Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Comer De 3 Em 3 Horas, Defesas E Criticas Sobre Esse Sistema


Posts Recomendados

Publicidade

Eu sei que isto é falta de educação, falta de vergonha na cara, mas podem fazer um resumo da treta "jejum intermitente x comer 3 em 3 horas"

Qual é a conclusão da discussão?(se é que houve nesse tópico).

abs



entao a desmitificacao do mito foi desmitificada

Entendi, até achei engraçadinho, mas o que você dissse...Não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei que isto é falta de educação, falta de vergonha na cara, mas podem fazer um resumo da treta "jejum intermitente x comer 3 em 3 horas"

Qual é a conclusão da discussão?(se é que houve nesse tópico).

abs

Não, não se chegou a conclusão, verdade absoluta em se tratando de organismo humano não parece realidade, o mais consensual que se pode dizer é após este tópico é... você não é obrigado a comer de 3h em 3h, mas para quem não tem controle adequado da dieta, ou não tem conhecimento suficiente para variar, é uma boa seguir essa frequência... eu estou mais pro lado do IF, mas os defensores do 3h em 3h tem bons argumentos e foi mais ou menos o que se discutiu aqui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador
E comer de 2 em 2 horas e bom??

Comer em um intervalo menor do que 2h pode ser contra-produtivo. Você precisa de 'avisos' para as células para que elas continuem com o processo de hipertrofia, e isso é dado com alguns AAs, especialmente a leucina. Se você mantiver um fluxo constante de leucina (comer com frequência menor que 3h), tem uma coisa chamada 'efeito refratário' que iria atrapalhar a hipertrofia... tentei achar alguma coisa em português sobre isso, e aparentemente já tem um texto sobre isso no fórum mesmo: http://www.hipertrofia.org/forum/topic/37181-fracionar-refeicoes-proteicas-de-3-em-3-horas-pode-nao-ser-tao-efetivo-quanto-se-pensava/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Texto excelente! Acho q preciso disso mesmo pra manter o max possível de massa muscular durante o dia.

Mas se eu comer algo sem proteína, mas com carbo e gorduras, tipo bolacha ou torrada entre o almoço e a janta adianta para manutenção de mm ou vai catabolizar? A única coisa com prot aqui no trampo é leite!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador
Texto excelente! Acho q preciso disso mesmo pra manter o max possível de massa muscular durante o dia.

Mas se eu comer algo sem proteína, mas com carbo e gorduras, tipo bolacha ou torrada entre o almoço e a janta adianta para manutenção de mm ou vai catabolizar? A única coisa com prot aqui no trampo é leite!!

Leia o restante da discussão e você achará a resposta para a sua dúvida :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Apesar de adepto da "liberdade" quanto ao horário de refeições, sou ainda mais adepto da liberdade de discussão, e embora discorde da posição final dessa resposta, taí uma das respostas da entrevista do Dr. Paulo Muzy, dada ao próprio fórum, e que vai ao encontro do que defende o Pajé. Se alguém quiser discutir gostaria de ter argumentos para rebater o que diz o Dr., mas eu mesmo não tenho:

"(1) Você poderia explicar a necessidade (ou não) de comer de 3 em 3 horas? Você possui alguma experiência com protocolos de dieta que incluem jejum (jejum de 16 ou 20 horas por exemplo)?

O tempo de esvaziamento gastrico para refeicoes com baixa porcentual de gordura é em torno de 3 horas. Alimentando-se a cada 3 horas é garantir um fluxo praticamente continuo de nutrientes a serem absorvidos. Alem disso, previne que voce faça refeiçoes de alto volume, o que acaba acarretando a liberacao de um hormonio chamado somatostatina, em ordem de promover recrutamento vascular mesentérico, para que a digestao possa ocorrer. Mas quando este hormonio é liberado, ele inibe a liberacao de hormonio do crescimento, funcionando portanto o simples fato de fazer refeicoes de alto volume contraproducentes quando voce tem um individuo que necessita de alta velocidade de regeneracao celular e adaptacao fisiologica."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Paulo Muzy primeiro fala:

O tempo de esvaziamento gastrico para refeicoes com baixa porcentual de gordura é em torno de 3 horas. Alimentando-se a cada 3 horas é garantir um fluxo praticamente continuo de nutrientes a serem absorvidos.

Talvez ele se esqueceu de um princípio básico de fisiologia: você não precisa ter uma absorção contínua de nutrientes no sistema digestório para garantir uma concentração constante de nutrientes na corrente sanguínea. O corpo humano possui sistemas de controle que garantem níveis seguros de nutrientes na corrente sanguíneo: o glucagon é elevado, fazendo com que ocorra maior glicogenólise ( quebra do glicogênio ) sendo fonte de várias moléculas de glicose para a corrente sanguínea, o tecido adiposo é mobilizado para fornecer ácidos graxos e a massa muscular disponibiliza aminoácidos para a corrente sanguínea. Eu posso ingerir uma refeição por dia; a maioria dos nutrientes será armazenada em tecidos específicos e depois retornará à corrente sanguínea para ser utilizada em outras regiões do corpo quando for necessária.

Depois ele diz:

Alem disso, previne que voce faça refeiçoes de alto volume, o que acaba acarretando a liberacao de um hormonio chamado somatostatina, em ordem de promover recrutamento vascular mesentérico, para que a digestao possa ocorrer. Mas quando este hormonio é liberado, ele inibe a liberacao de hormonio do crescimento, funcionando portanto o simples fato de fazer refeicoes de alto volume contraproducentes quando voce tem um individuo que necessita de alta velocidade de regeneracao celular e adaptacao fisiologica."

Eu não lembro muito bem sobre a somatostatina, mas somente utilizando o que ele falou dá pra produzir um argumento contrário. Segundo ele, a somatostatina é ''liberada'' a fim de promover recrutamento vascular mesentérico. Traduzindo ''recrutamento vascular mesentérico'' : maior fluxo sanguíneo para o canal digestório, principalmente na região intestinal. E, também segundo o Paulo Muzy, a somatostatina inibe a liberação do GH.

Primeiro: se a somatostatina é liberada para promover maior circulação sanguínea no local da digestão e toda vez que fazemos alguma refeição esse aumento da circulação sanguínea ocorre, então se eu me alimentar de 3 em 3 horas, quer dizer que de 3 em 3 horas esse hormônio será liberado e de 3 em 3 horas o GH será inibido no meu corpo. Ele poderia argumentar que refeições de alto volume liberam maior quantidade de somatostatina, porém, grande quantidade de somatostatina liberada de 1 a 3 vezes por dia não deve ser muito diferente de uma quantidade menor de somatostatina sendo liberada de 6 a 8 vezes por dia. Além disso, é mais danoso ter o Gh diminuído de 1 a 3 vezes ao dia ou de 6 a 8 vezes ao dia? São tantas coisa a serem consideradas.

Segundo e mais importante: será que essas alterações realmente são significativas considerando o ambiente hormonal como um todo? Qual é a magnitude dessa diminuição do GH? Do jeito que ele fala, parece que a nossa produção hormonal pode ser facilmente manipulada através da frequência das nossas refeiçoes, o que é um absurdo. Além disso, se você colocar na balança o período de descanso, o período de treinamento e todas as outras situações que são ou que promovem uma situação ''anabólica'' no nosso corpo, acredito que elas superarão e muito essa pequena ação da somatostatina. Pelo que eu me lembro, a somatostatina desempenha um papel bem mais importante em outras situações, como diabetes, síndrome metabólica etc. A impressão que fica é que o Paulo Muzy leu estudos sobre essa ação específica da somatostatina, exagerou sua importância e tentou colocá-la como um ponto-chave para defender a ideia de que ''comer de 3h em 3h é melhor''. Pra mim as relações que ele colocou estão fora de proporção e superestimadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o Paulo Muzy e eu temos pensamentos parecidos simplesmente pelo fato de ser dificil preparar um atleta de nivel de competicao nao fazendo ele comer de 3 em 3h, e isso eh tao real que ele ta ganhando o dinheiro dele e nunca vai se preocupar se existem argumentos contra a ideia dele de comer de 3 em 3h ou nao. Pode funcionar outros protocolos para pessoas normais, mas se falando especificamente de fisiculturistas até hoje nao achei nenhum que siga outro protocolo senao o d se alimentar de 3 em 3 ou até 2 em 2h. Justamente por causa desse topico fiquei com isso na cabeça, passei um final de semana do sul brasileiro o ano passado fazendo uma mesa redonda com grandes preparadores e atletas entre eles Edu Correa e Fabio Caverna, q na minha opiniao sao do time dos melhores do Brasil, perguntei sobre outros protocolos de dieta com jejuns etc eles foram unanimes em falar que nao teria como, pelo volume de comida que se acumularia em poucas refeicoes, pela sensacao de inchaço por esse volume maior no abdomem dilatado, eh o que eu acho tbm, atualmente estou com 102 kilos, como ja falei aqui na epoca q eu tava com 82 esse protocolo de jejum intermitente, warrior diet etc até q ia bem, mas para crescer mais tive q regular mesmo o q chamo de ciclos, ou seja, o lance old school mesmo.

O dia q vcs ficarem mais pesados ou q tiverem a responsa de preparar atletas tenho certeza q concordarao comigo e com o Muzy, até lá, estou esperando na pratica conversar com atleta mais pesado q usa tal protocolo, teorias existem muitas, tanto pra concordar com as 3h em 3h e para discordar tbm, tem q ver o q se adapta melhor para seu objetivo,

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...