Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Aspartame, o que o Lair Ribeiro não te contou (vídeo explicativo)

Posts Recomendados

Postado
  • Este é um post popular.

Já prometo que esse post vai ser polêmico porque tanto vai contra o que o Guru (Lair Ribeiro), seu filhote Victor Sorrentino (que inclusive tenho uma foto junto com ele) e outros vários posts (1,2,3,4) aqui mesmo do fórum.

 

Então peço que leiam tudo, VERIFIQUEM os estudos (mais de 20) que tive o trabalho de pesquisar e olhem a conclusão antes de simplesmente falar: "fulano que é médico disse que faz mal e pronto #refutado".

 

 

O que a gente mais percebe quando falam do aspartame por aí é que ele dá câncer, mata, vicia e ainda causa problemas neurológicos.

 

Só que não é bem assim e vou provar pra vocês baseado em evidências, afinal, tanto faz o que eu acho ou o que você acha. Tem gente que dedicou uma carreira inteira estudando e publicando artigos, são esses que sabem do que estão falando. E são esses que eu estou trazendo aqui.

 

Não vou me alongar na bioquímica do aspartame porque tenho isso bem detalhado em vídeo então vou colocar um resumo e alguns links para quem não estiver familiarizado com a composição dele ou estejam com preguiça de ler.

 

O aspartame é um dipeptídeo, ou seja, é uma molécula com apenas 2 aminoácidos em sua composição: Fenilalanina e o Ácido Aspartico

 

O que posso dizer rapidamente é que a Fenilalanina é um aminoácido essencial (precisamos consumir na dieta). E existem pessoas que possuem um erro inato do metabolismo que causa uma doença chamada "fenilcetonúria" que é a incapacidade ou diminuição da capacidade de uma enzima do fígado em metabolizar esse aminoácido causando uma série de problemas. 

 

O outro é o Ácido Aspartico, é um aminoácido não-essencial (nosso corpo produz) e além disso é tranquilo de achar ele na dieta do dia a dia.

 

Algo importante agora é que quando a gente ingere aspartame, no nosso intestino delgado, na hora que as enzimas que quebram proteínas entram em ação, surge uma nova molécula, o metanol que por sua vez é metabolizado e chega um componente toxico chamado formaldeído e depois em ácido fórmico. Inclusive o Lair Ribeiro fala que é veneno de matar formiga.

 

De fato, é veneno de matar formiga, solvente, é componente do plástico, combustível de aeromodelo, participa no processo da trans-esterificação (que são aquelas novas margarinas que estão saindo) e outras coisas mais.

 

Não preciso nem falar que o metanol é extremamente tóxico, chegando a ter uma dose letal de apenas 25g, se ingerido em sua forma pura. Pra vocês terem noção, 25g dá mais ou menos 2 colheres e meia de sopa. Pode causar cegueira e problemas de fígado, dependendo da dosagem consumida. Existem muitos casos de intoxicação por metanol.

 

https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,dono-da-ilha-e-conhecido-como-paulinho-metanol-imp-,760717

https://noticias.r7.com/saude/sobe-para-9-o-numero-de-mortos-em-cuba-por-intoxicacao-com-metanol-01082013

 

A ressaca de vocês provavelmente é por causa do metanol, tenho um vídeo falando sobre isso também.

 

No nosso dia-a-dia, pra surpresa consumimos várias fontes de metanol, dentre elas:

 

  1. Frutas e sucos (1,2,3)
  2. Bebidas alcoólicas no geral, mas principalmente as mais baratas com pior qualidade (1)

 

Só que no caso ESPECÍFICO do aspartame, a quantidade de metanol produzida no intestino e metabolizada no fígado é tão, mas tão pequena que não produz danos à saúde (1).

 

Vamos fazer uma matemática básica aí.

 

A dose “letal” de metanol é de 25g. Quanto dessa dose letal estamos consumindo, por exemplo, numa coca-zero?


Geralmente esses refrigerantes zero tem mais ou menos 15mg de aspartame num copo de 200ml. E vocês já sabem que 1 molécula de aspartame gera 3 partes (fenilalanina, ácido aspártico e metanol), e dessas 3 partes, só 1/3 é de metanol, então, 5mg aproximadamente você está ingerindo a cada 200ml. Isso equivale a nada mais nada menos que 0,02% da dose letal. Como podem ver é irrelevante.

 

O aspartame é utilizado há mais de 30 anos de forma segura de adoçante nos alimentos, ele é constantemente analisado pelas agências reguladoras e de laboratórios de todo o mundo, não estou pegando estudos apenas de um laboratório e sim de vários ao redor do mundo, é o adoçante artificial mais estudado que existe no mundo, com artigos de revisões bibliográficas com mais de 20 anos, como é o caso desse (1).

 

Vamos dar chance a quem diga que o aspartame faz mal.

 

O instituto de pesquisa, Ramazzini Foundation, que fica em Bolonha, na Itália, desenvolveu uma série de artigos onde apontavam que o aspartame desenvolveria câncer se ingerido numa concentração de 20mg/kg em ratos (1). 

 

Noutro estudo, da mesma empresa, apontavam relação com a leucemia, que é o câncer do sangue, originado na medula óssea. Também em ratos. (1)

E nesse outro estudo, apontavam câncer de fígado (1).

 

Fazendo uma comparação esdrúxula (homem com rato, peso diferente, metabolismo com velocidades diferentes), se você consome 20mg/kg ou seja, uma pessoa média de 70kg, se ingerisse 1,4g de aspartame teria desenvolvimento de câncer.

 

Isso equivale a tomar 18L de refrigerante zero. Só lembrando que como nosso corpo não acumula aspartame, muito menos metanol, você teria de tomar isso em algumas horas. 

 

A agência reguladora dos estados unidos considera até 50mg/kg seguro, porque só testaram até essa dosagem. Isso equivale a 45L de refrigerante zero NO DIA. Se vocês tomarem 45L de QUALQUER coisa no dia, vocês irão MORRER. Tanto faz se for refrigerante zero, água, suco "detox" ou chá.

 

Depois desses estudos dessa empresa, a Ramazzini, fizeram alguns artigos de revisão e invalidaram as metodologias deles. (1,2)

 

Quando os estudos revisão da Ramazzini foram refeitos em humanos, as conclusões foram opostas e demonstraram que não há relação entre aspartame e câncer (1).

 

Outros estudos observacionais relevantes demonstraram que não há relação entre aspartame e câncer, tanto cerebral, quanto leucemia, quanto de outros tipos, bem como regulações, toxicidade e estudos epidemiológicos bastante relevantes (1,2,3).

 

Aí tem outra galera falando também: "Mas o aspartame faz a pessoa ganhar peso no longo prazo, porque gera vício". 

Interessante essas alegações, pena que não procedem. 

 

Segundo esses artigos (1,2,3) , o aspartame além de não fazer você ganhar peso (no curto quanto no longo prazo), se você substituir açúcar por ele você estará também prevenindo o ganho de peso. Mas isso meio que óbvio, já que ele não tem calorias.

 

Da mesma forma, o aspartame não deixa você viciado, gera alterações de humor ou comportamento e dores de cabeça, nem em adultos nem em crianças segundo esses artigos (1,2,3,4,5,6,7,8,9)

 

Mas sendo justo, encontrei 1 artigo mostrando que o aspartame PODE aumentar a frequência de dores de cabeça em quem já tem dores de cabeça (1).

 

Pronto, achei um artigo da dor de cabeça, refutei todo o aspartame. rs. 

 

Existem pessoas que relatam ter uma hipersensibilidade ao aspartame.

 

E pra confirmar tanto esse estudo da frequência de dores de cabeça, quanto da hipersensibilidade, precisamos de mais estudos nesse sentido pois muitas vezes essa hipersensibilidade pode vir de outras causas como:

  • Lesão no fígado pré-existente,
  • Deficiência na metabolização da fenilalanina
  • Sensibilidade ao alcool.

 

Até porque o aspartame não é uma molécula só, como o hidrogênio.

 

O aspartame é bom ou ruim? O que a gente pode concluir?

 

Eu diria que ele é neutro com base nas informações que passei. Certamente não é um nutriente e essa não é e nunca foi a proposta dele. E sim a de simular a sensação doce sem agregar calorias, podendo perfeitamente substituir o açúcar. Ele passa com segurança científica de curto e longo prazo pois tem evidência o suficiente para tal.

 

Incontáveis diabéticos utilizam pois ele não aumenta a insulina. Com uma pesquisa rápida no google vocês podem achar um bocado de relatos com exames de sangue, mostrando o cara tomando uma coca zero e a insulina estável.

 

É isso pessoal, eu espero que antes que me xinguem, dizendo que o dotô disse tal coisa e eu sou um bosta, leiam o texto na íntegra, avaliem os artigos, que não são poucos. Se vocês tiverem artigos novos demonstrando que o aspartame realmente causa algum mal, me mandem que eu avalio e faço um vídeo com essas informações dando os devidos créditos. A ideia não é veicular verdades e sim conhecimento atualizado.

 

Espero ter esclarecido e agregado pra comunidade.

 

Abraços

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nutrição baseada em evidência: https://www.youtube.com/channel/UCL60rw3PKnjgPGwhsOMt2OA/videos

 

 

- EAT WHEN CONVENIENT -

 

Postado

muito bom man

agora os conspiracionistas não vão poder usar nem mais o argumento acumulativo de que 0,02 + 0,02 + [...] causaria dano a longo prazo, como fazia o fanfarrão do lair e seus minions.

Postado
  • Autor
3 minutos atrás, cosmic disse:

muito bom man

agora os conspiracionistas não vão poder usar nem mais o argumento acumulativo de que 0,02 + 0,02 + [...] causaria dano a longo prazo, como fazia o fanfarrão do lair e seus minions.

 

A gente absorve e metaboliza 100% do aspartame e dos seus metabólitos. De fato não há acúmulo algum. Quero ver esses conspiracionistas pirando é quando eu fizer meu texto sobre o Óleo de canola. hahahhaa

Nutrição baseada em evidência: https://www.youtube.com/channel/UCL60rw3PKnjgPGwhsOMt2OA/videos

 

 

- EAT WHEN CONVENIENT -

 

Postado
14 minutos atrás, Olympio Lima Ferreira disse:

 

A gente absorve e metaboliza 100% do aspartame e dos seus metabólitos. De fato não há acúmulo algum. Quero ver esses conspiracionistas pirando é quando eu fizer meu texto sobre o Óleo de canola. hahahhaa

Eu prefiro utilizar manteiga por conter ômegas equilibrados, em relação ao adoçante, prefiro sem açúcar, mas é uma questão de sensibilidade do paladar de cada um.

Existem alguns bodybuilders que condenam o aspartame, o Renato Cariani, que inclusive é Químico, é um deles.

Se existem opções menos duvidosas, como a stevia, pq arriscar não é mesmo!?

Postado
  • Autor
Agora, DouglasBm disse:

Eu prefiro utilizar manteiga por conter ômegas equilibrados, em relação ao adoçante, prefiro sem açúcar, mas é uma questão de sensibilidade do paladar de cada um.

Existem alguns bodybuilders que condenam o aspartame, o Renato Cariani, que inclusive é Químico, é um deles.

Se existem opções menos duvidosas, como a stevia, pq arriscar não é mesmo!?

 

Tem muito "médico" que também condena. Nem por isso ele deixa de ser seguro. Título/autoridade não prova absolutamente nada sem dados.

 

Quem disse a você que o Stevia é menos duvidoso? O Aspartame tem mais de 20 anos em pesquisa e ao longo desses mais de 20 anos a segurança dele foi testada de todas as formas possíveis, é o mais estudado no mundo inteiro.

 

O Stevia não deve ter nem 5 anos de mercado e nem pesquisa suficiente ainda, como você afirma que é "menos duvidoso"? Porque é natural? Tem muita coisa tão natural quanto o stevia que faz mal.

Agora, santanaanderson disse:

Muito bom texto!

 

Quando vc diz que o corpo metaboliza todo o aspartame que dizer que o corpo consome 100% ou o excesso é expelido (urina, suor, respiração)?

 

Quero dizer que o corpo absorve 100% e metaboliza 100%. Ou seja, ele não passa direto pelo intestino, como a sucralose por exemplo. E uma vez que é quebrado e absorvido, todos os componentes dele são metabolizados. Basicamente não existe aspartame uma vez que ele é absorvido.

Nutrição baseada em evidência: https://www.youtube.com/channel/UCL60rw3PKnjgPGwhsOMt2OA/videos

 

 

- EAT WHEN CONVENIENT -

 

Postado
15 minutos atrás, Olympio Lima Ferreira disse:

 

Tem muito "médico" que também condena. Nem por isso ele deixa de ser seguro. Título/autoridade não prova absolutamente nada sem dados.

 

Quem disse a você que o Stevia é menos duvidoso? O Aspartame tem mais de 20 anos em pesquisa e ao longo desses mais de 20 anos a segurança dele foi testada de todas as formas possíveis, é o mais estudado no mundo inteiro.

 

O Stevia não deve ter nem 5 anos de mercado e nem pesquisa suficiente ainda, como você afirma que é "menos duvidoso"? Porque é natural? Tem muita coisa tão natural quanto o stevia que faz mal.

Você está enganado quanto ao tempo de utilização, no Japão se utiliza Stevia provavelmente desde antes seu nascimento e no Brasil não é tão recente, o grande problema foi a enxurrada de publicidade em cima do zero cal, feito inclusive com outro sintético, a sacarina.

Ninguém me disse que é menos duvidoso, eu acredito que seja e compartilho de opiniões iguais.

Eu respeito os estudos, pode ser realmente que o aspartame não seja esse lobo todo, mas a questão dos estudos parece estar na dose, certo?
 

Meu tio adoça o café dele com 30 gotas de sacarina, é o que satisfaz o paladar dele...

O tópico é interessante e vou ler os artigos assim que puder.

Editado por DouglasBm (veja o histórico de edições)

Postado
  • Autor
16 minutos atrás, DouglasBm disse:

Você está enganado quanto ao tempo de utilização, no Japão se utiliza Stevia provavelmente desde antes seu nascimento e no Brasil não é tão recente, o grande problema foi a enxurrada de publicidade em cima do zero cal, feito inclusive com outro sintético, a sacarina.

Ninguém me disse que é menos duvidoso, eu acredito que seja e compartilho de opiniões iguais.

Existiam vários estudos comprovando os malefícios do ovo, café, manteiga...hoje em dia parece que o jogo virou.

Eu respeito os estudos, pode ser realmente que o aspartame não seja esse lobo todo, mas a questão dos estudos parece estar na dose, certo?
 

Meu tio adoça o café dele com 30 gotas de sacarina, é o que satisfaz o paladar dele...

O tópico é interessante e vou ler os artigos assim que puder.

 

O tempo de utilização da stevia mercado brasileiro é por volta disso. E de fato, se observar os estudos, a gente tem datação de 1968 no Japão. Só que em relação aos danos para a saúde, segurança de uso e atributos de adoçante, esses estudos datam em média de 7 anos. Enfim, isso é discussão boba. rs

EDIT:  fui atrás dos artigos, esses são os mais relevantes sobre a segurança do stevia: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20370653 e https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19961353 

 

 

Não é que o jogo virou sobre "coisas que faziam mal" e hoje fazem bem. É que a tecnologia, os testes e as metodologias ficaram muito mais apuradas e, de fato, a gente consegue ver exatamente o que ele faz e o que não faz no organismo. Coisa que na década de 60, quando surgiu o mito da gordura saturada (estudo fraudado), demonizaram tudo e endeusaram os óleos vegetais. Os testes mais tecnológicos permitiram ver o que estava o tempo inteiro lá. Não é que "agora não faz mal". 

 

O grande problema do aspartame é o metabólito Metanol. Só que na dosagem que ele apresenta, é como eu disse, são 45L (tomados no mesmo dia) de coca zero pra você chegar na dosagem máxima que o FDA diz que começa a fazer mal. 

 

Mesmo se colocado com zerocal, você teria que tomar ou 2 ou 3L de zerocal no mesmo dia. As pessoas usam em GOTAS. E os exagerados colocam no máximo 1 colher de sopa. 

 

Aí a gente se pergunta, sabendo disso é realmente um problema? rs

Editado por Olympio Lima Ferreira (veja o histórico de edições)

Nutrição baseada em evidência: https://www.youtube.com/channel/UCL60rw3PKnjgPGwhsOMt2OA/videos

 

 

- EAT WHEN CONVENIENT -

 

Postado

Estou lendo enquanto consumo meu café com 20ml do mais puro cancerígeno adoçante.

 

Eu só não abuso tanto porque noto que em quantidade absurdamente grandes minha flora intestinal não fica muito boa.

 

Namoral, já experimentei uns 4 stevia e todos tinham gosto de remédio, sempre me arrependi.

 

Agora com sacarina e sucralose é batata, tudo fica docinho.

Editado por Caxaceiro (veja o histórico de edições)

                                                              Na musculação, paciência e consistência são as maiores virtudes!

                                                                             evolu%C3%A7%C3%A3omaster2.png?1507084343

 

Instahttp//www.instagram.com/caxaceirofam/

Postado
  • Supermoderador

Por um segundo achei que voce estava chamando o Lair de "guru" de verdade, sem ser ironico :x

 

bom post

  • 3 meses depois...
Postado

Belo tópico!

 

Não uso açúcar nem adoçante em nada (exceto a coca zero eventual). Tudo fica mais gostoso sem açúcar e principalmente sem adoçante!

Melhores marcas:

Agachamento 3x160kg@10 (~174kg) Snatch 90kg Supino reto 140kg
Terra 3x180kg@8 (~209kg) C&J 114kg Desenvolvimento 90kg
Barra fixa 5x126kg(+34kg)@8,5 (~152kg) Clean 120kg/Jerk 120kg Push press 120kg

Links:

Tópicos que eu criei           

[Diário] Máximas diárias de agachamento e supino

@notsoheavylifts

#teamcontrolfreak

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configurar notificações push do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.