Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

"Qual a Diferença entre Refeed e Dia do Lixo?" - Tradução

Jhon Cena

Posts Recomendados

Visitante deletado____
Postado

Então Quisso, todo mundo aqui já deu um pitaco, explica o seu ponto de vista sobre refeed e leptina pra nós? para discussão, esse é o objetivo do forum creio eu...

Ninguém sequer entende o básico de leptina e já quer pular pro específico.

Vou explicar:

11tuamv.png

Fui eu que fiz, não desenho na mão, não tô com mesa, não isso, não aquilo, então o desenho ficou ruim mesmo. E minha letra é feia. Mas isso é como funciona a leptina. Em fisiologia pratiacamente todos os processos do corpo funcionam assim (feedback negativo, fica uma balancinha, vou usar várias delas na minha série na área acadêmica). Leptina é primordialmente um supressor de apetite. Ela funciona tanto diretamente quanto simplesmente inibindo a produção de estimulantes de apetite. Ela tem função também nas ilhotas pancreáticas (inibindo a produção de insulina) e no centro vasomotor do hipotálamo (agindo nas funções simpáticas).

Leptina é secretada em função de duas coisas, sendo que uma delas é intrínseca, uma vez que é o tecido adiposo que secreta o hormônio: 1) consumo energético e 2) quantidade de gordura presente no tecido adiposo (o que é redundante, uma vez que é só dizer "é secretado pelos adipócitos" que você já entende; quem tem mais adipócito secreta mais). Mas por que se separa isso dessa forma? É uma forma de exemplificar melhor como leptina atua no controle energético a curto e a longo prazo. A curto prazo, conforme se faz uma refeição, secreta-se leptina de forma que suprima o apetite conforme o aumento da ingesta calórica se faz, impedindo que coma-se demais.

Da mesma forma, se a refeição é menor, contém menos energia, leptina é menos secretada, o apetite é menos suprimido, e se tem menos saciedade. É X e anti-X, um raciocínio bem simples de acompanhar. Repare que nesse ponto tem um paradoxo: leptina atua suprimindo a secreção de insulina, mas depois de uma refeição se tem muita insulina circulante. E aí? Cadê os Deuses de vocês? (não, não vou responder nem comentar mais, fica a deixa pra alguém, e se quiserem chamar o Saintgraal aqui ele faz isso com muito gosto e primor, pesquisar a parada).

E como é secretada pelos adipócitos, pessoas com mais adipócitos secretam mais leptina. Não apenas em função da ingesta alimentar, mas também o nível sérico de leptina depois de algum período em jejum também é alto. Façam as inferências que for, dá pra fazer várias: o cara é gordo, logo, secreta mais leptina, logo, come menos, menos energia, tende a emagrecer. Se é magro, secreta menos leptina, suprime menos o apetite, consome mais, engorda. Enfim, pensamento lógico tão básico que parece coisa de criança.

Não vou falar de obesos e nem bodybuilders, porque pretendo tratar disso num momento mais oportuno. Não era nem pra eu tar no fórum (mas como Vendetta já identificou uma vez: se falou caca sobre algum assunto que eu persigo, eu virei. É a forma de me summonar)

O efeito sobre TMB e gasto energético em geral, de maneira muito, mas muito pobre pode ser correlacionado com nível aumentado de leptina. Mesmo os efeitos simpáticos são questionáveis e mais ainda a parte sobre a insulina.

Postado
Da mesma forma, se a refeição é menor, contém menos energia, leptina é menos secretada, o apetite é menos suprimido, e se tem menos saciedade. É X e anti-X, um raciocínio bem simples de acompanhar. Repare que nesse ponto tem um paradoxo: leptina atua suprimindo a secreção de insulina, mas depois de uma refeição se tem muita insulina circulante. E aí? Cadê os Deuses de vocês? (não, não vou responder nem comentar mais, fica a deixa pra alguém, e se quiserem chamar o Saintgraal aqui ele faz isso com muito gosto e primor, pesquisar a parada).

Pesquisei alguma coisa e a unica suposta resposta que achei foi que no caso, o efeito da insulina é mais intenso que o da leptina, por isso os níveis de insulina altos. Se alguém quiser explicar melhor ficaria grato, e se eu estiver errado, corrijam-me.

Básicamente a resposta veio daqui, mas esse também é interessante.

Visitante deletado____
Postado

Pesquisei alguma coisa e a unica suposta resposta que achei foi que no caso, o efeito da insulina é mais intenso que o da leptina, por isso os níveis de insulina altos. Se alguém quiser explicar melhor ficaria grato, e se eu estiver errado, corrijam-me.

Básicamente a resposta veio daqui, mas esse também é interessante.

O resumo (?) do trabalho que você postou diz respeito a glicogenólise, e não necessariamente a dicotomia insulina/leptina (e como é a atuação recíproca dentre elas).

O outro (Halpern et al) é bacana pra iniciar uma pesquisa (ir atrás das referências que ele cita, e depois quem cita essas referências já que o trabalho é de 2004).

Não sei se deixei claro no outro post, mas uma das coisas que eu quis dizer foi: leptina tem uma ação muito rápida a nível pós-prandial. Em pouquíssimo tempo depois da refeição já não se tem mais o mesmo nível de leptina que tinha enquanto tava sendo feita a tal da refeição. Por isso é injustificado um consumo exagerado em um período de tempo tão curto (o tal do dia do lixo) pra "aumentar a leptina", uma vez que aumenta, da mesma forma que qualquer refeição aumenta (vai aumentar mais, com certeza, mas e daí?), e vai cair logo em seguida da mesma forma que cairia após qualquer refeição.

Postado

O resumo (?) do trabalho que você postou diz respeito a glicogenólise, e não necessariamente a dicotomia insulina/leptina (e como é a atuação recíproca dentre elas).

O outro (Halpern et al) é bacana pra iniciar uma pesquisa (ir atrás das referências que ele cita, e depois quem cita essas referências já que o trabalho é de 2004).

Não sei se deixei claro no outro post, mas uma das coisas que eu quis dizer foi: leptina tem uma ação muito rápida a nível pós-prandial. Em pouquíssimo tempo depois da refeição já não se tem mais o mesmo nível de leptina que tinha enquanto tava sendo feita a tal da refeição. Por isso é injustificado um consumo exagerado em um período de tempo tão curto (o tal do dia do lixo) pra "aumentar a leptina", uma vez que aumenta, da mesma forma que qualquer refeição aumenta (vai aumentar mais, com certeza, mas e daí?), e vai cair logo em seguida da mesma forma que cairia após qualquer refeição.

Então tu tá dizendo que o refeed de carbos (ou dia do lixo) é inútil num cutting quando se tem como objetivo regular a leptina?

Visitante deletado____
Postado (editado)

Então tu tá dizendo que o refeed de carbos (ou dia do lixo) é inútil num cutting quando se tem como objetivo regular a leptina?

Não. Tô dizendo que é imbecil afirmar que é por causa da leptina.

Refeed funciona. Refeed de carbo então, funciona que é uma maravilha (tem pesquisa que afirma até que partição de nutrientes é afetada por eles, e é pesquisa feita com atleta com condicionamento alto, o que mais facilmente dá pra extrapolar pra gente). Mas que é uma idiotice sem tamanho sair afirmando por aí que é o Deus Leptinus que nos abençoa com uma TMB mais alta após comer bastante, isso é.

Editado por Quisso
Postado

Ninguém sequer entende o básico de leptina e já quer pular pro específico.

Vou explicar:

11tuamv.png

nao concordei com isso , observe meu ponto de vista que me fez nao concordar

o que aumenta leptina sao carboidratos , principalmente os de alto IG...

e sao esses mesmos carboidratos que nos fazem ficar com fome mais rapidamente ...esta entendendo o raciocinio ?

carbos de alto IG = + fome + leptina

Postado

Não. Tô dizendo que é imbecil afirmar que é por causa da leptina.

Refeed funciona. Refeed de carbo então, funciona que é uma maravilha (tem pesquisa que afirma até que partição de nutrientes é afetada por eles, e é pesquisa feita com atleta com condicionamento alto, o que mais facilmente dá pra extrapolar pra gente). Mas que é uma idiotice sem tamanho sair afirmando por aí que é o Deus Leptinus que nos abençoa com uma TMB mais alta após comer bastante, isso é.

Então qual o deus que faz do refeed algo útil se não o Leptinus? o spaguete molusco voador?

Visitante usuario_excluido22
Postado

Vocês não deveriam se preocupar com a leptina no que diz respeito a TMB, quanto a isso, sua função é irrisória. Ela exerce uma função fisiológica, não tem porquê eu ficar explicando o que o Quisso já disse, se vocês têm tantas dúvidas quanto a isso, leiam qualquer livro de fisiologia que explica sobre.

Só para vocês terem uma ideia do que os adipócitos secretam:

29305t1.gif

Um estudo que explica pouca coisa sobre ela:

http://www.efdeportes.com/efd150/tecido-adiposo-como-regulador-da-obesidade.htm

Visitante deletado____
Postado (editado)

nao concordei com isso , observe meu ponto de vista que me fez nao concordar

o que aumenta leptina sao carboidratos , principalmente os de alto IG...

e sao esses mesmos carboidratos que nos fazem ficar com fome mais rapidamente ...esta entendendo o raciocinio ?

carbos de alto IG = + fome + leptina

Coitado...

Não é opinião, já é tão consolidado que tá em livro:

Feedback Signals from Adipose Tissue Regulate Food Intake

Stimulation of leptin receptors in these hypothalamic nuclei initiates multiple actions that decrease fat storage, including (1) decreased production in the hypothalamus of appetite stimulators, such as NPY and AGRP; (2) activation of POMC neurons, causing release of α-MSH and activation of melanocortin receptors; (3) increased production in the hypothalamus of substances, such as corticotropin-releasing hormone, that decrease food intake; (4) increased sympathetic nerve activity (through neural projections from the hypothalamus to the vasomotor centers), which increases metabolic rate and energy expenditure; and (5) decreased insulin secretion by the pancreatic beta cells, which decreases energy storage. Thus, leptin is an important means by which the adipose tissue signals the brain that enough energy has been stored and that intake of food is no longer necessary. In mice or humans with mutations that render their fat cells unable to produce leptin or mutations that cause defective leptin receptors in the hypothalamus, marked hyperphagia and morbid obesity occur. In most obese humans, however, there does not appear to be a deficiency of leptin production because plasma leptin levels increase in proportion with increasing adiposity. Therefore, some physiologists believe that obesity may be associated with leptin resistance; that is, leptin receptors or postreceptor signaling pathways normally activated by leptin may be defective in obese people, who continue to eat despite very high levels of leptin. <a name="P071051">Another explanation for the failure of leptin to prevent increasing adiposity in obese individuals is that there are many redundant systems that control feeding behavior, as well as social and cultural factors that can cause continued excess food intake even in the presence of high levels of leptin.

Ipsis litteris do Guyton, 12ª edição.

E também tem na Wiki:

Function

Leptin acts on receptors in the hypothalamus of the brain where it inhibits appetite by (1) counteracting the effects of neuropeptide Y (a potent feeding stimulant secreted by cells in the gut and in the hypothalamus); (2) counteracting the effects of anandamide (another potent feeding stimulant that binds to the same receptors as THC), and (3) promoting the synthesis of α-MSH, an appetite suppressant. This appetite inhibition is long-term, in contrast to the rapid inhibition of eating by cholecystokinin (CCK) and the slower suppression of hunger between meals mediated by PYY3-36. The absence of leptin (or its receptor) leads to uncontrolled food intake and resulting obesity. Several studies have shown that fasting or following a very-low-calorie diet (VLCD) lowers leptin levels.[8] It might be that, in the short-term, leptin is an indicator of energy balance. This system is more sensitive to starvation than to overfeeding; leptin levels change more when food intake decreases than when it increases.[9] It might be that the dynamics of leptin due to an acute change in energy balance are related to appetite and eventually to food intake. Although this is a new hypothesis, there are already some data that support it.[10][11]

Sacou? Você não sabe nem o que é, o que faz, por que faz, como faz a tal da leptinam, mas acha que sabe e ainda bate o pé. E não é só você. Não tem um conteúdo decente de leptina nesse fórum ainda. O que é uma pena.

Então qual o deus que faz do refeed algo útil se não o Leptinus? o spaguete molusco voador?

Não se sabe. Acredito que há uma teoria ao redor da via transducional do AMPk (que é uma das que faz parte do metabolismo hepático de macronutrientes), mas nunca fui atrás de saber disso.

Havia a tal da associação com a estimulação simpática que a leptina traz (que seria o outro argumento a favor da leptina ser o fator relevante quando se trata de refeed), mas pelo menos nos estudos que eu vi, a correlação entre estimulação simpática aumentada e RMR era verdadeira, mas não correlacionava com leptina. Então vai saber... Também não lembro dos métodos que eles usaram e a análise estatística que eles usaram pra torturar os dados e conseguir essa associação RMR/SNS, então não tenho como falar muito a respeito.

Editado por Quisso
Visitante usuario_excluido22
Postado

Faz que curso na universidade?

Nutrição.

• 2 semanas depois...
Postado

Com que frequência vocês fazem o refeed,depois de estar com um deficit de 500-600+ kcal na dieta???

Depende.

Se o % de gordura estiver muito alto, se faz com menos frequência (14-21 dias). Se o % de gordura estiver baixo pode-se fazer 1x por semana.

Abraço

• 9 meses depois...
Postado

aew pessoal estou numa dieta para manter

no geral sao 250g de carb todo dia

pq vai chegando fim de semana vo sentino mo fraco

bem fraco msm ... como se o corpo tivesse lento ...

seria nescessario fazer um refeed ? ou aumentar esse carbo na dieta?

se sim quando ? e quantas vezes ?

obrigado abras

• 6 meses depois...
Postado

Galera, tenho muita duvida, estou fazendo uma dieta de cutt.. ja fazem 3 semanas e eu ainda nao fiz nenhum dia do lixo.. apenas nas quartas feiras eu aumento o carbo do almoço e do pré treino... Mas, queria saber oq vc acham melhor fazer... tirar um dia da semana p "chutar o balde" ou continuar fazendo o reef? minha dieta atul está calculada em 1900 kcla, tenho 1,82m ~ 85kg

Postado

Cara, dia do lixo é algo psicológico. Seu corpo não vai acelerar o metabolismo em um dia...

Entenda que se você comer chutando o balde e causar excedente você ganhará gordura.

O mais legal caso você esteja precisando pro psicológico é comer até a sua taxa de manutenção

Enviado de meu LG-P880 usando Tapatalk

Postado

o problema é que facilmente no cutt sem perceber a gente já passa algumas calorias a mais do que o esperado, ai chega no dia do lixo nessa de "chutar o balde" e acaba exagerando e o resto a gente já sabe...

Faz o dia de refeed em um treino que você tem o gasto calórico maior, como no treino de pernas.

Postado

Cara, dia do lixo é algo psicológico. Seu corpo não vai acelerar o metabolismo em um dia...

Entenda que se você comer chutando o balde e causar excedente você ganhará gordura.

O mais legal caso você esteja precisando pro psicológico é comer até a sua taxa de manutenção

Dia do lixo não é pra acelerar o metabolismo e resolve sim como tática de quebrar a homeostase (uma das táticas).

o problema é que facilmente no cutt sem perceber a gente já passa algumas calorias a mais do que o esperado, ai chega no dia do lixo nessa de "chutar o balde" e acaba exagerando e o resto a gente já sabe...

Faz o dia de refeed em um treino que você tem o gasto calórico maior, como no treino de pernas.

Isso é relativo, se você não segue seu cutting certo não adianta fazer dia do lixo mesmo, pra quem serve faz bem.

@topic

Existe um milhão de tópicos sobre IIFMY, que tal um dia da semana onde você faz o refeed e não come necessariamente limpo? Vai te fazer bem e de quebra ajudar no processo de emagrecimento.

Postado

@Berger Fitness

Quis dizer que facilmente a gente calcula a dieta com "X" calorias/macros e tal deficit, mas as vezes passa um pouco do que está planejado... 10g de alimento em alimento no decorrer do dia já tira uma margem do deficit esperado - nada que seja grosseiro - no decorrer da semana, e o dia do lixo poderia suprir ainda mais esse deficit semanal.

Isso que eu quis dizer, rs.

Postado

@Berger Fitness

Quis dizer que facilmente a gente calcula a dieta com "X" calorias/macros e tal deficit, mas as vezes passa um pouco do que está planejado... 10g de alimento em alimento no decorrer do dia já tira uma margem do deficit esperado - nada que seja grosseiro - no decorrer da semana, e o dia do lixo poderia suprir ainda mais esse deficit semanal.

Isso que eu quis dizer, rs.

Por isso a balança é um ponto importantíssimo pra quem está em cutting, olhômetro não conta, pesa a comida e anota, não vai ter margem de erro.

Postado

Dia do lixo não é pra acelerar o metabolismo e resolve sim como tática de quebrar a homeostase (uma das táticas).

Por gentileza, me mostre un local onde você viu que dia do lixo serve para algo fora psicológico

Postado (editado)

Por gentileza, me mostre un local onde você viu que dia do lixo serve para algo fora psicológico

Simplesmente no site de Waldemar Guimarães, o autor máximo na musculação nacional.

http://www.waldemarguimaraes.com.br/?p=1087

"Talvez a maior dificuldade para muitos com esta prática, seja retornar à dieta habitual no dia seguinte, mas em geral, se realizado de forma adequada, o "Dia do lixo" só trará benefícios para aqueles que o fizerem"

Rodolfo Anthero de Noronha Peres - Nutricionista Esportivo CRN8 2427

Editado por Berger Fitness
Postado

Geralmente no meu cutting eu apenas escolho um ou dois dias e aumento um poucos os carbos do arroz ou da batata-doce, fico até com vontade de "jacar", porém quando eu começo eu extrapolo demais, ai prefiro não fazer para não acabar "estragando" com tudo.

Postado

Geralmente no meu cutting eu apenas escolho um ou dois dias e aumento um poucos os carbos do arroz ou da batata-doce, fico até com vontade de "jacar", porém quando eu começo eu extrapolo demais, ai prefiro não fazer para não acabar "estragando" com tudo.

cara, por mais que você jaque, chegar a 3500 kcal ~4000 kcal diárias não é tão simples, sem contar que você não precisa jacar em todas as refeições, deixa pra ultima (Ceia) que mesmo que jaque muito o dia já está acabando... haha

Postado

Simplesmente no site de Waldemar Guimarães, o autor máximo na musculação nacional.

http://www.waldemarguimaraes.com.br/?p=1087

Vontade de denunciar esse teu post, sinceramente.

Waldemar Guimaraes eh uma piada, que vive de oba oba e usa a broscience.

Chamar ele de 'Autor Maximo' eh no minimo BURRICE.

Pra mim o famoso Dia do Lixo eh desculpa pra preguicosos ou pra gordinhos n terem peso na consciencia, FALO MESMO (e me incluo nessa historia).

Um refeed, fazendo parte de um PROJETO, eh super valido, mas tirar o dia pra chutar o balde soh vai piorar sua situacao.

Postado (editado)

Mas eu extrapolo mesmo (pelo menos para mim), a ultima fez que jaquei foi o seguinte: 1 pacote de passatempo recheado, 2 coxinhas com catupiry, 2 misto quentes, 1 litro de ADES, 1 barra de chocolate e 2 pacotes daqueles amendoins confeitados e ainda fiquei com vontade de comer mais. Ai prefiro evitar, até porque no outro dia ainda vou estar com vontade de comer besteiras. Eu não consigo me controlar como muitos que fazem apenas uma refeição lixo, acabo indo muito além.

Editado por thithix

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...