Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Horário do sono realmente Importa?


henriquebarbos

Posts Recomendados

Em 29/12/2022 em 10:25, pxneto disse:

eu acho q vc usar o bodybuilding como exemplo pra qualquer coisa é simplesmente, SURREAL!

os caras vivem pra comer e dormir, vivem com sono o dia inteiro por causa do peso, ingestão calorica, gh, insulina...

 

agora quer rotina de sono mesmo, pega o cr7, messi, tri atletas, corredores, ciclistas... esses sim

tri atleta entao que tem que treinar 3x por dia, se não dormirem cedo e acordarem cedo não dá tempo

 

tudo depende do seu objetivo, e pra mim, de uma maneira geral, priorizando saúde e desempenho de uma pessoa "normal" q nao seja bodybuilder, idealmente dormir antes das 00:00 com 8h de sono diária, a regra é marromeno essa ai

Eu usei BB como exemplo pq a página é de BB,

Mas como o tópico é sobre influência do sono diretamente a hipertrofia, não...não afeta.

Na minha percepção se vc pegar duas pessoas idênticas e uma dormir o mesmo tempo que a outra só que em horários diferentes com o mesmo tempo de exposição ao sol ambas vão ter exatamente o mesmo resultado.

Obs: já fui atleta profissional 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Se dormir 6-8 Horas dia's não terá problemas...............................................................

 

 

o que seria maléfico, sono inferior 5 horas. 

 

o horário pouco importa, se realmente prejudicar os ganhos será insignificante 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com relação ao horário que vai dormir, já ouvi o Dudu Haluch comentar sobre pessoas que trabalham na madrugada e dormem durante o dia. Se eu n me engano, ele relatou que o metabolismo e tal fica zoado. 

Editado por Soco do Rude
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sono é bem simples, você precisa descansar o tempo que seu corpo pede.

Eu sempre tive 6 boas horas de sono, isso nunca me tirou ganhos ou me atrapalhou em algo. Tem gente que dorme 10h por dia e mesmo assim não consegue ter uma boa noite de sono. É muito individual.

O correto é respeitar o ciclo circadiano, mas até que ponto isso realmente importa?

Há muitos estudos dizendo que o correto é treinar em X horário, se alimentar de tal forma, fazer Y e Z para isso ou aquilo.... enfim, se isso tudo fosse regra nós viveríamos exatamente iguais, quase como robôs, e sabemos que o mundo não funciona assim.

 

Sabe o que realmente funciona? rotina e disciplina.

O resto é só falação de gente que leu algo e quer ditar isso como verdade.

 

A vida não é 1+1 igual muitos pregam, tem atleta profissional que vai treinar 3 da manhã todos os dias e se mantem no mais alto nível dos esportes. Tem gente que dorme 4h por dia e vive em alta intensidade. Tem gente que estuda só de madrugada, dorme de dia e passa nos melhores concursos. Tem gente que respeita todas as regrinhas e vive uma vida de merda...

Sacou como são as coisas? encontre o teu ponto de equilíbrio e tente não fugir da rotina. Mesmo sem te conhecer eu tenho certeza que teu dia é muito pior acordando meio dia, não por causa do horário em si, mas sim pela quebra da rotina e pelo desrespeito ao que seu corpo estava acostumado.

 

O comentário do Alquimista resume tudo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/12/2022 em 09:22, Sazonal disse:

não,

Já vi relatos de muitos atletas de alto rendimento de dormir depois das 3 ou 4 da manhã, tem um podcast do Renan 4fit em que o Superman relata acordar sempre depois das 13 hrs, japamorfo tbm.

é muito mais uma falácia do acorde cedo e será rico, etc.

Lembrando que o horário biológico não existe em muitos países, já que o Sol se põe ou fica no céu em horários muito diferentes...

Mas tá aí um grande mito que vai demorar pra ser entendido pela população (talvez quendo tivermos colônias em outros planetas).

Mas se a pergunta for: em 24 horas o ser humano deve dormir 8? Acredito que sim e pelo menos 6 horas seguidas

 

 

 

 

"Horário biológico não existe em muitos países"
existe sim, só são diferentes. Mas o cortisol vai continuar aumentando pela manhã e reduzindo no período noturno. A não ser q vc more perto de algum polo (norte ou sul).
Não é pq o japamorfo e o superman acordam após as 13h que isso seja saudável etc.

 

O ciclo circadiano é importante de ser respeitado sim. Já vi mtos relatos (sim, eu sei, é foda se basear só por relatos) de pessoas que são seguranças noturnos e possuem dificuldade no ganho de massa/perda de gordura etc por sempre ficarem acordado no horário q "deveriam estar dormindo". Bem mais do que indivíduos q possuem uma rotina "normal". 

 

Então respondendo o post, eu atualmente acredito q seja importante respeitar sim. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/12/2022 em 09:45, Zanne disse:

 

Que atletas?

 

Equipe olimpica bate ponto pra dormir.

 

Todos os atletas de alto rendimento priorizam o sono antes de todo o resto.

Mas aí é por conta de perfomance. CR7, Benzemá e cia, todos fazem isso. Dormem cedo, o Lewandoski deixa a casa numa temperatura inferior a 16º sempre, Haaland come figado e coração bovino.  Pra nós, meros mortais, não é necessário ir longe assim. Pra eles, atletas olímpicos e jogadores, sim. 

 

Eu durmo 2h da manhã quase todos os dias há uns anos, mas durmo 8 ou 9h diárias, e meu treino sempre rende. Nunca notei prejuízo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/12/2022 em 11:21, Noel Safado disse:

Sono é bem simples, você precisa descansar o tempo que seu corpo pede.

Eu sempre tive 6 boas horas de sono, isso nunca me tirou ganhos ou me atrapalhou em algo. Tem gente que dorme 10h por dia e mesmo assim não consegue ter uma boa noite de sono. É muito individual.

O correto é respeitar o ciclo circadiano, mas até que ponto isso realmente importa?

Há muitos estudos dizendo que o correto é treinar em X horário, se alimentar de tal forma, fazer Y e Z para isso ou aquilo.... enfim, se isso tudo fosse regra nós viveríamos exatamente iguais, quase como robôs, e sabemos que o mundo não funciona assim.

 

Sabe o que realmente funciona? rotina e disciplina.

O resto é só falação de gente que leu algo e quer ditar isso como verdade.

 

A vida não é 1+1 igual muitos pregam, tem atleta profissional que vai treinar 3 da manhã todos os dias e se mantem no mais alto nível dos esportes. Tem gente que dorme 4h por dia e vive em alta intensidade. Tem gente que estuda só de madrugada, dorme de dia e passa nos melhores concursos. Tem gente que respeita todas as regrinhas e vive uma vida de merda...

Sacou como são as coisas? encontre o teu ponto de equilíbrio e tente não fugir da rotina. Mesmo sem te conhecer eu tenho certeza que teu dia é muito pior acordando meio dia, não por causa do horário em si, mas sim pela quebra da rotina e pelo desrespeito ao que seu corpo estava acostumado.

 

O comentário do Alquimista resume tudo.

 

 

ai é q vc se engana, eslen delanogare comentou recentemente algumas vezes em alguns podcasts a diferença de quem dorme 8-7-6 hrs por dia.

 

quem dorme 6 ou 7 acha que não tá cansado pq já se acostumou ao cansaço e a fadiga mental de "dormir pouco"

 

é tipo hormonizado que se sente natural de tanto tempo q hormoniza. confesso que to com preguiça de explicar, mas se vc der uma olhada no youtube tem alguns cortes dele explicando isso que eu disse acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu trabalho de madrugada, entre 22:40 e 7 da manhã de segunda a sábado e durmo normalmente após o almoço... pra mim é o horário que mais me adaptei e consegui maior rendimento nos treinos, não tenho nenhum problema em dormir durante o dia então acho que isso ajuda muito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/01/2023 em 17:48, pxneto disse:

ai é q vc se engana, eslen delanogare comentou recentemente algumas vezes em alguns podcasts a diferença de quem dorme 8-7-6 hrs por dia.

É muito individual. Pra média populacional de adultos, o recomendado é 7 a 9 horas, o que significa que a maioria das pessoas vai ter um tempo ideal nessa faixa. Não quer dizer que não haja gente que vai precisar de 10, ou outros que se satisfaçam com apenas 6. Lembrando que esses são tempos de sono contínuo a longo prazo, dormir 5 ou 6 horas algumas das noites, conseguindo chegar perto de 7 h a maioria delas, pra mim é bem ok.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6267703/table/t1-nss-10-421/?report=objectonly

Editado por Super Ogro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/01/2023 em 18:31, Super Ogro disse:

É muito individual. Pra média populacional de adultos, o recomendado é 7 a 9 horas, o que significa que a maioria das pessoas vai ter um tempo ideal nessa faixa. Não quer dizer que não haja gente que vai precisar de 10, ou outros que se satisfaçam com apenas 6. Lembrando que esses são tempos de sono contínuo a longo prazo, dormir 5 ou 6 horas algumas das noites, conseguindo chegar perto de 7 h a maioria delas, pra mim é bem ok.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6267703/table/t1-nss-10-421/?report=objectonly

 

Exatamente isso, a nível populacional a variação de sono ideal fica entre 7-9 h por dia, para a maioria das pessoas isso funciona e é saudável. No entanto, para algumas poucas pessoas o ideal é dormir menos do que 7h e para outras mais do que 9h, é uma bell-shaped function. Algumas pessoas se dão bem em dormir 4 ou 5 horas por dia, mas é mais raro encontrar essas pessoas e mais comum encontrar alguém em que o saudável é 8h. Isto não é uma adaptação do sono da pessoa, é uma função biológica determinada geneticamente.

 

Usando essa imagem como exemplo, do -1 SD até o +1 SD (standand deviation, desvio padrão) é aonde fica as 7 a 9 h de sono por dia. A maioria da população está dentro dessa variação e quanto mais distante da média, independente do lado, menor é o número absoluto de pessoas e mais raro é encontrar uma delas.

Why is Normal Distribution Bell Shaped? | by Rishi Sharma | Medium

 

Além de que existem pessoas com cronotipos diferentes (perfil de sono), algumas naturalmente vão dormir mais tarde e acordar mais tarde e algumas naturalmente vão dormir mais cedo e acordar mais cedo. É novamente uma determinação genética.

 

Em 29/12/2022 em 11:02, Soco do Rude disse:

Com relação ao horário que vai dormir, já ouvi o Dudu Haluch comentar sobre pessoas que trabalham na madrugada e dormem durante o dia. Se eu n me engano, ele relatou que o metabolismo e tal fica zoado. 

 

Hoje isso já é considerado fator de risco para doenças cardiovasculares e metabólicas. O ciclo circadiano que é uma função de controle e contrarregulação de genes específicos em praticamente o organismo inteiro, sofre uma alteração importante com mudanças no horário de ir dormir e acordar. O ideal é tentar manter sempre o mesmo horário para dormir e acordar. Um dos problemas surgem quando a pessoa faz plantões e em um dia dorme as 22h e acorda as 6h, e no outro fica a noite trabalhando e vai dormir 7h e acorda 12h, isso perturbar muito a função circadiana. E é essa perturbação que provoca aumento de risco para certas doenças.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...