Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Strength standards - Quão forte você é?


LuizLeandro

Posts Recomendados

1 hora atrás, Vecchio disse:

Rapaziada que tá começando a se empolgar com o tópico: CUIDADO.

 

Um powerlifter lida com 1RM o tempo todo. Há grind, há incertezas em temos de movimento corporal com as quais ele está acostumado.

 

Já o fella da maromba, eu sugiro utilizar um outro procedimento pra encontrar a sua 1RM.

 

Procure realizar 4RM, 5RM, por exemplo.

Em seguida, utilize uma fórmula que lhes permita chegar ao valor que seria a hipotética 1RM.

 

Neste site você poderá obter essa informação, ou seja: ao conseguir realizar cinco repetições (por exemplo) "no talo", você poderá entrar com essa informação para obter o que seria a hipotética 1RM.

 

Aí bate uma dúvida minha. Uma vontade que eu tenho é de só testar realmente o RM depois que eu estiver acostumado com treino de força, e usando cargas em torno de 90% ou 95% da RM. No meu treino atual eu uso, com base em cálculos pra 10RM, etc, em torno de 75% da minha 1RM (uso 70-80%, depende do exercício). Então não tenho muita vontade de ir pra 100% direto.

Editado por Pimpolhoman
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

11 minutos atrás, Pimpolhoman disse:

 

Aí bate uma dúvida minha. Uma vontade que eu tenho é de só testar realmente o RM depois que eu estiver acostumado com treino de força, e usando cargas em torno de 90% ou 95% do RM. No meu treino atual eu uso no máximo, chuto eu, uns 80% do meu RM. Então não tenho muita vontade de ir pra 100% direto.

 

É sua intenção se tornar um atleta de powerlifting? 

Se a resposta for 'não', há grandes chances de que você siga sua vida feliz, com suas periodizações percentuais tranquilas, sem nunca precisar realizar de fato uma 1RM.

 

Pra prever seus máximos, siga feliz e sem problemas com suas quatro ou cinco repetições. Quando o spotter realmente precisar chegar junto e ajudar na terceira, quarta ou quinta repetição, é hora de "diminuir uma repetição" e usar esse número na equação de predição de 1RM teórica.

 

Por exemplo, realizou cinco repetições completas e sem ajuda de 80 kg no supino. Precisou de ajuda do spotter pra completar a sexta repetição. 

Basta então entrar no site com 80 kg de carga e cinco repetições para prever uma 1RM teórica de 90 kg, segundo as fórmulas de predição.

 

Enfim, 1RM é coisa pra atleta. Fella maromba que está em fase de aumentar o volume muscular só precisa saber do que seja a sua 1RM teórica. Não precisa realizá-la na prática, pois há técnicas e principalmente riscos que só um atleta de alto desempenho precisa submeter-se.

 

O único cuidado a ser tomado é que as fórmulas de predição começam a perder a precisão no caso do praticante realizar um número acima de nove a dez repetições, ou seja, é melhor aumentar a carga e realizar umas cinco ou seis "no talo" pra chegar a uma estimativa mais precisa.

Editado por Vecchio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na lista das 10 coisas, só naum consegui fazer a prancha (acho que em treinos, usei ela no máximo 3-4 vezes, vou treinar só pra bater esse item xD )

 

Nos exercícios:


Agacho - avançado

Terra - excepcional (usei straps, entaum acho que naum vale)

Supino - avançado

Desenvolvimento - Proficiente - quaaaaaaaaaaaase avançado

Barra fixa - raramente uso e só com BW

 

Vamo cata o avançado em todos!!!

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Vecchio disse:

Rapaziada que tá começando a se empolgar com o tópico: CUIDADO.

 

Um powerlifter lida com 1RM o tempo todo. Há grind, há incertezas em temos de movimento corporal com as quais ele está acostumado.

 

Já o fella da maromba, eu sugiro utilizar um outro procedimento pra encontrar a sua 1RM.

 

Procure realizar 4RM, 5RM, por exemplo.

Em seguida, utilize uma fórmula que lhes permita chegar ao valor que seria a hipotética 1RM.

 

Neste site você poderá obter essa informação, ou seja: ao conseguir realizar cinco repetições (por exemplo) "no talo", você poderá entrar com essa informação para obter o que seria a hipotética 1RM.

 

Não tenho vontade de competir. No entanto quero ser forte. Como 100% da RM não tem muita utilidade em treinos, talvez eu use no máximo 90% no futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não recomendo ninguém fazer um teste de 1RM "puro". O melhor protocolo é algo do tipo:

  1. Faça umas séries de aquecimento com pesos cada vez mais altos;
  2. Coloque na barra um peso que você ache que consiga fazer entre 5 e 10 repetições;
  3. Faça 1 série e anote quantas repetições você conseguiu. Também não recomendo ir até a falha, mesmo com equipamentos de segurança e/ou ajudantes (deixe 1 ou duas repetições "no tanque");
  4. Espere meia hora e faça novamente (opcional). Se o número de repetições for diferente, use a média.
  5. Utilize uma calculadora online (ou um app de celular) para calcular sua 1 RM teórica. Essa é uma boa calculadora.

Pode não ser sua 1 RM verdadeira, mas é uma estimativa muito boa. Está mais próxima de uma 1 RM "basal", ou seja, um peso que você consegue levantar qualquer dia, mesmo naqueles dias em que você não está tão disposto. Sua 1 RM verdadeira seria aquela em que você levanta em competição, com 100% das condições favoráveis e toda a hype do momento. O que não significa que no dia seguinte você conseguiria levantar o mesmo peso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Pimpolhoman disse:

Como 100% da RM não tem muita utilidade em treinos

Acho que deve treinar seu SNC fazer 1RM, logico não sempre todo dia. Mas não tenho certeza.

 

Me sinto estranhos com essas referencias para ver o nivel de força, todos falam q é só fazer progressão de carga... eu venho ha um bom tempo e cada vez mais tentando melhorar meus levantamentos básicos, mas minhas progressões estão longe de evoluir como as de um iniciante, e com trabalho duro (e comendo direito) consigo evoluir semanalmente como um intermediário, mas nd muito expressivo. Não sei o que tenho feito de errado, treino, dieta ou descanso, minha técnica nos exercícios é boa e só tem melhorado tb.

 Além disso sou muito alto e por isso, pesado, foda levantar 110/115kg numa barra fixa (pelo menos pra mim, ainda) ou mais de 2xPC no terra ou agacho.

 

Em 26/08/2018 em 18:29, Vecchio disse:

O peso do individualismo.

 

"Antigamente"...treinava-se em turmas.

 

A própria academia oferecia alguns desafios. Havia barras pré-carregadas e soldadas com anilhas. Tinha a temida barra de "73 kg". A gente, aos dezesseis, dezessete anos, olhávamos para aquela "monstra" e ficávamos pensando "como tem gente que coloca ainda mais anilha nesse troço?"

 

A turma chegava pra treinar e contávamos as famigeradas quatro séries pra crescer (três de quinze era "´pra definir").

A cada série a famigerada anilha de dois quilos de cada lado tinha de ser colocada. Quem "morresse" antes das oito repetições não merecia estar entre os "fodas". Quando a coisa apertava havia ajuda pra completar o movimento. O problema era a zoeira de que "precisou de ajuda pra completar" que durava uma eternidade.

 

Só parávamos caso víssemos gente estranha chegando e, obviamente, tínhamos que fazer o movimento na exata hora em que estivessem passando por perto pra verem como "éramos fodas".

 

E assim a tal da progressão de carga ia sendo praticada... sem deloads... sem planilhas... sem overtraining... sem selfies...meu Deus... como ficou complicado tudo isso. Todo mundo ficou com uma cara tão séria, tão metidos a fodões...

 

Enfim, pra ficar mais forte tem que por mais peso - como o mestre Martin escreveu - e manter uma execução correta. Pra quem não sabe, ele pesa setenta e poucos e agacha, eu chuto hoje, com duzentos e pedrinha, ou seja, quase três vezes o peso corporal.

 

 

 Cara, pelo visto você é das antigas. responde uma dúvida minha: Assim como falou do Martin com 70kg agachando com 200 e pouco, qual a explicação pra se ter powerlifters com tanto volume muscular mesmo treinando somente pra força? enquanto outros com pouco volume, tão fortes quanto. 

 Sei que a força é em sua maior parte neural, mas como se consegue aquele volume dos powerlifters mais pesados? e pq nem todos tem? É só genética mesmo? Periodos de hipertrofia juntos de periodos de força? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, MumuAraujo disse:

Acho que deve treinar seu SNC fazer 1RM, logico não sempre todo dia. Mas não tenho certeza.

 

Isso é verdade. Eu me expressei mal. É que em desenvolvimento muscular não existe vantagens adicionais ao passar dos 90% segundo o Thibaudeau. Mas lembro dele falar que nos 100% as adaptações neurais são superiores a qualquer outra porcentagem do RM hehe

Editado por Pimpolhoman
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, MumuAraujo disse:

Acho que deve treinar seu SNC fazer 1RM, logico não sempre todo dia. Mas não tenho certeza.

 

Atingido um determinado patamar, por exemplo, 2BW no agacho ou menos que isso geralmente, começam a surgir alguns elementos perigosos: grind, posição correta do corpo, pegada, postura, etc, além de alguns acessórios adicionais, como as bandagens para os joelhos, além de um cinto apropriado, no caso do agachamento. Já no supino surgem umas faixas de punho e a doideira vai tomando conta da coisa, precisando algumas vezes de dois spotters em alguns casos. De uma maneira geral, dá pra se dizer sem errar muito que começam a surgir alguns riscos que só um atleta de alto desempenho precisa passar. O fella maromba só quer crescer. Ele quer desenhar seu corpo e, na minha humilde opinião, não deveria se arriscar a passar por tais situações. Repito: não tô falando ali daquele supininho safado de 100 kg, que o guri faz sem cinto, com fone de ouvido e coisa e talz. Refiro-me a uma região de carga mais alta, onde estas coisas que mencionei acontecem.

 

2 horas atrás, MumuAraujo disse:

Me sinto estranhos com essas referencias para ver o nivel de força, todos falam q é só fazer progressão de carga... eu venho ha um bom tempo e cada vez mais tentando melhorar meus levantamentos básicos, mas minhas progressões estão longe de evoluir como as de um iniciante, e com trabalho duro (e comendo direito) consigo evoluir semanalmente como um intermediário, mas nd muito expressivo. Não sei o que tenho feito de errado, treino, dieta ou descanso, minha técnica nos exercícios é boa e só tem melhorado tb.

 Além disso sou muito alto e por isso, pesado, foda levantar 110/115kg numa barra fixa (pelo menos pra mim, ainda) ou mais de 2xPC no terra ou agacho.

 

A força vem antes da possibilidade dos tendões e ligamentos assimilarem uma nova carga. É por isso que atletas que usam ergogênicos correm o risco de terem lesões nas articulações com mais frequência que os naturais, pois sua força aumenta mais rápido.

 

Escrevi isto porque pelo que notei você se incomoda ao não conseguir progredir de uma semana pra outra. Chegará o momento em que você irá comemorar ao conseguir progredir 4 kg em dois meses. Tudo vai depender da evolução de seu condicionamento físico.

 

Agora se você detecta que não evolui, não progride, publique um pedido de avaliação de série de treinamento lá na seção de treinamento pra galera opinar e encontrar algum problema que você possa não ter visto. Atente que tem um formato a se escrever ali. Tem de dar idade, peso, altura, objetivo, etc. Coloque lá também nesse seu caso o relato de que não está conseguindo progredir nas cargas. Porém coloque dados, tipo esse que você comentou.

 

Pra evoluir na barra eu estou usando uma faixa elástica que eu comprei. Ela me "catapulta" pra cima. Os colegas daqui desaconselham, mas eu curto usar. Estou evoluindo com ela (estou hoje com 133 kg).

 

2 horas atrás, MumuAraujo disse:

 

 Cara, pelo visto você é das antigas. responde uma dúvida minha: Assim como falou do Martin com 70kg agachando com 200 e pouco, qual a explicação pra se ter powerlifters com tanto volume muscular mesmo treinando somente pra força? enquanto outros com pouco volume, tão fortes quanto. 

 Sei que a força é em sua maior parte neural, mas como se consegue aquele volume dos powerlifters mais pesados? e pq nem todos tem? É só genética mesmo? Periodos de hipertrofia juntos de periodos de força? 

 

Olha só: eu desconheço um esporte de alto desempenho onde os caras de ponta não consumam drogas. Até no CrossFit Games foi pego um destes (tem filme na Netflix desse caso).

Portanto, ao olharmos um cara com o físico, por exemplo do Dan Green, é bom não pensarmos que aquilo seja só agacho, supino e terra. 

Talvez ajude você estabelecer um naipe dos físicos de powerlifting ao assistir um torneio inteiro de powerlifting da IPF. Um vídeo de uma categoria é coisa pra umas duas a três horas. Ali aparece de tudo. Como há controle anti-doping ali, dá pra você ter uma expectativa mais realista do que seja o físico de um powerlifter, porque se for pra depender de vídeos soltos, só se destacam as categorias super-heavy-weight e aí o público externo cai no estereótipo "ah, powerlifting é pra gordo".

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Vecchio disse:

publique um pedido de avaliação de série de treinamento lá na seção de treinamento pra galera opinar e encontrar algum problema que você possa não ter visto

 Esse é um problema, geralmente vai um pessoal (quase ngm se voce n é conhecido no forum), dá uns pitacos e vazam. Informação e coisa que agrega msm quase não tem. O que vejo de mais util pra treino de força aqui no forum são os posts de stronglifts e powerlifting to win.

   Agora, também procuro certo volume muscular, se não viro uma vara de 1,95 tentando fazer força. Por isso não sigo nenhum programa especifico para powerlifting, mas tenho os 3 movimentos como base do meu treino, e depois procuro isolar mais alguns musculos, talvez esse seja o erro.

46 minutos atrás, Vecchio disse:

Pra evoluir na barra eu estou usando uma faixa elástica que eu comprei. Ela me "catapulta" pra cima. Os colegas daqui desaconselham, mas eu curto usar. Estou evoluindo com ela (estou hoje com 133 kg).

Tento evoluir na barra sem nenhuma ajuda mesmo, mas quando chego por volta de 6/8 repetições, paro de progredir e acabo desistindo de fazer. Depois quando volto são 3/4 repetições novamente.

 

47 minutos atrás, Vecchio disse:

Talvez ajude você estabelecer um naipe dos físicos de powerlifting ao assistir um torneio inteiro de powerlifting da IPF. Um vídeo de uma categoria é coisa pra umas duas a três horas. Ali aparece de tudo. Como há controle anti-doping ali, dá pra você ter uma expectativa mais realista do que seja o físico de um powerlifter, porque se for pra depender de vídeos soltos, só se destacam as categorias super-heavy-weight e aí o público externo cai no estereótipo "ah, powerlifting é pra gordo".

  Nunca cheguei a ver um torneio inteiro, mas nos videos soltos que acompanho de competições com atletas de várias categorias vejo que tem de tudo mesmo, desde magrelos levantando 3xBW até caras que parecem bodybuilders... isso deve ser coisa da estrutura de cada um mesmo então, achava que treinavam de forma diferente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...