Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Área De Ti: Alta Exigência. Aonde Vamos Parar?

steventyler

Posts Recomendados

Postado

Olá Pessoal,

Sou novo no fórum mas gostaria de registrar e compartilhar uma opinião sobre um assunto que periodicamente surge na mídia: "Falta profissional qualificado na área de TI."

Resolvi criar este tópico após minha completa indignação ao receber uma vaga de emprego no e-mail, vejam:

Impantação;Customizações,Suporte ao usuário. Profissionais com experiência em customização, instalações de sistemas e implantação do Sistema Microsiga(Protheus).

Conhecimento e desenvolvimento em programação na linguagem ADVPL.

Desenvolvimento e suporte de projetos referente ao sistema Microsiga Protheus nos módulos Financeiro, Desenvolvimento PCO, Contabilidade e Custos.

Idiomas: Inglês , Português

Informática: Banco de dados

PostgreSQL

SQL Server

Oracle

DB2

Interbase

Programação

JavaScript

Java

HTML

VB.Net

Ruy

PHP

CSS

C

ASP.Net

ASP

C

C

C#

Aplicações de Escritório

Microsoft PowerPoint

Microsoft Word

StarOffice

Microsoft Outlook

Lotus Notes

Microsoft Access

Microsoft Excel

Sistemas Operacionais

Solaris

UNIX

Windows

Mac OS

FreeBSD

IBM OS

Linux

Outros programas

Servidores de E-mail

SAP

Servidores Proxy

Software de ContabilidadeServidores Web

Microsoft Project

CRM

AutoCAD

Edição de Som

ERP

Edição de Video

Outros estudos: Superior completo - Ciências da computação

Habilitação para dirigir: Sim

Categoria: B

Veículo próprio: Sim

Disponibilidade para mudar de residência: Sim

Disponibilidade para viajar: Sim

Benefícios adicionais: Ajuda de custo|Assistência médica|Auxílio combustível|Seguro de Vida|Vale-refeição|Vale-transporte

Jornada:Período Integral 

Salário: Não informado

Periodicamente recebo vagas absurdas deste tipo, mas esta foi a que mais me chamou a atenção. Agora uma pergunta, vocês acham esta vaga normal? Eu quando li achei que fosse alguma piada, mas o pior é que não se tratava de uma piada e sim de uma das vagas que recebi através de um site conceituado de empregos na área de TI.

Analisando, como uma pessoa normal consegue ter bom conhecimento em todos estes quesitos? Será possível? Se isto está assim hoje, imaginem daqui há uns 10 anos quando existirem muito mais tecnologias para se conhecer? Como se manter atualizado neste ritmo? E as pessoas que querem ter uma vida social, conseguem trabalhar na área de TI e ser bem sucedido? Porque para ser bem sucedido nesta área é obrigatório se atualizar contínuamente para o que o mercado exige. Vale ressaltar que existem pessoas que não se atualizam e entram na zona de conforto em uma empresa, mas se por um acaso esta pessoa perde o emprego, a mesma se torna totalmente fora do mercado e possívelmente desempregada por um bom tempo.

* Certificações também quase sempre são exigidas, por sinal são caras para serem tiradas, além de muita dedicação para passar na prova.

* As formas de contratações são um abuso. Só na área de TI vejo isso acontecer.

* Não há regulamentação para a profissão.

As minhas perguntas finais são: Aonde vamos parar? Porque tanta exigência para um salário não compatível para tanto esforço? Vale a pena continuar nessa área?

Eu decidi mudar faz mais ou menos 1 ano e hoje estou trabalhando em algo diferente e não me arrependo, mesmo ganhando menos do que antes, vejo um bom futuro a longo prazo, diferentemente da área de TI.

Obrigado pelo espaço.

Postado

suahushauhsauh pulei fora de TI faz tempo, é muita exigencia pra pouco salario, esse do anuncio ai se não pagarem pelo menos 7-8 mil é sacanagem!

O negócio é passar em concurso publico, trabalhar pro governo.

Postado

Sou da área de TI tbm, e concordo que existem várias empresas querendo explorar, querendo alguém pra fazer diversas funções e pagar por apenas uma. Mas isso varia demais, não se pode generalizar também, não são todas as empresas que são assim. E na área de TI se dá bem quem sabe fazer, currículo é apenas uma forma de chamar atenção. Certificações são uma boa, pois expandem bastante o mercado pra você, e é como você mesmo disse não se pode ficar parado, é aprendizado e atualização constante pra se manter competitivo.

Postado

ah mano.. sou formado na área mas to quase mandando ela tomar no cu. é bem dessa mesmo.. não acredite nessas reportagens de "estão faltando trabalhadores" pq tudo isso é FAKE. querem nego que saiba de tudo pra ganhar 1000 reais.. ta loko. Pare de enriquecer os outros a toa.

Postado

como falaram ai em cima nao se pode generalizar

isso acontece muito no interior, onde as empresas querem um faz tudo, nas metropoles e grandes empresas é mais raro...

mais tb essa lista eh soh grande pq se for ver nao eh tanta coisa

por exemplo ali o PostgreSQL, Oracle e SQL Server quem sabe 1 sabe os 3 ou aprende rapido..

pacote microsoft tb eh de boa: acces, powerpoint, word e excel

outlook tb botaram ai de sacanagem..

windows tb nem precisava por neh...

autocad, C e html tb aprende em qlqer curso tecnico ou na net msm pq eh tranquilo...

oq forçou a barra ali foi:

Veículo próprio: Sim

Disponibilidade para mudar de residência: Sim

Disponibilidade para viajar: Sim

eu chuto q paga de 2-3k esse trampo ai...

Postado

Eu acho que tem gente que copia todas as keywords que vê pela frente e joga na vaga

No caso ali eu só me basearia pelas 3 primeiras linhas do texto da vaga mesmo

Mas é, como falaram vaga de interior é ridículo, os caras querem 2k por um cara que tem que fazer tudo, tudo, tudo

Postado

Cara sou da area de TI, e quase abandonei a area para cursar Engenharia Civil, mas isso varia muito de area para area, aqui em Goias por exemplo civil da muitooooooo dinheiro, um recem formado por exemplo hoje nao rala nada para conseguir um salario de R$ 3.200,00 por mes, mas nao sei ate quando isso vai durar, pq por aqui civil esta meio que na modinha, o governo ta investindo na construcao com peso, mas uma hora isso vai parar, e TI cara ja recebi propostas que itnha que ter experiencia de 5 ano em JAVA e outras coisas para receber R$900,00, agora pensa TI e meio tenso mesmo, ainda mais em lugares como o interior, lugar bom mesmo para TI eh SP, SUL do Pais, BH e alguns outros poucos, o resto esquece, ja fiz um topico aqui uma vez reclamando da mesma coisa que voce, vale a pena dar uma lida nos relatos,

Abraços e malz a falta de acentos, mac com teclado br é tenso!

Postado

TI é foda. Sou formado em computação, e abandonei programação a tempos. Não vale mais a pena.

No máximo, freelancer/helpdesk q ainda dá um bom cascalho por fora...

Postado

É o que eu sempre digo ... Programador, Arquiteto de dados, DBA e tal são tudo peão de Obra ...

Eu so Administrador de Redes ... E não precisei de toda esse exigencia pra entrar ... To a 3 anos na empresa .. Formado e ganhando bem! =]]

Postado

É o que eu sempre digo ... Programador, Arquiteto de dados, DBA e tal são tudo peão de Obra ...

Eu so Administrador de Redes ... E não precisei de toda esse exigencia pra entrar ... To a 3 anos na empresa .. Formado e ganhando bem! =]]

Sem dúvida cara. Pessoal enche a boca pra falar que sabe tudo de Java, mas mais peão que isso não tem.

(Não que não aconteça nas outras áreas, mas Java é a pior)

Postado

É foda, tenho MCP e CCNA e nunca ganhei mais de 1,5k, TI nunca mais.

Postado

Para mim, área de TI é para os que amam de verdade, para aguentar as atualizações constantes; palhaçada na forma de contratação (PJ, CLT FLEX); Pessoas velhas são desprezadas por serem vistas como dinossauros (um dia eu irei ficar velho); Vagas para super-man entre outros pontos negativos.

Eu me imagino mais velho com família (esposa e filhos), querendo curtir eles e amigos e não poder fazer isso para ter que manjar uma nova tecnologia que saiu, tirar uma nova certificação, perder noites programando simplismente para não ficar fora do mercado de trabalho... Eu com 40 anos de idade nessa pegada de moleque, tenho certeza que não terei saco para isso.

Para os espertos que falam (em toda área precisa se atualizar). Concordo, mas só comparar TI e outras áreas para ver o nível que é essa atualização. Por exemplo, conheço ferramenteiros, engenheiros mecânicos, eletricistas, desenhistas, engenheiros de processos, enfim, profissionais da área industrial que ganham super bem e não se matam de estudar. Depois de formado, uma coisa aqui outra ali, mas o trabalho é aquela rotina, não se muda algo a todo momento. Já em TI, o que você aprende na faculdade já não tem sentido algum quando você se forma, tem que estudar tudo de novo. Não é verdade? Tenho um amigo que só tem cursos do SENAI e um técnico em elétrica e ele ganha muito bem. Somente com esses cursos.

Por isso bato tanto nessa tecla. Para se estar nessa área precisa-se sentir prazer quando sai uma nova tecnologia, prazer em aprender um novo framework, etc. Esse cara que gosta de verdade vai longe e muito longe nessa área, tenho certeza disso.

Eu sou um exemplo onde entrei na área por ter boa lógica e querer ganhar dinheiro. Nos primeiros anos foram só alegria, estava com bom salário e fazendo algo que eu levava jeito. Com o tempo você começa a ver como funciona a área e para ficar nela deve gostar muito do que faz, o que não é meu caso.

Acho uma excelente área para quem gosta (precisa gostar para viver se atualizando pra todo o sempre) e para quem trabalha em SP capital. Para essa pessoa a área é ótima, pois paga-se bem e tem muito mercado.

Então, na minha opinião, vale a dica para quem está começando agora: Se você não ama tecnologias e não se empolga quando algo de novo sai, não prossiga porque uma hora você irá se enxer, assim como eu.

Postado

Sou da área de TI e realmente é MUITA exigência! Estou cursando análise e desenvolvimento de sistemas e faço três cadeiras, hoj mesmo ja me informei como trancar duas, pois não peguei desde o início então nao vale a pena pagar até o final. Além do mais, trabalho com teste de software, odeio programar.

Postado

Tou no 3º semestre de SI, galera toda do curso achando que terminando vão conseguir trampo bom logo de cara e os professores confirmam isso. Meu unico futuro com TI é trabalhar com redes o resto nao vejo um custoxbeneficio legal. Muita coisa para aprender e esse salarios de jr nao me agradam nem um pouco, tava pensando em tirar certificação java e linux, mas nao sei se vale vai a pena. Final do ano tentar vest para eng. civil se passa é xau para TI...

Postado

Ainda bem que vejo que não sou sé eu que tenho esse pensamento da área de TI, lembro que quando entrei na facu todo empolgado achando que ia ser as mil maravilhas, sempre via nos jornais que sobrava vaga na area, e sobra mesmo, com empresas querendo pagar R$1500,00 paga um "super-homem", o que o amigo disse ae atras é verdade, nem quero pensar quando estiver mais velho competindo com essa garotada ae que a cada dia sabe mais e mais cedo, na area de TI vovô não tem vez na sua grande maioria, infelizmente a area de TI nem regulamentada é, é uma vergonha

Postado

também sou adminitrador de redes... quase formando mas não ganho bem

:/

tem CCNA?

O seu ganhar bem é próxio de quanto?

Bom dia amigos,

Segue vaga para Analista de Redes na Mitsubishi Motors Company Automotores do Brasil S.A. Os interessados devem enviar CV para Luce Lopes (lucelopes@mmcb.com.br).

Boa sorte!

Abraços,

Segue o perfil completo da vaga.

Conhecimento:

Sistema operacional Unix,Linux e Windows.

Redes San, Lan e WAN.

Protocolos de rede TCP/IP.

Serviços de internet ( email, dns, proxy, ftp, Nat, http ).

Roteamento RIP, OSPF e BGP.

Tecnologias de Voz sobre IP ( asterisk ).

Redes Wireless.

Switching ( VLANs, Spaning tree, 802.1x, QOS ) .

Storage e SAN Switch.

Cabeamento UTP e Óptico.

Virtualização de Servidores ( VMWare e AIX-IBM) e de Sistemas de Backup/Restore.

Monitoramento de sistemas.

PABX.

Inglês Técnico

Certificações - ITIL - Windows Server - Unix - CCNA

--------------------------------------------------------------------------------

Escolaridade:

Curso Graduação Superior Completo em áreas afins.

--------------------------------------------------------------------------------

Experiência:

3 anos

Olhem essas exigências...

se querem ganhar dinheiro em T.I tirem CCNP CCIE

rsrsrs

ai sim ganharão muitoooooooooo

estudem sobre CLOUD

Linguagem ABAPE

BGP.. estudei e foquem em um destes itensq ue iram ganhar grana

Postado

Conhecimento:

Sistema operacional Unix,Linux e Windows.

Redes San, Lan e WAN.

Protocolos de rede TCP/IP.

Serviços de internet ( email, dns, proxy, ftp, Nat, http ).

Roteamento RIP, OSPF e BGP.

Tecnologias de Voz sobre IP ( asterisk ).

Redes Wireless.

Switching ( VLANs, Spaning tree, 802.1x, QOS ) .

Storage e SAN Switch.

Cabeamento UTP e Óptico.

Virtualização de Servidores ( VMWare e AIX-IBM) e de Sistemas de Backup/Restore.

Monitoramento de sistemas.

PABX.

Inglês Técnico

Certificações - ITIL - Windows Server - Unix - CCNA

Escolaridade:

Curso Graduação Superior Completo em áreas afins.

Experiência:

3 anos

Olhem essas exigências...

se querem ganhar dinheiro em T.I tirem CCNP CCIE

rsrsrs

ai sim ganharão muitoooooooooo

estudem sobre CLOUD

Linguagem ABAPE

BGP.. estudei e foquem em um destes itensq ue iram ganhar grana

É acho que o conselho do amigo de ser Mr. Olimpia esta mais viavel viu, outra coisa que odeio em TI são os troxa que aceitam trabalhar igual escravo e ganhar R$1.500,00 por isso =T

Postado (editado)

É foda, tenho MCP e CCNA e nunca ganhei mais de 1,5k, TI nunca mais.

Oloko Foxt ... Eu tenho diploma de Bacharel de Ciencia da Computação ... Comecei agora minha pós graduação (Só to fazendo porque a empresa tá bancando - Segurança e Gerencia de Redes de COmputadores) ... moro numa cidade com 60 mil habitantes e to ganhando mais que 1.5k kra ... + VT + VR + Convenio + Pós(+Gasolina + Pedagio) !

To ganhando mtu bem levando isso tudo em consideração !

também sou adminitrador de redes... quase formando mas não ganho bem

:/

tem CCNA?

O seu ganhar bem é próxio de quanto?

Não tenho CCNA ... pretendo tirar isso depois da Pós...

Editado por WillarD
Postado

Apesar de todas as exigências que fazem, hoje em dia o que vale a pena mesmo é programação, estava lendo e relendo esta vaga que lhe mandaram e todas essas exigências é rara excessão, pois visito sites frequentemente com vagas em TI e nunca vi tanta exigência, no máximo umas 5 linhas de exigências. Apesar de eu não gostar de programar, tenho que confessar que o mercado de TI está muito em ALTA.

Abração!

Obs: Gostei do tópico para discussão de TI

Postado

Não quero ofender ninguém, mas TI é coisa de masoquista. A remuneração dos profissionais desvaloriza da mesma forma que o hardware e software, e na mesma proporção as exigências aumentam.

Ficar se atualizando a cada framework, a cada onda tecnológica, a cada sistema operacional e jogando no lixo todo o investimento anterior é revoltante até mesmo para quem não é da área.

Pior é o que acontece na Índia e China. Os profissionais de lá ganham centavos por hora, e trabalham o dobro que os brasileiros e americanos e com apenas 10 feriados por ano e sem férias. Ainda existem isenções fiscais para qualquer um que deseje instalar um pólo industrial/tecnológico por lá, o que faz com que as empresas privadas e os governos terceirizem o serviço nestes países.

Tenso...

Não sei se concordo contigo tijolo. Pois esse negócio de ficar sempre atualizando na MINHA opinião é besteira. Os softwares, por exemplo, se tu manja de uma linguagem de programação (java, por exemplo), tu não vai precisar ficar se atualizando nas linguagens, até por que QUANDO sai uma atualização, a linguagem não é mudada drasticamente, a ponto de você correr para cursos e tal. Exemplificando: Se você sabe mesmo programar em uma linguagem, você conseguirá emprego, não deixará de conseguir um por que não está "atualizado".

Em questão de hardware, esse mercado sim é que está muito defasado, hoje em dia qualquer computador que iremos comprar, no manual vem o seguinte: Insira o cabo verde, no buraco verde, insira a memória no slot para memória (sendo que no manual vem desenhos muito bem explicados, entende?) Então hoje em dia qualquer um monta um computador ou troca peças olhando no google.

Hoje pela manhã eu estava em um curso de especialização em SCRUM (Metodologia ágil) e o professor explicando que hoje em dia software está em TUDO, não há uma profissão que você não tenha que mexer com softwares gerenciais.

Eu ainda acho a carreira de informática muito promissora.

Você sabe quanto eles pagam para você ser um consultor SAP (Software de gerenciamento) ? no mínimo 7 mil reais - Um gerente de uma equipe ganha em torno de 15 mil reais.

Você sabe quanto ganha um DBA (Administrador de Banco de Dados) de uma grande empresa? Em torno de 12 mil reais.

Volto a dizer, este mercado é muito promissor, basta qualificar-se (Não é uma coisa barata). Pesquisas revelam que até 2014 se eu não me engano, terá um déficit de 800 mil profissionais de TI, mas isso não é o fato de ganhar "mais ou menos" e sim de entrar na faculdade achando que vai aprender a mexer no orkut, msn e facebook avançado. A área requer muita dedicação e gosto pela área!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...