Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Com que carga começar no levantamento terra? E como encaixá-lo num ABC2X?


Zyzzfodase

Posts Recomendados

Estou treinando há 1 mês exato. ABC2X, queria colocar o terra no meu treino, dá pra encaixar de boas? E, entre, o terra comum e o sumô, qual indicam colocar? O sumô parece muito mais fácil a execução e ele eu poderia encaixar no treino de perna, já o deadlift mesmo encaixaria no de costas. 

Mas minha dúvida principal é a carga que começar. A anilha de 10 kg ficaria muito baixa, posso começar já com 15-15 (mais 10 da barra, totalizando 40 kg). Ainda não é o ideal, mas em algumas semanas eu já poderia aumentar pra anilha padrão de 20 kg. 

O treino ficaria:

 

TERRA SUMÔ 

 

A - Supino 5x5, inclinado c/ halter 5x5, crossover 3x12, militar 5x5, elevação lateral 3x12, tríceps banco, tríceps corda.

B - Agachamento 5x5, leg press 4x12, terra sumô, stiff, mesa flexora e 2 panturrilhas

C - barra fixa 4x falha, remada curvada 5x5, remada cavalinho 3x8, encolhimento com halter, rosca direta e rosca martelo.

 

LEVANTAMENTO TERRA 

 

A - Supino 5x5, inclinado c/ halter 5x5, crossover 3x12, militar 5x5, elevação lateral 3x12, tríceps banco, tríceps corda.

B - Agachamento 5x5, leg press 4x12, stiff, mesa flexora, elevação pélvica com uma perna e 2 panturrilhas

C - barra fixa 4x falha, terra 5x3, remada curvada 5x5, encolhimento com halter, rosca direta e rosca martelo.

 

Pensando pelo lado da execução, o sumô é aparentemente mais fácil, logo eu correria menos riscos de lesões por má execução, já o terra parece ser um exercício mais completo e, conforme eu for progredindo cargas nele, chegaria um momento que tanto meu trapézio, antebraço e bíceps (este último eu acho) se desenvolveriam.

O que eu busco é perfomance e hipertrofia. Eu poderia ter resultados mais rápidos fazendo um treino focado em hipertrofia, mas eu acho que não seria feliz assim.

 

O que acham? Eu tenho vontade de criar um diário de treino, mas não sei se seria possível aqui no Fórum, ao meu ver seria interessante, pois sou iniciante e acho que há poucos relatos de treinos focado em low rep visando principalmente hipertrofia mas sem esquecer da perfomance e um corpo funcional.

 

Minhas progressões principais nesse um mês de treino foram:

30 kg no supino para 50 kg.

30 kg no agachamento para 50 kg.

10 kg (e 6x3, mal conseguia completar 8 rep.) no militar para 20 kg (5x5)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Agora, frankx disse:

Faça no sábado, domingo você descansa e assim não atrapalha sua recuperação.

Só uma vez na semana, então?

Acho minha recuperação boa, tô comendo e dormindo bem. 
 

Colocando no sábado, que é justamente meu treino de costas, tu manteria o treino que coloquei? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Zyzzfodase disse:

Só uma vez na semana, então?

Acho minha recuperação boa, tô comendo e dormindo bem. 
 

Colocando no sábado, que é justamente meu treino de costas, tu manteria o treino que coloquei? 

 

Pra fazer no treino de costas fica melhor o Meio terra, e pra fazer no treino de pernas eu faria o terra sumô

 

Então , pra ser sincero não há necessidade de fazer terra mais que uma vez na semana, o stress no SNC é alto. Eu costumo fazer uma vez por mês só pra manter a prática mesmo.

Editado por frankx
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho que o terra sumo seja mais fácil a execução, pelo contrario o setup dele é bem mais difícil a parte de saída que o terra convencional, porem se compensa com uma menor amplitude de movimento.

Então entre sumo e convencional faça o que for mais confortável e mais adequado a sua estrutura corporal.

 

Quanto a encaixa-lo, acho legal você fazer ele no treino de C2 de pernas, em uma divisão que ficaria assim:

 

A- PUSH

B- PULL

C- LEGS

 

Embora eu ache mais válido voce fazer uma variação do levantamento terra, como RDL ou STIFF.

Acho que ficaria super desgastante Terra + Agachamento low reps em um ABC2X, então pense nas variações ou estruture bem o treino, intensidade e volume.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, frankx disse:

 

Pra fazer no treino de costas fica melhor o Meio terra, e pra fazer no treino de pernas eu faria o terra sumô

 

Então , pra ser sincero não há necessidade de fazer terra mais que uma vez na semana, o stress no SNC é alto. Eu costumo fazer uma vez por mês só pra manter a prática mesmo.

E quanto a carga, com que carga começo? 15-15?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A carga é o de menos, se achar as anilhas pequenas para execução, coloque calços embaixo dela, um step já serve. Comece com uma carga moderada para aprender bem a execução e acostumar seu corpo à execução correta do exercício. Bons treinos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...