esqueça de ver os vídeos para saber direitinho como executar cada exercício, e se possível ter alguém para te ajudar também para analisar sua execução.

Postado (editado)

enquanto você não for mestre em levantamento e desenvolvimento em pé, não está pronto pra fazer levantamentos olímpicos como power clean sem alguém que tenha experiência em executar esse movimento.

Pois é,eu até me interessei pelo LOP mas não tem como fazer,não só por esses motivos mas por um conjunto :x

Então,vou ficar no Agachamento Livre + Levantamento Terra.Meu treino tá ABC,2x.Aí eu fico na dúvida de colocar os dois juntos,mas acho que pelo menos no início eu vou fazer isso.

Aliás,eu assisti videos sobre o Terra e deu pra entender quase tudo,exceto na parte que eu ergo a barra.Eu devo puxar a barra até a coluna ficar "trancada" ?

Assisti o do Mark Rippetoe :

Abraços

[EDIT]Dá pra tirar uma ideia por esse vídeo também ?

Editado por Johnn
Postado (editado)

John, coincidentemente ou não, esse vídeo legendado do mark é meu :laughingsmiley: quer dizer, eu que traduzi e legendei.

Inclusive, eu legendei uma parte (uma das quatro) de um DVD dele onde ele ensina o Power Clean. É só procurar lá no meu canal.

A posição final do levantamento é com as costas totalmente retas. "Retas" é modo de dizer, sempre vai ter a curvatura natural das costas. Mas você deve ficar como ficaria se estivesse em pé, totalmente ereto. A coluna fica "travada" sim no final da subida, e os ombros pra trás. Não precisa forçar uma curvatura exagerada da parte superior das costas, é só estufar o peito e colocar os ombros pra trás.

Na verdade oq ue "trava" não é nem a lombar, que deve ficar travada o tempo todo, é a parte superior.

Antes me diziam pra eu fazer isso, mas eu reclamava que sentia um desconforto, uma dor na coluna ao fazer isso, mas ninguém entendia o porque, ou achavam que era lombar fraca, que era só continuar fazendo. Meses depois eu fui descobrir que isso acontecia porque eu não contraía o abdomen, causando uma hiperlordose e a dor devido à grande carga que recaía diretamente sobre a coluna.

Editado por Reinaldo.Gomes
Postado

John, coincidentemente ou não, esse vídeo legendado do mark é meu :laughingsmiley: quer dizer, eu que traduzi e legendei.

Inclusive, eu legendei uma parte (uma das quatro) de um DVD dele on ele ensina o Power Clean. É só procurar lá no meu canal.

A posição final do levantamento é com as costas totalmente retas. "Retas" é modo de dizer, sempre vai ter a curvatura natural das costas. Mas você deve ficar como ficaria se estivesse em pé, totalmente ereto. A coluna fica "travada" sim no final da subida, e os ombros pra trás. Não precisa forçar uma curvatura exagerada da parte superior das costas, é só estufar o peito e colocar os ombros pra trás.

Na verdade oq ue "trava" não é nem a lombar, que deve ficar travada o tempo todo, é a parte superior.

Antes me diziam pra eu fazer isso, mas eu reclamava que sentia um desconforto, uma dor na coluna ao fazer isso, mas ninguém entendia o porque, ou achava que era lombar fraca, que era só continuar fazendo. Meses depois eu fui descobrir que isso acontecia porque eu não contraía o abdomen, causando uma hiperlordose e a dor devido à grande carga que recaía diretamente sobre a coluna.

Foi coincidência mesmo :P

Aliás,parabéns pela tradução !

Pois é,sempre achei estranho essa aparente curvatura que o pessoal faz na hora de erguer a barra.

Você viu o segundo vídeo ?Lá o cara fica com a coluna reta...parece ser um bom tutorial.Depois se der,dá uma olhadinha pra você ver se é bom ou não :D

Abraços

Postado (editado)

Sim, eu vi o segundo, não parece ter nada de errado com ele.

A curvatura que você diz é no final da subida ou antes de subir?

O que importa no final da subida é ficar com a base da coluna perpendicular ao solo e colocar ombros pra trás e estufar o peito. Eu gosto de acentuar bem a parte dos ombros pra trás pra aproveitar esse trabalho.

A questão do formato da coluna na posição inicial é complicada. ela depende de muitas coisas, como tamanho do fêmur, tíbia, tronco e braços (quase nada, né?), e ainda da flexibilidade que a pessoa tem na coluna. Geralmente as mulheres tem mais flexibilidade

O pior caso possível pra levantamento seria uma pessoa com tíbia e tronco longos, e fêmur e braços curtos.

A curvatura da parte superior das costas é até normal pra maioria das pessoas "altas", mas a curvatura da lombar, não. Algumas pessoas apresentam um formato arqueado da lombar, enquanto a de outras fica "reta", e de algumas pode até parecer levemente arqueada, mas o que importa é que a lombar esteja em contração total o tempo todo.

E mesmo a parte superior arrendondada sendo admissível, ela só o é quando o peito está tão alto/estufado quanto possível.

Como diz o rippetoe num dos vídeos sobre levantar o peito pra posição inicial do levantamento: "se voce nao sente dificuldade com essa parte, algo está errado. essa parte deve ser difícil."

Por isso agachamento e levantamento são tão difíceis de ensinar e avaliar, porque dependendo das medidas de cada pessoa, a posição que

seria errada pra uma, é certa pra outra.

Editado por Reinaldo.Gomes
Postado

Essa parte dificil que você diz é a hora de levantar né?(Mover o peito)

Eu só não entendi a parte do Joelho ultrapassar a ponta do pé.E a posição inicial é com a canela afastada da barra,certo ?

Abraços

Postado

Essa parte dificil que você diz é a hora de levantar né?(Mover o peito)

sim, é o movimento de erguer o peito logo antes do peso sair do chão.

Eu só não entendi a parte do Joelho ultrapassar a ponta do pé.

no levantamento? onde você viu isso?

E a posição inicial é com a canela afastada da barra,certo ?

no meu vídeo que você mesmo postou, o rippetoe explica milimetricamente como deve ser: o seu pé deve ficar exatamente dividido em dois, pra quem olha de cima ou do lado. "não é a metade do seu pé que você consegue ver; é a metade do seu pé". então, sim, a canela vai ficar bem próxima da barra quando estiver em pé, e vai tocar quando for segurar a barra.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...