Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Atenção: O Mito Do Cardio Em Jejum Desmistificado (Com Referências)


tomsawyer

Posts Recomendados

Publicidade

Mas a duvida que fica é: se existem as zonas aeróbicas, e a zona que mais queima gordura é a que fica entre 60% e 70% da FCM, como conciliar esse fato com HIIT?

nossa tu ja treinou a 70%, 75% da FCM??

para pessoas que não treina muito aerobico parece que o coração ta querendo sai do peito. Dae entra o hiit, vc aumenta a frequencia cardiaca la no ultimo e como não conseguimos ficar muito tempo em um ritmo tão acelerado damos um descanso para depois voltar a acelerar o ritmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também me veio à mente a questão das dietas que envolvem jejum.. Fiquei curioso p/ saber a opinião do autor sobre elas.

Eu tava pensando em voltar a fazer mesmo já tendo lido por cima que a efetividade era meio baixa. Mas enfim, agora nem sei mais.

Vou marcar aqui p/ tentar ler as referências depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Muito bom o texto.

Mas realmente dizer que HIIT é melhor... não é bem assim. O EPOC de um HIIT é baixo (cerca de 14%), e o gasto calórico de um HIIT também é baixo (mesmo que a intensidade seja alta, a duração é baixa). Aqui tem mais informações sobre essa comparação.

Isso sem contar que um AEJ você consegue fazer todos os dias (se tiver tempo disponível); HIIT não. Mesmo que o HIIT queimasse o dobro de calorias, o fato de você só conseguir fazer talvez 3 sessões por semana, contra 7 do AEJ, equilibria o gasto total.

Além disso, ele utiliza um estudo que mostra que, com níveis baixos de glicogênio, a utilização de aminoácidos no exercício é maior (4). Mas ele esquece de dizer que, em jejum, apenas os níveis de glicogênio hepático estão baixos - os níveis de glicogênio muscular não caem durante a noite. E o estudo avaliou justamente os níveis de glicogênio muscular.

No final das contas, o efeito é pequeno. O consumo de aminoácidos em exercícios aeróbicos é pouco significativo - 5% do gasto calórico total, podendo chegar a 10% com o glicogênio muscular depletado. Como o gasto calórico de um AEJ ou HIIT é baixo - 200-300 kcal, talvez - o 'catabolismo' seria algo entre 2-8g de aminoácidos. Por isso não precisa ter medo de catabolismo ao fazer um aeróbico desses.

O que eu acho mais importante a respeito de comer antes de fazer um aeróbico é que, desta forma, você muito provavelmente terá mais disposição, e treinará com maior intensidade e/ou por um tempo maior, com isso consumindo mais calorias e gerando um déficit calórico maior, que por sua vez levará a uma maior perda de gordura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AEJ de 1h = queima de no max 300kcal

Corrida = queima de 700kcal

tirem suas conclusões

700 > 300

se seu treino estiver de acordo, e as proteinas da dieta também. eu não vejo sentido algum em fazer AEJ

o que vai segurar sua MM é treino de força/hipertrofia e dieta proteica

nego com medo de catabolizar em AEJ, por favor né...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei válido o artigo, confesso que até acho válido para certos casos.

Acontece, que muitas vezes a teoria é diferente da prática e se AeJ não fosse algo totalmente desprezível ou, na melhor das hipóteses, igual a um aeróbico pós-treino, todos os estudos e relatos vividos por vários fisiculturistas, como Waldemar Guimarães, poderiam ir todos para o lixo. Não acho que seja bem assim.

Um ponto importante é: Se for comparar AeJ com Aeróbico no pós-treino, o tempo e a intensidade tem que a mesma pra comparar, independentemente de estar em jejum ou não. Pode até ser que um HIIT ou uma corrida de 30 minutos tenha os mesmos gastos, mas a intensidade também aumentou.

Na minha opinião, claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...