Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Quais exames pedir no endócrino


pedroffd

Posts Recomendados

Assim, acho que tão confundindo as coisas. .. 
se "meu interesse é saber como estou na questão hormonal" 
e "também se um clínico geral pode pedir estes exames"  
a coisa é diferente, estão listando exames gerais de checkup geral/quem vai tomar hormônios, se não é seu caso, não precisa de tanto.
Primeiro, sim, clinico geral pode pedir esses exames. 
Quanto aos Exames hormonais, o principal seria: 
Testosterona Total
Estradiol
Prolactina
DHT
FSH
LH
T4
T3
TSH
25- hidroxivitamina D
GH

 

Esses seriam os principais hormonais, isso ja dá uma geral no quadro homonal, porém, julgo muito importante:
Hemograma
Hepatograma
Lipidograma
Insulina
EAS

 

Os demais, são mais secundários no seu quadro hormonal e em geral, se estiver sadio, vao ficar em níveis normais, então pode ser interessante pedir uma lista 'menor' pra evitar que o médico encrenque. 
Não vejo necessidade pra naturais avaliar fraçoes de Testosterona, Estradiol, Tireoidianos e etc, se estiver natural, os indicadores totais ja servem de referência 
Se for tomar anabolizantes, ai a coisa é um pouco diferente e pode variar conforme o que vai tomar :D , mas esses mesmos exames ja são uma ótima base :D 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 07/11/2016 at 11:50, Pivateli disse:

 

Vou aproveitar o tópico do colega pra tirar uma dúvida também... tô analisando alguns exames pra pedir pro endocrino, na minha lista tem todos esses que você citou porém tem alguns a mais, seria vantajoso fazer todos ou seria mesmo "perda de tempo/dinheiro"?

 

Segue os exames além da sua lista:

 

SÓDIO

POTÁSSIO

MAGNÉSIO

VITAMINA A,B12,C

PROTEÍNAS TOTAL/FRAÇÃO

ACIDO FOLICO

ANTI TIREOGLOBULINA

ANTI TPO

UROCULTURA COM ANTIBIOGRAMA

EAS

HEMOGLOBINA GLICADA

PERFIL LIPÍDICO COMPLETO

FERRO SÉRICO

FERRITININA

MICRO ALBUMINURIA ISOLADA

CORTISOL BASAL

GH BASAL

PROGESTERONA

CÁLCIO IÔNICO 

CROMO

FOSFORO

PTH

ZINCO

PROLACTINA 

 

Se possível você poderia me dizer quais eu deixo na minha lista e quais eu tiro? Obrigado desde já!

 

 

Depende muito do laboratório

Isso aí um nutricionista tá apto a ler. tanto hormônios como esses aí q vc comentou. 

Ele só não pode passar remédios e o hormônio em si, isso só com um endócrino mim.mas o nutricionista pode passar fitoterapicos pra ajudar na manutenção ou a melhor os níveis de tudo q tá aí 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...