Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto Verão


Born4Run

Posts Recomendados

É ruim.

As vezes sinto dor nos tendões de Aquiles/panturrilha com eles.

Quando não da um pouco de canelite.

Antes era mais teimoso e só usava minimalista.

A um tempo atrás, comprei um New Balance, parece que piso num colchão, mas mesmo assim, :heart: Hattori é o segundo par que tenho dele.

Ta doido. 16:00. :ohno02:

De manhãzinha ou a noite.

É treinar com pouco descanso, é bem ruim, também, fora o incomodo, rendimento cai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Meu primeiro teste com Paleo/Low Carbs em competições.

Foi horrível, meu pior tempo e desempenho competitivo.

Mas, continuo com a paleo, porém nada de Low Carbs, pra corrida isso não presta.

Já a Paleo. :thumbsup_anim:

Editado por Born4Run
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Born, começou o low carb a quanto tempo? a partir de que momento na corrida começou a sentir "a falta de desempenho"? Sintomas?

Fez como a refeição pré-corrida?

Editado por Ricardo Queiroz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo.

Comecei Segunda agora.

E no pré treino, atum, queijo, um pouco de batata doce.

15min antes ainda tomei um gel de carbo.

Era umas 5:30/6:00.

Acredito que no 1.5/2Km começou a cair, +-3Km já tinha acabado energia e a mesma queimação no figado/estomago.

Não consegui fazer um sprint.

Tava igual a Petrobras. :hannibal:

Fiz meu pior tempo e desempenho competitivo, pior até do que minha prima vez. :whaa:

Agora já estou fazendo batatas assadas com alecrim e tilápia com limão e alcaparras. :laughingsmiley:

E de tarde, treino.

Editado por Born4Run
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais ou menos.

Eu ia em no começo, porém, parei.

Conheço alguns que correm ou pedalam.

Mas nem cheguei a conversar sobre.

Nunca tinha tido problema com dieta. :whaa:

Mesmo assim, gostei da experiência.

Editado por Born4Run
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imaginei, é que to vendo que teus erros são basicamente na dieta e suplementação.

Suplementação pra prova ou é feita imediatamente antes, ou durante.

Se a quantidade de carbo que tiver nesse gel for elevada, e tu tomar 15 minutos antes, tu ainda está basicamente em repouso. Se tiver glicose suficiente pra liberar insulina, ela vai liberar, isso significa ativação do tônus parassimpático, liberação de acetil-colina. Significa que tu vai ter a mesma sensação de depois de fazer uma refeição. A circulação nos tecidos periféricos cai e se concentra nas vísceras, pois está fazendo trabalho de digestão. Houve alteração da pressão osmótica. O trato gastro intestinal começa a trabalhar. Como reduziu a circulação nos tecidos periféricos e liberou acetil-colina, tua atividade muscular foi reduzida, e vai estar muito limitada.

Se você ingerir a solução (isotônica) imediatamente antes, isso significa coisa de segundos antes da largada, não vai ocorrer ativação do tônus parassimpático. Esses poucos segundos não são suficiente pra glicose toda entrar na corrente sanguínea e liberar insulina pelo aumento da glicemia. Então você iniciou a prova e já teve ativação do tônus simpático, liberação de norepinefrina. A glicose do sangue já está sendo mobilizada, o glicogênio muscular já começou a ser utilizado, e o fígado já começa a receber a sinalização de que terá de liberar o glicogênio hepático. A glicemia começa a cair levemente, mas agora a glicose do suplemento começa a entrar na corrente sanguínea. Ao mesmo tempo que eu começo a consumir a glicose sanguínea, o suplemento começa a entrar na corrente sanguínea. Ou seja, o suplemento está mantendo a glicemia. Pois a que já estava circulando está sendo consumida e ao mesmo tempo está sendo reposta pelo suplemento. Nesse caso não há oscilação de glicemia. Sem o aumento da glicemia, não existe liberação de insulina nem ativação de tônus parassimpático, consequentemente não existe inibição da circulação periférica em detrimento do trato gastro intestinal.

O carbo em gel eu acho que é mais ideal pra ser usado no meio da prova, porque ele vai ficar na boca e durando mais. Mas antes da prova o mais ideal acredito ser a solução líquida isotônica. Mas como falei, se você tomar qualquer suplemento com concentrações significativas de glicose, ocorrerá liberação de insulina e isso vai prejudicar sua prova.

Sobre o low-carb pra corrida, acho que é questão de você ajustar a sua rotina e as datas das provas. Se tu tentou fazer uma semana pra se adaptar ao low carb e logo depois já fez um reload, possivelmente nem deu tempo de se adaptar ao low-carb, ainda mais levando em conta quanto de carbo tu consumia antes. Ano passado em novembro vinha fazendo um carb-load, em dezembro depois de bater meus pr's voltei pra low-carb, mas precisei de 2 semanas pra adaptar o metabolismo em decorrência da quantidade de carbo que vinha consumindo, que devia ser cerca de 100g/dia. O que pra mim é alto.

Então sugiro fazer essa adaptação longe de uma prova. Coisa de 4 semanas pra você se acostumar e saber quanto é o mínimo de carbo a ser consumido pra conseguir manter suas atividades.

Voltando na resposta fisiológica que expliquei ali em cima. Usar o carbo intra-treino não será considerado maléfico como consumo de carbo. Pois ele estará apenas mantendo a glicemia, e não aumentando. A grande crítica em relação ao consumo de carbos é a oscilação excessiva de glicemia, carbo no café da manhã, no almoço e na janta, significa 3 oscilações grandes por dia. Em low-carb a ideia é manter a glicemia estável, com poucas oscilações, ou oscilações brandas.

Como discutido antes no outro tópico, eu consumo o carbo a noite pra treinar no dia seguinte, apenas pra estocar glicogênio, então ocorre uma única oscilação de carbo por dia, e por ser de índice glicêmico baixo, não é um pico imediato. O restante de carbo consumido não é suficiente pra causar uma alteração grande de glicemia e liberar insulina. Ou seja, apenas manteve a glicemia estável.

No caso da suplementação intra-prova, é necessário tomar o cuidado com a quantidade, caso contrário, uma solução muito concentrada vai alterar a pressão osmótica no trato gastro intestinal, isso significa que vai sair água dos tecidos pra diluir a concentração no trato gastro intestinal. Então sai água dos tecidos pra dentro do trato gastrointestinal. Como o tônus simpático está ativado, não tem motilidade no intestino, como consequência, o que estiver ali vai passar direto, resultado: caganeira/diarreia.

Editado por Covero
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico muito grato pela ajuda Covero,

Antes, usava a suplementação só durante a prova, pensei que usando um pouco antes, iria recompensar a falta de glico.

Quando os loads normais, pré prova, era de um a uma semana, mas ai que ta o que me chamou atenção na dieta paleo, a não oscilação no nível de insulina, visto que comia muito carbo antes, porém, estocava o máximo de que meu corpo consegue de glico.

Passava bem mais de 1.000 normalmente, porém, nada "sujo", porém, comia bastante grãos.

Aprendi justamente isso, qualquer mudança assim, tão significativa, durante período competitivo não da, ainda mais que é o inicio.

Irei continuar na Paleo(frutas e raízes), porém nada de low-carb.

De tarde, tentarei longão ainda, contando tempo e prestar atenção certinho, quando será necessário o gel . :thumbsup_anim:

Com frutas secas era mais simples. :handlebars:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi a classificação.

Não fui tão mal quanto pensava, mesmo indo mal.

Completei com o tempo menor de 0:30 min, mas infelizmente, acima do que consigo normalmente, que é abaixo de 25, beirando a 20.

Por fim, perdi 6Kg, nessa "low carbs", em uma semana praticamente, acredito que seja água, um pouco de gordura e músculo.

Gostei da experiência.

.Ganhador fez: 0:15:49, com peace médio de 3:09 e vel média de 19Km/h. :ohno02:

Editado por Born4Run
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que houve?

Você correu, foi isso ?

Não entendi sobre essa classificação, ganhador, etc...

E se foi uma corrida, parabéns pelo tempo, tem dia que não ajuda mesmo mas se consegue correr em 20min e o ganhador fez em 15 você está ótimo !

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...