Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Pq exercícios aeróbicos tipo Futebol,Ciclismo fazem as pernas se hipertrofiarem?


P.Ribeiro

Posts Recomendados

Uma dúvida que sempre tive é a seguinte porque exercícios aeróbicos tipo Futebol, Ciclismo, fazem as pernas se hipertrofiarem, se desenvolverem e já outros tipos de exercícios aeróbicos tipo Natação e Maratonas não o fazem ? Porque o desenvolvimento é menor dos membros inferiores na natação e nas maratonas do que no futebol e no ciclismo ?  Um exemplo do que falo é se compararmos atletas de futebol até a nível amador que nunca fizerem musculação e ciclistas amadores, todos eles vão ter maior e melhor hipertrofia nas pernas que pros mesmos atletas amadores de natação e maratonas, atletismo .  Alguém poderia me explicar o porque disso ?  

Editado por P.Ribeiro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 10/11/2023 em 10:14, P.Ribeiro disse:

m exemplo do que falo é se compararmos atletas de futebol até a nível amador que nunca fizerem musculação

nunca vi nenhum jogador amador que não faz musculação ter pernas grossas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/11/2023 em 10:22, A. Münzer disse:

Natação não usa só as pernas (em comparação com ciclismo e futebol) e maratona é atividade de longa duração.

 

PS: Não tem como checar se os atletas amadores não fazem musculação também. PS2: E eles provavelmente fazem.

 

 

 

 

Eu vou citar exemplos que eu sei de jogadores profissionais que nunca fizeram musculação, dito inclusive por eles: Amauri que jogou na seleção italiana ( brasileiro naturalizado) já disse em entrevista que nunca fez musculação na vida que tudo que conseguiu de desenvolvimento muscular, foi só jogando bola, Gotardo na época do Botafogo já relatou que em 1995 não existia nenhum equipamento de musculação nem esteira no Botafogo, apenas uma bicicleta ergométrica e todos os jogadores na época conseguiram ter bom desenvolvimento de perna, até hoje na argentina por exemplo muitos jogadores não fazem musculação e conseguem mesmo assim desenvolver boas pernas, quanto ao ciclismo conheço pessoalmente dois colegas meus que nunca pisaram numa academia e que tem pernas melhores que muitos que já pisaram, os caras desenvolveram no caso muita panturrilha e boas coxas, só pedalando ( praticam a mais de 8 anos ciclismo ao menos 3 vezes na semana ) Não sei se o fator genético pesa , mas sempre vejo em amadores tanto no futebol de várzea,  caras que nunca pisaram em academia, mas jogam futebol por anos com pernas bem desenvolvidas, sei disso pois também já perguntei vários são conhecidos meus, mas mesmo os que não são  muitos nao fazem musculação. Quanto a natação realmente nunca vi nenhum nadador ter boas pernas , até os que fazem musculação pra inferiores não tem, basta vermos os atletas olímpicos .

Editado por P.Ribeiro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/11/2023 em 10:14, P.Ribeiro disse:

Uma dúvida que sempre tive é a seguinte porque exercícios aeróbicos tipo Futebol, Ciclismo, fazem as pernas se hipertrofiarem, se desenvolverem e já outros tipos de exercícios aeróbicos tipo Natação e Maratonas não o fazem ? Porque o desenvolvimento é menor dos membros inferiores na natação e nas maratonas do que no futebol e no ciclismo ?  Um exemplo do que falo é se compararmos atletas de futebol até a nível amador que nunca fizerem musculação e ciclistas amadores, todos eles vão ter maior e melhor hipertrofia nas pernas que pros mesmos atletas amadores de natação e maratonas, atletismo .  Alguém poderia me explicar o porque disso ?  

Opa meu brother, tudo certo?

Cara, meu pai é ciclista e ele possui as pernas do hulk, é até incrivel acreditar que ele não faz musculação mas o superior dele é de tiozão.

Entretanto, muitos dos amigos que pedalam com ele possuem pernas de uma pessoa normal, o motivo? Estilo de pedal, meu pai é mais de dar "tiros" nas subidas e descansar nas descidas. Se vc parar para pensar, é muito parecido com o que fazemos na academia, atividade de intensidade seguida de descanso. Agora, os amigos dele que não possuem as pernas tão desenvolvidas possuem um pedal mais constante, sem tiros, giro com frequencia. 

O mesmo vale para o pessoal do futebol, os atletas não ficam correndo a todo momento sem parar, o que acontece são tiros, corridas de curta duração e alta intensidade, para marcar um gol por exemplo.

Agora no caso de um maratonista, o cara começa a correr e não para mais, é treinado MUITA resistencia, é baixa intensidade e longa duração. Imagina um maratonista com muita massa muscular, imagina o cara carregar essa massa muscular nas pernas para cima e para baixo a cada passo, não é eficiente. 

 

EDIT: essa é a parte pratica que tenho conhecimento por conta da minha experiencia, deixo a parte cientifica com o resto do pessoal, mas recomendo pesquisar sobre os tipos de fibras musculares caso possua interesse.

Editado por ThorMitologicamenteAcurado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/11/2023 em 10:32, ThorMitologicamenteAcurado disse:

Opa meu brother, tudo certo?

Cara, meu pai é ciclista e ele possui as pernas do hulk, é até incrivel acreditar que ele não faz musculação mas o superior dele é de tiozão.

Entretanto, muitos dos amigos que pedalam com ele possuem pernas de uma pessoa normal, o motivo? Estilo de pedal, meu pai é mais de dar "tiros" nas subidas e descansar nas descidas. Se vc parar para pensar, é muito parecido com o que fazemos na academia, atividade de intensidade seguida de descanso. Agora, os amigos dele que não possuem as pernas tão desenvolvidas possuem um pedal mais constante, sem tiros, giro com frequencia. 

O mesmo vale para o pessoal do futebol, os atletas não ficam correndo a todo momento sem parar, o que acontece são tiros, corridas de curta duração e alta intensidade, para marcar um gol por exemplo.

Agora no caso de um maratonista, o cara começa a correr e não para mais, é treinado MUITA resistencia, é baixa intensidade e longa duração. Imagina um maratonista com muita massa muscular, imagina o cara carregar essa massa muscular nas pernas para cima e para baixo a cada passo, não é eficiente. 

 

EDIT: essa é a parte pratica que tenho conhecimento por conta da minha experiencia, deixo a parte cientifica com o resto do pessoal, mas recomendo pesquisar sobre os tipos de fibras musculares caso possua interesse.

Deveras, melhor ainda é fazer sprint com bike fixa....

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/11/2023 em 10:32, ThorMitologicamenteAcurado disse:

Opa meu brother, tudo certo?

Cara, meu pai é ciclista e ele possui as pernas do hulk, é até incrivel acreditar que ele não faz musculação mas o superior dele é de tiozão.

Entretanto, muitos dos amigos que pedalam com ele possuem pernas de uma pessoa normal, o motivo? Estilo de pedal, meu pai é mais de dar "tiros" nas subidas e descansar nas descidas. Se vc parar para pensar, é muito parecido com o que fazemos na academia, atividade de intensidade seguida de descanso. Agora, os amigos dele que não possuem as pernas tão desenvolvidas possuem um pedal mais constante, sem tiros, giro com frequencia. 

O mesmo vale para o pessoal do futebol, os atletas não ficam correndo a todo momento sem parar, o que acontece são tiros, corridas de curta duração e longa intensidade, para marcar um gol por exemplo.

Agora no caso de um maratonista, o cara começa a correr e não para mais, é treinado MUITA resistencia, é baixa intensidade e longa duração. Imagina um maratonista com muita massa muscular, imagina o cara carregar essa massa muscular nas pernas para cima e para baixo a cada passo, não é eficiente. 

 

EDIT: essa é a parte pratica que tenho conhecimento por conta da minha experiencia, deixo a parte cientifica com o resto do pessoal, mas recomendo pesquisar sobre os tipos de fibras musculares caso possua interesse.

Muitíssimo obrigado pela resposta meu amigo, eu imaginava que esse negócio de dar " tiros" e parar pudesse mesmo influenciar no desenvolvimento, hipertrofia muscular em ciclistas e jogadores, mas não tinha noção do tanto que fazia a diferença no desenvolvimento da musculatura. Valeu demais pela dica para eu pesquisar sobre os tipos de fibras musculares recrutadas , vou pesquisar sim. Tenha um ótimo dia !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/11/2023 em 10:39, projetohuck2 disse:

Deveras, melhor ainda é fazer sprint com bike fixa....

 

Sobre esse negócio de sprint, tiros em curta distância, então deve ser por isso também que corredores de 100 metros rasos conseguem maior desenvolvimento dos inferiores, que corredores de distâncias maiores tipo  400 metros rasos ou 800 metros rasos . É incrível mesmo a  diferença de pernas de um atleta , seja homem ou mulher, que corre 100 metros rasos , para os que correm 400 metros rasos !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez por conta da intensidade, futebol por exemplo tem momentos de pique e de "repouso", natação já por exemplo dependendo do tipo de nado e tempo de prova é mais constante, e também tem o fator genética, mas no geral no futebol profissional e semi profissional todos atletas praticam musculação, mas o foco nessa parte fisica também muda de acordo com cada clube, estilo de jogo do e etc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...