Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Musculação: e se o objetivo for só qualidade de vida?


sanjuro

Posts Recomendados

Se já é difícil para muitas pessoas incorporar na rotina aquelas horas semanais de academia, incorporar todo o resto, que vai da alimentação a hábitos diversos (e passando por muito conhecimento necessário, vide esse fórum), pode ser ainda mais difícil.

 

Eu, particularmente, tô numa fase de repensar aquilo em que vale a pena investir tempo, dinheiro e energia. E aí a rotina de exercícios está sendo questionada (não o exercício em si, mas todo o resto que acompanha quando pensamos em desempenho e resultados).

 

Assim, a dúvida principal que trago aqui é a seguinte:

 

Tendo em vista que há todo um arsenal de ‘recomendações essenciais’ para quem faz academia e musculação, mas partindo do pressuposto que o objetivo da pessoa com a musculação seja qualidade de vida e saúde, e não resultados estéticos e de medidas, o que é que daquelas ‘recomendações essenciais’ seria realmente essencial?

 

Ou, abordando por outro viés,  até onde eu posso não me preocupar com as ‘recomendações essenciais’ e ainda assim ter benefícios de qualidade de vida e saúde através da musculação?

 

Cogito, enfim, a possibilidade de seguir uma perspectiva mais orgânica, espontânea mesmo, da prática da musculação. 

 

Perdoem o amadorismo, mas quando pensei em ‘recomendações essenciais’ pensei basicamente nos seguintes aspectos (alguns podem estar faltanto e outros podem nem ser uma recomendação essencial):

 

Alimentação:

- divisão e contagem de macros;

- consumo regular e moderado de álcool (que essencialmente não é ‘permitido’);

- suplementação (multivitamínico, principalmente).

 

Treino:

- preocupação com aspectos como volume, intensidade e progressão de carga (no sentido de que se espera estar sempre no ‘limite’ favorável à evolução);

- mudança períodica do treino (no contexto de evitar a estagnação);

- divisão de treino;

- a briga entre compostos e isoladores (no sentido de qual seria  melhor estratégia de combinação);

- treino em jejum (é extremamente prático para quem treina pela manhã logo ao acordar, mas, até onde sei, contraindicado no contexto da hipertrofia);

- a moderação nos aeróbicos (no contexto de não atrapalhar a hipertrofia).

 

Estilo de vida:

- sono (as  míticas 8 horas de sono diárias);

- estresse (no contexto de que temos de ‘vigiar’ dadas as consequências que lá na ponta afetam a hipertrofia);

- eventual acompanhamento hormonal.

 

Na minha modesta experiência desde que comecei a ler sobre musculação e afins, são essas coisas que fazem parte de um pacote de 'recomendações essenciais', aquilo com que inevitavalmente me deparei quando tentei bolar um plano de treino ou algumas metas a longo prazo, e que imagino ser também aquilo com que muitos se deparam. Mas, como dito ali em cima, sou amador e já antecipo que estou aberto a correções. 

 

Mas enfim, gostaria de ouvir opiniões sobre esses aspectos todos a luz dessa questão: o que é estritamente necessário seguir/adotar/se preocupar com, considerando que o objetivo não é ficar monstro, mas sim alcançar (e manter) a qualidade de vida e saúde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

certo,adorei tudo que foi dito,pois todos passamos por isso.

visando apenas qualidade de vida,parece tudo se tornar mais ''fácil'',você vai para academia 3x na semana cuida da alimentação,complementa sua dieta com um multivitamínico de qualidade,baixa o consumo de álcool e com isso tudo ganha autoestima,saúde e por consequência um corpo bonito,é claro nada comparado a um bodybuilder/fisiculturista até por que estes já ultrapassam limites do ''natural'' e não se tornam viáveis /saudáveis para um mero mortal.

então se seu objetivo é apenas qualidade de vida é simples encaixar na rotina exercícios diários que além da estética vão trazer benefícios de modo geral na sua vida em curto/médio e longo prazo.

 

agora se seu objetivo é ser um Mr olympia    dai meu filho,pode abandonar sua vida ''comum'' e dedicar-se 24hrs de sua vida a isso,pois fisiculturismo não apenas lazer ou uma atividade fisica é um estilo de vida que exige 100%  de você em todos aspectos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião, desde que vc mantenha certa consistência, o plano no geral não importa muito. Eu faria um fullbody 3x na semana, faria alguns cardios esporádicos também, tentaria manter uma ingestão boa de proteínas, manteria a maior parte da dieta limpa e tentaria ao menos comer certas verduras e legumes. Não contaria macros nem suplementaria, apenas usaria o bom senso e comeria bem. Sobre o alcool, desde que consumido com certa moderação não vejo o pq de atrapalhar o seu objetivo. Da sua lista, eu daria certa ênfase maior no aspecto do sono e do estresse, visto que esses contribuem diretamente com sua qualidade de vida, sendo a estética meramente consequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com os colegas. 

 

Visando apenas uma melhor qualidade de vida, "não há mto com o que se preocupar". Uma alimentação balanceada, algumas horas de sono e um treino relativamente simples vc já consegue melhorar sua qualidade de vida.

 

Onde treino tem uma cara que treina há 16 anos, ela não segue dieta, não faz treinos "insanos" e não abre mao das coisas que gosta e pelo que diz, está mto bem em todos os sentidos....mas em contra partida, sabe que não terá resultados expressivos esteticamente falando, mas que sem duvidas é/está melhor que pessoas sedentárias

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Treinaria 3x por semana um treino Fullbody, se desse vontade iria fazer um cardio num parque nos dias de descanso, tipo passear com o cachorro ou com sua família, comeria normalmente evitando apenas aquelas coisas que está no senso comum ( refrigerantes, gorduras trans) e só. Isso é qualidade de vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qualidade de vida vai de cada um, faça oque tens prazer em fazer, nada forçado, coma "limpo", o arroz com feijão e carne, mas se deu vontade de uma pizza vai lá e come tb, a vida deve ser vivida intensamente, e cada momento deve ser especial, se está com vontade de ir treinar hoje vai lá e capricha, mas se não está, não vá, isso vai gerar qualidade de vida, fazer oque gosta  sem arrependimentos depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...