Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posso iniciar meu bulking sem ter chegado à 10/12% de gordura?


dre.tts

Posts Recomendados

Boa tarde, galera. Sou novo no fórum, apesar de sempre ler alguns relatos por aqui. Já peço desculpas caso esteja infringido alguma regra.

 

A questão é a seguinte: Comecei a musculação há 3 anos, saí de 46kg à 76kg, tenho 1,65cm de altura. 

Quando atingi 76kg estava com 25% de BF, mas beleza, iniciei o cutting. Hoje completam 50 dias desde que iniciei o deficit calórico, a última bioimpedancia que fiz estava marcando 18,8% de gordura corporal, com aumento de 800g de massa muscular, peso estava em 72,7kg.

Agora estou com 71kg, mas sinto que se eu perder mais peso, vou ficar muito pequeno/magrelo, não tenho tanta massa assim. 

Queria tirar essa dúvida, vocês que já passaram por esse processo acham que eu devo prosseguir no cutting ou já iniciar um bulking cautelosamente?

Se puderem dar alguma dica, também agradeço. Vou deixar uma foto comparativa aqui embaixo.

 

[img] https://uploaddeimagens.com.br/imagens/acndWX0 [/img] 

Editado por dre.tts
Link não estava funcionando
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

No seu lugar, eu ficaria entre 2 opções.

 

Manutenção alternada com pequenos déficits durante MESES, pra fazer uma recomposição corporal ou a que eu escolheria por ser mais rápida que é:

 

Esse peso que você ganhou foi grande parte banha e retenção (tem que rever sua dieta e treino após consertar isso). Eu continuaria em déficit, pelo menos uns 5kg a menos pra depois voltar do 0 e fazer o negócio bem feito.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu preferiria ficar magrelo e começar a crescer aos poucos , um shape com qualidade mesmo não sendo grande faz uma enorme diferença estética .

 

No seu caso eu tentaria abaixar o BF um pouco mais, talvez colocar na faixa de 12 % e com calma ir ganhando massa muscular, se você perder massa no processo de emagrecimento, recupera depois , vai se sentir bem melhor estando com o BF menor, mesmo que fique com o aspecto de magrelo inicialmente, mas faça oque seu coração mandar e te agradar . Abraços tenha uma ótima tarde

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/11/2023 em 12:56, HeiseN_ disse:

No seu lugar, eu ficaria entre 2 opções.

 

Manutenção alternada com pequenos déficits durante MESES, pra fazer uma recomposição corporal ou a que eu escolheria por ser mais rápida que é:

 

Esse peso que você ganhou foi grande parte banha e retenção (tem que rever sua dieta e treino após consertar isso). Eu continuaria em déficit, pelo menos uns 5kg a menos pra depois voltar do 0 e fazer o negócio bem feito.

 

a segunda opção realmente é a mais interessante e até mais fácil de prever o resultado e não errar. eu realmente ganhei muita gordura. na realidade eu nunca cheguei a fazer dieta de bulking de fato, eu só comia bastante e não contabilizava os macros.

mas é isso, vou secar bastante e começar um bulking de verdade, partindo do zero, e tendo consciência pra não cometer o mesmo erro que só me fez perder tempo.

é aquela coisa né, errando que se aprende, mas o importante é continuar. daqui uns meses volto aqui pra compartilhar os resultados. obrigado pela resposta! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/11/2023 em 13:03, P.Ribeiro disse:

Eu preferiria ficar magrelo e começar a crescer aos poucos , um shape com qualidade mesmo não sendo grande faz uma enorme diferença estética .

 

No seu caso eu tentaria abaixar o BF um pouco mais, talvez colocar na faixa de 12 % e com calma ir ganhando massa muscular, se você perder massa no processo de emagrecimento, recupera depois , vai se sentir bem melhor estando com o BF menor, mesmo que fique com o aspecto de magrelo inicialmente, mas faça oque seu coração mandar e te agradar . Abraços tenha uma ótima tarde

Vai ser o que vou fazer, amigo. Realmente essa é a melhor estratégia pra mim. Não adianta começar um bulking agora se logo logo

vou ficar balofo e insatisfeito. Mais um mês e meio de cutting e eu acredito que consigo chegar nesse resultado. Obrigado pela resposta! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/11/2023 em 20:24, dre.tts disse:

Vai ser o que vou fazer, amigo. Realmente essa é a melhor estratégia pra mim. Não adianta começar um bulking agora se logo logo

vou ficar balofo e insatisfeito. Mais um mês e meio de cutting e eu acredito que consigo chegar nesse resultado. Obrigado pela resposta! 

na musculação um mês e meio nao se nota quase diferença nenhuma no corpo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/11/2023 em 12:57, dre.tts disse:

Agora estou com 71kg, mas sinto que se eu perder mais peso, vou ficar muito pequeno/magrelo, não tenho tanta massa assim. 

Queria tirar essa dúvida, vocês que já passaram por esse processo acham que eu devo prosseguir no cutting ou já iniciar um bulking cautelosamente?

 

Não se apegue a peso. (Eu tenho 1,67 e 92kg. Mas pareço 2x maior quando estou com 82kg)

 

71kg com BF médio/alto parece menor que 65kg com BF baixo.

Baixe seu BF até enxergar o abdome, se vc tiver genética ruim pra abdomen definido basta baixar o BF até ficar com barriga chapada, sem pochete ou culote.

 

Depois disso vc começa a subir as calorias a cada 2 semanas até a manutenção por alguns meses, que é quando seu peso vai parar de subir por 2-3 semanas.

A partir daí vc pode considerar aumentar as calorias aos poucos.

 

Recomendo dividir seus macros em 50% carbos, 30% proteínas e 20% gorduras

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, poder? Tu pode…

 

agora, secar(mesmo que tu fique magrelo) e construir em cima de um shape seco é muito mais rápido e muito mais fácil de ir corrigindo do que trabalhar ganho de massa magra com bf alto…

 

fora que a proporção de ganho músculo/gordura quando tu tá seco é muito mais favorável de que quando tu tá com bf alto…

 

pela minha geralmente quem tem tenta ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo(tirando raríssimas exceções) são aquelas pessoas que passa anos e tão no mesmo shape…

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/11/2023 em 12:57, dre.tts disse:

Boa tarde, galera. Sou novo no fórum, apesar de sempre ler alguns relatos por aqui. Já peço desculpas caso esteja infringido alguma regra.

 

A questão é a seguinte: Comecei a musculação há 3 anos, saí de 46kg à 76kg, tenho 1,65cm de altura. 

Quando atingi 76kg estava com 25% de BF, mas beleza, iniciei o cutting. Hoje completam 50 dias desde que iniciei o deficit calórico, a última bioimpedancia que fiz estava marcando 18,8% de gordura corporal, com aumento de 800g de massa muscular, peso estava em 72,7kg.

Agora estou com 71kg, mas sinto que se eu perder mais peso, vou ficar muito pequeno/magrelo, não tenho tanta massa assim. 

Queria tirar essa dúvida, vocês que já passaram por esse processo acham que eu devo prosseguir no cutting ou já iniciar um bulking cautelosamente?

Se puderem dar alguma dica, também agradeço. Vou deixar uma foto comparativa aqui embaixo.

 

[img] https://uploaddeimagens.com.br/imagens/acndWX0 [/img] 

 

Esqueça suas preocupações em parecer pequeno.

 

Construção muscular leva anos.

 

Vamos colocar que bf ateh uns 15% ainda deixa o visual ok.

 

Sendo assim, começar um bf acima disso ou muito perto não faz lá muito sentido, já que o seu bf necessariamente irá subir em bulk, e precisa subir, pois sem supersvit calórico não há crescimento muscular. 

 

Baixe mais seu bf, independente de se achar pequeno. Eh o correto a se fazer.

 

Com o bf em 12 ou abaixo disso, se mantenha em manutenção por umas 4 semanas.

 

Comece seu bulk, leve e gradual. 300kcal acima da manutenção já está ótimo. Comece a ganhar peso devagar, e o mais importante, massa muscular. A hora que o bf chegar perto dos 15%, não faça cutting, ou vai mandar oque ganhou embora. Traga a dieta pra manutenção, aumente o cardio. Isso por si soh fará seu bf descer denovo. Reinicie o bulk, e assim por diante.

 

Esse processo vai te levar uns 2 ou 3 anos, mas vai construir massa muscular e manter a qualidade visual durante todo o processo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...