Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Continuar na uniesquina ou tentar federal?


AlchemistBody

Posts Recomendados

Tenho 19 anos, faço Ciências da computação EAD na Estácio e de um tempo pra cá isso é algo que me vem incomodando bastante.

 

Basicamente, sempre fui um péssimo aluno no geral, não por ser burro, mas por ser preguiçoso e não aproveitar o potencial que eu tenho.

 

Para piorar, quando eu tava começando a criar o mínimo de jeito, veio a pandemia e ainda entrei no meu primeiro relacionamento, relacionamento esse que era bastante tóxico e onde a v@g@bvnda me fez criar dependência emocional e sempre queria atenção, assim me fazendo ficar mais desanimado e me impedindo mais de estudar e fazer as coisas que eu gostava no final. 

 

Ou seja, Levei o fundamental e o ensino médio nas coxas, e também nem me esforcei nas provas posteriores que eu fiz (Enem e ESA) por perder tempo com problemas que, no final, eu não deveria ter perdido e nem deveria ter sido um problema. 

 

Por causa disso tudo, minha tia acabou decido pagar uma faculdade para mim no lugar do cursinho pré militar que ela pagava.

 

Acontece que é uma faculdade EAD de uma uniesquina e, como todos sabemos, uniesquina EAD é uma bela merda.

 

Sinceramente, já estou indo no segundo período e até agora não aprendi NADA! Não sinto a mínima vontade de estudar esse.

E para piorar, vejo diversas amigas que, ao contrário de mim, focaram no potencial delas e hoje estão em uma faculdade pública (mesmo quem em cursos que não são tão difíceis como o meu, como ciências contábeis e biblioteconomia).

 

Atualmente eu trabalho como jovem aprendiz e tenho uma carga horária pequena (pego das 08:00 à 12:00). Me pergunto se seria uma boa ideia pagar um cursinho e tentar o enem para, ao menos, conseguir entrar em uma faculdade particular de nome (PUC) no turno da noite.

 

A questão não é só me sentir inferior ( e eu realmente ser), mas também a falta de mérito.  

 

Também odeio me sentir burro comparado aos outros. Me sinto muito burro quando pego para estudar matemática básica por exemplo, e isso acaba me desanimando. Odeio me sentir inferior às pessoas. 

Eu não quero ser igual ao brasileiro médio que, na maioria das vezes, é o clássico exemplo de "severino" (pessoa sem estudo e massa de manobra).

 

Enfim, o que eu faço? A unica coisa que me preocupa é a questão do transporte (não sei se teria passaporte de estudante) e se eu iria conseguir conciliar os dois caso eu fosse efetivado. Também me preocupo com a perda dos meus lazeres (como academia e alguns mimos que eu compro com a grana do jovem aprendiz), já que eu iria tá estudando em período integral e, mesmo tendo feito escola pública e mesmo sendo pobre, nada garante que eu vou conseguir auxílio. 

 

Enfim, qual a melhor decisão a se tomar? É justificável eu me sentir burro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Brother, também estou inserido nessa área, e o que posso te dizer é:

 

Se tu acha que vai aprender algo em qualquer faculdade que seja, esquece.

 

Nessa área você está na faculdade para criar contatos, melhorar seu networking e simplesmente pagar pelo diploma.

 

Você tem um conhecimento amplo e geral sobre tudo, e ao mesmo tempo não aprende nada. Você não deve ficar esperando de braços cruzados aprender algo. Você tem que ir atrás, tudo se aprende na prática nessa área, internet está aí pra isso. Decida pra que lado da computação você vai seguir, faça cursos sobre, pratique, PRATIQUE MAIS, procure estágios. Mas ficar dependendo da faculdade, você não vai chegar a lugar nenhum, corre atrás. Entenda que nessa área muitas vezes nem diploma tu precisa, se tu tem a capacidade técnica, é o que basta, isso conta mil vezes mais.

 

Também faço faculdade, e sinceramente, estou lá somente pelo diploma e pela networking que me proporciona. Mais da metade das pessoas de sucesso que conheço nessa área, ou fizeram uma faculdade que não tem nada a ver com tecnologia, ou nem diploma tem.

 

Agora se fosse em outra área, aí sim investiria mais tempo numa boa faculdade com um bom nome também. Porém, na área de tecnologia, irmão, qualquer faculdade já está no mínimo 3 anos atrasada, tudo evolui muito rápido. 

 

A dica é, decida por onde seguir, e caminhe com suas próprias pernas. Se gosta da área, é o que recomendo. Se não está feliz, descubra o que te faz feliz.

 

 

Abraços.

 

Editado por HeiseN_
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu penso em fazer faculdade só para pegar o diploma, porque sei que dá para aprender bem mais por fora do que dentro dela (salvo casos como direito, médicos, que realmente precisam da graduação).

 

Então se tu pensa em aprender algo na faculdade, esqueça, estuda para passar mas se especialize por fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante skilltree

O que você quer ler aqui? eis a questão...

 

Para mim isso é relato de otário, com todo respeito do mundo.

"Não faço nada, me comparo com quem faz e fico na bad".

 

Encontre algo que você goste, dê tudo de si e foda-se o resto. Pelo teu relato ficou claro que tu vive de aparência, inclusive está fazendo um curso que não gosta só para agradar a tia.

 

Vira homem.

 

Uma pergunta séria (mesmo sabendo que você não sabe a resposta), tu sabe o que tu quer da vida? e o que tu faz para chegar no teu objetivo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/08/2023 em 20:28, AlchemistBody disse:

Tenho 19 anos, faço Ciências da computação EAD na Estácio e de um tempo pra cá isso é algo que me vem incomodando bastante.

 

Basicamente, sempre fui um péssimo aluno no geral, não por ser burro, mas por ser preguiçoso e não aproveitar o potencial que eu tenho.

 

Para piorar, quando eu tava começando a criar o mínimo de jeito, veio a pandemia e ainda entrei no meu primeiro relacionamento, relacionamento esse que era bastante tóxico e onde a v@g@bvnda me fez criar dependência emocional e sempre queria atenção, assim me fazendo ficar mais desanimado e me impedindo mais de estudar e fazer as coisas que eu gostava no final. 

 

Ou seja, Levei o fundamental e o ensino médio nas coxas, e também nem me esforcei nas provas posteriores que eu fiz (Enem e ESA) por perder tempo com problemas que, no final, eu não deveria ter perdido e nem deveria ter sido um problema. 

 

Por causa disso tudo, minha tia acabou decido pagar uma faculdade para mim no lugar do cursinho pré militar que ela pagava.

 

Acontece que é uma faculdade EAD de uma uniesquina e, como todos sabemos, uniesquina EAD é uma bela merda.

 

Sinceramente, já estou indo no segundo período e até agora não aprendi NADA! Não sinto a mínima vontade de estudar esse.

E para piorar, vejo diversas amigas que, ao contrário de mim, focaram no potencial delas e hoje estão em uma faculdade pública (mesmo quem em cursos que não são tão difíceis como o meu, como ciências contábeis e biblioteconomia).

 

Atualmente eu trabalho como jovem aprendiz e tenho uma carga horária pequena (pego das 08:00 à 12:00). Me pergunto se seria uma boa ideia pagar um cursinho e tentar o enem para, ao menos, conseguir entrar em uma faculdade particular de nome (PUC) no turno da noite.

 

A questão não é só me sentir inferior ( e eu realmente ser), mas também a falta de mérito.  

 

Também odeio me sentir burro comparado aos outros. Me sinto muito burro quando pego para estudar matemática básica por exemplo, e isso acaba me desanimando. Odeio me sentir inferior às pessoas. 

Eu não quero ser igual ao brasileiro médio que, na maioria das vezes, é o clássico exemplo de "severino" (pessoa sem estudo e massa de manobra).

 

Enfim, o que eu faço? A unica coisa que me preocupa é a questão do transporte (não sei se teria passaporte de estudante) e se eu iria conseguir conciliar os dois caso eu fosse efetivado. Também me preocupo com a perda dos meus lazeres (como academia e alguns mimos que eu compro com a grana do jovem aprendiz), já que eu iria tá estudando em período integral e, mesmo tendo feito escola pública e mesmo sendo pobre, nada garante que eu vou conseguir auxílio. 

 

Enfim, qual a melhor decisão a se tomar? É justificável eu me sentir burro?

Nenhuma faculdade vai te preparar pro mercado de trabalho, muito pelo contrário,o máximo que ela vai te dar é uma direção um norte, quando vc se formar e for trabalhar até antes de se formar vai se esquecer de 90% de tudo que aprendeu,nesse meio tempo o que vc deve fazer, fora a faculdade é estudar e praticar por conta própria se possível focar em algo específico e procurar já trabalhar se inserir no mercado , principalmente na área da tecnologia que é algo ainda mais dinâmico .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trabalho em gestão e tenho contato direto com diretoria e RH. 

Empresa está pouco se fodendo se vc se formou na uniesquina ou na USP. O que uma empresa quer é experiência na função.

Ou seja, o melhor caminho é se formar logo e conseguir experiência no ramo desejado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/08/2023 em 21:08, skilltree disse:

O que você quer ler aqui? eis a questão...

 

Para mim isso é relato de otário, com todo respeito do mundo.

"Não faço nada, me comparo com quem faz e fico na bad".

 

Encontre algo que você goste, dê tudo de si e foda-se o resto. Pelo teu relato ficou claro que tu vive de aparência, inclusive está fazendo um curso que não gosta só para agradar a tia.

 

Vira homem.

 

Uma pergunta séria (mesmo sabendo que você não sabe a resposta), tu sabe o que tu quer da vida? e o que tu faz para chegar no teu objetivo?

Odeio quando falam "vira homem".

Primeiramente, defina homem. O que é ser um?

 

Quanto a pergunta, eu quero ser melhor do que o brasileiro médio, ter uma vida confortável ganhando no mínimo 5k, e quero ter novas amizades com pessoas que gostam de mim e que não vão me abandonar (ultimamente tô me sentindo bastante solitário).

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faculdade é meio, não fim.

Aproveita o EAD no começo e já tenta engajar um estágio legal.

Se você quiser ter esse tal salário de 5k, vc deveria começar a se preocupar com sua vida profissional desde o primeiro dia de aula.

Posso te afirmar que 70% ou mais, vc aprende no mercado de trabalho e não na teoria passada em sala de aula.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...