Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Biotipo realmente existe ?


Vyctorfreire
Ir para solução Solucionado por FarplayZ ,

Posts Recomendados

Existe, mas não na musculação/nutrição. Esse modelo de biotipos foi desenvolvido por um psicólogo para descrever o comportamento de criminosos, ou seja, nada a ver com desenvolvimento muscular na academia. Existem outras questões genéticas mais importantes do que olhar apenas para o fenótipo, exemplo: quantidades de receptores androgênicos nos músculos, número de células satélites, capacidade dessas células adicionarem novos mionúcleos, miostatina, proporção de fibras tipo I e tipo II, etc.

 

Esquece essa coisa de biotipo, isso não serve pra absolutamente NADA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 28/01/2023 em 20:36, Fox disse:

Existe, mas não na musculação/nutrição.

Então por que centenas de artigos científicos, inclusive desenvolvidos em universidades de elite e publicados em revistas de alto impacto, ainda utilizam o conceito?
https://scholar.google.com.br/scholar?as_ylo=2022&q=somatotype&hl=pt-BR&as_sdt=0,5

 

Em 28/01/2023 em 20:36, Fox disse:

quantidades de receptores androgênicos nos músculos, número de células satélites, capacidade dessas células adicionarem novos mionúcleos, miostatina, proporção de fibras tipo I e tipo II, etc

Mas nenhum desses parâmetros dá pra saber só batendo o olho em alguém e algumas nem com exame. Por outro lado é fácil classificar uma pessoa com ossos longos, baixa massa corporal a vida inteira e metabolismo acelerado como "ectomorfo", ou alguém com estrutura óssea mais larga, alta massa a vida inteira e metabolismo lento como "endomorfo".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/01/2023 em 20:57, Super Ogro disse:

Então por que centenas de artigos científicos, inclusive desenvolvidos em universidades de elite e publicados em revistas de alto impacto, ainda utilizam o conceito?
https://scholar.google.com.br/scholar?as_ylo=2022&q=somatotype&hl=pt-BR&as_sdt=0,5

 

Mas nenhum desses parâmetros dá pra saber só batendo o olho em alguém e algumas nem com exame. Por outro lado é fácil classificar uma pessoa com ossos longos, baixa massa corporal a vida inteira e metabolismo acelerado como "ectomorfo", ou alguém com estrutura óssea mais larga, alta massa a vida inteira e metabolismo lento como "endomorfo".

 

Dá uma olhada nos artigos que você encontrou na busca, todos eles utilizam o modelo de biotipo apenas para classificar, principalmente atletas de alguma modalidade específica. Mas qual a aplicabilidade disso em pessoas que treinam musculação e fazem dieta? Não existe indicação de treino x ou y, ou dieta x ou y para cada biotipo.

 

Inclusive, uma pessoa pode ser classificada como ectomorfo e ter aquelas características fisiológicas positivas que citei na minha resposta, em questão de meses treinando ela fará o teste de novo e num passe de mágicas ela se transforma num mesomorfo.... ou um gordinho que começa a fazer exercício e ajusta a alimentação, o antes endomorfo pode se transformar no ectomorfo (ou meso) por causa da nova composição corporal. Você ter a canela fina ou grossa não determina o quanto você pode desenvolver, já as características que citei sim. Conclusão: ao invés de fazer testes e classificações (que muitas vezes funcionam negativamente como crenças limitantes), a pessoa precisa treinar de forma consistente pra descobrir o seu verdadeiro potencial genético.

 

Eu mesmo já fiz esse teste e já obtive os 3 biotipos predominantes por causa de variações na composição corporal.

 

Fica a reflexão: qual a utilidade dos biotipos no nosso contexto?

Editado por Fox
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que existe é pessoas altamente responsiva, normalmente responsiva e os horrivelmente responsivos. Esses últimos conseguem até perder músculo treinando.

 

O resto é bobeira e tu só vai saber se é altamente responsivo ou normalmente treinando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/01/2023 em 11:47, Fox disse:

Mas qual a aplicabilidade disso em pessoas que treinam musculação e fazem dieta?

A mesma, classificar. É mais comum que um cara "endo" tenha problemas com sobrepeso e excesso de gordura, enquanto pra um "ecto" o principal problema pode ser falta de massa muscular. Claro que tudo isso é muito individual, e aí começa as putarias de "endo-meso", "ecto-meso", etc., é impossível classificar o corpo de todas as pessoas em 3 caixinhas. Mas também me parece inegável que alguns indivíduos caem muito claramente nesses extremos.

 

Em 29/01/2023 em 11:47, Fox disse:

Inclusive, uma pessoa pode ser classificada como ectomorfo e ter aquelas características fisiológicas positivas que citei na minha resposta, em questão de meses treinando ela fará o teste de novo e num passe de mágicas ela se transforma num mesomorfo.... ou um gordinho que começa a fazer exercício e ajusta a alimentação, o antes endomorfo pode se transformar no ectomorfo (ou meso) por causa da nova composição corporal.

Claro, é absurdo entender biótipo como uma restrição natural inviolável, ele é o estado no qual se está e é mutável ao longo da vida. Mas, de novo, algumas pessoas tem metabolismo acelerado e podem ter dificuldade em ganhar peso mesmo comendo muito, enquanto outros lutam pra perder peso mesmo comendo pouco. Tenho certeza que tu também já pegou casos desses tipos. No caso dos "ectos" não é só canela fina, pulso ou pescoço fino, mas também toda a estrutura óssea mais enxuta, músculos alongados, metabolismo rápido, enfim, todo o conjunto.
 

Em 29/01/2023 em 11:47, Fox disse:

Conclusão: ao invés de fazer testes e classificações (que muitas vezes funcionam negativamente como crenças limitantes), a pessoa precisa treinar de forma consistente pra descobrir o seu verdadeiro potencial genético.

Eu concordo plenamente que é super comum usar esses conceitos pra justificar crenças limitantes. O "não ganho peso porque sou ecto" ou "não consigo emagrecer porque sou endo", quando em >90% dos casos é problema com treino, dieta ou estilo de vida. Mas, ainda assim, não me parecem conceitos totalmente inúteis se usados corretamente e para o que servem, classificar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe, mas diz nada sobre como você vai ser, treinar ou comer. E mesmo que tivesse peso, dificilmente teria nos dias atuais. Estamos no século 21, 99.9% dos seres humanos não dependem única e exclusivamente de suas características físicas para viver de forma específica, é aí que variáveis como ambiente e alimentação ficam à frente do somatotipo.

 

Outra coisa que vejo poucos falarem: os somatotipos de Sheldon foram observados apenas em populações europeias, quando outros autores observaram os tipos de Sheldon em populações não-europeias foi bem difícil de identificar os tipos nesses povos. Se você tem interesse em algum tipo de característica corporal mensurável e que diz um pouco mais sobre performance em esportes, busque sobre a regra de Allen.

 

Eu fui obeso em parte da adolescência, cheguei até obesidade 2, e mesmo nesse estado o meu somatotipo era ectomorfo em qualquer teste ou cálculo que eu fizesse. Mas eu tenho certeza que se eu ainda fosse gordo ia ter alguém falando que eu era endomorfo, que só emagreceria fazendo cardio em jejum, etc - coisa que falavam no passado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A cada X tempo esse assunto volta a tona aqui no fórum.

 

Fui ecto ateh aprender a comer. Depois virei meso. Hoje termino bulk endo, e depois faço cutting e volto a ser meso. 

 

Conclusão? Perda de tempo sem tamanho se preocupar com isso, não tem relevancia nenhuma pra musculação nem pra se construir um shape, seja ele qual for. Gastem neurônios com algo que traga alguma relevância pra prática de vcs.

 

Não estou sendo ofensivo caso alguém queria citar, são somente fatos mesmo, nada mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...