Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Comer De 3 Em 3 Horas, Defesas E Criticas Sobre Esse Sistema


Posts Recomendados

  • Supermoderador

Cara, o que eu estava querendo propor era que o aproveitamento dos nutrientes, se estes forem divididos em várias refeições, seriam maiores do que se forem distribuídos em pouquíssimas refeições. Com certeza, o aproveitamento dos nutrientes de uma refeição grande será maior do que de uma refeição pequena. O que eu estava defendendo era o seguinte. Vamos supor que eu ingira 1200 kcal em uma única refeição e passe 7 horas sem comer. Dessas 1200 kcal, digamos que 950 seriam assimilados pelo organismos. Agora vamos supor que nesse intervalo de 7 horas eu fizesse 3 refeições pequenas, totalizando também 1200 kcal, com os nutrientes bem distribuídos entre elas. Agora, dessas 1200 kcal, o corpo absorveria 1050 kcal, mais do que a situação da megarrefeição. Se fossemos analisar individualmente cada refeição, com certeza a mais proveitosa seria a grande. Porém, analisando separadamente, é provável que a boa divisão calórica em várias porções seja um pouco mais proveitosa, devido ao intervalo dado, que permitiria a dessaturação enzimática e com isso um melhor aproveitamento das calorias como um todo.

Mas esse meu ponto de vista, não indicaria que um jejum intermitente necessariamente seria mais vantajoso para a perda de gordura. Pq? pq um ciclo gástrico após um longo jejum tenderia a tentar aproveitar mais aqueles nutrientes, abastecendo os adipócitos, por exemplo.

Olá,

entendo a sua analogia. Mas você esqueceu que a refeição grande viria após um período longo de jejum; seguindo a sua própria analogia, "um ciclo gástrico após um longo jejum tenderia a tentar aproveitar mais aqueles nutrientes". Ou seja, os nutrientes serão tão bem absorvidos quanto se você fizesse várias refeições :D

Por isso que a gente não pode analisar um contexto específico, uma janela de horas após uma refeição, por exemplo. Vale o dia inteiro, o dia anterior, o próximo.... mesmo que o processo completo de digestão demore mais, ele será completo também.

Sei que tal fator não é totalmente relevante, mas de qualquer forma acredito que seja e, como os detalhes fazem a diferença, a distribuição calórica dessa forma seria uma melhor opção.

E outra... ele envolve muitos processos e muito detalhes, tanto gastrointestinais, como hormonais, bioquímicos, etc. Fazer uma análise dando um parecer final sobre o assunto é quase que impossível, já que cada uma das estratégias de distribuição calórica apresentam prós e contras.

Se você acha que é impossível, não deveria dizer que um deles é a melhor opção :P

Como não há provas de que uma forma é melhor do que a outra, eu prefiro concluir que... tanto faz. No meu entendimento a melhor dieta para você é aquela que você consegue seguir da melhor forma possível. Não entra na minha cabeça alguém mudar a rotina para comer de 3 em 3 horas porque assim "é melhor". Da mesma forma que eu também não entendo quem começa a fazer jejum intermitente porque "perde mais peso assim".

Quanto a parte que vc disse que as enzimas não digerem os nutrientes.

Tecnicamente falando, a digestão é o conjunto de ações químicas e físicas que transformam os macronutrientes em moléculas assimiláveis.

Dessa forma, são sim as enzimas as responsáveis pela digestão (juntamente com os processos físicos, como a mastigação e a deglutição).

É pq costumamos ver a digestão como o processo inteiro, de quebra de nutrientes, absorção e eliminação dos restos, porém o termo digestão, tecnicamente, se refere apenas à quebra dos macronutrientes.

Abraço!

Hmm, tudo bem :D Mas inicialmente você falou:

É fato que, com certeza, o processo digestivo de uma refeição enorme não durará apenas poucas horas. Porém, a parte do processo digestivo onde há o predomínio das ações enzimáticas não será tão demorado. A PREDOMINÂNCIA (eu falei predominância, não totalidade) dessa ação enzimática será nessas primeiras horas, quando o bolo alimentar passar pelo estomago e, posteriormente pelo duodeno. Assim, considerando-se todo o processo digestório, a coisa demora (até a formação das fezes e a eliminação), porém a "parte inicial", onde predominará a atividade enzimática, se dará PREDOMINANTEMENTE nas primeiras horas. O restante daquela refeição que não foi aproveitada logo, nutrirá muito pouco o organismo, no meu ponto de vista.

A ação enzimática causa a quebra das moléculas. Mas isso ocorre bem antes da absorção, que é o que realmente importa, e que é a "etapa lenta" do processo. Pelo que entendi você estava querendo dizer que a fase principal da digestão (aqui considerando digestão como quebra + absorção) se daria nas primeiras horas, para justificar fazer refeições mais frequentes, mas isso não ocorre (apenas a quebra, e ainda dependendo da refeição).

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

quando comemos o corpo direciona muito do nosso sangue para a digestão ... muito mesmo, por isso quanto mais se come mais sono dá depois de comer, não é isso?

agora imagina que vc comeu, su corpo ficou lá fazendo todo o trabalho para digerir tudo, então depois de 2 horas ou um pouco mais(bem amis com carne vermelha) vai tudo para o sangue e ao invés de todos esses nutrientes alimentarem os musculos, o que acontece com esse sangue ?

volta pra fazer mais digestão... e os musculos não recebem o quanto poderiam receber.

...

pode ser puraviagem ?

pode, mas os musculos não receberão o tanto de sangue(e nutrientes) que poderiam receber se estivermos fazendo a digestão bem na hora que temos pico de aminoácidos no sangue ..

pensem nisso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quando comemos o corpo direciona muito do nosso sangue para a digestão ... muito mesmo, por isso quanto mais se come mais sono dá depois de comer, não é isso?

agora imagina que vc comeu, su corpo ficou lá fazendo todo o trabalho para digerir tudo, então depois de 2 horas ou um pouco mais(bem amis com carne vermelha) vai tudo para o sangue e ao invés de todos esses nutrientes alimentarem os musculos, o que acontece com esse sangue ?

volta pra fazer mais digestão... e os musculos não recebem o quanto poderiam receber.

...

pode ser puraviagem ?

pode, mas os musculos não receberão o tanto de sangue(e nutrientes) que poderiam receber se estivermos fazendo a digestão bem na hora que temos pico de aminoácidos no sangue ..

pensem nisso

Não, é pura viagem

Mudei o titulo do topico, acho q tem mais a ver com o q rola agora... abraço

Sim, bem melhor na minha opinião

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

quando comemos o corpo direciona muito do nosso sangue para a digestão ... muito mesmo, por isso quanto mais se come mais sono dá depois de comer, não é isso?

agora imagina que vc comeu, su corpo ficou lá fazendo todo o trabalho para digerir tudo, então depois de 2 horas ou um pouco mais(bem amis com carne vermelha) vai tudo para o sangue e ao invés de todos esses nutrientes alimentarem os musculos, o que acontece com esse sangue ?

volta pra fazer mais digestão... e os musculos não recebem o quanto poderiam receber.

...

pode ser puraviagem ?

pode, mas os musculos não receberão o tanto de sangue(e nutrientes) que poderiam receber se estivermos fazendo a digestão bem na hora que temos pico de aminoácidos no sangue ..

pensem nisso

É viagem. Especialmente porque o sono é devido a insulina, e não à digestão em si. Nós brasileiros sentimos sono depois do almoço porque normalmente o almoço é rico em massas e alimentos com muito carboidrato. Se você fizer um almoço de apenas carnes e saladas, vai se sentir muito bem depois, mais disposto e sem sono.

Mudei o titulo do topico, acho q tem mais a ver com o q rola agora... abraço

Gostei também :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

principalmente porque todos sabem que a refeição que mais dá sono depois é a feijoada hahaha

É viagem. Especialmente porque o sono é devido a insulina, e não à digestão em si. Nós brasileiros sentimos sono depois do almoço porque normalmente o almoço é rico em massas e alimentos com muito carboidrato. Se você fizer um almoço de apenas carnes e saladas, vai se sentir muito bem depois, mais disposto e sem sono.

qual refeição é conhecida por mais causar sono ??

feijoada ??? :)

riquíssima em ?

gorduras!!

aumenta o fluxo sanguineo na região durante a digestão... é senso comum isso.

Editado por planeta
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

principalmente porque todos sabem que a refeição que mais dá sono depois é a feijoada hahaha

É viagem. Especialmente porque o sono é devido a insulina, e não à digestão em si. Nós brasileiros sentimos sono depois do almoço porque normalmente o almoço é rico em massas e alimentos com muito carboidrato. Se você fizer um almoço de apenas carnes e saladas, vai se sentir muito bem depois, mais disposto e sem sono.

qual refeição é conhecida por mais causar sono ??

feijoada ??? :)

riquíssima em ?

gorduras!!

aumenta o fluxo sanguineo na região durante a digestão... é senso comum isso.

Vc apresentou duas visões. Vc defende qual?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

principalmente porque todos sabem que a refeição que mais dá sono depois é a feijoada hahaha

É viagem. Especialmente porque o sono é devido a insulina, e não à digestão em si. Nós brasileiros sentimos sono depois do almoço porque normalmente o almoço é rico em massas e alimentos com muito carboidrato. Se você fizer um almoço de apenas carnes e saladas, vai se sentir muito bem depois, mais disposto e sem sono.

qual refeição é conhecida por mais causar sono ??

feijoada ??? :)

riquíssima em ?

gorduras!!

aumenta o fluxo sanguineo na região durante a digestão... é senso comum isso.

are-you-shtting-me-eccbc87e4b5ce2fe28308

carboidratos são indutores de leptina...

Editado por dushlolzor
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc apresentou duas visões. Vc defende qual?

a refeição que mais causa sonolencia de todas é FEIJOADA... que é rica em gorduras

**

mas o fluxo sanguineo aumenta mesmo na região do abdomem durante a digestão... qual o problema de aceitar isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...