Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

HUAHUEHAUHUEA, Se não é o Quisso levantar a moral da tropa... quem seria?

Pra tiver que tenho 1 falta só por que cheguei levemente atrasado. Até agora não faltei 1 aula (de matação).

Taels. Conte-me a tua história aqui.

Segundo semestre ta um pouco pior por tá dando apagão na hora das provas. Mas continuo batalhando (Inclusive agora que to com imunologia para entender/postar).

Postado

Aula 25/10 - Imunologia

Hipersensibilidade do Tipo II - Citotóxica e Hipersensibilidade do Tipo III (do Complexo Imune)

Após a hipersensibilidade de Tipo I (que gera a produção de IgE), a Hipersensibilidade de Tipo II (citotóxica) envolve a produção de IgG e IgM e por consequência, ativação do sistema complemento. Isso acontece na Eritoblastose fetal, em que a criança, quando filha de mãe Rh- e pai Rh+ pode provocar reação, se o sangue dela entrar em contato com o sangue da mãe. O sistema ABO também participa desse processo, aumentando as chances de reação imune, caso as imunoglobulinas Anti-A (por exemplo) da mãe, resolvam atacar as hemáceas com aglutinogênio A da filha.

sistema-cardiovascular-85.jpg

Essa hipersensibilidade pode ocorrer quando ha formação de complexos antígeno-anticorpo que não são completamente desmanchados num primeiro momento. Se eles continuarem acumulando, haverá ativação de neutrófilos que se são atraídos pelas porções Fc das IgGs desses complexos. Com os macrófagos não são grandes o sufciente para opsonisar esses complexos, eles liberam enzimas lisossomais que destróem os complexos e também o endotélio ao redor deles. Esse processo só ocorre se anteriormente houve ativação de mastócitos e basófilos, com liberação de histamina e uma reação inflamatória. Como a Hipersensibilidade de Tipo II depende do sistema complemento, quando isso ocorre, é possível qe haja uma reação anafilática pela clivagem dos domínios C3a C4a e C5a das proteínas.

A formação de complexos antígeno-anticorpo ocorrem por que não há fagócitos o suficiente para opsonizá-los, ou porque hipocomplementenemias (deficiencia de proteínas do sistema complemento) não fornecem C1q o suficiente para que a resposta inicie. Aí há acúmulo de antígenos e anticorpos em determinada região.

Outra doença auto-imune da hipersensibilidade citotóxica é a Miastenia gravis, em que as colinasterases (receptores colinérgicos) da Junção neurosmuscular sejam destruídas, causando paralisia.

block.jpg

Imunoglobulina G bloqueia o receptor de acetilcolina da junção neuromuscular. A contração não acontece e o musculo atrofia.

Anemia Hemolítica auto-imune medicamentosa.

Alguns medicamentos podem vir ar como haptenos, sequestrando proteínas que formam complexos na membrana das hemáceas. Esse complexo cria acúmulo de IgGs e ativa o sistema complemento. Dois medicamentos qe podem fazer isso são a penicilina e a cefalosporina.

Anemia Hemolítica auto-imune por anticorpos frios.

Algumas pessoas possuem as extremidades corporais que ficam geladas (abaixo de 37°) durante dias mais frios. Quando isso acontece, também reduz a circulação sanguínea e acumulam-se hemáceas. O SI produz Imunoglobulinas IgG anti-Rh que se associam à essas hemáceas e ativam o sistema complemento, com lise delas e perda de nutrientes.

Anemia Hemolítica auto-imune por anticorpos quentes.

Semelhante à anemia à anticorpos frios. só que as temperaturas passam dos 37°. Também há associação entre IgGs anti-Rh e as hemáceas com subsequente ativação do sistema complemento e lise das células vermelhas.

Púrpura trombocitopênica.

Se nas anemias acima o complexo imune ocorria com as hemáceas, na Púrpura trombocitopênica ocorre com as plaquetas, que são lisadas e causam hemorragias em pontos específicos, formando manchas roxas. Por isso o nome da doença.

palpablePurpura.jpg

Hipersensibilidade ocasionada por transplante.

Lembra das moléculas de MHC-I (complexo de histocompatibilidade-I) que toda célula nucleada possui? Pois bem, durante um transplante sanguíneo, o sist. Imune reage criando anticorpos contra o Sistema ABO do paciente assim que o sistema circulatório se estabelece com o novo órgão.

Hipersensibilidade de Tipo IV (Tardia).

Aqui a resposta se inicia entre 48 e 72h após o contato com o agente, que pode ser uma substância química corriqueira, como o níquel da fívela de relógios.

Os Linfócitos Th1 são ativados já no primeiro contato com os antígenos com produção de células de memória. Há também ativação dos Macrófagos e a resposta imune é intracelular. É o que acontece em casos de Tuberculose. O mycobacterium tuberculosis possui um antígeno chamado PPD (purified protein derivative) que ativa os basófilos para que ocorra uma inflamação. Como alguns macrófagos podem vir a se acumular no local, se eles forem incapazes de conter o complexo antígeno-anticorpo, pode-se ter uma hipersensibilidade granulomatosa, com o acumulo dessas células e fibrose tecidual. Essa reação é uma resposta natural de tentar aprisionar o antígeno e manter o resto do organismo salvo. Tem algo muito interessante: os macrófagos podem se fundir formando uma célula muito maior e multinucleada. Isn't really that awesome?

A fase de sensibilização acontece com um hapteno (moléculas muito pequenas que só viram alérgenos quando ligada a moléculas maiores) que se liga à uma proteína da epiderme. Células de Langerhans (macrófagos do sistema tegumentar e conjuntivo), que migram para o local fagocitam esses haptenos e entregam-nos para células de memória junto de um MHC-II. Aonde a resposta está ocorrendo há uma grande liberação de IL-12, que faz a regulação da resposta imune, bloqueando as Th2 (da resposta humoral) e induzindo a produção de Th1 da resposta humoral (de cima).

Imagem40.png

Eu curto imunologia.

Postado

Pessoal, desculpe se não era pra postar sobre isso nesse tópico, mas fiquei na dúvida e como tem a ver com o tema, resolvi postar aqui mesmo:

Hoje fui no médico e pedi uns exames de vitaminas/minerais e também de testo. Ele colocou no pedido então assim:

-Vit.B12

-Vit.D

-Ácido Fólico

-Na/K/Mg/Ca/Zn

O resto eu já fiz há alguns meses e deu tudo ok: Tireóide, TSH, T4 Livre, Colesterol, Triglicérides, Hemograma Completo, Glicemia, Hepatite B e HIV.

Vocês acham que esses que ele pediu são suficientes, quer dizer, se esses aí derem ok, eu posso ficar despreocupado com qualquer deficiência de vitaminas/minerais?

Ele disse assim que não pede tuuudo as vitaminas e minerais e que não é necessário a menos que apresente algum sintoma ou problema secundário.

Visitante usuario_excluido22
Postado (editado)

Está bom sim, Bruno. Não sei como é sua dieta mas basicamente para alguém que já segue uma dieta suficiente para repor seus fluidos corporais não há necessidade de medir todas as vitaminas e minerais. Além do mais dá para se usar um diagnóstico só pelos zóio, quem trabalha em clinica faz isso, tu olha o individuo e já avalia algum deficit/excesso de algum nutri. rsrs

Editado por dones
Postado

Isso seria um BOM médico, raridade hoje em dia! Kkk e eu fiquei curioso para pelo menos saber qual o meu perfil dessas vitaminas e tal. Sem medo de algo sério. De qualquer forma, muito obrigado Dones! Ajudou muito. pricipalmente o zinco, eu acho que posso estar deficiente, mas logo saberei.

Postado (editado)

Aula 29/10 - Anatomia.

"When you're down is where you know yourself

That if you're drown there's nothing else

When you're lost you need to find yourself

Then you'll find out that there's no-one else".

Já apresentei sobre a Mecânica pulmonar na aula de fisiologia. Aqui atrelar-me-ei somente às estruturas anatômicas e às suas funções do sistema respiratório. so... Take a Breath, Take A Deep Breath Now!

Assim que o ar entra pelo nariz, há uma série de estruturas que cuidam para qu ele fique úmido, quente e limpo. Não adianta respirar qualquer coisa. Você pode viver comendo qualquer coisa, ou até sem comer. Mas não vai longe sem respirar. Sorry, the truth and notting but the truth.

O Nariz não é só um nariz, ele é dividido em nariz externo e nariz interno. e esse é por sua vez cartilaginoso e ósseo.

Nariz Externo - marcado pelo osso nasal e pelas cartilagens alares. Você pode sentí-lo tocando entre os olhos, é esse "calinho" aí até a aberura das narinas.

ABAAAA-gIAJ-1.png

Nariz Interno - A parte cartilaginosa é aquela levemente móvel logo abaixo do osso nasal. É dividida em cartilagem nasal lateral, e entre elas tem a cartilagem do septo nasal, Há uma correlação clínica muito comum nisso: desvio de septo. Ultimamente é moda fazer cirurgia para corrigí-lo, mas pra maioria das pessoas é bobagem, e não prejudic a respiração. O septo nasal está em uma base chamada vômer, e anterio-inferior à esse, o osso maxilar. O Osso etmóide fica posterior à cartilagem do septo e inferior a lâmica civosa do osso etmóide. (bem, os ossos que eu acbei de falar -vômer, etmoide, lâmina crivoide e seio etmoidal- são, obviamente da parte óssea do nariz interno). Essa cavidade crivoide funciona como furinhos minúsculos que o nervo olfatório passa,e capta os odores do ambiente.

sistema-sensorial-125.jpg

O nariz interno é revestido por uma mucosa (mucosa nasal) que é aquela membrana produtora de muco. O muco não é só para formar ranho não. É esse muco que humidece o ar, enquanto a alta vasculaização dela torna o ar mais quente e as vibrissas limpam ele. Tem algo muito curioso relatado pelo professor, que foi sobre as condições de ancestralidade que ditaram o formato dos narizes. Justamente por causa dessa necessidade de tornar o ar mais limpo, húmido e aquecido, que algumas raças formaram narizes mais achatados, pontudos, e etc.

Lá dentro temos os ramos do bulbo olfatório, as conchas nasais superior, média e inferior. As aberturas das tubas auditivas ficam logo após a Coana. Dúvido que há como esquecer esse nome: é só lembrar de Aduana, aquelas praças nas divisas entre países. Na real a função é a mesma, pois é ó um estreitamento que se fecha quando há inflamação nas adenóides. O que a coana faz é limitar a cavidade nasal da nasofarínge.

A porção inferior do nariz é a base, aonde tem o palato duro-tecido ósseo- e posteriormente, o palato mole - múscular.

Farínge.

Isso ainda não é consenso na minha cabeça, e preciso dar uma olhada com um pouco mais de atenção na minha pilha de livros. Mas é dividida em 3:

Nasofarínge: logo após a Coana, pegando a área da abertura da tuba auditiva e as tonsilas adenóides até a tonsila palatina.

Orofarínge: ou bucofarínge também... é a parte após a cavidade bucal, assim que termina a Tonsila palatina e início da tonsila lingual. até a epiglote.

Farínge-larínge: ok, essa não está clara. Mas ela tem que começar no dorso da epiglote até a entrada da traqueia e da Laringe.

https://mednet.umic.pt/idc/idcplg?IdcService=GET_FILE&dDocName=IMG_CANCRODAGARGANTA_01&RevisionselectionMethod=LatestReleased&Rendition=Native%20File&allowInterrupt=1&noSaveAs=1

to com problma... volto amanhãpara postar a imagem.

Esse órgão faz parte tanto da respiração quanto da fala (fonação). E possui 3 cartilagens pares e 3 cartilgens ímpares.

laringe.jpg

As 3 pares são as cartilagens aridenóide, cuneiforme e corniculadas. Essas cartilagens são "somente" algumas elevações nas quais as pregas vocais e vestibulares (falta corda vocal) se conectam. E as 3 cartilagens ímpares são a tireóidea, cricóide e a própria epiglote.

Na larínge nós temos a glote, que é o órgão fonador mesmo. Aonde as 3 cartilagens pares se encontram.

laringe3.jpg

Traqueia.

A parte condutora do sistema respitatório termina no finalzinho desse órgão. A princípio a traqueia se divide em dois brônquios, sendo que o direito é mais reto que o esquerdo, pois o pulmão esquerdo abriga o coração, aí tem que deixar um espacinho pra que tudo se encaixe. Os aneis que formam a traqueia são em forma de C, para que o musculo liso possa estenosar (reduzir o calibre) dele uando se contrair.

Daqui em diante as subdivisões são várias. (Vou testar minha memória).

traqueiabronquios1.gif

->Brônquios pulmonares->bronquios lobulares->brônquios segmetares->brônquiõs terminais->brônquiolos->bronquíolos terminais->bronquíolos respiratórios->ductos alveolares->sacos alveolares->alveolos (sim, eu errei a ordem e tive que consertar umas coisas... amanhã to craque).

Agora, a informaçã que irá colabar com vossas pressões alveolares: No pulmão não entra ar.

Não, sério. To dizendo.

No pulmão não há entrada de ar. Na verdade o ar só chega até os alvéolos, esrturas ue realmentefazem a fitragem dele. Não havia falado isso em fisiologia ainda. Mas é verdade. No pulmão não entra ar.

Editado por lourensini
Postado

Apesar de eu não ter lido os posts com calma e atenção necessária, parabéns por esse trabalho Lourensini. Também sou estudante de Nutrição e chega a ser cômico as pessoas pensarem que nós só calculamos macro e micronutrientes. rsrs Pretende atuar em que área da nutrição,cara ? Abraços

Postado

Velho, se eu for para a Esportiva o cliente vai olhar pra mim e dizer "tá, e como é que tu não cresce?". Mas ganhei MUITO gosto pela imunologia, e sei que é uma área inexplorada. Falou em Exploração, falou comigo.

Postado (editado)
Taels. Conte-me a tua história aqui.

Poxa, minha história...

Sempre fui um aluno médio no colégio, não estudava em casa, mas era bastante curioso e tinha muitos interesses fora do colégio.

Chegando no terceiro ano, a maioria dos professores não botou fé quando falei que ia fazer medicina.

Eu não era muito bom em química e biologia, mas no terceiro ano estudei quase que exclusivamente essas matérias.

Aí eu não passei de primeira, normal. Mas o cursinho ajudou bastante.

Acabei passando no vestibular.

Só que de certa forma eu tinha aberto mão de muitas coisas enquanto eu estava estudando pro vestibular.

E eu sabia que a faculdade seria algo muito difícil, pois um amigo meu me contava os casos.

Só que acabei descobrindo que a faculdade de medicina é um processo, na minha opinião, pouco eficiente e muito desumano para os alunos. Nem sempre é saudável (psicologicamente e fisiologicamente). É tudo uma questão de o quanto vc pretende abrir mão do seu tempo livre, dos seus relacionamentos, sono, hábitos saudáveis (ex: fazer musculação), bem estar, etc. Pois nem mesmo assim vc conseguiria englobar a medicina, nunca conseguirá estudar pelos melhores livros, nunca conseguiria dominar toda a matéria. Na minha opinião, o melhor a fazer é escolher o quanto se deseja dedicar a cada área do conhecimento, e o quanto vc acha confortável abrir mão do seu tempo para se dedicar à faculdade.

Mas em relação a eu estar gostando do curso, minha resposta é a seguinte: a medicina é maravilhosa, o convívio com os colegas é muito bacana, mas o curso em si eu diria que é muito ruim. O bom é que o curso dura 6 anos (+ residência se for o caso), já a medicina dura a vida inteira. Costumo dizer que esse é o maior caso de amor incompreendido que a pessoa pode ter. Amar a medicina, mas ela te tratar como um escravo. Na verdade o amor à medicina não muda o fato de que o curso (e não a medicina) que prejudica o bem estar dos alunos.

E minha maior luta hoje é tentar conciliar minha vontade de viver meus 20~26 anos com minha dedicação à faculdade. Vejo as turmas que estão se formando, cheio de jovens de 25 anos com cara de 35. Muitos com um aspecto envelhecido para a idade, além de muitos serem gordos (obviamente engordaram durante o curso, possivelmente pois não tiveram tempo de se dedicar a si mesmos do forma geral).

Eu costumo pensar que tudo que vc quiser conquistar em sua vida, vc terá que conquistar em sua vida, ou seja, enquanto vc vive. Acho que muitos concordam que uma criança perder a infância trabalhando é algo horrível, mas na minha opinião é igualmente preocupante dedicar vários anos anteriores à entrada na faculdade (vestibular de medicina), 6 anos de curso, e se imaginarmos residência, entre 2 a 5 anos após o curso, tudo isso sob muito estresse e com uma promessa de uma "recompensa"... Independente do valor financeiro, social ou filosófico dessa recompensa, há de se considerar que uma boa parte da minha juventude (e saúde) está sendo gasta ficando na faculdade de 8 horas da manhã às 8 da noite, incluindo fins de semana estudando direto, e que esse tempo não voltará mais. Isso para mim é algo muito sério. Qualquer pessoa pode resolver começar uma faculdade de medicina, e demorar quanto tempo for necessário para concluí-la (apesar de a pressão para não repetir uma matéria é algo aterrorizante). Mas ninguém pode obter o tempo, a juventude e a saúde gasta de volta. Eu valorizo muito minhas atividades fora da faculdade. E se eu sinto que estou sendo impedido de fazer algo que eu quero por causa do curso, bem, para mim isso é um grande problema.

E por mais que o salário seja razoável (se bem que médicos que ganham muito também trabalham pra cacete), mesmo considerando o propósito social do médico (apesar de o governo pisar na medicina e fazer os médicos de otários) e filosóficos, que é de salvar vidas, o preço disso é muito alto. O fato é que quem forma em medicina não apenas tem a medicina como meio de viver, mas vive para a medicina.

Editado por Taels
Postado

É comum vermos médicos com carga horaria semanal superior a 70 horas. A pessoa que pensa fazer medicina pelo dinheiro realmente não sabe onde tá se metendo, se o cara não ama DEMAIS aquilo, não adianta.

Postado

Gente, desculpa o post meia-boca. Sem comprar com os anteriores de fisiologia, mas é que a coisa tá foda aqui. Tudo deu errado ontem ee u tive que refazer. Tenho ainda Bioquímica para estudar e vou postar até de noite alguma coisa. Estou estudando outras coisas por fora e com o trabalho do seminário de bioq. na cabeça. Hoje o post de fisio fica assim por que na real todos seriam assim se eu não estudasse a coisa mais a fundo. O Chrome e o Firefox não instalam mais aqui e não tem jeito de fazer voltar ao normal. Enfim, essa semana sera mais corrido mas eu mantenho os posts e o estudo em dia (apenas sem o mesmo grau de dedicação).

Taels: Velho, bacana tua história de ser um aluno medíocre e terminar fazendo medicina. Você está cursando aonde? está em que período/semestre? Do que mais foi difícil abrir mão até agora?

Destroyer: ouvi a turma iniciada do curso comentando valores no busão de um trabalho de 6hs (não era todos os dias) em um posto... 4mil, e achando pouco também. Na hora eu ví quem tava lava lá pelo humanismo e quem tava pela grana.

Aula 30/10 - Fisiologia

Controle Renal da Pressão Arterial (PA).

PQP, O calor fez com que o note se desligasse e eu perdi tudo que havia escrito. Mas como é preciso aprender a dar a volta por cima, vamos escrever novamente.O Controle do PA pelos rins é um mecanismo-até o momento do meu estudo- belíssimo pela simplicidade.

(porra, nem acredito que perdi todo o post)

Um resumo Curto & Grosso seria esse.

PA sobe: filtração glomerular aumenta: PA desce.

Isso é um dos mecanismos básicos de regulação através da filtração glomerular. Claro que é mais complexo, e as conexões que podem ser feitas com os outros sistemas são muitas, afinal o rim não funciona sozinho. Ele só resolve uma parte da equação que é absurdamente importante, a propósito.

Uma legendinha básica: PA= Pressão Arterial; ECF= Extracelullar Fluid.

Diurese por Pressão e Natriurese por pressão: Esses dois mecanismo atuam juntos na regulação do PA. Quando o volume do líquido extracelular aumenta, ocorre uma Natriurese que elimina sódio e reduz a retenção líquida, e quando há um aumento do PA por uma retenção líquida, há excreção de água por aumento da filtração glomerular

Hipertensão: e a sodiofobia .

Quando há um aumento de sal na dieta, haverá uma maior retenção líquida extracelular por causa do desbalanço entre ele e o potássio (você certamente já sabe disso). Isso provoca aumento do PA. Como isso muda a osmolalidade (razão entre o líquido e o soluto) o corpo tem que procurar voltar ao normal. Adivinha como? Com sede. Você fica com uma sede do caramba no domingo à noite e nem sabe o por que, mas é que esse mecanismo garante mais água para o líquido extracelular e equilibra a osmolalidade. Com o tempo isso volta ao normal, pois aumentará a pressão. Mas tá aí a razão da retenção, com uma maior osmolalidade, a hipófise produz ADH, que aumenta a absorsão de H2O nos túbulos renais, retendo ainda mais líquido.

Claro que não é pra sempre. Com o aumento do volume do ECF, também aumenta o volume sanguíneo (porque esse líquido precisa sair por algum lugar). Aí aumenta a PA média, o fluxo sanguíneo, o débito cardíaco, e a resistência periférica arterial, controlada pelo centro vasomotor do bulbo, que recebe informações de baroceptores na croca da Aorta e no Seio Carotídio, que devolve a informação para o coração através dos nervos parassimpáticos, reduzindo o PA, enquanto o rim aumenta a filtração glomerular pela Natriurese e Diurese por Pressão.

ABAAAfTxwAL-2.jpg

Não entendam o controle renal como um mecanismo isolado. Nunca.

Continue lendo para ver quando SNC e coração participam.

Quando a pressão está muito abaixo do normal, aí entra um mecanismo bacana, chamado Renina-Angiotensina-Aldosterona (SRAA).

Se uma PA muito baixa for detectada, a enzima Renina é liberada pelo rim para clivar o angiotensinogênio em Angiotensina I, convertida em Angiotensina II pelo pulmão. Essa Angiotensina II faz vaso constrição e promove aumento da PA por 2 a 3 minutos, que costuma ser tempo suficiente para que ela se restabeleça.

sraa.gif

A Angiotensina II é vaso constritora, retem sódio e água e induz a produção de Aldosterona, produzida pela glândula renal aumenta absorsão de sódio e aumenta excreção de potássio.

Quando algo obstrui o fluxo sanguíneo, como uma estenose por mau desenvolvimento embrionário ou esclerose endotelial, há de resultar em um aumento da PA. Mas o caso mais interessante é esse aqui:

Coarctação da aorta, um erro durante o desenvolvimento embrionário que provoca uma estenose violenta na aorta , acima dos ramos nas artérias renais, que aumenta a pressão acima da coarcitação. Como o rim faz o trabalhinho dele, a pressão fica reduzida somente abaixo da coarcitação.

im2.jpg

O Controle Nervoso da PA.

Como eu falei, o rim não trabalha sozinho. As pressões são detectadas pelos baroceptores no arco aórtico e seio carotídio, que enviam a info para o centro vasomotor no bulbo através do nervo vago e glossofaríngeo. Se a pressão estiver baixa, o SN Simpático aumentará o número e força das contrações do miocárdio e a aumenta a vasoconstrição dos capilares. O Parassimpático geraria um efeito oposto.

Postado
Taels: Velho, bacana tua história de ser um aluno medíocre e terminar fazendo medicina. Você está cursando aonde? está em que período/semestre? Do que mais foi difícil abrir mão até agora?

To cursando na UFMG, quarto período. Difícil abrir mão (em partes) da boa alimentação, do sono, do tempo para se dedicar a si mesmo... Enfim, no final das contas é a falta de tempo (pela quantidade de matéria/aula) que prejudica muito.

Postado (editado)

Qual foi tua nota no enem or whatever you have done to get into it?

779 no Enem (quase não passei na primeira etapa), mas aí na segunda etapa fiz 84 em 100, o que me jogou lá pra cima na colocação. Acabei ficando em 17°, sendo que havia mais de 17.000 candidatos.

Editado por Taels
Postado

Só estudando com o cursinho?

Sóprávisár...

Galera, to disponibilizando meu peril do face para vocês (prefiro conersar com pessoas desconhecidas que usá-lo para conversar com pessoas que eu realmente possa tratar pessoalmente).

https://www.facebook.com/lourensini

Podem adicionar que eu comecei semana passada a usar esse negócio.

abraços

Postado

Só estudando com o cursinho?

No total foram 1 ano e meio de cursinho. Não cheguei a completar o segundo ano pois acabei passando na UFOP (ouro preto), em 8° entre 9000 candidatos, e cursei 1 período de medicina, antes de passar na UFMG (continuei estudando pro Enem enquanto cursava o primeiro período de medicina em Ouro Preto).

Quando fui pra UFMG, nem pedi para eliminar matéria. Repeti o 1° período todo denovo.

Taels ficou entre os 0,1% que estavam até o 17º lugar hauhauuah parabéns hein. ótima colocação

Valeu!! =)

Postado

Bem que tu fez cara... Eu to achando graça de Imunologia esse semestre por que no anterior eu estudei por conta. Agora é só agregar.

Tu deve ser como o brunobyof... era meio sem noção até resolver estudar pra atingir o objetivo, se ferrou pra isso chegou aonde está hoje.

Parabéns por ser parte do 0,1%.

To preparando o post de bioquímica sobre Síntese de Lipídios... Parecia fácil de início.

Obrigado pessoal que me adicionou.

Vou postar o link na página inicial quando terminar o post.

Postado (editado)

Aula 30/10 - Bioquímica.

Biossíntese e Armazenamento de ácidos graxos. Glicolise, Krebs, e mais um pouco.

Em dietas contendo muito carboidrato, essa via do metabolismo será estimulada, devido ao excesso de ATP que está sendo gerado, que "acorda" uma enzima proveniente da vitamina B8. Só não tente entender esse processo como se só o carboidrato o provocasse, já debatemos isso antes, tudo engorda.

Step By Step.

Glicólise e Ciclo de Krebs ocorrem normalmente quando grandes quantidades de carboidrato são ingeridas, mas há um limite para o USO desse piruvato proveniente da glicólise e nem tudo vai parar na cadeia fosforilativa (3ª etapa, após Krebs), e aí é necessário converter o excesso em outras moléculas que formarão os ácidos graxos, para o infeliz estoque que ninguém quer ter.

krebs_cycle.gif

Veja bem o início do processo para se lembrar dele (caso já tenha estudado a aula sobre Krebs).

Assim que o piruvato entra na mitocôndria e é descarboxilado (perde CO2, e recebe uma Coenzima A) à Acetil-CoA e essa se junta ao Oxalacetato, forma-se muito Citrato. Se o ciclo continuasse a mitocôndria ficaria lotada de NADHs que ela nem conseguiria utilizar. Então é necessário retirar esses Citratos excedentes da mitocôndria por anti-porte, enquanto malato é transportado do citosol para dentro da mitocôndria.

fig+1.png

Assim que o citrato é transportado para o citosol, ele é clivado pela ATP-citrato-Liase em Oxalacetato e Acetil-CoA. É realmente um retrocesso do que acontece na primeira etapa do ciclo de krebs, só que fora da mitocôndria. O Oxalacetato é hidrogenado à malato (tá aí daonde saiu o Malato que fez a troca com citrato agora pouco) e a acetil-CoA é carboxilada pela Acetil-CoA Carboxilase e passa a ser um Malonil-CoA, que é reduzido pela NADPH à palmitoil-CoA.

OBS: NADPH é a forma reduzida do NADP. Ela é usada em reações de anabolismo/síntese de lipídios e ácidos nucléicos (DNA) que requerem fosforilação. Ele é produzido na via das pentoses-fosfato (não sei nada disso ainda) e também na defosforilação do Malato que foi transportado ao citosol de volta à piruvato, que irá entrar na mitocôndria para continuar o esquema do tio krebs.

graph1g.jpg

Da Glicólise à lipogênese, esse é um bom resumo do que acabamos de ver.

Entre o malonil-CoA e o Palmitoil-CoA Muita coisa acontece.

Essa parte tem semelhança com a beta-oxidação, embora siga um caminho inverso. Fato é que ela também ocorre em "voltas" de 4 passos.

A enzima que fará o trabalho de construir o ácido graxo é a Acido Graxo-Sintase, que é uma enzima complexa formada por 7 partes diferentes (que não entrarei no detalhe). Basicamente, o processo agora cnsiste em juntar 1 molécula de malonil-CoA, removendo 1 Carbono do malonil que já existe (o que corresponde a cada uma das voltas). Com saldo final de cada volta, há duas novas moléculas de carbono adicionadas, aumentando o comprimento da cadeia de 2 em 2 até que ela chegue aos 16 carbonos.

Stuff Complicating.

Malonil-CoA formado. O que fazer com ele?

É uma molécula de 3 carbonos, e pra formar o palmitato precisamos de mais 12. Só 12.

AsetilCoA_MalonilCoA.jpg

A seguir, assim que o acetil-ACP é ativado (formado pela ação da Acetil-Transferase, que remove a CoA e o SH), formando Acetil-ACP, a KSase atua na remoção do ACP do Acetil-ACP recém formado, que é transportado para o Malonil-CoA.

Se antes ouve remoção da CoA do Acetil com a junção do ACP, agora acontecerá a mesma coisa com o Malonil (remoção da CoA-HS e "troca" pelo ACP).

OBS: HS é uma ligação Tioester... não irei aprofundar isso ainda.

Agora (que o Quisso me salvou de um fail) é que a KSase E a ACP trabalham em conjunto para remover um CO2 (na real, o grupo carboxílico COOH) do Malonil-ACP. A Junção do Acetil à base do Malonil-ACP formará o Acetoacetil-ACP.

img10025.jpg

Ok, não que eu tenha pensado nos míopes, mas essa foto eu bati do livro. Não uso iPhone. Ficou meia boca, mas concentre-se na moral da história.

ACP e KS trabalham em conjunto nessa junção de malonil-CoAs (com a remoção de CO2). KS é "ativado" por acetil-CoA uma vez, e ACP por malonil-CoA, que é adicionado sequencialmente "à base" da acetil-CoA em KS. Então sempre vai ter "um acetil" (na verdade é uma carboxila) no final da cadeia, sendo adicionados os pares de carbono ao "lado contrário" da cadeia (o que tá ligado em KS). Use a imagem do Lehninger pra entender.

Valeu quisso. Mas ainda to me esforçando para entender algumas coisas da imagem, já que o COOH é removido com a formação do Malonil-ACP.

Na imagem abaixo, dá para ver a molécula de Acetoacetil-ACP APÓS A FORMAÇÃO do complexo KSase+ACP (o Cilindro e a Bola Marrom, respectivamente) que trabalham para Juntar o Malonil-CoA ao acetoacetil-ACP.

semttuloxqf.jpg

Quando se forma o Acetoacetil é que damos início aquela "voltinha" de 4 passos que é semelhante à beta oxidação. Será essa "voltinha" que adicionará 2 carbonos ao acetoacetil.

Primeiro o Acetoacetil-ACP é reduzido pela NADHP+H, ganhando hidrogênios que se ligarão ao grupo Acetil (metade direita da molécula do acetoacetil) e desfarão a dupla ligação da molécula.

Segundo, o produto proveniente da reação será Desidratado, perdendo hidrogênios e recuperando auma dupla ligação ENTRE o acetil e o Malonil.

Terceiro, uma nova redução pela NADHP+H adicionará outro Hidrogênio, formando uma molécula de 4 carbonos com somente 1 dupla ligação. Isso formará uma molécula semelhante à um´ácido graxo extremamente curto (4 carbonos) ligado à um Enxofre e uma ACP.

acde9a40.png

A passagem de Acetoacetil-ACP para crotonil-ACP mantém os 4 carbonos da molécula, mas reduz as duplaligações e permite que o AG continue sendo construído depois. Essa "voltinha" se repete 7 vezes até que o Palmitato sera produzido.

A primeira das voltas que eu acabei de descrever se repete mudando o nome das enzimas e glumas das moléculas, mas a essência é a mesmas: Condensação, Redução, Desidrogenação, Redução.

O palmitato se forma no término da sétima volta, quando uma desidrogenação e remoção do ACP e do SH que estavam ligados ao grupo Carboxílico (C=OH) da molécula (sempre representados na direita).

O hepatócito só fabrica o ácido graxo até o Palmitato. A partir daí a história é outra.

Editado por lourensini
Postado (editado)

QUantos % de bf seria necessário para uma pessoa boiar na água mesmo sem ar nos pulmões?

Não dá pra expirar todo o ar dos pulmões.

Editado por Taels
Postado (editado)

1200ml sempre ficam. Caso contrário o pulmão/alvéolos colabariam à ponto de esmagar as estruturas que os formam.

EDIT: concluí a aula de bioquímica e entendi o conteudo. Quem estiver interessado pode relê-la que agora tá mais completinha.

Abraços (off para estudar imunologia e microbiologia).

Editado por lourensini
Postado

Aula 02/11 - Imunologia.

Imunização vs Vacinação.

Round One. FIGHT!

Os métodos profiláticos mais blackpower da biologia não é lavar as mãos e nem tratar a água. É vacinar. E nem toda vacina faz a mesma coisa, por que doenças não são todas iguais. Esse é post é o mais simples da imunologia até agora.

Tipos de Imunizações existem 2:

Ativa e passiva, que significa que um patógeno foi aplicado em uma pessoa/animal para gerar uma resposta imune que fabricasse anticorpos contra aquele antígeno ou contraido sem-querer-querendo.

Dentro da imunização Ativa tem-se a natural (quando isso é feito do modo oldschool de simplesmente contrair a doença), e artificial, quando o microorganismo atenuado ou morto é exposto ao sistema imunológico para que ele trate de criar anticorpos contra. Por Atenuado entenda-se "vivo, só que fraco", sem ter capacidade de gerar a doença em si, somente de gerar a resposta. Já o microorganismo morto, bem, está morto, não causa doença, só gera a fabricação de células de memória. Tanto o bichinho atenuado quanto morto esse processo é feito por vacina.

AUTO_novaesjb89.jpg

aeuhuahueah.

A imunização Passiva é quando o anticorpo é passado da mãe ao feto através da placenta (imunoglobulina G) ou do colostro do leite materno (Imnoglobulina A), na imunização natural, e por isolamento da imunoglobulina produzida em animais, que são então retiradas do soro do bicho e aplicadas em outros(gente, por exemplo) para gerar imunização rápida, pois poupa o organismo do tempo necessário de criar as células de memória.

ti.jpg

Aqui como são feitos os anticorpos monoclonais. Quando várias imunoglobulinas diferentes são produzidas a resposta imunológica fica meio "perdida". Se um único plasmócito for criado para dar origem à inúmeras cópias forever idênticas suscessivamente que gerarão anticorpos também idênticos, a resposta imune será extremamente eficiente. Por ser uma imunização por anticorpos então essa é uma imunização passiva.

Imunização passiva ocorre por deficiencia primária de linfócitos B. A Imunoglobulina Humana Normal (IHN) é extraída do soro de 1 a 2 mil pessoas e aplicada em casos de hepatite A e B, varíola zoster e tétano. Imunoglobulinas Específicas para determinadas doenças podem ser retiradas de pessoas que foram recentemente vacinadas contra tais patologias

Vacinas Recombinantes:

Esse esquema envolve biologia molecular e engenharia genética, em que o DNA de vírus e/ou bactérias são mofidicados para induzirem mecanismos de resposta imune específicos após serem fagocitados pelas APCs. Se o vírus/bactéria infectar uma célula, APCs fagocitarão essa célula e entregarão o antígeno criado geneticamente para os Linfócitos T citotóxicos. Vantagem total, pois a resposta é controlada. O mesmo se a infecção não for intracelular, com fagocitação e entrega de MHC-II para Linfócitos T auxiliares. Outro método que também envolve engenharia genética é introduzir genes específicos em Plasmídios de bactérias, o chamado DNA complementar, que ao serem fagocitados também irão induzir a produção de anticorpos específicos para tal doença.

Vacinas com Peptídeos Sintéticos.

Semelhante à recombinante. Os genes clonados e introduzidos na bactéria são feitos para que as bactérias produzam os antígenos (peptídios sintéticos)

Vacinas com Adjuvantes.

Só um reminder sobre adjuvantes, eles são moléculas de alto peso que se ligam à haptenos (de baixo peso e com pouca antigenicidade) para permitir ou aumentar uma resposta imunológica. Algumas moléculas simplesmente são antígenas, mas não o suficiente para serem reconhecidas como tal, então os adjuvantes fazem com que elas sejam vistas pelo SI. Alguns desses antígenos, se não se ligaram a nenhum adjuvante, desaparecem do sistema sem gerar reposta, para isso tem a Lectina (da via lectina, do sistema complemento), a saponina (um ácido graxo) e a hidroxi de alumínio, unico aprovado em vacinas humanas.

Fui dar uma wikipediazada e achei isso:

Adjuvantes imunológicos são compostos, entre os quais se incluem o hidróxido de alumínio, mais utilizado na composição de vacinas para humanos, devido a sua segurança como adjuvante, óleos minerais, com os quais se compõe vacinas para uso em animais domésticos de criação. As vacinas oleosas podem ser de três tipos, água-em-óleo, óleo-em-água e água-óleo-em-água (normalmente identificadas por siglas em inglês W/O, O/W e W/O/W). A saponina que é um extrato vegetal, também utilizado como adjuvante, muitas vezes associado com o hidróxido de alumínio. Os adjuvantes são essenciais na composição de vacinas inativadas pois esses irão dificultar o processamento do antígeno pelas células apresentadoras de antígeno, dessa forma também aumentam o período em que o antígeno estará em contato com o sistema imune aumentando assim a resposta imunológica. Os adjuvantes também dirigem a resposta imune frente aos antígenos pois favorecem mais a secreção de interleucinas que promovem resposta imune humoral como IL-4, IL-10 ou celular como IFN-gama e IL-13. Os adjuvantes também permitem uma optimização do antígeno produzido, permitindo que sejam produzidas mais doses de vacinas com a mesma massa antigenica purificada ou não.

A IL-4 é uma citocina que induz a diferenciação de Linfócitos Th0 em Th2; a IL-10 faz o controle da atividade dos macrófagos por dar um coffe break para eles; e a IL-13 induz a maturação de basofilos (da resposta inflamatória, por isso algumas vacinas deixam o local da picada dolorido).

Fiquei me perguntando se o Óleo Mineral dito no texto se refere ao ADE.

Vacina Liofilizada e Líquida

Vascina Liofilizada é uma vacina em pó. Antes de ser aplicada é necessário diluí-la em um líquido próprio (não vale água de torneira e nem cerveja).

-O prazo de validade costuma ser maior, por ser mais estável e e não precisa de adjuvante. A vascina Líquida é o inverso em tudo (no shit!)

Vias de Administração das vacinas.

Via Oral; Via Subcutânea; Via Intra Muscular; e Via Endovenosa.

AS vacinas intramusculares geram imunocomplexos (granulomas da hipersensibilidade de Tipo III) se aplicadas endovenosamente, mas as Endovenosas são mas eficases.

Os Soros.

Soro é vacina, mas não é exatamente o mesmo que vacina, pois soros são geralmente heterólogos (roduzidos em cavalos e aplicados em outros bichos/gentes).

O soro anti-bárico e a anti-tetânica pode ser feita a partir do cavalo imunizado ou de pessoas que já foram imunizadas pelo soro. A diftérica também é feita a partir do plasma do cavalo dura em torno de 1 a 2 semanas. A repetição da dose pode gerar granulomas (hipersensibilidade de Tipo III).

BREAKING IMMUNOLOGY NEWS!

Vacina brasileira contra malária.

https://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI6174362-EI306,00-Vacina+contra+malaria+comeca+a+ser+testada+em+humanos+em.html

Primeira vacina do mundo contra squitossomose é brasileira.

https://noticias.r7.com/saude/noticias/brasil-anuncia-primeira-vacina-contra-barriga-d-agua-do-mundo-20120612.html

Postado (editado)

Aula 01/11 - Microbiologia.

Aula bacana de imunologia seguida de outra aula bacana de Microbiologia. E com algumas revelações sobre o mundo dos vírus.

Vírus é O Que Há... tanto que a ideia de que vírus possuem somente um DNA Dupla fita é uma falácia. Vírus podem possuir tanto DNA dupla fita como RNA em dupla fita (o que vai contra o resto do reino animalia, vegetalha, canalha cornucópia... Vírus nem tem reino, tanto que a biologia o reconhece como "uma entidade". Já viu algo mais específico que isso?

Minha professora contou do mestrado dela. Escolheu sem querer de trabalhar com virus... a maior bronca para pegar em uma tese era vírus. 2 anos e meio depois e não havia ainda conseguido uma imagem que mostrasse o vírus inteirinho para que a morfologia dele fosse reconhecida. Se a morfologia e o tamanho forem reconhecidos, aí sim o vírus pode ser reconhecido, mas pra isso a informação (foto, na real) deve mostrar a estrutura completa dele.

Vamos às partes:

O DNA:

Vírus podem possuir tanto DNA quanto RNA em fita-dupla e fita-simples. O RNA tem a vantagem de facilitar mutações, pois as enzimas que o reparariam não corrigem erros durante sua replicação. Já para os vírus com DNA isso ocorre assim como ocorre na replicação do nosso DNA, afinal, a célula que ele usa para isso pode ser a nossa.

DNA pode aparecer em fita-simples (ex.: parvovirus), e fita-dupla (adenovírus, herpes). O DNA pode aparecer em forma circular tal qual um plasmídio de bactéria.

RNA pode aparecer em fita-simples (ex.: Ebóla), e fita-fupla (rotavirus). O que muda é que o RNA-simples pode ser segmentado (com intervalos entre determinados alelos).

A Morfologia:

O Capsídeo é uma estrutura protéica que envolve o material genético, (o material genético+capsídeo se chama nucleoasídeo). Essas bolinhas glicoproteicas no envoltório se chamam Capsômeros, e são PAMPs (padrões moleculares associados à patógenos), que alertam o sistema imunológico de que algo ali é meio estranho.

Vários capsômeros formam uma Cápside. E a parte mais externa do vírus é o Pêplômero, uma substância mucilaginosa antigênica como a cápside.

particulas.jpg

Wikipedia, Muito obrigado. Se eu tivesse visto isso antes...

Fica pra quando eu for estudar.

Editado por lourensini
Postado

Admiro demais sua dedicação... vc vai longe Lourensini, de verdade haha

É impressionante o quanto vc estuda e ta sempre tentando aprender mais coisas sobre Nutrição e tals :D

Curto isso de vírus, eu ficava super pensando sobre isso nas aulas do ano passado... tipo, é vivo ou não? ;p

Visitante deletado____
Postado

Lourensini, NADH e NADPH devem ser entendidos como coisas distintas (e não "simplesmente um NADH com um fosfato"), tem um pouco mais por trás da estrutura ressonante dele ;)

Não sei se você preferiu entender assim, mas ACP e KS trabalham em conjunto nessa junção de malonil-CoAs (com a remoção de CO2). KS é "ativado" por acetil-CoA uma vez, e ACP por malonil-CoA, que é adicionado sequencialmente "à base" da acetil-CoA em KS. Então sempre vai ter "um acetil" (na verdade é uma carboxila) no final da cadeia, sendo adicionados os pares de carbono ao "lado contrário" da cadeia (o que tá ligado em KS). Use a imagem do Lehninger pra entender.

Acho importante destacar isso porque é pergunta de prova garantida. Tem professor que, de sacanagem, te pede em prova "circule o sexto par de carbonos adicionado mediante a via da síntese lipídica na cadeia ao lado". E também entendendo isso se entende os pontos de controle da via, que fundamentalmente é focado na concentração de malonil-CoA (já que toda a síntese só prossegue com ele, e Acetil-CoA só é usada uma vez), que forma um mecanismo de feedback negativo. Também tem a ação hormonal (de glucagon e de catecolaminas, pelo que eu lembro), que inibem essa via antes da formação de malonil-CoA.

Confesso que esperava um pouco mais desse tema de controle da pressão e principalmente do sistema renal...

Postado

Admiro demais sua dedicação... vc vai longe Lourensini, de verdade haha

É impressionante o quanto vc estuda e ta sempre tentando aprender mais coisas sobre Nutrição e tals :D

Curto isso de vírus, eu ficava super pensando sobre isso nas aulas do ano passado... tipo, é vivo ou não? ;p

AAAAA valeu querida!! nâo é fácil mesmo. Ultimamente estou lendo demais e chega um momento que não lembro da ultima linha pq a cabeça vai longe. Mas tem que bater o pé que um dia a gente aprimora isso.

Essa aula de virus foi bem tranquila. Eles não possuem "vida", é um material genético executando funções. Como eles não fazem parte de um reino, estuda-se criar um "virae" para que entre na classificação taxonomica. Mas como alguns são extremamente mutaveis, as subclassificações seriam praticamente impossíveis.

Confesso que esperava um pouco mais desse tema de controle da pressão e principalmente do sistema renal...

Em breve, farei um update. Espero ainda hoje pois tirei cópica do capítulo do Guyton que fala sobre isso.

Só arrumar o post de bioquímica.

Tava estudando glicólise, krebs, cadeia fosforilativa até agora com meu parceiro de AP e INVEJEI a bioquímica da Oceanografia.

Postado

AAAAA valeu querida!! nâo é fácil mesmo. Ultimamente estou lendo demais e chega um momento que não lembro da ultima linha pq a cabeça vai longe. Mas tem que bater o pé que um dia a gente aprimora isso.

Essa aula de virus foi bem tranquila. Eles não possuem "vida", é um material genético executando funções. Como eles não fazem parte de um reino, estuda-se criar um "virae" para que entre na classificação taxonomica. Mas como alguns são extremamente mutaveis, as subclassificações seriam praticamente impossíveis.

Em breve, farei um update. Espero ainda hoje pois tirei cópica do capítulo do Guyton que fala sobre isso.

Só arrumar o post de bioquímica.

Tava estudando glicólise, krebs, cadeia fosforilativa até agora com meu parceiro de AP e INVEJEI a bioquímica da Oceanografia.

mas assim, a regrinha lá é que tudo que é vivo tem célula, né? (exemplificando legal)

vírus não tem célula, mas precisa de célula pra sobreviver?

isso que me deixa mais intrigada ;p

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...