Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O que você precisa saber para o bem da sua dieta


EmilioTenório

Posts Recomendados

Eu em lugar algum falei que frutose faz mal!!! Onde fui extremista??

Falei que eu acho que o problema da frutose (o excesso) não é tanto a leptina e sim a forma como ela é metabolizada (o excesso). Você mesmo, Emilio, no seu texto você coloca "O maior problema dela não é bem isso, mas sim o fato dela não ter efeito sobre a leptina". Como você não citou o excesso mas pelo texto dava pra entender, então eu só falei que o problema não é a leptina. 

Já falei em outros tópicos, acabei de falar nesse na minha postagem anterior, pra mim 50g de frutose está de bom tamanho, e 50g não é pouca coisa não. A menos que pra vocês 50g de frutose seja extremismo, por que se for ai eu desisto, sinceramente. E esses 50g é uma base, uns dias são menos, outros dias são mais, não da pra controlar a quantidade exata.

Uma coisa que eu acho incrivel é que tudo vira extremismo. Se eu falo que o gluten traz maleficios, é extremismo. Se falo que manter a glicose alta durante o dia não é benéfico é extremismo. Se falo que pra mim 50g de frutose esta bom, é extremismo. Sério, não entendo a lógica de vocês. 

Uma vez por semana eu como lanche, então como pão. Falo aqui no fórum muito sobre os maleficios do glúten, que até mesmo pra quem não tem intolerância/alergia a ele, a longo prazo pode trazer alguma complicação, mas vez ou outra eu como. Mas não é por que eu como de vez em quando que vou falar que ele não traz problema algum.

Eu sou muito calorento, não ligo muito pra doces mas de vez em quando gosto de tomar sorvete. Xarope de milho e gordura hidrogenada estão em alta ali, mas nem por isso eu vou falar que não tem problema algum.

Casos esporádicos são uma coisa, agora todo dia é algo completamente diferente. "Ah, mas não é todo dia, são apenas 4 vezes na semana". Cada um tem consciência de si mesmo. Acredito que a maioria já é maior de idade e responde por si próprio, faz suas escolhas. 

Só que na minha opinião textos tem um grande problema de interpretação. É assim com o IIFYM, onde fica nessa de se cabe nos macros e a galera usa de desculpa pra tomar sorvete com negresco, depois toma um whey e fala que bateu os macros do dia, então beleza. O ser humano sempre pende pro lado mais "errado", sempre pra mais não pra menos. Esse negócio de "bom senso" é complicado, até que ponto existe o bom senso? 

Vai um nutricionista falar para o paciente "consuma açúcar com bom senso" pra você ver. A maioria dos pacientes querem sair do consultório com a dieta, com cada refeição montada, o que vai em cada refeição, a quantidade certinha de cada alimento, lista de compras, etc.. Vocês acham que esse negócio de bom senso funciona mesmo? Para um ou outro que já tem uma boa base pode até funcionar, mas no geral não funciona.

Parece que muitas vezes as pessoas tem uma visão muito rasa, tudo se limita a estética. Glúten, frutose em EXCESSO (vou começar a deixar bem claro agora), gorduras hidrogenadas, alimentos trans, etc. O principal maleficio disso tudo não é na estética, é na saúde. E pra mim, Matheus, um corpo saudável trabalha de forma melhor. Se eu sou saudável? Se como tudo certinho? Não, muitas vezes não. Mas nem por isso vou deixar de falar as coisas que podem trazer alguma complicação no futuro.

E usar um usuário do fórum pra desmentir toda uma bioquimica, os processos do açúcar, você deve estar de brincadeira, né?! Açúcar vicia sim! Não é por que o Leonardo conseguiu emagrecer que então o açúcar não é viciante. A mudança que ele teve foi realmente impressionante, mudou demais, e isso é mérito dele. Só que isso não desmente que o açucar vicia.

Pelo menos eu não vi ninguem falando que mantendo uma alimentação saudável a pessoa vai ter a força do superman, e nem a longevidade do Wolverine. Pelo menos o que eu tenho falado, e os comentários que eu li a respeito disso, são a respeito de uma qualidade de vida melhor. É lá na frente, mesmo que você viva o mesmo tanto de anos que uma outra pessoa que se enchia de refrigerante e trakinas, você vai realmente viver, não ficar sendo dependente de remédios, de uma pessoa pra cuidar de você 24h. Se vocês lerem meus posts vão ver, eu quase nunca relaciono a alimentação com a força, to sempre citando a parte da saúde.

Po, não da pra ter uma discussão boa mais? Agora toda vez que vai contra o pensamento, ao invés de debater só está tendo "ta parecendo conversa de bebado", "extremismo", "pessoal só complica coisas simples". Meu, cada um com sua opinião, eu tenho a minha, você a sua, aqui é um fórum, cada um expõe o que pensa e beleza. Ninguem precisa concordar com ninguem, não quer debater o assunto? Simples, não fala nada então. Agora ficar com essa que tudo é extremismo, que não sei o que, ai já é demais. Por isso que falam que o fórum já não é mais o mesmo, olha como eram algumas discussões antigamente, páginas e páginas debatendo um assunto, e mesmo que no final cada um continuasse com o pensamento que tinha antes, ninguem ficava com essa distorção só falando que o outro é extremista por que não concorda com o seu pensamento.

Bom, vou ficando por aqui. Não levem nada que eu falo como uma "briga". Pra mim o fórum serve pra isso, discutir.

Abraços,

peace.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

 

Mas nunca levei nada do que qualquer usuário disse como "briga", afinal a discussão é sempre muito produtiva e sempre valorizei muito seus posts e tópicos, mas tem sim muita gente extremista aqui no fórum (quando disse isso não me referi a você ou a qq outra pessoa deste tópico, falei no geral e em relação a tudo). EU entendo que quando vc diz em seus posts/tópicos: "Glúten, frutose, gorduras hidrogenadas, alimentos trans, etc" faz mal, sei que é em excesso, mas imagina um sujeito recém chegado que nunca se interessou em pesquisar sobre o malefício das coisas vai e lê que glúten ou frutose faz mal, pronto, a merda tá feita (é assim que filhotinhos de extremistas podem vir a nascer). E isso acontece muito aqui, vai dizer que não? Se falar que é mentira é um mentiroso. Tem sim que deixar claro para evitar esses mal entendimentos (por isso tem muita gente que faz cagada com iifym, eu partilho a mesma visão que a sua nesse ponto, "leque de itens e flexibilidade na dieta", mas a base tem que ser bem fundada).

E sobre a força do superman e longevidade do wolverine não me referi a esse tópico ou comentários deste em específico, cara seja sincero e não venha com desonestidade, pega qq tópico de "benefícios de alimentação/jejum/low-carb/carboidratos" e seja o que for, e veja pelos comentários se não tem uma turma que não acha que isso é a solução para todos os males da saúde.

E continuo discordando do que disse sobre "bom senso" e açúcar, você mesmo disse antes cada um faz suas escolhas e tem que viver com elas, se o cara quer se entupir de açúcar que não venha depois reclamar que está todo podre por dentro. Eu sou um, que não tenho um pingo de controle com doces, o que faço? evito, mais simples impossível, mas de vez em quando não deixo de comer (e geralmente doces amargos para não acordar o "monster cookie". E não usei apenas UM user para desmentir bioquímica, só o citei como exemplo.

Editado por Ricardo Queiroz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom tópico, eu queria ter feito um igual a mto tempo mas sempre batia a preguiça de sintetizar tudo.
-

Sobre a discussão ao longo do tópico, eu acredito que um melhor exemplo do que o meu, são todas pessoas que convivemos diariamente que treinam sem saber nada de macros e micros, não tem uma dieta e conseguem resultados mesmo assim.
Eu, e acredito que todos vocês, conhecem aqueles caras que sao grandes, naturais e quando o assunto é dieta simplesmente "come bastante" quando quer crescer e "come menos" quando quer definir, e tem ótimos resultados, muitas vezes melhor que mtos users daqui do fórum q conhecem todos processos bioquimicos que cada macro faz quando entra no nosso corpo. Querem um exemplo melhor que esse q o corpo não é cheio de frescuras como imaginamos aqui no nosso fórum (ou clube do bolinha)?

É lógico que depois de um tempo esses caras estagnam e então por nao conhecerem nada de dieta não sabem se virar MAS até essa estagnação chegar já conseguiram um corpo mto acima da média aos olhos das outras pessoas sedentárias.

É lógico também que esse meu exemplo só olhou para o ponto de vista estético da composição corporal dessas pessoas, então por exemplo se eles conseguiram esse corpo fazendo uso de fast food o tempo todo a saúde deles vai estar fodida a longo a prazo, mas não é essa a questão principal que eu quis deixar clara.

Apenas passem a reparar mais nisso, eu tenho certeza que vocês conhecem pessoas assim: Que treinam, não fazem dieta, não fazem a menor idéia do que é proteina, carboidrato e gordura, sintese proteica, lipólise ou qualquer outra coisa do tipo e tem corpos melhores que mtos users (incluindo eu) por aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bom que não levou como briga, mas como é internet então é bom dar uma reforçada, né. Por que alguns ao lerem podem interpretar de outra forma. 

Mas no meu modo de pensar eu acho que é melhor um leigo chegar e ler dos malefícios do glúten, frutose, etc. e depois com o passar dos dias vai vendo que pode adaptar, do que ele chegar e ler um "se couber nos seus macros", entende? Eu prefiro muitas vezes ser "extremista" pra menos do que pra mais. É mais fácil eu chegar e falar "cara, não coma glúten" e ele cortar, e ao passar dos dias eu falar "pode comer uma vez por semana", do que chegar e falar "coma glúten com bom senso". Entende onde quero chegar? Sabendo dos malefícios, aos poucos você também entende que não tem como você se restringir a tudo nessa vida e que vez ou outra não vai ter um impacto tão significante. Mas isso é na minha visão, pelo que eu acompanho com as pessoas.

Só que como também esse "bom senso" é interpretado mal, esse "extremismo" meu e de outros também é mal interpretado. Por que as pessoas leem IIFYM como "coma todo tipo de porcaria, batendo seus macros é o que importa", e leem minhas postagens, por exemplo, como "não coma nunca mais na sua vida nenhum derivado de trigo, não ingira 1g de frutose, etc..". 

Sim, em muitos tópicos algumas coisas aparecem como a salvação da humanidade. Eu mesmo muitas vezes faço postagens que podem dar a entender isso mesmo. Por exemplo no tópico da "alimentação no tratamento contra o câncer", eu deixo bem claro que na minha opinião adotar uma alimentação baixa em carbos pode sim ajudar no tratamento e talvez até mais na prevenção. Sei que pode não ajudar em todos os tipos de câncer por que cada um age de uma forma, o substrato utilizado diferencia, mas no geral, na maioria dos casos, eu creio que pode ajudar. Então ao invés de especificar "ajuda no tratamento do câncer de esofago, pulmão, pele e mamas" (só citando exemplos), eu falo no geral, e por isso muitos acabam também interpretando mal.

Mas no geral eu, na minha opinião, pelo pouco que estudei/estudo, por exemplo de pessoas conhecidas e pela experiência que eu mesmo tive, acho sim que a alimentação é a solução para muitos dos problemas de saúde. Que através da alimentação você pode tratar uma rinite, uma bronquite, uma asma, um problema de pele, uma dor de cabeça e até mesmo pode conseguir se tratar de doenças mais "pesadas", de um cisto, de uma neoplasia. Sim, há casos e casos, mas no geral essa é minha opinião, mas não da pra expressar a opinião e ficar fazendo ressalvas pra tudo, né.. rs

Essa do bom senso e açucar deixa eu tentar exemplificar melhor, por que sim, cada um faz suas escolhas, mas muitas vezes as pessoas escolhem sem saber. Pega uma pessoa que come um monte de bolacha, refri, etc. Se você falar pra ela comer com bom senso, falar pra diminuir, ela vai diminuir, e quando você perguntar ela vai falar que esta comendo com bom senso. Ai você vai ver como está comendo: açúcar mascavo, bolacha "fit", sorvete light, refri zero.. Entende? Cada um faz suas escolhas e come com bom senso, mas o bom senso difere muito entre cada um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@{..mAthEUs..}, sobre o "ta parecendo conversa de bebado", desculpa se ofendi alguma coisa lá no outro tópico. Não é que desconsidero a opinião sua e dos outros lá. O problema é que nós estávamos nos repetindo, falando a mesma coisa que já havíamos falado antes, sem nenhum fato novo, um novo artigo, estudo, qualquer coisa nova, igual a conversa de bêbado... Enfim, não só respeito sua opinião, como tenho aprendido contigo. Obviamente nem sempre concordo, mas isso faz parte e todos ganham com o debate. É só que o fórum cansa um pouco as vezes - tenho certeza que vc também sente isso -, a vida é corrida, mal dá tempo pra encaixar um horário pro treino, muitas vezes não dá pra comer direito, enfim...

Grande abraço a todos!

P.S.: Se eu pareci lerdo com o texto é pq acabei de ingerir 240g de carbo e tá batendo onda :) #carbload

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem ficar muito preocupado com o que vai comer, vai acabar ficando neurótico, isso sim. Vivemos num contexto social, quem for seguir uma dieta 100% vai ter que virar um eremita e se isolar da sociedade.

E cada pessoa tem um objetivo diferente, muitos aqui falam como se o objetivo de todo mundo fosse o mesmo. 500kcal de junk food e 500kcal de alimentos orgânicos pra quem busca questões de estética parece dar no mesmo, afinal são 500kcal do mesmo jeito, não precisa ser nenhum gênio pra se chegar a essa conclusão. Mas pra quem tem como principal objetivo saúde, será que vai dar no mesmo também? Provavelmente não, principalmente a longo prazo.

E será que apenas o excesso das coisas fazem mal? Muitas pessoas fumam varias carteiras de cigarro por dia.. será que fumando apenas 1 cigarro, ou bebendo uma latinha de cerveja por dia não vai ser prejudicial? Além do extremismo é preciso ter bom senso também.

Sobre o açúcar e glutên, não tem como negar seus efeitos, principalmente sobre o cérebro. Existem dezenas de estudos e livros sobre o assunto. Achar que comer isso e ficará tudo bem é ignorância. Mas como falei antes, vivemos em sociedade, quando saio como pizza, bolo, sorvete, tomo cappuccinos, sucos etc, mas no restante do tempo procuro sempre que possível evitar esses alimentos.

Outra coisa, comer saudável sai caro, nem todos tem condições financeiras de se darem esse luxo. Cada um faz o melhor com o que estiver ao seu alcance. E cada pessoa tem sua rotina, ela tem consumir aquilo que se enquadre no seu dia-a-dia e que faça parte do seu objetivo, e assim levando uma vida leve e tranquila  ;)

Somente minha opinião.. abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Cara, acho que concordamos em 100%, sinceramente concordo em TUDO que foi dito e acho que da para perceber isso com o meu primeiro post :D

~Fico até emocionado com isso~ kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

Eu também sempre percebi que você tem um pensamento muito semelhante ao meu, já discutimos muito com outros users que dizem: "Low carb é melhor e PONTO, quem disser que não é só come açúcar o dia todo e blá, blá blá.."

Decidir criar esse tópico justamente por conta dos iniciantes.

QUALQUER PESSOA que se cadastrasse e começasse a ler o fórum iria virar um Anti-glúten, Anti-Frutose, Carbofóbico e etc... E não é bem assim, partilho o mesmo pensamento do Ricardo sobre glúten e frutose, já sobre o carboidrato acho que já coloquei o que eu penso no primeiro post.

Sobre o fato que o Matheus disse eu também acho beeem questionável e dou minha avó como exemplo, ela tem 83 anos e faz TUDO que você pensar, nem óculos ela usa para você ter uma ideia. Quem vê pensa que ela só comia coisas "saudáveis", mas ela é uma das pessoas que mais se entupiu de lixo antigamente, cansou de comer 500g de sorvete vendo televisão (daqueles sorvetes lotados de gordura hidrogenada) e isso é só uma das coisas. Hoje em dia ela não tem diabetes, não é gorda e não tem câncer. Pode ser que ela tenha uma super genética para viver até os 100 anos? Sim, mas eu sinceramente acho ela uma pessoa normal. Quero deixar claro que ela se exercitava, comia lixo e se exercitava e hoje está aqui, 83 anos, caminha alguns km/m diários, sobe escadas diariamente, escreve e lê sem óculos e faz muitas coisas que vovózinha da "geração fit" não faz. Estou dizendo que ela foi certa em comer todas as porcarias? Não, longe disso. Apenas quis dar um exemplo que não é porque você vai comer um Pão que você vai morrer encima de uma cama dependendo dos outros até para beber água.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão é que por mais que tenha centenas de estudos, uma ciência avançada e tudo o mais.. acaba que a vida não é uma ciência exata.  São 7 bilhoes de pessoas no mundo, e cada uma com seu organismo e suas particularidades, talvez o que funcione para um, não funcione bem para outro.

Alimentação é apenas uma parte da equação. Como diria o poeta... Há mais coisas entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia. É só ver as as doenças psicossomáticas que são causadas por pensamentos, sentimentos, emoções, etc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que deixei claro que eu não concordei com o estilo de vida dela, mas PQP pago muito pau para ela. Teve uma vez que ela caminhou 3KM+, subiu uns 6 andares só na parte da manhã e sozinha (Já da para fazer uns WOD's com o Ricardo). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...