Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Volume De Um Treino Powerbuilding


J4CK

Posts Recomendados

Eae galera,

Todos sabemos que há uma diferença bem grande no volume de um treino dito comum de academia (ABC2x, cheio de isoladores) e um treino mais focado em força (SL 5x5, 5/3/1...).

Então, na opinião de vocês quanto de volume é considerado bom em um treino powerbuilding?

http://www.youtube.com/watch?v=d9SQ97rfyO4

Nesse vídeo do Eric Helms, ele comenta algo sobre 30 reps por grupo muscular, em uma frequência de 1.5-3/semana, parando 2-3 reps antes da falha.

Consideram um bom parâmetro?

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

é um bom parametro esse do Eric Helms

o 5x5 daria um total de 25 reps por grupo.

não está ruim, está bom.

o que seriam 2 reps antes da falha? você consegue sentir isso?

eu não arrisco isso em treino de força

setaria X reps pra Y series e faria, com base na minha RM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o que seriam 2 reps antes da falha? você consegue sentir isso?

eu não arrisco isso em treino de força

setaria X reps pra Y series e faria, com base na minha RM.

Também acho isso saint... Tirando que assim se tem um controle do treino muito melhor...

Nesse tópico do Quisso tem umas informações muito boas. O INOL ali são as reps totais dividido por 100-intensidade... Só pra exemplificar, considerando um FB3X:

Squat 3x5@80% [iNOL: 0.75]

Bench 5x5 @70% [iNOL: 0.83]

DL 6x3 @75% [iNOL: 0.72]

Só que tem um problema... O cara fala que um bom volume pra um exercício é um INOL de 0.4 à 1 por treino e entre 2 à 3 por semana. Só que eu posso escolher mais vários exercícios, e vários exercícios pra um mesmo grupo muscular...

Exemplo: pega um ABC2x comum de academia... que os caras fazem uma porrada de exercício e tudo até a falha... No fim da semana a diferença no volume pra um SL5x5, ou 5/3/1 é muito grande...

E ai como fica? :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pensando nesse caso

ai você add os outros que ainda tem no "leque"

add: rdl, overhead press, paralelas, chins, curvada, até clean n press

é só atentar ao volume, uns 3 exercicios por treino, todos voltados pra força:

ou até mesmo apenas um supino por ex: 7x4 ou 8x4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saquei...

Mesmo assim a variância continua sendo muito grande... Exemplo:

Um FB3x:

Squat

Bench Press

DL

E outro:

Squat

Bench Press

Push Press

OHP

Pull-up

Row...

E assim vai.

O meu pensamento é o seguinte: em algum lugar do mundo DEVE haver alguma documentação sobre um total de trabalho semanal considerado "ótimo" para a grande maioria... Seja russo seja lá o que for... Saca?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

O meu pensamento é o seguinte: em algum lugar do mundo DEVE haver alguma documentação sobre um total de trabalho semanal considerado "ótimo" para a grande maioria... Seja russo seja lá o que for... Saca?

Existe: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17326698

Fulltext aqui: http://www.fitbul.com/files/wernbom.pdf

Talvez não seja exatamente o que você procura, mas o estudo avaliou a influência de um monte de variáveis na hipertrofia muscular. A tabela I, na página 255 (31 do pdf) mostra o que seria 'ideal' para um treino normal de hipertrofia.

Para uma carga de 75-80% da 1RM, o ideal seria fazer 3-6 séries de 8-10 repetições, até a falha ou perto dela, por grupo muscular por treino, com 2-3 treinos por grupo muscular por semana. Isso dá 24-60 repetições por grupo muscular. Estas recomendações servem para iniciantes e intermediários; avançados necessitariam de um volume maior.

Se você utilizar uma faixa menor de repetições, entendo que o volume deva ser menor também - com mais carga você ativa todas as fibras possíveis desde a primeira repetição. Ou seja, ao invés de fazer 3 séries de 10, poderia fazer 4 séries de 5 (não tenho a menor ideia se a conta está certa, é só um exemplo).

Da mesma forma, trabalhando com cargas altas não é bom buscar a falha; parando antes você muito provavelmente vai conseguir progredir melhor com o tempo (e progressão de tensão é o principal fator para hipertrofia).

Também é interessante variar as faixas de repetições, assim você trabalha mais de um fator de hipertrofia (tensão e fadiga). Em geral acho bem interessante o que o Eric Helms fala, eu apenas faria mais umas 2 séries com 10+ reps.

Com relação ao INOL, faz tempo que não leio o tópico do Quisso, mas suspeito que você deva levar em consideração um grupo muscular, não um exercício. E lembrar que o tópico é voltado para treinos de força, não hipertrofia.

Ah, não se baseie em treinos de academia hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além do que o martin postou tem mais esse link:

http://www.aworkoutroutine.com/optimal-workout-volume/

E sobre o tópico do quisso, só vale pra exercicios principais, não para o resto do treino. Um exemplo seria:

dia de agacho:
principal:

agacho (calcula o inol)

assitencias: (calcula com os dados do martin ou do link que postei ou feeling)
bom dia

avanco

abdomem

se for full body mesmo esquema, inol pra agacho, supino e terra, assistencia feeling ou dados que tem aqui.

Diga-se de passagem esse lance do inol funciona muito bem. Todos deviam fazer um mesociclo se baseando nele pra experimentar.

O parametro do eric também é bom. Eu sempre vi 30~60 reps por treino por ai... parece pouco, mas funciona que é uma beleza.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"For each bigger muscle group: about 60-120 total reps PER WEEK"
"For each smaller muscle group: about 30-60 total reps PER WEEK."
Engraçado que o autor do artigo não cita a intensidade, o que dá uma margem absurda para erros... Já que a difereça entre 60 REPs de 1RM é bem diferente de 60 REPs com 50% da RM...
"The thing is, there is no exact amount of weight training volume that is absolutely perfect for everyone."
Bem colocado.

Ok, considerando um trabalho ótimo para a grande maioria 24-60 repetições por grupo muscular por treino com 75-80% da RM, temos que:
- Menos trabalho possível: 24 REPs por treino, em uma frequencia de 2x por semana / INOL = ~1,9
- Maior trabalho possível: 60 REPs por treino, em uma frequencia de 3x por semana / INOL = 7,2
Fazendo uma média do menor com o maior chegaremos em um INOL de ~4,5... Ou seja, a princípio essa é a média de trabalho considerada ótima para a maioria.
Aplicando na prática:
Um indivíduo faz um FB 3x, sendo que pra lower-body o cara faz Squat e Front Squat:
Squat 3x5 @80% [iNOL: 0,75]
Front Squat 3x5 @80% [iNOL: 0,75]
INOL por treino: 1,5
INOL semanal: 4,5
Outro exemplo aplicado em um AB 2x, upper/lower:
Squat 8x3 @80% [iNOL: 1,2]
Front Squat 5x3 @85% [iNOL: 1]
INOL por treino: 2,2
INOL semanal: 4,4
Ta certo isso ou ta caca?
Abraço a todos.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...