Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Endo,meso,ecto: Qual ?

enebt

Posts Recomendados

Postado

Então, primeiramente achei a área mais pertinente para criar esse tipo de tópico, se estiver errada por favor se der pra mover pra área correta eu agradeço.

Andei pesquisando e fiquei com algumas dúvidas sobre o meu tipo físico. Por alimentação incorreta acabei engordando, atualmente estou com o objetivo de emagrecer, já perdi 15 kgs, para ficar legal a coisa preciso perder +10 kg.

No vídeo os meus dedos encostam, isso diria então que sou um mesomorfo.

Endo:

- Alto percentual de gordura

- Peso maior do que altura, pesados

- Acumulam gordura facilmente, principalmente na região da barriga - Confere

- Corpo de aparência redonda

- Dificuldade em perder peso - Não achei tão difícil, não sei o critério para ter tanta dificildade, afinal perdi esses 15 kgs sem fazer uma dieta "drástica", até comendo besteira as vezes eu consegui emagrecer.

- Baixa definição muscular

- Musculatura relativamente desenvolvida, escondida pela gordura

- Braços e pernas curtos

- Mãos e pés pequenos em comparação ao corpo - Tenho um pé relativamente grande, calço 44

- Pele macia

- Cabelo fino

- Cabeça em forma esférica

- Rosto largo

-Uma boa quantidade de acumulo de gordura na barriga - confere

Nas características dizem uma coisa, mas no vídeo diz outra... Em qual eu deveria me basear ?

Existe alguma outra fórmula para saber o tipo que eu sou?

Valeu pra quem ajudar =)

Postado (editado)

Nao existe isso de meso, endo e ecto...cada pessoa tem um corpo diferente

É apenas mais uma invencao brotastica que tenta esconder a falta de conhecimento e de empenho de pessoas, que abusam demais nas calorias, ganham gordura e se acham endo, ou nao comem direito, nao ganham peso e se acham ecto

Nao existe isso de metabolismo acelerado ou nao, cada um tem seu metabolismo, e isso depende do fator de atividade da pessoa, da rotina, e se a pessoa nao ganha peso é apenas porque nao consome mais do que gasta

É apenas mais um conceito do William Sheldon que já é ultrapassado que determinava através de previsoes o comportamento pelo tipo do corpo

Editado por bassitos
Postado

porque não experimenta ir variando as calorias de semana em semana?

uma semana poe um certo numero de cals na dieta, e na outra um numero menor

e depois vê quanodo deu melhores resultados

Postado

vou com o bassitos

rapaiz eu diria que eu era endo se olhasse por isso na epoca, mas pensando hoje eu subestimava as kcal que eu ingeria por dia, que eram cerca de 6000

Hoje eu to mais pra um mesomorfo...

Postado

Discordo 100% do bassitos.

Ele mesmo se contradiz na fala dele quando afirma : `` cada um tem o seu metabolismo `` e dps afirma `` não existe isso de metabolismo acelerado ou não `` o.o tipo han ? Se cada um tem o seu metabolismo entao vao existir metabolismos + acelerados e outro + lentos ué.

E se cada um tem o seu metabolismo, logo, existem classificações pra eles, se todo mundo tivesse o msmo metabolismo não existiriam as classificações, nem diferenças. E eles não são ditados pela sua rotina diária, são influenciados, mas ditados não.

Postado (editado)

cada um tem um gasto calorico, um nivel de atividade, vc nao pode dizer que uma pessoa deve comer x ou y por ele ser do jeito que é...mesmo uma pessoa gorda, que é considerado endo, tem um nivel de atividade alto, ele queima muita caloria, e mesmo assim é considerado endo? um magro totalmente sedentario pode queimar muito menos caloria do que um gordinho, e se ele comer muito mais do que gasta, concerteza ele ganhara muita gordura junto (:

Falar que voce é ecto e nao ganha peso é desculpa para aqueles que nao comem o suficiente, ou aqueles gordinhos que nao conseguem fazer uma dieta correta, ficar em deficit e perder peso ;)

Composicao corporal nao é o cabelo que voce tem, ou o formato da cara que vai determinar quanto vc tem que comer, e sim quantas calorias vc gasta, e isso esta diretamente relacionado com nivel de atividade e medidas corporais...

Só porque uma pessoa tem mais gordura vc nao pode dizer, vc tem pre disposicao a ganhar gordura ou a perder gordura...

Falar em dificuldade de perder peso é apenas outra disculpa se vc nao tem uma dieta e nao fica em um defict calorico, pega um ''endo'' e cria uma dieta que fornece as necessidades com um defict calorico, ve se ele nao perde peso facil -_-

Sheldon himself was more a behavioral psychologist than either an anatomistor a physiologist. His behavioral conclusions were based largely on interviews which he or his students carried out over a long span of time, and the actual psychometric data were often more suggestive than conclusive

Editado por bassitos
Postado

cada um tem um gasto calorico, um nivel de atividade, vc nao pode dizer que uma pessoa deve comer x ou y por ele ser do jeito que é...mesmo uma pessoa gorda, que é considerado endo, tem um nivel de atividade alto, ele queima muita caloria, e mesmo assim é considerado endo? um magro totalmente sedentario pode queimar muito menos caloria do que um gordinho, e se ele comer muito mais do que gasta, concerteza ele ganhara muita gordura junto (:

Tudo bem, até aqui eu concordo, você tentar classificar apenas pelo o que você VÊ, ctza não pode ser tido como 100% de ctza, mas essas classificações, levam em consideração metabolismo, ossos etc.

Falar que voce é ecto e nao ganha peso é desculpa para aqueles que nao comem o suficiente, ou aqueles gordinhos que nao conseguem fazer uma dieta correta, ficar em deficit e perder peso ;)

Não comer o suficiente, ok, mas o q eh o suficiente ? Pra vc pode ser 5 mil calorias, já pra mim é pouco mais de 1300.

E é aí que a classificação entra, pra diferenciar vc, q precisa de 5 mil calorias, de mim, q preciso de pouco mais de 1300.

É claro, q tem pessoas q se aproveitam disso pra falar : ah sou gorda pq meu metabolismo é lento e subestimam as calorias q comem.

Com a fala do Matheus lembrei de uma pesquisa q eu vi que diz que os obesos acham que comem 60% a menos do que eles realmente comem. Mas daí jogar fora toda uma teoria, complicado.

Postado

bassitos,por favor,não defeque pela boca,ou melhor,pelo teclado..

falar que nao existe isso de endo/meso/ecto é ridiculo..

ridículo é uma pessoa que come 6000kcal a vida toda em porcária e ser gorda falar que é endo,mas na verdade esta gorda pq come tudo errado..

Agora,bota 3 pessoas pra comer o mesmo tanto de kcal e fazer atividades iguais pra ver,tem uns que vão ganhar mais massa,outros menos,outros mais gordura,e é aí que dá pra diferenciar cada biotipo

Postado

tb acho que existe sim esse lance de classificacao. camarada meu ingere cerca de 5000 calorias por dia e é todo trincado, em uso de esteroides..... eu qdo faco dieta com essa qtdade d calorias, ganho massa muscular, mas gordura abdominal cresce muito. da nos nervos!

Postado

Classificação existe.

Mas óbvio que cada um tem uma característica.

Quando se tem características em comum se forma um .....????

Ecto,meso e endo são classificados como tal por terem características em comum.

Redundância..

Postado

bassitos, você tem alguma fonte?

Eu achei interessante a ideia de não existir biotipo, mesmo porque acho que apenas 5 de 10.000 pessoas supostamente são endo/meso/ecto puros.

Todavia ainda é fato que há metabolismo diferentes.

Postado

Lógico que poucos são 100% uma coisa só,eu diria até que é impossivel achar alguem 100% um biotipo só

Essa ideia de que não existe classificação é falha tbm

Eu sou a favor de vc ver ql vc tem mais e usar isso a seu favor,ao contrario de qm quer ignorar os fatos de que não existe isso..

Minha ideia é basicamente > veja ql vc é mais > use isso a seu favor com dieta/treino próprio

Postado

O bassitos criticou basicamente aquela ideia de "tenho 1.80m e 60kg, logo sou ecto". Pelo argumento dele e quem pensa igual, a pessoa nao é magra porque é ecta e está destinada a ser assim eternamente, mas sim por questoes metabolicas e circunstancias do momento, como dieta. Se pegar essa mesma pessoa de 1.80/60kg e mandar ela parar de fazer atividade fisica, ao mesmo tempo que soca 4-6.000cals/dia, provavelmente em questao de 6-12 meses ela já vai estar BEM distante de parecer um ecto.

Ou seja, pelo argumento do Bassitos, nao é que a pessoa É ecto, mas sim que ela está vivendo um contexto que a mantem parecendo ser ecto. Idem pra endo: geralmente endo come mais do que imagina E tem algum problema hormonal. Coloca o cara em uma dieta com deficit calorico bem montada e arruma o quadro hormonal da pessoa de alguma forma... muito provavelmente em 6-12 meses ela vai estar parecendo mesomorfa. Se arrumando dieta + hormonios a pessoa consegue mudar tanto assim (tanto o ecto quando o endo), entao ela era realmente ecto/endo ou estava apenas mantendo um estilo de vida/afins que a levasse a acreditar naquilo?

Eu acho que os dois lados tem falhas (tanto dizer que a classificacao nao existe, quanto dizer que existe)... quem acha que sim, é verdade a separacao ecto/endo/meso, geralmente se atrapalha pra explicar como um ecto pode virar Mr O, por ex; ou como um endo fica com 4-5% de BF seguindo dieta + treino. Pela logica, nao teria como um endo atingir tal BF ou um ecto, magricelo e esqueletico, conquistar tal titulo. Por isso eu tenho uma leve tendencia a concordar com o Bassitos: classificar em ecto/meso/endo mais atrapalha do que ajuda na pratica, geralmente obriga as pessoas a seguirem coisas nao tao obrigatorias assim e ainda restringe algumas coisas sem necessidade. Nao que eu concorde com tudo o que ele disse, mas bastante coisa ali eu acho que tem fundamento sim.

Postado

O bassitos criticou basicamente aquela ideia de "tenho 1.80m e 60kg, logo sou ecto". Pelo argumento dele e quem pensa igual, a pessoa nao é magra porque é ecta e está destinada a ser assim eternamente, mas sim por questoes metabolicas e circunstancias do momento, como dieta. Se pegar essa mesma pessoa de 1.80/60kg e mandar ela parar de fazer atividade fisica, ao mesmo tempo que soca 4-6.000cals/dia, provavelmente em questao de 6-12 meses ela já vai estar BEM distante de parecer um ecto.

Ou seja, pelo argumento do Bassitos, nao é que a pessoa É ecto, mas sim que ela está vivendo um contexto que a mantem parecendo ser ecto. Idem pra endo: geralmente endo come mais do que imagina E tem algum problema hormonal. Coloca o cara em uma dieta com deficit calorico bem montada e arruma o quadro hormonal da pessoa de alguma forma... muito provavelmente em 6-12 meses ela vai estar parecendo mesomorfa. Se arrumando dieta + hormonios a pessoa consegue mudar tanto assim (tanto o ecto quando o endo), entao ela era realmente ecto/endo ou estava apenas mantendo um estilo de vida/afins que a levasse a acreditar naquilo?

Eu acho que os dois lados tem falhas (tanto dizer que a classificacao nao existe, quanto dizer que existe)... quem acha que sim, é verdade a separacao ecto/endo/meso, geralmente se atrapalha pra explicar como um ecto pode virar Mr O, por ex; ou como um endo fica com 4-5% de BF seguindo dieta + treino. Pela logica, nao teria como um endo atingir tal BF ou um ecto, magricelo e esqueletico, conquistar tal titulo. Por isso eu tenho uma leve tendencia a concordar com o Bassitos: classificar em ecto/meso/endo mais atrapalha do que ajuda na pratica, geralmente obriga as pessoas a seguirem coisas nao tao obrigatorias assim e ainda restringe algumas coisas sem necessidade. Nao que eu concorde com tudo o que ele disse, mas bastante coisa ali eu acho que tem fundamento sim.

Caraca... O bassitos tinha dito isso hahahaha /troll

Ficou melhor explicaod, belo texto Craw

Postado (editado)

Excelente post craw.

Espero q aqueles q descordavam 100% do q o bassitos falou, leiam com um minimo de atenção.. se possivel claro.

Continuo discordando os 100% até pq essas classificações pelo o q eu sei, são b.a.s.e.s. são somente um monte de características organizadas pra ajudar as pessoas, e ele usa generalização ignorando t.u.d.o. sobre metabolismo e pondo culpa na preguiça de algumas pessoas.

Na minha cabeça, quando se classifica ecto e endo é pq o ecto come 5 mil calorias e não engorda e o endo come as msmas 5 mil calorias e engorda e o meso come as msma 5 mil calorias engorda soh um pouco. E na falado bassitos ele exclui isso. É como se essa diferença simplesmente não existisse.

Pela logica, nao teria como um endo atingir tal BF ou um ecto, magricelo e esqueletico, conquistar tal titulo.

Pode ser ignorancia minha, mas até hoje em tdo o q eu vi sobre essas classificações, elas não dizem que ecto nunca vai crescer, ou q endo nunca em hipotese alguma vai poder ter um BF de 5% pelo contrário elas só dizem que endo tem mais f-a-c-i-l-i-d-a-d-e pra tais coisas e ecto mais f-a-c-i-l-i-d-a-d-e para outras coisas e inclusive algumas fontes dão até dicas de treinos e etc q na teoria funcionam melhor pra cada biotipo.

Editado por Nika
Postado

Toda generalização é burra.

Por isso que eu nao acho tao util tais classificacoes. Vamos supor que eu sou um personal e chega um gordinho (sem preconceitos, pelamor) pra treinar comigo. Se eu acho que ele é endo, o que eu vou fazer: cortar todos carbos ever da dieta dele; aerobico 3x/dia; treino com 20 reps; 150mg/dia efedrina e por ai vai. Exagerei, obvio, mas se a ideia é seguir a base da classificacao, entao é mais ou menos isso ai.

OOOOU eu posso ignorar que, só porque ele é gordinho entao ele é endo, e: manda o maluco prum hemograma completo e arruma T3/T4/estradiol/testo/cortisol/qualquer-hormonio-zuado-que-ele-tenha, coloca numa dieta razoavelmente em deficit e simplesmente manda o cara treinar com pesos. Ponto. Resolvi o problema do cara da mesma forma, nao impus uma rotina chata pra cacete desnecessaria, obtive resultados e fim de papo. Unica coisa que eu fiz foi ignorar as direcoes que a classificacao "endo" atribui e parti pra um approach baseado no metabolismo/estado da pessoa no momento que ela chegou na minha frente. Nao precisei presumir que ela seja endo/ecto (até porque, pra constatar qual dos tres a pessoa realmente é, tem que fazer uns exames bem especificos) e nem a obriguei a seguir alguma coisa baseada no que eu IMAGIIIINO que ela seja.

Postado

craw, falou tudo que eu queria falar

o bassitos falou bem isso ae, a galera que entende tudo às avessas

pra variar né, mas eu juro que as vezes parece que entendem o que a pessoa disse, mas distorce de proposito!

craw disse tudo.

Postado

Nika, postei antes do seu edit, por isso nao respondi o seu segundo quote.

Pelo o que o Bassitos disse, ele nao exclui aquilo, apenas mudou de posicao: nao é que o ecto come 5000 cals e nao engorda enquanto o endo com 5000 e vira uma bola; ele sabe que isso acontece, só nao acha que tem a ver com ecto/endo/meso, mas sim com o metabolismo da pessoa. Ex: hoje eu posso comer 5000 cals e nao engordar porque treino 12x/semana, sou novo e tenho dieta TOP; daqui 10 anos eu como 5000cals e engordo 20kgs porque meu metabolismo já está mais lento, meus hormonios tao decaindo e eu treino menos. As mesmas 5000cals, na mesma pessoa. Em um momento, essa ingestao calorica resulta em um cara grande e seco; em outro, num gordo. Isso significa que o BIOTIPO da pessoa mudou? Nao. O metabolismo e circustancias mudaram. O biotipo é o mesmo.

Isso que ele quis dizer (ou que eu entendi pelo menos AHUAHUHUA).

Postado

isso que a nika falou disse tudo

"Na minha cabeça, quando se classifica ecto e endo é pq o ecto come 5 mil calorias e não engorda e o endo come as msmas 5 mil calorias e engorda e o meso come as msma 5 mil calorias engorda soh um pouco. E na falado bassitos ele exclui isso. É como se essa diferença simplesmente não existisse."

Como ja disse lá na primeira pagina,tbm nao sou a favor de usar esses biotipos como desculpa pra não ter o corpo que quer,mas ignorar o fato que tem gente que com 3mil calorias vira um balofo e que tem gente que com 5mil ainda assim continua magro,é ridiculo..

Postado

isso que a nika falou disse tudo

"Na minha cabeça, quando se classifica ecto e endo é pq o ecto come 5 mil calorias e não engorda e o endo come as msmas 5 mil calorias e engorda e o meso come as msma 5 mil calorias engorda soh um pouco. E na falado bassitos ele exclui isso. É como se essa diferença simplesmente não existisse."

Como ja disse lá na primeira pagina,tbm nao sou a favor de usar esses biotipos como desculpa pra não ter o corpo que quer,mas ignorar o fato que tem gente que com 3mil calorias vira um balofo e que tem gente que com 5mil ainda assim continua magro,é ridiculo..

Nao sei se deu tempo de ler meu ultimo post Rafael, mas é a mesma resposta. Ninguem está querendo ignorar essas diferencas que a pessoa tem, apenas estamos dizendo que nao tem a ver com biotipo e sim com metabolismo. Um endo pode engordar com 2000cals; mas ai ele arruma o quadro hormonal, treina mais e arruma o metabolismo... ai ele passa a precisar de 5000cals pra engordar com o novo metabolismo + hormonios regulados + treino. Ele deixou de ser endo? Porque ou voces aceitam que o biotipo varia a todo tempo, ou nao tem como explicar esse tipo de situacao...

Postado

Deixa eu ver se entendi direito:

Classificação pelo biotipo existe, mas é relativo?

O biotipo varia durante a vida pela questão hormonal, metabólica, etc, de cada pessoa? :handlebars:

Postado

Se eu acho que ele é endo, o que eu vou fazer: cortar todos carbos ever da dieta dele; aerobico 3x/dia; treino com 20 reps; 150mg/dia efedrina e por ai vai. Exagerei, obvio, mas se a ideia é seguir a base da classificacao, entao é mais ou menos isso ai.

Não precisa fazer isso só pq a pessoa é endo, qualquer deficit vai fazer o endo emagrecer, a questão é que o se vc der o msmo deficit para um ecto ele vai emagrecer muuiiito mais.

Ninguem está querendo ignorar essas diferencas que a pessoa tem, apenas estamos dizendo que nao tem a ver com biotipo e sim com metabolismo.

Ué mas os biotipos já são feitos com base no metabolismo.

Um endo pode engordar com 2000cals; mas ai ele arruma o quadro hormonal, treina mais e arruma o metabolismo... ai ele passa a precisar de 5000cals pra engordar com o novo metabolismo + hormonios regulados + treino. Ele deixou de ser endo? Porque ou voces aceitam que o biotipo varia a todo tempo, ou nao tem como explicar esse tipo de situacao...

Não, ele continua sendo endo, a questão é que se vc fizer a msma coisa com um ecto ele vai precisar de 10.000 calorias e é essa a diferença entre um ecto e um endo. Se um endo precisa de 2000 mil calorias diarias, o ecto pode precisar de 3 mil sem engordar.

A questão é o metabolismo da pessoa. Essas classificações são uma b.a.s.e. pra dizer no q vc tem + facilidade e + dificuldade só isso. Não é verdade absoluta até pq é uma generalização mas apenas para dar b.a.s.e. Já vi uns treinos que são pra ectomorfo mas não quer dizer que o cristão soh vai crescer se ele fizer 3 de 6 ou 3 de 5 ele pode e vai crescer com muitos outros treinos, novamente é só uma base.

Se não tivesse akela foto com o corpo de meso / endo e ecto axo q nao teria essa confusão.

Postado

Não precisa fazer isso só pq a pessoa é endo, qualquer deficit vai fazer o endo emagrecer, a questão é que o se vc der o msmo deficit para um ecto ele vai emagrecer muuiiito mais.

Depende. Supondo que estamos tratando de um endo com metabolismo/hormonios zuados sim; se eu manipular os hormonios do endo e o metabolismo, nao leva muito tempo pro endo emagrecer com mais facilidade do que o ecto. E ok, mesmo que voce esteja certa: nao foi o biotipo em si que definiu essa diferenca, mas sim o metabolismo.

Ué mas os biotipos já são feitos com base no metabolismo.

O problema é que biotipo nao só leva em consideracao o metabolismo da pessoa NAQUELE momento, mas sim impoe uma serie de direcoes a pessoa; como o volume de treino que teoricamente vai ser melhor pra ela (como voce mesmo disse no final do post), o metabolismo dela 4ever (como voce ta falando o tempo inteiro: o ecto sempre vai ter mais facilidade em emagrecer) etc. Seguindo a logica que voce está passando, entao é impossivel um endo ter metabolismo mais acelerado do que um ecto; ou um ecto poder treinar com o mesmo volume do que um meso.

Não, ele continua sendo endo, a questão é que se vc fizer a msma coisa com um ecto ele vai precisar de 10.000 calorias

Se eu fizer o mesmo o que? Acelerar o metabolismo de um ecto? A troco? É só eu fazer o processo inverso com o ecto e pronto, resultado inverso... o ecto que precisava de 5.000cals pra engordar, por ex, agora passa a engordar com 3.000. E ai volta pro problema: se voce quer classificar um ecto em ecto, como voce explica este tendo mais facilidade em engordar do que um endo?

e é essa a diferença entre um ecto e um endo. Se um endo precisa de 2000 mil calorias diarias, o ecto pode precisar de 3 mil sem engordar.

De novo, nao necessariamente. É só eu pegar o ecto e mante-lo no mesmo padrao de vida, enquanto mudo a dieta/treino do endo, soco ele em trh (terapia de reposicao hormonal) que, sem dificuldade, eu faco ele precisar de 3500cals/dia, por ex. Ai voce tem uma coisa non-sense: um ecto precisando comer menos do que um endo pra engordar... nao era muito mais simples nao ter classificado nada?

Essas classificações são uma b.a.s.e. pra dizer no q vc tem + facilidade e + dificuldade só isso. Não é verdade absoluta até pq é uma generalização mas apenas para dar b.a.s.e. Já vi uns treinos que são pra ectomorfo mas não quer dizer que o cristão soh vai crescer se ele fizer 3 de 6 ou 3 de 5 ele pode e vai crescer com muitos outros treinos, novamente é só uma base.

Pra mim voce consegue essa mesma b.a.s.e só de olhar pra pessoa. Nao precisa dar classificacao pra ela. Até porque estamos tratando de exemplos extremos o tempo inteiro né, o que me complica e facilita o seu argumento... agora coloque 5 pessoas, uma do lado da outra: todas com 1.75m, todas entre 73 e 76kg, todas com 10% bf. Voce vai classificar como cada uma das 5? Todas tem o metabolismo identico e todas vao seguir a mesma b.a.s.e? Pode ser que ali no meio tenha um meso-endo que se de MUITO melhor com um treino de forca, enquanto um ecto-meso que se muito melhor com um treino de baixo volume...

Na pratica, adiantou o que voce classifica-los? Perda de tempo, na minha opiniao. Se voce quer ter uma b.a.s.e, olha pra pessoa e pronto, nao precisa rotula-la de ecto/endo/meso pra seguir alguma coisa. Se chega um gordinho pra treinar comigo, nao preciso falar "HÁÁ, ENDO! DEFICIT CALORICO!", é só eu falar "HÁÁ, DEFICIT CALORICO!" que dá na mesma. Ai eu descubro que ele era gordinho porque tava comendo mal pra porra e tem algum disturbio hormonal, sendo que na verdade aproxima mais de um meso... nao só deu na mesma eu ter excluido a primeira classificacao, como eu ainda sai ganhando por nao ter classificado erroneamente baseado no shape daquele instante.

Se não tivesse akela foto com o corpo de meso / endo e ecto axo q nao teria essa confusão.

Se nao tivesse aquela foto, 95% das pessoas iriam optar pelo silencio ao inves de tentar classificar alguem :D

PS: eristica rolando solta nesse tópico né, discussao total sem necessidade só pra ver quem ganha no final. go go go que eu nao me importo :D

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...