Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Biotipo realmente existe ?


Vyctorfreire
Ir para solução Solucionado por FarplayZ ,

Posts Recomendados

Boa noite guerreiros, sempre fui muito confuso em relação a esse assunto, muitas pessoas falam que biotipo existe e que influencia muito, porém grandes influenciadores de musculação, nutrição etc, falam que isso não existe.

Não sei bem no que acreditar,outro fator importante também que me faz duvidar, é nunca me encaixar em nenhum, tenho aparência magra, porém tenho meus ombros mais largos que minha cintura, dizem que ectomorfo são altos, mas tenho apenas 166 e quando faço bulking certinho, consigo ganhar de 4 a 5kg em 1 mês, consigo manter, porém se eu fico sem fazer durante umas 3 semanas ou 4 eu já perco uns 2kg, enfim, não sei o que sou 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 24/01/2023 em 03:45, FarplayZ disse:


Eu não me prenderia a esses conceitos, principalmente para seguir sua dieta e treino.


Nem todo mundo precisa ser classificado em um único "biotipo", já que na verdade a classificação leva em conta diversas proporções de cada dimensão. Então, ao invés de pensar nessa classificação como 3 pontos distintos, deve-se visualizá-la como essa figura triangular/piramidal abaixo (conhecida como somatocarta), com diversos pontos possíveis onde você pode se encaixar.
O conceito que deu origem ao nome popular (Biotipo) na verdade se chama Somatotipo. E é mais parecido com um estado (você pode transitar entre os 3 pontos).

spacer.png


Gosto dessa frase: 

Seu biotipo não define você; você define seu biotipo.

Vou deixar a fonte dessas respostas logo abaixo. Vale a pena a leitura.
 

Fonte: 

https://www.muscunacao.com/2020/03/seu-biotipo-nao-importa.html

 

Perfeito, muito obg por essa explicação meu mano 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, pra mim essa história tem 2 lados. Um deles é que é indiscutível que existem alguns padrões corporais: algumas pessoas são naturalmente magras, tem dificuldade em ganhar massa, estrutura óssea fina/alongada, metabolismo acelerado, etc.; outras são o oposto, dificuldade em manter a massa sob controle, estrutura óssea larga, metabolismo lento; e, por fim, tem aquelas que ficam no meio termo. Faz sentido chamar essas pessoas de ecto, endo e mesomorfas, respectivamente? Pode ser que sim. Isso se alinha aos somatotipos estudados cientificamente e é inegável que alguns corpos são mais adequados pra certas modalidades esportivas. Obviamente essas divisões são "lúdicas" e não significam que não existam pessoas com biotipos intermediários ou que não se encaixem em nenhum.

O outro lado é que tem gente que usa isso como desculpa pra permanecer na inércia ou no fracasso. "Não consigo perder peso porque sou endo", "não consigo ganhar massa porque sou ecto", etc. Isso sim é balela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...