Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Planilha para Dietas 2019 (TMB+GCD+DIETA)


A.M

Posts Recomendados

Em 06/01/2020 em 14:50, JonasChagas disse:

Excelente amigo, ficou muito completa, tava com preguiça de ler novamente o tópico do Ricardo pra montar minha dieta, facilitou muito minha vida, imagino o trabalho que tu teve pra montar isso. Obrigado!

Eu também fiquei com preguiça de ficar calculando tudo na mão e resolvi automatizar kkk ! Muito obrigado pelo feedback ?

 

Em 06/01/2020 em 15:16, Hammerfire disse:

Seu trabalho precisa ser reconhecido. Parabéns pelo empenho!!

 

Tópico deveria ser fixado na seção que for mais adequada.

Muito obrigado mesmo @Hammerfire ?,qualquer sugestão ou crítica eu estou por aqui ! 

 

 

Em 09/01/2020 em 22:54, RubNeg disse:

Bom, primeiramente parabéns pelo tópico e por compartilhar e melhorar uma ferramenta tão útil! Realmente louvavel! ?

 

Vou relatar 2 problemas que encontrei, se foi noobagem minha pode falar pra eu acertar aqui. Ai vão:

 

1º Célula B7 da aba Dieta tem um bug. Aparemente é só visual mesmo.

2º Os itens adicionados na aba "Tabela_personalizada" só são reconhedios até o código 604.

 

Dê uma verificada assim que possível por favor. 

Bugs concertados no link de download (ainda não tive tempo de editar a tabela da visualização), se encontrar mais algum bug, pode postar que eu arrumo o mais rápido possível ! Esse feedback de vocês ajuda demais ! Vlw @RubNeg ?

 

Em 10/01/2020 em 00:13, andradeoliveira disse:

Prezados,

 

Antes de mais nada, gostaria de parabenizar a iniciativa.

 

Entretanto, tenho uma observação a fazer: posso estar enganado, mas acredito que estejam confundindo TMB (taxa de metabolismo basal) com NDC (necessidade diária de calorias).

 

Em síntese, a equação é bem simples:

 

NDC = TMB x FA (fator de atividade)

 

Por favor, não me levem a mal. Longe de mim querer críticar. Pelo contrário, minha intenção é apenas ajudar.

 

Abraços!

 

Então andrade o fator de atividade ficou junto ao tmb justamente para não complicar mais ainda a tabela. E eu não achei nenhum lugar melhor pra colocar ela se não junto ao tmb. mas caso tenha alguma sugestão eu estou a disposição ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Excelente... Eu estava desenvolvendo uma semelhante, também utilizando a TACO. Esta tem mais detalhes no gasto energético, devido aplicação dos METs. Vou decidir em qual sigo.

 

Já vou colocar algumas sugestões aqui e, à medida que for utilizando mais, complemento.

 

1 - TMB - troquei a primeira aba para "TMB + NEAT", e alterei o nome do FA para "Fator NEAT", apenas para resolver a questão de fator atividade que, para muitos, confundirá TMB X GET. Aí, adicionei uma explicação sobre NEAT e como escolher um fator... similar ao que já está na planilha mesmo:

 

NEAT - ATIVIDADES FÍSICAS NÃO RELACIONADAS AO EXERCÍCIO

Trata-se do quão ativo você é no dia-a-dia, em relação ao trabalho, lazer, descanso etc.

Utilize 1 para indivíduos acamados.

1,2 para trabalhos sedentários (escritório, estudos, férias em casa)

1,4 para trabalhos ativos

1,6 para trabalhos muito ativos

Acima disto, apenas situações muito específicas.

 

 

2 - GCD - Nada muito grave. Só vou tentar melhorar as descrições, pois está ruim de ler e escolher no layout e, possivelmente, diminuir a quantidade de itens, pois me parece estar em um nível de detalhe muito alto, excessivo. Mas ainda não mexi em nada.

 

 

3 - Dieta - Tem um bug conceitual no TEF... Vc está somando kcal, enquanto, na verdade, nós gastamos estas kcal para digerir/metabolizar. Logo, as kcal absorvidas diminuem.

 

OBS.: possivelmente devido versão do Excel (2010 aqui), a checkbox do TEF não funcionou... Aqui vem apenas "FALSE", eu ativo escrevendo "TRUE". De repente valha a pena usar um recurso mais antigo, como um dropdown com "sim" ou "não".

Também não procurei recursos avançados de desenvolvedor, macros etc, que possam justificar isto

 

 

4 - Fui adicionar sódio em minha planilha, e já resolvi adicionar todos os micronutrientes que a TACO fornece, em uma segunda aba, específica para micro. Para uso doméstico, é menos relevante, mas pretendo utilizar esta planilha em ambiente profissional também, logo, pode ser interessante. Posteriormente, faria uma verificação automática das quantidades ingeridas versus recomendações por idade/sexo...

 

 

Outra coisa... como vc fez o auto complete da dieta? Usou VB? Aqui tbm não funcionou e gostaria de ativar, seja na sua, seja na minha planilha. Sabe como fazer sem VB?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro ponto que vou colocar aqui, que costumo fazer manualmente:

-Nos exercícios físicos, informar quantos dias na semana faz. Com isto, faço a média semanal e incluo no GCD, evitando superestimar gasto em finais de semana e dias sem treinamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/03/2020 em 13:32, paulodiasreis disse:

1 - TMB - troquei a primeira aba para "TMB + NEAT", e alterei o nome do FA para "Fator NEAT", apenas para resolver a questão de fator atividade que, para muitos, confundirá TMB X GET. Aí, adicionei uma explicação sobre NEAT e como escolher um fator... similar ao que já está na planilha mesmo:

 

NEAT - ATIVIDADES FÍSICAS NÃO RELACIONADAS AO EXERCÍCIO

Trata-se do quão ativo você é no dia-a-dia, em relação ao trabalho, lazer, descanso etc.

Utilize 1 para indivíduos acamados.

1,2 para trabalhos sedentários (escritório, estudos, férias em casa)

1,4 para trabalhos ativos

1,6 para trabalhos muito ativos

Acima disto, apenas situações muito específicas.

 

Gostei muito das sugestões ! Concordo com você que a primeira parte da tabela não ficou lá muito bonita ou organizada. Gostaria muito de dar uma olhada nesse seu novo layout, se possível é claro !

 

Em 04/03/2020 em 13:32, paulodiasreis disse:

2 - GCD - Nada muito grave. Só vou tentar melhorar as descrições, pois está ruim de ler e escolher no layout e, possivelmente, diminuir a quantidade de itens, pois me parece estar em um nível de detalhe muito alto, excessivo. Mas ainda não mexi em nada.

 

Em 04/03/2020 em 13:32, paulodiasreis disse:

OBS.: possivelmente devido versão do Excel (2010 aqui), a checkbox do TEF não funcionou... Aqui vem apenas "FALSE", eu ativo escrevendo "TRUE". De repente valha a pena usar um recurso mais antigo, como um dropdown com "sim" ou "não".

Também não procurei recursos avançados de desenvolvedor, macros etc, que possam justificar isto

Aqui entra o problema  da compatibilidade entre plataformas, como dito no começo do post a tabela foi totalmente desenvolvida no ambiente web do Google Sheets, algumas fórmulas e funcionalidades não funcionam bem ou nem funcionam no nosso querido Excel.

 

Exemplo : https://docs.google.com/spreadsheets/d/1tluw2nlkOYdmlN7Kbee22HPHo2q5TjfXjiXqU5-r2B8/edit?usp=sharing 

 

 

Em 04/03/2020 em 13:32, paulodiasreis disse:

3 - Dieta - Tem um bug conceitual no TEF... Vc está somando kcal, enquanto, na verdade, nós gastamos estas kcal para digerir/metabolizar. Logo, as kcal absorvidas diminuem.

 Falha minha ! obrigado por relatar o erro.

 

Em 04/03/2020 em 13:32, paulodiasreis disse:

4 - Fui adicionar sódio em minha planilha, e já resolvi adicionar todos os micronutrientes que a TACO fornece, em uma segunda aba, específica para micro. Para uso doméstico, é menos relevante, mas pretendo utilizar esta planilha em ambiente profissional também, logo, pode ser interessante. Posteriormente, faria uma verificação automática das quantidades ingeridas versus recomendações por idade/sexo...

Vai ter um grande trabalho em ! A quantidade de micronutrientes que a tabela TACO fornece é bem ampla. 

 

 

Em 04/03/2020 em 13:32, paulodiasreis disse:

Outra coisa... como vc fez o auto complete da dieta? Usou VB? Aqui tbm não funcionou e gostaria de ativar, seja na sua, seja na minha planilha. Sabe como fazer sem VB?

 

Na verdade a função auto-completar no Google Sheets é feita em questão de minutos. E é por isso que utilizo a plataforma do google , pois além de conseguir editar e usar o arquivo de onde eu estiver, ainda tenho um bom controle de versão e tudo isso de "GRAÇA" ! 

 

Agora se for fazer sem VBA, vai ter que fazer algo parecido com o deste vídeo :

Spoiler

 

 

Na versão 2010 provavelmente só com a ajuda dos scripts. Pelo visto sua tabela terá um valor de complexidade elevado e possivelmente você terá que utilizar programação !  Mas não se preocupe, pois a Microsoft anda analisando a possibilidade de substituir o VBA por python (https://teletype.in/@onlineit/b2dmzn7y)

 

"Que o VBA encontre seu local confortável no inferno." - Autor desconhecido

 

 

10 horas atrás, Vagnerdss disse:

Excelente trabalho, essa tabela vai me ajudar bastante.

Muito obrigado @Vagnerdss !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, A.M disse:

Gostei muito das sugestões ! Concordo com você que a primeira parte da tabela não ficou lá muito bonita ou organizada. Gostaria muito de dar uma olhada nesse seu novo layout, se possível é claro !

Eu não fiz mudanças no layout, pelo menos ainda... Só mexi no quadro em que há as explicações sobre o FA, trocando para explicações sobre NEAT.

https://ibb.co/9qGqFyr

 

3 horas atrás, A.M disse:

Vai ter um grande trabalho em ! A quantidade de micronutrientes que a tabela TACO fornece é bem ampla. 

Na verdade, não! Eu criei uma nova aba, similar a de contagem de macros, e fiz um vlookup para todas as células de uma vez só.

Ao preencher a dieta na aba de macros, automaticamente o alimento e quantidade são preenchidos na aba de micros (por simples cópia de célula mesmo) e o vlookup traz os dados...

Eu peguei uma tabela taco direto em XLSX ou csv, não me lembro, não preenchi dados na mão!

 

3 horas atrás, A.M disse:

Na verdade a função auto-completar no Google Sheets é feita em questão de minutos.

Puts! Eu mantenho controle de dietas no PC... Teria que migrar tudo pra lá... Vou pensar se deixo assim, ou se crio coragem para migrar...

Não vou fazer em vba nem fod*, apesar de já ter encontrado código pronto... Vou ter problemas de compatibilidade em outras máquinas, ter que quebrar a cabeça...

Se eu perceber que a usabilidade está ficando muito ruim com a inclusão de alimentos, eu penso em algo.

 

 

12 horas atrás, paulodiasreis disse:

-Nos exercícios físicos, informar quantos dias na semana faz. Com isto, faço a média semanal e incluo no GCD, evitando superestimar gasto em finais de semana e dias sem treinamento.

Viu esse item aqui tbm? Este é mais fácil de fazer

 

 

 

Já chegou a procurar uma tabela mais completa em .xlsx/csv? Eu procurei quando comecei a montar a minha, mas não encontrei. Queria já ter na base alguns produtos industrializados, estilo myfitnesspal mesmo... Mas não aquela poluição imensa de dados. Só uma tabela com dados confirmados...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Pivateli disse:

Você consegue disponibilizar essa sua tabela? 

Essa é a do tópico, no link de download do autor... Essas mudanças que fiz, circuladas em vermelho, não são de funcionalidade, são apenas descritivos para o preenchimento ficar mais intuitivo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/03/2020 em 20:50, paulodiasreis disse:

Já chegou a procurar uma tabela mais completa em .xlsx/csv? Eu procurei quando comecei a montar a minha, mas não encontrei. Queria já ter na base alguns produtos industrializados, estilo myfitnesspal mesmo... Mas não aquela poluição imensa de dados. Só uma tabela com dados confirmados...

A mais completa é essa aqui (https://fdc.nal.usda.gov/download-datasets.html#bkmk-2) mas infelizmente devido a sua complexidade ela não vem totalmente mastigada igual a TACO, acho que se "montar" ela corretamente deve ficar parecida com a TBCA da USP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...