Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Corrida 10km


Paço Quinha

Posts Recomendados

Publicidade

Em 20/01/2016 at 09:45, mpcosta82 disse:

Qual é o seu melhor tempo para 5 km?

 

Cafeína não vai te ajudar a correr 10 km. Se você já corre tranquilamente 5-6 km, muito provavelmente consegue correr 10 km também, ou seja, consegue completar a prova. Chegar entre os primeiros vai depender de outros fatores, principalmente a concorrência. Se for uma prova pequena, com poucos participantes, suas chances aumentam. Se for uma prova grande, muitos participantes, provavelmente você vai ter de fazer um tempo abaixo de 35 minutos para ficar entre os primeiros.

 

 

Bom já fiz 5 km em 25 min :) desculpa a demora tava sem internet. Bom é uma prova bem grande o nome é corrida de Reis acho que ela tem em outros estados, são 8mil participantes, eu quero completar a prova em um bom tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraca galera valeu é que é minha primeira corrida esse é o motivo da minha ansiedade kk Acho que meu ego tava grande demais pq eu passo os velinhos correndo no parque e já tava achando que era o usain bolt. Li todas as dicas de vocês muito obrigado, devemos ser realistas e pra chegar em primeiro vai demorar alguns anos e treinos :) tem 1 ano que eu corro sou um aprendiz ainda kk mas meu sonho é a são silvestre :D enquanto isso vou correr essas corridas de 10k fazer planilhas igual o dcerbi falou. Valeu galera !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/01/2016 at 07:09, Ricardo Queiroz disse:

Jovem é muita pretensão querer chegar em 1º na primeira corrida rsrsrs (não digo que seja impossível maaaas).

Bem, já falaram algumas coisas mas ratificando o que o Martin disse, se consegue fechar 6km, consegue fechar 10. A cafeína não vai te ajudar nos 10km, pode te "acordar", dar disposição nos primeiros minutos, mas logo perderá o efeito e ainda pode ser um tiro no pé, já que poderá ir com mais sede ao pote nos primeiros km e cagar o restante dos km por ter se esforçado demais. Se a corrida for muito cedo então vai dormir mais cedo e acorda um pouco mais cedo.

 

Chegar em 1h é tranquilo, basta manter um pace de 6min/km não é nada de complicado e não exige nenhum condicionamento excepcional. Se quiser chegar abaixo de 50min pode intercalar paces, se fizer 4:30 no forte e 5:00 no "descanso" já fecha a corrida em 47:30min (também não é impossível, mas exige um pouco mais de condicionamento). No dia da prova a adrenalina pode melhorar isso um pouco, mas de nada adianta ser afoito no começo e cagar o restante da corrida.

 

Você procurou ajuda e dicas um pouco tarde, com 2 semanas pode haver melhoras, mas mesmo assim não vai ser ohhhhhh. Endurance é uma qualidade que pode ser melhorada como qualquer outra, basta melhorar o seu VO2Max e o tempo que pode manter uma boa % do mesmo (não adiantar correr apenas "longões", é bom variar distâncias, periodizar, intercalar...), a "genética" faz diferença entre os campeões e os que almejam sempre o topo (os caras estão lá para isso, ganham com isso e vivem disso, então só os melhores se destacam), para meros mortais um treino adequado e constante é o suficiente para diminuir bastante esse tempo/km.

 

Não sou nenhum especialista rsrsrs, mas seguem algumas dicas (acho que já deve saber essas):

- 10-15 min de aquecimento antes da prova, sem se esforçar, o suficiente para elevar sua temperatura corporal, "lubrificar as juntas" e preparar o corpo para a corrida, um jog de leve. EU não gosto de alongar antes de correr, prefiro aquecer o corpo com o jog, contudo acho muito bom fazer algumas mobs para inferiores no pós-corrida e a noite ("soltar" os quads, posteriores, panturras, tornozelos...)

- Procure se hidratar sempre que possível, não deixa de pegar o copinho de água e também não precisa beber tudo, uns 2-3 goles e se estiver quente joga um pouco no rosto e na cabeça/pescoço.

- A biomecânica/forma de correr faz mais diferença do que o calçado, correr igual a cara só vai jogar estresse desnecessário nos tornozelos e joelhos (independente do tênis que usa), se quiser se preservar é uma boa começar desde agora a correr de forma que cause o menor impacto possível ao corpo (procure material sobre pose style ou algo do tipo, corrida minimalista e etc, tem muitas dicas boas).

- Procure não comer nada de estranho a sua alimentação no dia anterior, assim você evita um possível mal-estar no dia da prova.

- Se fizer um lanche no dia da prova tenta fazer umas 2h-1:30h antes da prova, nada pesado (se quiser melhorar a disposição carbos e talvez um pouca prot magra). Em coisas menores que 10-12km eu prefiro ir de jejum mesmo, em distâncias maiores e dependendo do tempo do treino eu já faço alimentação intra-treino (mas é preferência minha dado o meu estilo de dieta/treino).

- Com 50min de prova nem precisa de alimentação intra-treino então nem precisa se preocupar, talvez antes de começar a prova um bochecho com alguma solução de água+carbo possa vir a melhorar o desempenho. Se for levar o "endurance" a sério isso pode ser de alguma ajuda no futuro: 

Bem, é isso aí, e boa prova lá no dia. Abraços

Cara muito obrigado pelas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que consegue completar em 55/1h.

Alimentação também, começa a se preparar de 3/2 dias antes.

Cuidado com o inicio da prova, se for muito forte, afoga no final.

Editado por Born4Run
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera muito obrigado pelas dicas!!! Acabei de chegar da corrida completei os 10km em 48:00 min estou muito feliz? Cheguei bem cedo pra garantir um bom lugar (1 hora de antecedência) me alimentei bem e terminei a prova em um ritmo bom, sem dores etc... Foi minha primeira corrida e gostei muito porque vi outros corredores mais experientes e os diferentes estilos de corrida. Já estou de olho nas próximas corridas kk acho que fui bem pq o queniano que ficou em primeiro fez os 10km em 25 min :) na próxima vou diminuir o tempo valeu galera <3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...