Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Periodização de treino


GigaChad

Posts Recomendados

Estou no momento em cutting e gostaria de saber mais sobre periodização de treino... Pesquisei bastante sobre mas ainda restam dúvidas a respeito disso.
Se possível alguém poderia me explicar como funciona o treinamento durante bulking, cutting e até mesmo oque é um treino regenerativo?
Gostaria de entender pois eu mesmo monto meu treino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em bulking você tem que ter intensidade + volume para hipertrofiar. Pode usar técnicas avançadas se quiser, treinar de 4 a 6 dias  e o cardio ajuda  a manter a sensibilidade a insulina elevada.

 

Em cutting você reduz um pouco o volume, afim de manter a intensidade, para que seu corpo mantenha o máximo de massa magra possível. E o cardio entra mais como gasto calórico, então tem que ser bem calculado. Em cutting você pode adotar estratégias como treinar 3 dias e descansar 1, ou do jeito que se adaptar melhor, para minimizar o decréscimo da performances.

 

Treino regenerativo é quando você sente sintomas de excesso de treino, como dores articulares, dificuldade de subir cargas e fadiga geral.

 

Editado por frankx
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/01/2023 em 12:24, mzampieri disse:

Assim, depende muito de como seu corpo funciona, em bulking coloco 4 dias de treino e cardio bem moderado 2x 30min na semana. Pois meu dia a dia é bem corrido no trabalho e consequentemente o meu gasto calórico é bem elevado, então priorizo gastar menos calorias durante a semana e não me desgastar tanto. Em cutting já aumento pra 5x na semana o treino e cardio coloco 3x de 45min mais intenso. Eu estou fazendo 3 semanas on e 1 semana de deload.

No deload coloco um PPL( pull, push e legs) com 80%/75% da carga convencional, faço de 12~15 reps sem chegar a falha e tiro os cardios neste dia (no cutting mantenho o cardio porém diminuo a intensidade dele).  Para achar a semana que entra bem um deload, vai tocando de semana em semana o treino e quando vc ver que começa a cair carga ou repetições, ter que descansar mais nos intervalos de série e se sente indisposto no decorrer do dia, está na hora de botar um deload... 

 

Resumindo, é muito individual, vai muito de feeling, negócio é ir testando e ver oq vai ser melhor pra vc. 

 

edit: O maior erro do pessoal em bulking é treinar muito e descansar pouco. 

Pq ir menos dias durante o Bulking se em superavit o treino rende mais e a recuperação é mais rápida? Alguma estrategia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/01/2023 em 13:32, Bonazinho disse:

Pq ir menos dias durante o Bulking se em superavit o treino rende mais e a recuperação é mais rápida? Alguma estrategia?

Justamente pra manter o superávit, se treinar de mais vai ter que comer mais ainda pra manter um superávit e como você está em modo de construção é mais inteligente descansar mais, pois é no descanso que seu músculo cresce, você não vai diminuir intensidade do treino e sim a quantidade de dias indo pra academia.

Mas isso é pra mim que tenho uma rotina fodida, como falei acima, cada corpo é um corpo, isso funcionou muito bem pra mim, porém pode não funcionar pra alguem que trabalha sentado 8 horas por dia. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/01/2023 em 13:52, mzampieri disse:

Mas isso é pra mim que tenho uma rotina fodida, como falei acima, cada corpo é um corpo, isso funcionou muito bem pra mim, porém pode não funcionar pra alguem que trabalha sentado 8 horas por dia. 

É isso que as pessoas não entendem.

Periodização é TOTALMENTE individual.

A formulação do volume de treino é totalmente dependente da análise de vários fatores da rotina da pessoa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/01/2023 em 13:52, mzampieri disse:

Justamente pra manter o superávit, se treinar de mais vai ter que comer mais ainda pra manter um superávit e como você está em modo de construção é mais inteligente descansar mais, pois é no descanso que seu músculo cresce, você não vai diminuir intensidade do treino e sim a quantidade de dias indo pra academia.

Mas isso é pra mim que tenho uma rotina fodida, como falei acima, cada corpo é um corpo, isso funcionou muito bem pra mim, porém pode não funcionar pra alguem que trabalha sentado 8 horas por dia. 

Eu encaixo bem no final do seu texto, pra mim o bulking ano passado funcionou sendo bem volumoso de maneira geral, eu sempre fui 6 dias direto pra academia. Como passo o dia inteiro sentado, pra mim funciona dessa forma.

Editado por Bonazinho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/01/2023 em 14:00, Coach.Wagner disse:

É isso que as pessoas não entendem.

Periodização é TOTALMENTE individual.

A formulação do volume de treino é totalmente dependente da análise de vários fatores da rotina da pessoa.

EXATO! Eu treinava 6x na semana e via que meu físico não evoluia por nada... quando diminui volume e procurei aproveitar mais as idas na academia meu físico começou a mudar. Pessoal fica mto engessado em treino x ou dieta y, você tem que fazer oq melhor se encaixa na SUA rotina. 

 

Em 09/01/2023 em 14:00, Bonazinho disse:

Eu encaixo bem no final do seu texto, pra mim o bulking ano passado funcionou sendo bem volumoso de maneira geral, eu sempre fui 6 dias direto pra academia. Como passo o dia inteiro sentado, pra mim funciona dessa forma.

Exatamente mano, cada corpo é um corpo! Temos que nadar com a maré né hahahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...