Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Volume não importa para hipertrofia?


Richard1992

Posts Recomendados

Paulo Gentil acabou de postar um estudo que diz que volume não é importante, o que vocês acham?

 

drpaulogentil

A maioria dos estudos sugere que não há vantagens em aumentar o volume de treino em pessoas treinadas. Foi o que viram Ostrowsky et al. (1997) ao comparar 3, 6 ou 12 séries POR SEMANA em homens com mais de 2 anos de experiência e Haas et al. (2000) ao comparar 1 ou 3 séries por exercício. Pior ainda, Amirthalingam et al. (2017) verificaram que fazer 10 séries trazia prejuízos nos ganhos de força e massa magra, quando comparado a fazer 5. Mais recentemente, Heaselgrave et al. (2018) não encontraram diferenças na hipertrofia de homens treinados fazendo 9, 18 ou 27 séries POR SEMANA! .
.
Nosso estudo é considerado um dos melhores sobre o tema por vários motivos, como ter durado 6 meses e as avaliações terem sido feitas por especialistas cegos à distribuição de grupos. O estudo conduzido pelo @matheusbarbalho e publicado no Medicine Science in Sports and Exercise mostra que fazer 5 e 10 séries SEMANAIS produzem ganhos similares de força e hipertrofia, enquanto fazer 15 ou 20 produzem PIORES resultados (Barbalho et al., 2018)! Ou seja, volumes altos podem ser prejudiciais em longo prazo. .
.
Mas, apesar de todas as evidências há quem cite um estudo de Schoenfeld et al. (2018) para defender treinos volumosos. Tirando o fato de achar que um único estudo vale mais que todos só porque lhe convém, os resultados podem ter sido diferentes por vários aspectos. Por exemplo, o grupo de maior volume fazia 35 séries por dia (sendo 15 de membros inferiores), 3xsemana! Isso torna improvável que se tenha chegado à falha em todas as séries! Portanto, o aumento de volume pode ter sido uma forma de aumentar o esforço realizado. Isso não quer dizer que o estudo seja ruim, apenas que adotou parâmetros diferentes e, portanto, alcançou resultados diferentes.
.
No final das contas não é preciso de treinar muito, e sim de treinar bem! A maior parte da literatura mostra que aumentar volume é desnecessário e um dos melhores estudos sobre o tema é nosso. É triste ver a vaidade levar à distorção das evidências para justificar suas práticas e a inveja impedir que se reconheça o valor do que é feito por aqui! Isso é feio e só quem perde é a área!
.
#teamcerebro #nobrainnogain#conhecimentoépoder

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Volume deveria ser contabilizado pelo número de séries difíceis(perto da falha) de boa qualidade, não simplesmente séries e reps(junk volume).

Editado por GustavoLealGomes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...