Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Porque Evitar O Amendoim


Visitante

Posts Recomendados

Postado (editado)

Por Fernando Ribeiro.

De uma forma geral, os frutos secos são alimentos saudáveis que devem ter sido sempre dos favoritos dos nossos antepassados caçadores-recolectores devido à sua elevada concentração de gordura. Tal como acontece com os óleos vegetais, se não conseguir obter a quantidade adequada de ácidos gordos de cadeia longa ómega 3 a partir da sua dieta (0.5 a 1.8 gramas de EPA + DHA) as nozes têm um grande potencial de lhe fornecer demasiados ácidos gordos ómega 6. Duas excepções a esta regra são as walnuts com um rácio de ómega 6/ómega 3 de 4.2 e butternuts com um rácio de ómega 6/ómega 3 de 3.9.

Por outro lado, os frutos secos são uma boa fonte de gorduras monoinsaturadas e mostrou ser capaz de reduzir o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares em numerosos estudos. No entanto, devido ao seu elevado teor de gordura, os frutos secos não devem ser ingeridos em quantidade ilimitadas se estiver a tentar perder peso.

Um tipo de fruto seco que não deveria incluir na sua dieta, são os amendoins, isto porque na verdade, os amendoins não são frutos secos, mas sim legumes. Aqui estão as razões pelas quais não recomendo a ingestão de amendoins ou óleo de amendoim.

Se verificar a composição dos ácidos gordos do amendoim, irá notar que contém pouca gordura saturada e quase 80% da sua gordura é composta de gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas. Sendo assim, e em principio, poderá pensar que o óleo de amendoim seria provavelmente um bom auxiliar na prevenção da arterosclerose que por sua vez causa problemas cardiovasculares.

Bem, as suas ideias não estão longe das dos cientistas nutricionistas – isto é, pelo menos até que começaram a testar o óleo de amendoim em animais de laboratório. Os testes começaram nos anos 60 e continuaram até aos anos 80, e os cientistas descobriram, de forma inesperada, que o óleo de amendoim é altamente arterogénico, provocando a formação de placas arteriais em coelhos, ratos e primatas – apenas um +único estudo mostrou o contrário. Descobriu-se que o óleo de amendoim é tão arterogénico que continua a ser administrado a coelhos para estimular a arterosclerose de forma a possibilitar o estudo da doença.

peanut-butter-machine-263x300.jpg

À primeira vista, não parecia claro como um óleo aparentemente saudável poderia ser tão tóxico numa vasta variedade de animais. O Dr. David Kritchevsky e seus colegas do Instituto Wistar em Philadelphia, foram capazes de comprovar, através de uma série de experiências, que a lectina do óleo de amendoim seria, provavelmente, o maior responsável pelas suas propriedades arterogénicas.

As lectinas são moléculas de proteína de grandes dimensões, e a maioria dos cientistas nutricionais tinham assumido que as enzimas digestivas do sistema digestivo seriam capazes de a degradar em aminoácidos. Consequentemente, também se assumiu que a molécula intacta da lectina não seria capaz de atingir a corrente sanguínea de forma a tornar-se tóxica para o organismo.

Na verdade, acontece que as lectinas são altamente resistentes à actividade das enzimas digestivas que degradam as proteínas. Uma experiência conduzida pelo Dr. Wang e colegas, e publicada no prestigioso Jornal “Lancelet” revelou que a PNA atinge a corrente sanguínea intacta em pouco tempo, como 1-4 horas após os voluntários ingerirem um punhado de amendoins tostados e salgados.

Embora a concentração de PNA no sangue dos sujeitos estar a níveis bastante baixos, ainda estavam a concentrações que causam arterosclerose em animais de laboratório. As lectinas parecem-se muito com a super-cola, não é necessária uma grande quantidade.

Devido a essas proteínas conterem carboidratos, elas podem-se ligar a uma variedade de células no organismo, incluindo as células no exterior das artérias. E na verdade, descobriu-se que a PNA danifica realmente as artérias, através da ligação a um receptor específico de açúcar. Portanto, o ponto prático aqui é que, devemos manter-nos afastados tanto dos amendoins como da manteiga de amendoim. Existem opções melhores.

Referência

Editado por Visitante
Postado

A única fonte de gordura boa que eu posso e uso é o amendoim, não vem com isso. Os alimentos sim tem algumas partes ruins, e outras boas, afinal, se tudo fosse bom não seria difícil. A partir de quando eu comecei a comer amendoim, meus resultados melhoram vamos dizer 99,9% ao todo.

Eu uso e recomendo o uso de amendoim, principalmente o torrado. Mas vamos aguardar a opinião dos outros para avaliarmos melhor.

Postado (editado)

AKSAPOKSPOAKOS, coitado do amendoim, coloque mais gorduras ai bro.

Editado por Ðann G. H.
Postado (editado)

Se for por algum motivo seria pelas Aflatoxinas.

Isso aí pra mim é tudo bobeira.Porém,eu não conhecia esse fatos..obrigado pelo artigo.

Abraço

Editado por Johnn
Postado

Caraca!

Eu não sabia disso! vou evitar amendoim de hoje em diante; alem de eu usar drogas que prejudicam o perfil lipídico do sangue, tenho histórico familiar de problemas como AVC e Hipertensão arterial!

Valeu a contribuição Cosmic; Abraço!,,,

Postado (editado)

Parem de comer verduras, legumes, vegetais, frutas, grãos.... contém venenos. Ou plantem vocês mesmos.

Monsanto não recomenda isso.

monsanto-2.gif

----

Na alimentação sempre vai existir o lado bom e o lado mal.

Editado por Ðann G. H.
Postado

Eu sempre acho legal ler artigos e estudos científicos. Ajudam-me a refletir e a formar a minha opinião.

Tem muito pessoal aqui que é "cego". Basta aparecer algum artigo contra suas crenças e a reação começa: "Ah, mas tudo dá câncer", "eu faço uso existe 10 anos e nada disso acontece", etc...

Enfim, quando lerem um artigo, analisem-no e vejam se ele faz sentido ou não e tire aquele aprendizado para sua reflexão. Não estou dizendo para aceitá-lo como verdade, mas sim usá-lo para incrementar sua opinião e seus conceitos, seja reforçando uma opinião já existente ou para abrir uma possibilidade, mesmo que ínfima, que você pode estar enganado, afinal de contas, quando o assunto é o corpo humano, apenas a morte é algo exato.

Quanto ao artigo, acho interessante ele citar que o amendoim não é uma noz, apesar de ser consumido como uma. É como o tomate que é uma fruta (a mais consumida do mundo), porém é consumido como verdura.

Eu nunca fui muito fã de comer alimentos bastante ricos em gordura. Prefiro consumir minha cota de gordura junto aos alimentos "regulares" como peixes, iogurtes e queijo com 17% de gordura, carnes... Mas claro que sempre rola um fio de azeite na salada e algumas nozes como "tira-gosto", mas acho vacilo as pessoas que ingerem colheres de azeite, por exemplo, para bater os macros.

Finalmente, quanto ao amendoim, não o consumo. Apesar de ser delicioso e ter um preço razoavelmente baixo, não creio que seja das melhores fontes de gordura. Prefiro pagar um pouco mais para comer nozes ou amêndoas.

Postado

Eu já li vários estudos que apontam as qualidades do amendoim, esse já aponta os lados negativos, eu, particularmente, continuarei comendo meus amendoins de forma moderada, ainda acredito que os benefícios dele são maiores do que os malefícios.

Postado

Caraca!

Eu não sabia disso! vou evitar amendoim de hoje em diante; alem de eu usar drogas que prejudicam o perfil lipídico do sangue, tenho histórico familiar de problemas como AVC e Hipertensão arterial!

Valeu a contribuição Cosmic; Abraço!,,,

calma ai bane hahah é só um artigo, pesquise por outras fontes antes de chegar a qualquer conclusão... esse artigo não foi escrito por mim, só compartilhei pra ver qual a opinião do pessoal.

vamos esperar um pouco antes de abolir ele da dieta, pessoal tá dizendo que a maioria dos estudos apontam pro lado positivo, vamos esperar o contra-ataque hahah

Do mesmo jeito que esse fala mal, já vi estudo falar que ajuda a prevenir câncer, alzheimer, diabetes e problemas cardiovasculares rsrs já comi minhas 45g hoje

Eu já li vários estudos que apontam as qualidades do amendoim, esse já aponta os lados negativos, eu, particularmente, continuarei comendo meus amendoins de forma moderada, ainda acredito que os benefícios dele são maiores do que os malefícios.

postem esses artigos por favor, será de grande valia...

Postado

A única fonte de gordura boa que eu posso e uso é o amendoim, não vem com isso.

Legal eim, quer dizer que não pode existir nenhum estudo sobre o amendoim, já que você consome.

  • Supermoderador
Postado

Então o amendoim não deve ser consumido por humanos por fazer mal a animais?

Fica difícil confiar em alguém que não se dá ao trabalho de procurar por estudos em humanos.

Procurei um pouco no pubmed e o primeiro que eu achei foi este:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20025830

Peanut consumption and cardiovascular risk. OBJECTIVE:

We evaluated the effects of peanut consumption on lipid profiles, atherogenic index of plasma (AIP) and CHD risk in hypercholesterolaemic men.

DESIGN:

Randomised crossover clinical trial.

SETTING:

Participants were randomly assigned to two groups. They were asked to consume peanut supplements (about 77 g) with their habitual diet for 4 weeks.

SUBJECTS:

Fifty-four hypercholesterolaemic men with total cholesterol (TC) concentrations between 200 and 350 mg/dl.

RESULTS:

Compared with the habitual diet, peanut supplementation of the habitual diet significantly reduced TC/HDL cholesterol (HDL-C) ratio (mean 1 (se 0.3) P = 0.001) and LDL cholesterol (LDL-C)/HDL-C ratio (mean 0.7 (se 0.2); P = 0.001). Peanut consumption increased HDL-C (mean 6.1 (se 1.5) mg/dl; P < 0.001) and total antioxidant capacity (TAC) (mean 1.2 (se 0.6) U/mL P = 0.04). In addition, peanut consumption significantly reduced the AIP (mean 0.1 (se 0.03) P = 0.01) and CHD estimated risk over 10 years based on systolic and diastolic blood pressures (mean 1.4 % (se 0.5 %) P = 0.004 and mean 2.2 % (se 0.5 %) P < 0.001, respectively).

CONCLUSIONS:

Short-term peanut consumption might improve lipid profiles, the AIP and CHD risk in free-living hypercholesterolaemic men.

Infelizmente o fulltext não está disponível. Ainda assim o estudo foi randomizado, controlado, em humanos, e concluiu que uma ingestão diária de 77g de amendoim reduz os riscos de doença coronariana, além de melhorar o perfil lipídico (colesterol).

Postado

O Amendoim é a base da minha dieta, como cerca de 200g/dia. Pesquisei bastante e nunca vi nenhum artigo falando dos malefícios do amendoim, além do Fungo Aspergillus, quanto a isso procuro sempre comer amendoim do tipo I de uma marca que é bem conhecida. Apesar das proteínas de cadeia incompleta, vale a pena em relação ao custo/benefício.

Enfim, vou acompanhar mais estudos, ver o que rola, mas até agora esse alimento se mostrou infinitivamente mais benéfico do que maléfico.

Postado

maldito Fernando Ribeiro, mal posso ver seus movimentos!

relaxa galera, exatamente como disseram, artigos "criticando" e falando "bem" vai ter de tudo, agora estudos em seres humanos confirmados é quase impossível encontrar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...