Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre treino


Guilherme4980

Posts Recomendados

Fala pessoal, eu costumo participar mais do fórum de dieta, mas agora tô resolvendo ir mais afundo em treinamento também. Treino há cerca de 4 - 5 meses (apesar de ter treinado aos 14 e 15 anos, eu parei e agora tenho 18) e não entendo muito de treinos e tal (da parte teórica, quanto à execução eu não me saio mal).
  Então, por não saber muito sobre divisão de treinos dependendo do objetivo, eu dei uma pesquisada no youtube e vi vídeos do gorgonoid, leandro twin, treinopesado e etc, o que eu mais entendi foi o do Gorgonoid, que colocou exemplos de treino pra iniciantes de acordo com a disponibilidade ( Quantos dias fulano pode treinar)

 Eu, posso treinar 6x por semana, costumava ir 5 mas como vou pra bulking resolvi apertar a rotina já que tenho tempo. Enfim, dentre os exemplos citatos pelo gorgonoid, tinha lá: ''Exemplo de treinos para iniciantes''
Aí é um treino ABAB que você vai repetindo durante toda a semana, independente se você pode treinar, 3, 4 ou 6 vezes na semana. Eis o treino: 
• TREINO A: Peito, Triceps, Ombro, Femoral (parte de trás da perna) e panturrilhas
• TREINO B: Bíceps, Costas, trapézio, Quatdríceps (parte da frente da perna) e Abdomens
Tô pensando em começar a seguir esse treino, pode ser bom? Posso dormir 8 horas por dia e descansar no domingo, tem alguma contraindicação? No momento eu to falso magro, sou ex gordo e postei no tópico ''devo fazer bulking ou cutting?'' e a maioria me disse pra colocar uma massa e depois fazer cutting.
Minha altura é 1,65, peso 60kg, 18 anos e sou bem mais pro lado endomorfo, cintura larga, ombros largos, caixa toráxica bastante alta e tal. Como é meu primeiro bulking, acho que seria bacana eu dar uma ênfase no treino de costas pra tentar me aproximar do shape em V... Mas não sei muito bem.
Tenho muito pouca massa e vou disponibilizar fotos minhas aqui: https://imgur.com/a/AhhziTM
Perguntas resumidas:
Esse treino ABAB é uma boa escolha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

2 minutos atrás, Stockton disse:

O ABAB não é ruim, mas tudo vai depender dos exercícios que você vai usar, das séries e do volume. Vai lendo os tópicos principais aqui da seção de treinamento que já vão lhe dar muitas luzes.

Vi alguns exemplos onde o cara descansa na quarta, por exemplo.
Quanto ao volume e aos exercícios, o ideal seria fazer menos exercícios pra não correr risco de overtraining?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dei uma pesquisada, acho que seria válido fazer mais um dia de descanso, na quarta, talvez.
Será que eu poderia colocar um aeróbico na quarta? Não seria tão descanso assim mas teria benefícios quanto a sensibilidade à insulina. Ou fazer isso prejudicaria a recuperação dos meus músculos da perna?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você está pensando em seguir um AB nos 6 dias da semana, sugiro você ler esse artigo pra te ajudar a montar o treino. Não precisa seguir igualzinho, já que cada treino precisa ser montado pensando em cada pessoa individualmente (você ainda pode ser considerado um iniciante por exemplo). Mas acho que pode te dar boas ideias e princípios pra seguir. Ele foi escrito por um dos melhores coaches de bodybuilders do mundo, e ele usou os princípios que tem de mais recentes nos estudos sobre treinos para naturais. Eu amei esse artigo e pretendo testar esse treino ou um similar quando eu puder:

https://www.t-nation.com/training/the-best-damn-workout-plan-for-natural-lifters

 

À propósito, sobre o exemplo de divisão que você passou, eu só sugiro inverter quadríceps e abdômen com femoral e panturrilha nos treinos. Fica mais sinérgico.

Editado por Pimpolhoman
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dei uma lida nesse artigo e vi que ele fala muito da importância do descanso também. Fui vendo outros exemplos de treino ABAB e vi que quase todos têm um dia off pra descanso no meio da semana, apesar de poder treinar 6 dias eu coloquei mais 1 dia de descanso então, na quinta feira, e de acordo com meus objetivos ficou assim:
 


• TREINO A: Bíceps, Costas, trapézio, Quatdríceps (parte da frente da perna) e Abdomens
• TREINO B  Peito, Triceps, Ombro, Femoral (parte de trás da perna) e panturrilhas
Segunda: A
Terça: B
Quarta: A
Quinta: Descanso/ Off
Sexta: B
Sábado: A
Sendo assim eu consigo dar mais ênfase nas costas e abdomen nesse período, treinando 3x por semana esses músculos. Posso colocar um aeróbico na quinta ou nada, já que o intuito é descansar?
@Pimpolhoman, vou rever isso que você falou, se pá eu inverto mesmo os treinos de femoral e quadríceps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Stockton disse:

Pode fazer o aeróbico ou simplesmente descansar. Escolha é sua, mas se for opção A tome cuidado pra não forçar demais. Eu faço FB3x e faço dois dias de aeróbico na semana.

Então se eu fizer um ABAB não tem problema em fazê-lo sem um descanso no meio da semana? Fazer 5 ou 6 dias direto ABABAB? ou preciso fazer AB - Descanso- AB? Ou posso fazer ABA-Descanso-AB se quiser trabalhar mais os músculos do A?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...