Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Lev. Terra - Duvida Rápida


Ollie

Posts Recomendados

Publicidade

24 minutos atrás, Ollie disse:

Galera sempre tive essa duvida, bem simples:

Na academia sempre vejo a galera fazendo terra, fazem a fase concêntrica(puxam para cima) só que parece que não existe fase excêntrica eles deixam o peso cair no chão depois...

Isso é certo ou errado?

 

Depende do seu objetivo. Desse jeito aí se eles estiverem fazendo isso em todas as reps, eles só estão treinando força e/ou potência. Pra treinar hipertrofia a excêntrica é indispensável. Só é ok você fazer isso se você sentir que sua lombar não vai mais segurar e você vai perder a curvatura da lombar pra colocar o peso no chão, colocando sua coluna em risco. Aí pra não ter esse risco, você solta o peso (e considera colocar menos carga na próxima).

Editado por Pimpolhoman
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, mctimbu disse:

Acho que com a excêntrica lenta as chances de curvar a lombar são maiores, mesmo que você não perceba. Por isso a galera faz rápido.

 

Mas ali no caso nem tinha excêntrica. Os caras só soltam o peso no chão do alto hahaha. Foi o que eu entendi pelo menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende. Eu mesmo sou um puta fã do Terra e faço ele sempre que posso. Tem como fazer ele tanto para força quanto para hipertrofia. Se for para força, esse jeito que a galera solta tá ok. O foda é você controlar a fase excêntrica segurando 150kg, tlgd ? kkkk. Eu busco o meio termo, nem controlar nem largar a barra de qualquer jeito. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na boa, não tem como controlar a excentrica no terra com muito peso. Eu vejo nego fazendo terra sem encostar as anilhas no chão depois da excentrica, fazem o movimento sob tensão contínua, fico imaginando a coluna dessas pessoas daqui algum tempo.

 

Pra mim terra: Puxar rapido, segurar 1-2seg pra dar uma torturada no trapézio e antebraço e soltar (não desabar), mas também não segurar 2 segundos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo Rippetoe: se você não fizer a fase excêntrica, está deixando de fazer a segunda metade do movimento. É como fazer rosca direta e deixar a barra cair da altura dos ombros. Além disso, dependendo do equipamento e de onde você treina, é uma falta de respeito com a estrutura e com as pessoas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, LuizLeandro disse:

Segundo Rippetoe: se você não fizer a fase excêntrica, está deixando de fazer a segunda metade do movimento.

Aí entra a dúvida, quando ele diz não fazer é soltar a barra de cima ou descer com a barra mas de forma rápida?

Esse aqui é um dos pupils dele, e acho que o movimento ta correto, até porque [como já disseram] não tem como descer de forma controlada com bastante peso.

O vídeo:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Dawkinator disse:

Aí entra a dúvida, quando ele diz não fazer é soltar a barra de cima ou descer com a barra mas de forma rápida?

 

Não soltar de cima. Descer com ela rápido é normal, e é o que se deve fazer em um campeonato de powerlifting. Só que a descida, mesmo rápida, é controlada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...