Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Nova Abordagem: Bulking Ou Cutting, Eis A Questão - Ou Será Que Não? (Artigo Traduzido)


tomsawyer

Posts Recomendados

  • Supermoderador

Lá no fórum do wannabebig um user utilizou uma lógica parecida com a sua, tom.

Mas eu ainda entendo que a lógica tem furos. Em primeiro lugar, massa muscular não gasta tantas calorias quanto se imagina - é pouco, bem pouco, coisa de 10-15 kcal/kg, enquanto para gordura o gasto é de umas 5-6 kcal/kg.

De qualquer forma, mesmo que o gasto fosse considerável, a pessoa estaria seguindo uma dieta para alguém com mais massa muscular do que ela teria no momento - ou seja, ela não estaria em déficit calórico, estaria com excedente calórico, e ganharia peso (massa magra e gordura), aumentando o BF.

No fórum do wannabebig chegaram a comentar que, ao atingir o peso-objetivo, você começaria a usar energia da gordura corporal para aumentar sua massa muscular. Ou seja, trocaria massa gorda por massa magra. Isso não acontece nem em obesos iniciantes (eles até ganham massa magra ao perder gordura, mas nunca na mesma quantidade); nunca irá acontecer em alguém em um estágio mais avançado.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

ahhaha claro que acontece.... perdi 11kg de gordura sem perder massa magra SEM fazer musculação, apenas esportes... dieta rica em proteinas, pobre em carbos, usando cafeína, fazendo aej ... uns 6 meses... porque as vezes saio da dieta por muitos dias seguidos, senão teria sido mais rápido...

Editado por planeta
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lá no fórum do wannabebig um user utilizou uma lógica parecida com a sua, tom.

Mas eu ainda entendo que a lógica tem furos. Em primeiro lugar, massa muscular não gasta tantas calorias quanto se imagina - é pouco, bem pouco, coisa de 10-15 kcal/kg, enquanto para gordura o gasto é de umas 5-6 kcal/kg.

De qualquer forma, mesmo que o gasto fosse considerável, a pessoa estaria seguindo uma dieta para alguém com mais massa muscular do que ela teria no momento - ou seja, ela não estaria em déficit calórico, estaria com excedente calórico, e ganharia peso (massa magra e gordura), aumentando o BF.

No fórum do wannabebig chegaram a comentar que, ao atingir o peso-objetivo, você começaria a usar energia da gordura corporal para aumentar sua massa muscular. Ou seja, trocaria massa gorda por massa magra. Isso não acontece nem em obesos iniciantes (eles até ganham massa magra ao perder gordura, mas nunca na mesma quantidade); nunca irá acontecer em alguém em um estágio mais avançado.

abraços

Ahhh, sim. Compreendi melhor teu ponto. De fato, acho que eu estava supervalorizando o gasto calórico ocasionado pela massa muscular. E cheguei a considerar também essa hipótese da substituição da gordura por massa magra, mas não levei em consideração esse fato que tu expôs - de que isso não acontece dessa maneira nem em obesos iniciantes, portanto, a incidência em indivíduos avançados é ainda menor.

Mas de qualquer maneira, a conclusão que eu tiro disso é que, pra resultados mais certos, detalhados e específicos, o tradicional bulking/cutting continua sendo a melhor forma. Mas acredito que a abordagem do Daniel Roberts é interessantíssima pra quem encontra dificuldades em decidir entre bulking ou cutting, ou seja, pra quem não consegue se encontrar e definir de forma clara um objetivo. Afinal, vejo muitas pessoas com essa dúvida clássica do 'bulking ou cutting?', assim como vejo pessoas abandonando um bulking já de início pelo acúmulo de BF e pessoas abandonando um cutting por medo de perder LBM.

Portanto, acho que essa é uma técnica a ser considerada por quem encontra dificuldades na hora de estabelecer um objetivo - o que é primordial no que diz respeito a uma dieta decente e treinamento sério.

Valeu pelos argumentos, cara. Bastante esclarecedor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ahhaha claro que acontece.... perdi 11kg de gordura sem perder massa magra SEM fazer musculação, apenas esportes... dieta rica em proteinas, pobre em carbos, usando cafeína, fazendo aej ... uns 6 meses... porque as vezes saio da dieta por muitos dias seguidos, senão teria sido mais rápido...

Isso pq vc tinha pouca massa magra, aí não dá pra perder e ficar só com osso, gordura e pele, né...

Editado por [email protected]
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, vou definir pra vocês, de uma forma bastante resumida, o propósito dessa abordagem e as conclusões que eu tirei após os argumentos do membro [email protected] e, principalmente, do moderador mpcosta82.

Esse artigo do Daniel Roberts vem pra dizer o seguinte: antes de qualquer dieta ou treinamento, é de fundamental importância que um objetivo seja estabelecido. Aí, na hora de estabelecer essa meta, muitas pessoas recorrem à tradicional questão: "devo iniciar um processo de bulking ou cutting?". Essa é a abordagem tradicional e, nem preciso dizer, sua eficácia é mais do que comprovada - tanto no campo teórico/acadêmico quanto na prática. Acontece que o autor traz um ponto que é bastante pertinente; muitas pessoas encontram dificuldade na hora de optar entre um desses dois extremos (pra comprovar esse ponto, é só dar um F5 na página inicial da seção de nutrição aqui do fórum, hahaha), correndo o risco de acabar sem um objetivo claro definido ou de oscilar entre um e outro sem obter resultado algum.

Dessa forma, o autor propõe a seguinte abordagem: nem bulking, nem cutting. Em vez de determinar sua TMB/GET, exceder essas calorias por um determinado tempo, ultrapassar o peso que vocês desejam pra depois entrar em déficit e cortar até atingir a meta, a estratégia é diferente. Os passos são os seguintes: 1) estabeleçam um peso e composição corporal como objetivo (dentro da realidade, claro); 2) calculem a TMB e o GET de uma pessoa que JÁ TEM o peso e a composição que vocês desejam; 3) sigam uma dieta baseada nas calorias e nos macronutrientes que seriam necessários para manter esse peso alvo/objetivo, e não seu peso atual. A grosso modo, o artigo se baseia em uma máxima principal: "coma como se". Ou seja, para atingir um objetivo, siga uma dieta e um programa de treinamento específicos como se você já tivesse conquistado esse objetivo. Assim, você não encontraria dificuldades na hora de definir uma meta específica e não correria o risco de oscilar entre dois extremos ou até mesmo desistir do seu tradicional bulking/cutting.

Após discutir o artigo brevemente aqui no tópico, eu concluí que o método tradicional de bulking/cutting traz resultados mais precisos, com números mais pontuais e exatos dentro do objetivo estabelecido. Entretanto, a abordagem do Daniel Roberts pode vir a ser a solução àqueles tantos que não conseguem estabelecer ou se manter dentro da estratégia tradicional, seja por falta de perspectiva, seja por medo do excesso de gordura em bulking ou perda excessiva de LBM em cutting.

Em suma: bulking e cutting, o tradicional, é comprovado e eficaz. Indicado somente, porém, àqueles que conseguem visualizar um objetivo claro e se manter dentro dele. Para quem não consegue definir esse objetivo muito bem, a abordagem do artigo surge como uma possibilidade interessantíssima de conseguir ganhos talvez menos pontuais que os do método tradicional, mas de uma forma possivelmente mais tranquila e ainda assim eficaz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Tom,

concordo, estabelecer uma meta de peso e montar uma dieta para este peso pode ajudar bastante a quem não consegue seguir cuttings e bulkings corretamente.

Na verdade, ao estabelecer uma meta assim você acabará não exagerando nem no déficit calórico (para perda de peso), nem no excedente (para ganho)... a não ser que o seu objetivo esteja muito distante e/ou seja algo impossível de ser atingido (por exemplo, eu tenho 75 kg e 20% de BF e quero chegar a 120 kg com 10% de BF - não vai acontecer de jeito algum, e eu vou ganhar gordura pra caramba tentando chegar lá).

Fazer as coisas de uma maneira mais lenta, sem exagerar, vai trazer ganhos (e perdas) mais 'limpos'.

O Alan Aragon também defende (ou pelo menos defendia) essa forma de se calcular a necessidade calórica diária (utlizar um peso-alvo ao invés do peso atual).

Dá para usar com eficiência essa abordagem, pelo menos até atingir o peso-alvo; a partir daí a pessoa tem que ter consciência de que, se quiser reduzir o BF, primeiro terá que perder peso, e depois ganhar novamente (ou vice-versa), e fazer isso repetidamente até atingir o objetivo final (algo que obviamente pode demorar mais ou menos dependendo de quão ambicioso é esse objetivo ;))

ahhaha claro que acontece.... perdi 11kg de gordura sem perder massa magra SEM fazer musculação, apenas esportes... dieta rica em proteinas, pobre em carbos, usando cafeína, fazendo aej ... uns 6 meses... porque as vezes saio da dieta por muitos dias seguidos, senão teria sido mais rápido...

Planeta, eu não falei que não dá pra perder gordura sem perder massa magra, pelo contrário (eu acho que em geral é plenamente possível, com dieta e treino adequados, fora casos extremos, como BF muito baixo). Foi apenas um exemplo que eu utilizei (se considerasse perda de massa magra o exemplo seria mais extremo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Gostei do Tópico!!

Vai de encontro com minha duvida atual; Bulking ou Cutting?? :ohno01:

Tenho 62 kilos, e bf 23%

meu objetivo final é:

64 kilos

bf% entre 13% e 15%

O ideal seria um bulk primeiro imagino...mas até o momento decidi por cutting para comecar.

Acho que vou conseguir controlar melhor, me sentir mais confortavel crescendo com o bf% mais baixo

Afinal de contas nao viso competir e portando desnecessario aquele bulk absurso em que muitas atletas entram...

To fazendo um relato do meu ciclo em relato de ciclos... se puderam ajudar opinando la, seria otimo!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gostei e ja estava pensando em fazer algo do tipo no ano que vem.

Vou iniciar o ano com uma dieta baseada numa pessoa de 70kg e seguir com essa dieta o ano inteiro.

no maximo fazendo um pequeno ajuste apos 6 meses ou quando estiver bem proximo dos 70kg

Editado por TsuG
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...