Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Fora do modelo]Avaliação de dieta e reposição hormonal [diabético tipo 1]


bahniuk

Posts Recomendados

Olá pessoal, sou novo aqui no fórum e espero estar criando este tópico no lugar correto.

 

Vamos à minha história:

 

Em 2016 descobri que tenho diabetes, e até fazer o exame achava que era tipo 2, mas foi confirmado tipo 1.

Eu era predisposto a ter - sem saber -, e ainda não estava fazendo academia e comendo besteira direto. Resultado: 1 mês com garganta seca -> médico -> diagnóstico de tipo 1.

 

Então fui na endócrino, e ela me disse que a reserva de insulina está baixa, mas enquanto eu conseguir manter sem insulina eu posso ficar tranquilo, só que teria de tomar o tal do Galvus 50mg (1 caps/dia) pra manter os níveis lá em 70~120 mg/dL. Porém não quero e não tenho dinheiro no momento, então estou somente com meu treino (hipertrofia), dieta, suplementação e descanso. Às vezes dá um pico de 300 e fica nisso, mas consigo manter entre 100~200 tranquilamente, apesar de a endocrinologista me dizer que pro meu objetivo (hipertrofia) se minha glicemia ficar estabilizada lá em cima eu vou perder (não ganhar) peso, que é justamente o que me acontece, estou nas últimas 2 semanas treinando pesado (drop/pirâmide) e nenhuma grama se somou ao meu peso.

 

Além da endócrino, fui numa nutricionista esportiva aqui da cidade, que me passou a seguinte dieta - balanceando hipertrofia + diabetes:

 

Dieta:

 

  • Café da Manhã:
    • Banana Branca (120g);
    • Ovos (cozido/mexido/omelete): 3
       
  • Lanche da Manhã:
    • Frango (80g) ou Caseina Micellar (35g/400ml água). (Obs: optei pelo frango por ser mais barato);
       
  • Almoço:
    • Carboidrato (Arroz integral/Macarrão Integral/Batata Doce/Aipim): 200g
    • Proteína: Frango (80g) ou Filé de Peixe/Carne Vermelha (100g);
    • Leguminosas: Feijão (100g);
    • Salada à vontade;
       
  • Café da Tarde:
    • Carboidrato (Arroz integral/Macarrão Integral/Batata Doce/Aipim): 200g
    • Proteína: Frango (60g);
       
  • Pré-Treino:
    • Carboidrato (Arroz integral/Macarrão Integral/Batata Doce/Aipim): 300g
    • Proteína: Frango (60g);
       
  • Pós-Treino:
    • Carboidrato (Arroz integral/Macarrão Integral/Batata Doce/Aipim): 200g
    • Proteína: Frango (60g);
       
  • Janta 1:
    • Carboidrato (Arroz integral/Macarrão Integral/Batata Doce/Aipim): 200g
    • Proteína: Frango (60g);
    • Salada à vontade;
       
  • Janta 2:
    • Peito de Frango (80g) ou Caseina Micellar (35g/400ml água);

 

Suplementações:

  • Pré-Treino:
    • BCAA pó (6g);
    • Vitamina C 500g - 1 caps;
    • D-Ribose (5g);
       
  • Pós-Treino:
    • BCAA pó (6g);
    • Vitamina C 500g - 1 caps;
    • Glutamina (10g);
    • Vitamina D 3000 UI - 1 caps;

 

 

Estou atualmente com 70.5kg e não sobe, mesmo eu fazendo treino de hipertrofia e sentindo bem o músculo no final do treino (perna eu saio mancando :D).

 

Reclamei para a nutricionista e a mesma me disse pra tomar DHEA e Tribullus, que seria para estimular produção de testosterona endógena. E foi aí que comecei a pesquisar sobre a testosterona, e depois de muito ler eu resolvi fazer o exame da Testosterona Livre e Total, ficando surpreso com o resultado (anexo).

 

Testosterona Total: 285,90 ng/dL (Normal é entre 259 e 816 ng/dL)

Testosterona Livre: 66,00 pg/mL (Normal seria entre 34,00 e 246,00)

 

Portanto, a minha está dentro do normal, mas bem próxima ao nível inferior, e pensei em comprar e tomar o tal do DHEA, mas fiquei receoso dessa recomendação da nutricionista.

 

Falei então com a endócrino e a mesma me disse que não é necessário tomar nenhum estimulador hormonal, apenas se ficar inferior a esses no próximo exame (que será em Agosto).

 

Porém, é complicado eu ir treinando pra tirar a gordurinha a mais e pela saúde mas ficando com o mesmo peso até Agosto. Pra mim seriam 2 meses jogados fora.

 

Medidas:

 

Peso: 70.5kg

Altura: 1,78m

Perna Direita: 35,5

Perna Esquerda: 35,5

Massa Gorda: 8,73kg

Massa Magra: 58,06

% Gordura: 13,08

 

 

Tenho as outras medidas mas estão anotadas em outro lugar, então tenho que procurar e quando achar posso postar, mas por enquanto seria isso.

 

Eu gostaria de entender o porque dessa dificuldade pra eu "crescer". A endócrino disse que a diabetes descompensada afeta testosterona e tudo mais, então gostaria de controlar ela apenas na dieta - e gastando pouco, porque tá caro essa nutricionista - .

 

Questionamentos:

 

1. Eu tomo bastante café durante o dia, ao menos umas 4~5 xícaras de Nescafé. Em pesquisas vi que ele tem efeito no metabolismo, talvez eu devesse maneirar (?)

 

2. Pesquisei e encontrei chá de "Pata-de-vaca" entre outros chás para normalizar a glicemia, mas não tá resolvendo muita coisa. A única coisa que vi que fez efeito é a tal da D-Ribose, que me deixou com a glicemia em 60mg/dL após o treino um dia dessa semana.

 

3. Mesmo forçando, após alguns treinos minha glicemia está em 200~250mg/dL, mas preciso fazer minha refeição pós-treino. Seria indicado (?) esperar até ela abaixar mais pra fazer a refeição (lembrando da importância da refeição pós-treino) ou eu faço ela mesmo com glicemia alta?

 

Espero que tenha conseguido compartilhar algo útil (?) e que alguém consiga me dar uma luz, ou compartilhar algo sobre, pois estou cheio de dúvidas ainda. Mas confesso que gosto de estudar sobre, apesar de ser da área de TI.

 

Obrigado por ler até aqui e desculpem o texto grande.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

testo_img.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Supermoderador

01 - Poste a dieta conforme o modelo

  Modelo Obrigatório Para Postar Dieta [Atualizado 04/08/2012]  

  Planilhas Para Dietas  

 

02 - A questão hormonal você deve postar em um tópico separado deste, na área de saúde e qualidade de vida:

Saúde e Qualidade de Vida

 

03 - Sobre as duvidas:

- Reduza o café:  Tentativa: Desviciar da cafeína 

- A suplementação é desnecessária, inclusive a d-ribose. 

- não precisa de tantas refeições:

 Beneficios Do Jejum - Brad Pilon 

 Guia Do Jejum Intermitente 

* jejum não é tão milagroso quanto alguns pregam, mas no seu caso pode ajudar.

- EU reduziria os carbos da dieta:

 Low Carb É Realmente Melhor Para Composição Corporal? 

 Vamos conversar sobre carboidratos 

 Porque praticar uma alta ingestão de proteínas 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Este tópico foi fechado, pois estava fora do modelo padrão de postagem desta seção.

 

Verifique os tópicos fixos da seção onde está tentando criar o tópico para ver o modelo padrão e só então poste sua dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...