Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O que você precisa saber para o bem da sua dieta


EmilioTenório

Posts Recomendados

Uma observação é que o Lyle não é o criador da Keto, ele pode ter falado dela, ter mostrado ela para muitas pessoas, mas ele não é o criador.

Sobre esse artigo ai do Lyle eu não vi nada de saúdavel nas refeições "saudaveis" dele: 

Refeição carne orgânica: esta refeição usadas carne moída rangefed orgânica certificada; queijo cheddar; pão de hambúrguer feito com farinha de trigo não branqueada tudo naturalmente branco, sal não iodado, leite em pó desnatado, fermento natural, óleo de canola, e açúcar granulado; molho feito de maionese e ketchup canola orgânica; orgânicos alface, cebola e picles endro; Batatas fritas feitas de batata orgânica e fritos em óleo de canola puro pressionado; e cerveja feita com cana-de-açúcar.

Refeição de peru orgânico: este consistiu de um sanduíche de peru feito de fatias, assado free-range peito de peru sem antibióticos ou estimulantes de crescimento artificiais; queijo cheddar; 60% pão integral feito com trigo integral e crus para todos os fins farinhas naturalmente branco, sal não iodado, leite em pó desnatado, levedura, glúten de trigo vital, óleo de canola, e açúcar granulado; puro óleo de canola e canola pressionado maionese, mostarda chão de pedra; alface orgânica; acompanhado por um granola feita com toda a Blue Diamond amêndoas naturais, trajeto flocos oatbrain multigrain orgânica da natureza, adoçantes saudáveis evaporou-se caldo de cana, Spectrum Naturals puro pressionado óleo de canola, trevo mel, Sonoma cultivados organicamente passas e maçãs secas. A bebida era um suco de laranja orgânica.

Refeição do fast food: um Big Mac, batatas fritas e cerveja de raiz adoçadas com xarope de milho de alta frutose adquiridos no próprio restaurante.

Em termos de glicose e insulina nenhuma diferença foi sentida, por que? Por que são equivalentes (embora eu acho que houve alguma variação entre elas, mas não mostra).

Só que acho muito pobre um artigo baseado em uma refeição, "não houveram diferenças significativas em uma refeição então pra composição corporal não importa se vem de fast food ou se é uma alimentação mais natural". Vou usar um exemplo bem básico. Vamos supor que dois aviões saiam de um mesmo ponto, um no eixo zero e o outro com virado pra esquerda em um angulo de 1 grau. Em 500m ambos estaram na mesma linha, não teria diferença notável, em 1km continuaria a mesma coisa, 5km tambem, mas daqui 5000km estariam em rotas totalmente diferentes.

E olha as escolhas dos ingredientes das refeições "saudáveis": canola, queijo cheddar (aqui ele não especifica qual é), açucar, molho de maionese e ketchup, fritura em óleo de canola.. Le-se "canola" várias vezes nos ingredientes. Não sei o que tem de tão saudavel nessas refeições ai, por que a unica coisa que eu vi foram alguns ingredientes orgânicos que se eu não me engano foram a carne, alface, cebola, pickles, canola e laranja. Desses ai a canola eu nem vou falar nada, é só pesquisar 5 minutos que vai ver que não importa ser orgânica ou não, o outro é a laranja, mas pô, de que adianta ser orgânica se ela foi usada pra fazer suco.

No fim das contas esse artigo dele ai não prova nada. Sério, não tem como levar a sério um artigo desse que conta apenas uma refeição, que quer mostrar diferenças entre comida saudável e não saudável só que a saudável dele não tem nada de saudável (muitos "saudável" em uma mesma frase.. hehe).

Sobre a frutose eu discordo. Você falou que o maior problema dela não é que ela só forma glicogênio hepático, o maior problema é que ela não estimula a leptina. Eu vejo o problema da frutose justamente isso, que ela é toda metabolizada no figado. A leptina, se a pessoa estiver fazendo uma dieta controlada, não vai ter problema algum. Agora se você ingerir 80kcal de frutose, vão chegar 80kcall de frutose no seu figado para serem metabolizados, não é como outro tipo de carbo que uma boa parte a insulina retira e chega só uma parte no fígado. Aos poucos essa frutose pode causar uma cirrose hepática não alcoólica.

Sobre carboidrato vs diabetes eu concordo em partes. Se a pessoa tiver a pré-disposição genética e manter elevado os niveis de insulina ao longo do dia, ela pode ser a pessoa mais saudável do mundo que mesmo assim vai desenvolver diabetes. Diabetes não está ligada tanto a quantidade de carbo total ingerido e sim com o tempo de insulina com que os receptores são submetidos. Nosso organismo trabalha com "downregulation", ou seja, busca sempre o equilibrio. Se está em ambiente muito iluminado e entra em um escuro, você não vai enxergar nada, mas aos poucos já vai notar detalhes que não está vendo antes. Se você entra em um lixão, de primeiro momento aquele cheiro vai te causar repulsa, mas com o tempo você nem vai notar. Tudo isso por que neurotransmissores, hormonios, receptores sempre se regulam, mas ficando muito tempo expostos eles acabam tendo uma resistência àquilo. Então no caso de se desenvolver diabetes (tipo 2), o problema em si não são tantos os carbos (falando genéricamente) mas sim esse constante estimulo nos receptores.

Sobre falar que é bulshit que a insulina vai atrapalhar a queima de gordura é 50% correta. Mesmo com a insulina na corrente sanguínea pode haver sim a queima de gordura, mas se não tiver a insulina na jogada essa queima pode ser otimizada. Não vou falar igual fazem com muitos estudos quando posto, que o estudo postado foi de apenas 6 semanas e usou como parâmetro pessoas obesas, e não foi falado o déficit. Por que eu acho válido esse tipo de estudo, embora não mostre muita coisa.

Na parte do "grupo extremista paleo, anti-glúten" acredito que eu estou incluido nesse meio, alias, fui um dos que mais postou estudos mostrando os efeitos negativos do glúten, recentemente. Então vou tentar usar um exemplo bem fácil, já tem bastante coisa sobre isso em alguns tópicos espalhados pelo fórum: se você não apresenta nenhuma intolerância/alergia à canola, por que evitar? Só pelo amor de Deus, não venham querer mostrar que a canola não traz maleficio algum.

Acho que é isso, alguns pontos eu não quero entrar muito em discussão por que já falamos em outros tópicos e não da em nada. 

Abraço.

É, eu não sei o que tanto o pessoal fala dele, falam até que ele é uma das maiores referências nesse meio. Talvez seja pela forma dele escrever que acaba sendo um pouco fácil de entender, ai atrai o pessoal. 

This

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

 

Sobre o açúcar e glutên, não tem como negar seus efeitos, principalmente sobre o cérebro. Existem dezenas de estudos e livros sobre o assunto. Achar que comer isso e ficará tudo bem é ignorância. Mas como falei antes, vivemos em sociedade, quando saio como pizza, bolo, sorvete, tomo cappuccinos, sucos etc, mas no restante do tempo procuro sempre que possível evitar esses alimentos.

 

A questão é que por mais que tenha centenas de estudos, uma ciência avançada e tudo o mais.. acaba que a vida não é uma ciência exata.  São 7 bilhoes de pessoas no mundo, e cada uma com seu organismo e suas particularidades, talvez o que funcione para um, não funcione bem para outro.

 

Entäo, qual seria sua opiniäo sobre acucar e gluten? A maioria dessas dezenas de estudos e livros falam que eles têm efeitos prejudiciais ao cérebro näo importando a quantidade? Para o caso desses dois, devemos levar também em consideracäo isso que você falou da vida näo ser uma ciência exata?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Entäo, qual seria sua opiniäo sobre acucar e gluten? A maioria dessas dezenas de estudos e livros falam que eles têm efeitos prejudiciais ao cérebro näo importando a quantidade? Para o caso desses dois, devemos levar também em consideracäo isso que você falou da vida näo ser uma ciência exata?

Ficou parecendo que eu próprio acabei me contradizendo, mas não. Como eu tinha dito, apesar de termos um ciência avançada ela ainda tem muito o que evoluir. Dizem que o cigarro mata, causa câncer e balabla, porém minha avo continua viva e sem nenhuma doença séria, logo não dá confiar 100% em algo cientifico. Agora com a mecânica quântica acredito que estejamos partindo pra outro nível, mas isso esta apenas no começo ainda.
 
Mesmo não achando a ciência tão confiável, é o que temos no momento, por isso mesmo assim levo em consideração esses estudos, até porque muitas dessas coisas já testei em mim mesmo. Tem coisas extremamente simples de serem testadas.. usando o exemplo do tópico.. num dia coma no almoço junk food, e no outro dia coma alimentos orgânicos, e note como você se sentira no resto do dia. Não sei vocês, mas quando como porcaria fico mais sonolento, sem energia, com preguiça etc... e quando como um peixinho grelhado, com varias opções de salada meu dia é outro.. fico muito mais energia, muito mais disposto etc. No fim acabam sendo 500kcal de energia do mesmo jeito, mas uma é energia 'morta', densa, e a outra é 'viva', como muito mais prana, como muito mais vida, sutil.
 
Logo, na minha opinião fazem mal sim. A quantidade vai variar de pessoa pra pessoa, aqui entram N variáveis que devem ser consideradas, mas pra mim quanto menos melhor. Acredito que sim, mas essa é uma crença pessoal minha, é preciso enxergar a alma também e não apenas o físico, e infelizmente, a ciência atual não é capaz disso no momento.
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem coisas extremamente simples de serem testadas.. usando o exemplo do tópico.. num dia coma no almoço junk food, e no outro dia coma alimentos orgânicos, e note como você se sentira no resto do dia. Não sei vocês, mas quando como porcaria fico mais sonolento, sem energia, com preguiça etc... e quando como um peixinho grelhado, com varias opções de salada meu dia é outro.. fico muito mais energia, muito mais disposto etc. No fim acabam sendo 500kcal de energia do mesmo jeito, mas uma é energia 'morta', densa, e a outra é 'viva', como muito mais prana, como muito mais vida, sutil.

O problema de se testar esse tipo de coisa dessa forma é o efeito nocebo. Nós temos uma tendência a nos sentir mal com aquilo que acreditamos fazer mal e contrário tende a ser verdade. Tem umas pesquisas com hipoglicemia em jejum, por exemplo: os caras relatavam sintomas de hipoglicemia ao fazer jejum, mas quando testados, tava td normal. Tem umas pesquisas assim com o glúten também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tenho preguiça de cozinhar , geralmente como só porcaria .

mas eu percebo também, que quando me alimento com alimentos melhores, a disposição melhora e bastante

[2] No meu caso nem é tanto preguiça, mas falta de paciência pra cozinhar mesmo. Já teve vezes de eu comer batatas cruas e ovos com casca haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema de se testar esse tipo de coisa dessa forma é o efeito nocebo. Nós temos uma tendência a nos sentir mal com aquilo que acreditamos fazer mal e contrário tende a ser verdade. Tem umas pesquisas com hipoglicemia em jejum, por exemplo: os caras relatavam sintomas de hipoglicemia ao fazer jejum, mas quando testados, tava td normal. Tem umas pesquisas assim com o glúten também.

Tem isso também. Pra mim é só mais uma prova de que a ciência não é tão confiável como deveria ser. Nossa mente e nossas crenças interferem muito naquilo que fazemos e ingerimos.

Mas nesse caso isolado acho que não é efeito placebo/nocebo não. Antes mesmo de tacar a cara em livros/pesquisas, já notava isso. E também é só reparar na pessoas ao seu redor, no seu próprio ambiente de trabalho. Você verá que aquelas que costumam ter hábitos não tão saudáveis, são aqueles que mais tomam café ou reclamam de muito sono após o almoço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...