Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A "fichinha básica" que serve pra 90% dos iniciantes.


lorenzo_EP

Posts Recomendados

Em 14/04/2024 em 22:46, TiaGoDF disse:

Boa noite, esse treino serviria para uma pessoa que tem problema de coluna (protusão discal)? o medico pediu que de inicio evitasse exercicios livres, para nao correr o risco de machucar mais a coluna.

 

Em 11/03/2024 em 16:59, lorenzo_EP disse:

Então vou deixar uma sugestão de treino AB2x, que pode servir de base pra quase qualquer iniciante na academia, desde que ele não tenha limitações pra determinados movimentos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 11/03/2024 em 16:59, lorenzo_EP disse:

Pessoal, antes de mais nada deixo claro que treinamento deve ser sempre individualizado - simplesmente não existe uma fórmula que sirva pra todo mundo.

 

Mas... o que me levou a postar esse tópico foi que diariamente vemos iniciantes entrando no fórum e mostrando planos de treinamento mirabolantes, elaborados por eles mesmos, ou pedindo, na cara de pau, pra alguém criar uma "ficha de treino" pra eles.

 

O fórum já tem um menu "treinos para hipertrofia" com opções pra todos os gostos. Porém, na minha opinião, nenhuma ficha sugerida lá é ideal pra grande maioria dos iniciantes em musculação. A que mais se aproxima disso é a AB2x, que mesmo assim tá desequilibrada. Então vou deixar uma sugestão de treino AB2x, que pode servir de base pra quase qualquer iniciante na academia, desde que ele não tenha limitações pra determinados movimentos.

 

Vamos lá, o treinamento seria dividido em 4 sessões semanais, 2 para inferiores e 2 para superiores:

 

A1

Supino reto 3 x 8 a 10

Puxada alta frontal 3 x 8 a 10

Desenvolvimento 3 x 8 a 10

Elevação lateral 3 x 10 a 12

Tríceps testa 4 x 10 a 12

Bíceps martelo 4 x 10 a 12

 

B1

Agachamento 3 x 8 a 10

RDL 3 x 8 a 10

Extensora 3 x 10 a 12

Flexora 3 x 10 a 12

Panturrilhas em pé 5 x 12 a 15

 

A2

Remada curvada 3 x 8 a 10

Supino inclinado 3 x 8 a 10

Remada aberta 3 x 8 a 10

Posterior de ombros 3 x 10 a 12

Rosca direta 4 x 10 a 12

Tríceps francês 4 x 10 a 12

 

B2

Stiff 3 x 8 a 10

Legpress 3 x 8 a 10

Flexora 3 x 10 a 12

Extensora 3 x 10 a 12

Panturrilhas sóleo 5 x 12 a 15

 

Não quis especificar uma variação pra cada exercício, deixo pra cada um escolher as suas.

 

Exemplos: o supino reto pode ser com barra, com halteres, ou numa boa máquina articulada, ou substituído por flexões... a puxada alta pode ser substituída por barra fixa, pra quem consegue fazer, ou graviton... a remada curvada pode ser substituída por qualquer remada baixa, em uma máquina articulada ou em polia... o tríceps testa pode ser com a barra W, ou unilateral com halteres... o agachamento pode ser livre, ou na barra guiada, ou no hack... e assim por diante.

 

O volume tá baixo? Sim.. é bem melhor começar dessa forma e ir subindo aos poucos, mantendo progressão, do que começar com volume no talo e não sair do lugar.

 

Enfim, fica essa sugestão (não é uma prescrição), que acredito que atende à imensa maioria dos iniciantes pros primeiros 6-12 meses de treinamento.

 

Por fim, deixo bem claro que a melhor opção sempre vai ser procurar orientação profissional, que vai ser capaz de fazer uma avaliação prévia pra prescrever o treinamento ideal, e acompanhar o passo a passo do indivíduo no processo.

 

EDIT: criei esse tópico pensando em iniciantes homens, mulheres normalmente dão prioridade pra membros inferiores e suportam um volume de treinamento um pouco maior.

 

se no início meus professores tivessem me dado essa ficha, rapaz hoje eu era alguém feliz.

o que me pega é que eles me deram um fb fb, até aí ok, o problema é que não deu 3 meses e já trocaram pra abc2x (e a troca era feita a cada 2 a 3 meses)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/04/2024 em 08:22, lorenzo_EP disse:

 

O pior é esse detalhe.

 

eles não trocavam o modelo (abc2x), e sim só os exercícios, mas ainda assim mal dava tempo pra eu me adaptar, e como não anotava nada, eu mal tinha percepção de carga 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/04/2024 em 12:23, Renan Henrique disse:

eles não trocavam o modelo (abc2x), e sim só os exercícios, mas ainda assim mal dava tempo pra eu me adaptar, e como não anotava nada, eu mal tinha percepção de carga 

Para que trocar exercicios ? 

Ainda não entendi a razão de o pessoal andar sempre a trocar de exercício.

 

Tem malta que faz o mesmo exercicio anos e anos seguidos , e tem malta que altera o exercicio , so porque sim . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/04/2024 em 10:32, Nunomoreira disse:

Para que trocar exercicios ? 

Ainda não entendi a razão de o pessoal andar sempre a trocar de exercício.

 

Tem malta que faz o mesmo exercicio anos e anos seguidos , e tem malta que altera o exercicio , so porque sim . 

CREIO EU que seja pra efeito psicológico mesmo, meio que uma motivação a mais do tipo "nossa, dessa vez vou fazer um exercício diferente, que empolgação!". Na mente de algumas pessoas, funciona, eu mesmo acreditava que trocando o treino a cada 2 meses era eficaz pra hipertrofiakkkk

Claro que depende da adaptação individual de cada um, mas pra mim pelo menos era um terror ter que aprender, a cada 2 meses, a como fazer x novo exercício.

Editado por Renan Henrique
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/03/2024 em 16:59, lorenzo_EP disse:

Pessoal, antes de mais nada deixo claro que treinamento deve ser sempre individualizado - simplesmente não existe uma fórmula que sirva pra todo mundo.

 

Mas... o que me levou a postar esse tópico foi que diariamente vemos iniciantes entrando no fórum e mostrando planos de treinamento mirabolantes, elaborados por eles mesmos, ou pedindo, na cara de pau, pra alguém criar uma "ficha de treino" pra eles.

 

O fórum já tem um menu "treinos para hipertrofia" com opções pra todos os gostos. Porém, na minha opinião, nenhuma ficha sugerida lá é ideal pra grande maioria dos iniciantes em musculação. A que mais se aproxima disso é a AB2x, que mesmo assim tá desequilibrada. Então vou deixar uma sugestão de treino AB2x, que pode servir de base pra quase qualquer iniciante na academia, desde que ele não tenha limitações pra determinados movimentos.

 

Vamos lá, o treinamento seria dividido em 4 sessões semanais, 2 para inferiores e 2 para superiores:

 

A1

Supino reto 3 x 8 a 10

Puxada alta frontal 3 x 8 a 10

Desenvolvimento 3 x 8 a 10

Elevação lateral 3 x 10 a 12

Tríceps testa 4 x 10 a 12

Bíceps martelo 4 x 10 a 12

 

B1

Agachamento 3 x 8 a 10

RDL 3 x 8 a 10

Extensora 3 x 10 a 12

Flexora 3 x 10 a 12

Panturrilhas em pé 5 x 12 a 15

 

A2

Remada curvada 3 x 8 a 10

Supino inclinado 3 x 8 a 10

Remada aberta 3 x 8 a 10

Posterior de ombros 3 x 10 a 12

Rosca direta 4 x 10 a 12

Tríceps francês 4 x 10 a 12

 

B2

Stiff 3 x 8 a 10

Legpress 3 x 8 a 10

Flexora 3 x 10 a 12

Extensora 3 x 10 a 12

Panturrilhas sóleo 5 x 12 a 15

 

Não quis especificar uma variação pra cada exercício, deixo pra cada um escolher as suas.

 

Exemplos: o supino reto pode ser com barra, com halteres, ou numa boa máquina articulada, ou substituído por flexões... a puxada alta pode ser substituída por barra fixa, pra quem consegue fazer, ou graviton... a remada curvada pode ser substituída por qualquer remada baixa, em uma máquina articulada ou em polia... o tríceps testa pode ser com a barra W, ou unilateral com halteres... o agachamento pode ser livre, ou na barra guiada, ou no hack... e assim por diante.

 

O volume tá baixo? Sim.. é bem melhor começar dessa forma e ir subindo aos poucos, mantendo progressão, do que começar com volume no talo e não sair do lugar.

 

Enfim, fica essa sugestão (não é uma prescrição), que acredito que atende à imensa maioria dos iniciantes pros primeiros 6-12 meses de treinamento.

 

Por fim, deixo bem claro que a melhor opção sempre vai ser procurar orientação profissional, que vai ser capaz de fazer uma avaliação prévia pra prescrever o treinamento ideal, e acompanhar o passo a passo do indivíduo no processo.

 

EDIT: criei esse tópico pensando em iniciantes homens, mulheres normalmente dão prioridade pra membros inferiores e suportam um volume de treinamento um pouco maior.

 

 Bom dia, ja perguntei em outro post seu porém, sem querer ser chato mas ja sendo. Estou tentando tirar minhas duvidas antes de trocar meu treino. Treino 5x na semana por ACHAR que seria melhor que 4x (ja seria outra duvida). Poderia ser A1, B1, A2, folga B2 e A1? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/04/2024 em 01:13, Diogo.Rj disse:

 Bom dia, ja perguntei em outro post seu porém, sem querer ser chato mas ja sendo. Estou tentando tirar minhas duvidas antes de trocar meu treino. Treino 5x na semana por ACHAR que seria melhor que 4x (ja seria outra duvida). Poderia ser A1, B1, A2, folga B2 e A1? 

5x = ABC sequencial (treina 3 descansa 1, treina 2 descansa 1) ou ABC + U/L

4x = Upper/Lower 2x

 

Treinar mais não é sinônimo de mais hipertrofia, colocar mais dias de treino e não regular o volume também não funciona corretamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/04/2024 em 01:13, Diogo.Rj disse:

Treino 5x na semana por ACHAR que seria melhor que 4x (ja seria outra duvida). Poderia ser A1, B1, A2, folga B2 e A1? 

 

Treinar 5x não é melhor do que treinar 4x, nem o contrário. Depende do plano todo. Essa ficha do treino foi pensada pra 4x por semana, pra 5x existem opções melhores. 

 

Treinar mais dias não dá mais resultados, e nem acelera o processo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus caros, as vezes o óbvio não está tão óbvio, então perdoe a  ingenuidade, estou montando e ajustando meu treino, pq percebi que meu treino de anos 90 está uma bela bo***.

 

 

O treino que vinha fazendo era A/B/CD/cardio e recomeçava sem pausa (7/7), apesar de não sentir fadiga e estar bem disposto, vejo pelos relatos de vcs que esta definitivamente não é a melhor estratégia.

 

Quando vcs falam no dia de folga, é só do treino? Ou pode um cardiozinho (esteira, cardio, escada, caminhada livre, etc...)? 

 

Minha ideia é montar o seguinte treino (ainda não vou colocar séries e quantidades p/ analisarem). Neste momento meu foco será diminuir o BF e depois hipertrofia.

 

Segunda - treino A - Peito/Biceps

Terça - Treino B - Costa/Triceps

Quarta - só cardio

Quinta - Treino C - Pernas

Sexta - Treino D - Ombro, antebraço e ABS

Sábado - só cardio

Domingo - sem atividade? 

 

Obs.: O treino que faço é bem parecido com o sugerido, exceto pelo stiff que ainda sinto vergonha em executar.

Editado por all_kr
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...