Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O que você precisa saber para o bem da sua dieta


EmilioTenório

Posts Recomendados

Bem interessante isso que você falou.

Há muita gente que segue cegamente uma pessoa ou uma linha de raciocínio. 
Por mais que um pessoa sempre traga conteúdo interessante, näo significa que ele vai estar certo sempre. =)

Sim, o quê esperar de alguém que só publica sobre o trabalho alheio, e ainda tenta diminur os outros pra passar a impressão de "guru"?? Ainda se fosse um mr olympia com essa marra toda mas não passa d um frango 

tenta citar lá no forum dele algum cientista de verdade tipo o Adel Moussa, ou o Layne Norton que logo vai aparecer o lyle pra te trollar rsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Tem o link desse grupo do facebook??

https://www.facebook.com/groups/810890695609053/

Cara, ele é babaca pra caralho mesmo. Minha opinião eu já tinha dado nesse post do tópico sobre UD2, em conversa contigo mesmo.

Eu ainda leio o fórum do FB, mas sem participação ativa - (o @Trew atá participa mais).

O fórum gringo que eu mais curto é o thinkmuscle, pena que ta bem minguado hj em dia...

Abraço

Editado por Shrödinger
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma observação é que o Lyle não é o criador da Keto, ele pode ter falado dela, ter mostrado ela para muitas pessoas, mas ele não é o criador.

Sobre esse artigo ai do Lyle eu não vi nada de saúdavel nas refeições "saudaveis" dele: 

Refeição carne orgânica: esta refeição usadas carne moída rangefed orgânica certificada; queijo cheddar; pão de hambúrguer feito com farinha de trigo não branqueada tudo naturalmente branco, sal não iodado, leite em pó desnatado, fermento natural, óleo de canola, e açúcar granulado; molho feito de maionese e ketchup canola orgânica; orgânicos alface, cebola e picles endro; Batatas fritas feitas de batata orgânica e fritos em óleo de canola puro pressionado; e cerveja feita com cana-de-açúcar.

Refeição de peru orgânico: este consistiu de um sanduíche de peru feito de fatias, assado free-range peito de peru sem antibióticos ou estimulantes de crescimento artificiais; queijo cheddar; 60% pão integral feito com trigo integral e crus para todos os fins farinhas naturalmente branco, sal não iodado, leite em pó desnatado, levedura, glúten de trigo vital, óleo de canola, e açúcar granulado; puro óleo de canola e canola pressionado maionese, mostarda chão de pedra; alface orgânica; acompanhado por um granola feita com toda a Blue Diamond amêndoas naturais, trajeto flocos oatbrain multigrain orgânica da natureza, adoçantes saudáveis evaporou-se caldo de cana, Spectrum Naturals puro pressionado óleo de canola, trevo mel, Sonoma cultivados organicamente passas e maçãs secas. A bebida era um suco de laranja orgânica.

Refeição do fast food: um Big Mac, batatas fritas e cerveja de raiz adoçadas com xarope de milho de alta frutose adquiridos no próprio restaurante.

Em termos de glicose e insulina nenhuma diferença foi sentida, por que? Por que são equivalentes (embora eu acho que houve alguma variação entre elas, mas não mostra).

Só que acho muito pobre um artigo baseado em uma refeição, "não houveram diferenças significativas em uma refeição então pra composição corporal não importa se vem de fast food ou se é uma alimentação mais natural". Vou usar um exemplo bem básico. Vamos supor que dois aviões saiam de um mesmo ponto, um no eixo zero e o outro com virado pra esquerda em um angulo de 1 grau. Em 500m ambos estaram na mesma linha, não teria diferença notável, em 1km continuaria a mesma coisa, 5km tambem, mas daqui 5000km estariam em rotas totalmente diferentes.

E olha as escolhas dos ingredientes das refeições "saudáveis": canola, queijo cheddar (aqui ele não especifica qual é), açucar, molho de maionese e ketchup, fritura em óleo de canola.. Le-se "canola" várias vezes nos ingredientes. Não sei o que tem de tão saudavel nessas refeições ai, por que a unica coisa que eu vi foram alguns ingredientes orgânicos que se eu não me engano foram a carne, alface, cebola, pickles, canola e laranja. Desses ai a canola eu nem vou falar nada, é só pesquisar 5 minutos que vai ver que não importa ser orgânica ou não, o outro é a laranja, mas pô, de que adianta ser orgânica se ela foi usada pra fazer suco.

No fim das contas esse artigo dele ai não prova nada. Sério, não tem como levar a sério um artigo desse que conta apenas uma refeição, que quer mostrar diferenças entre comida saudável e não saudável só que a saudável dele não tem nada de saudável (muitos "saudável" em uma mesma frase.. hehe).

Sobre a frutose eu discordo. Você falou que o maior problema dela não é que ela só forma glicogênio hepático, o maior problema é que ela não estimula a leptina. Eu vejo o problema da frutose justamente isso, que ela é toda metabolizada no figado. A leptina, se a pessoa estiver fazendo uma dieta controlada, não vai ter problema algum. Agora se você ingerir 80kcal de frutose, vão chegar 80kcall de frutose no seu figado para serem metabolizados, não é como outro tipo de carbo que uma boa parte a insulina retira e chega só uma parte no fígado. Aos poucos essa frutose pode causar uma cirrose hepática não alcoólica.

Sobre carboidrato vs diabetes eu concordo em partes. Se a pessoa tiver a pré-disposição genética e manter elevado os niveis de insulina ao longo do dia, ela pode ser a pessoa mais saudável do mundo que mesmo assim vai desenvolver diabetes. Diabetes não está ligada tanto a quantidade de carbo total ingerido e sim com o tempo de insulina com que os receptores são submetidos. Nosso organismo trabalha com "downregulation", ou seja, busca sempre o equilibrio. Se está em ambiente muito iluminado e entra em um escuro, você não vai enxergar nada, mas aos poucos já vai notar detalhes que não está vendo antes. Se você entra em um lixão, de primeiro momento aquele cheiro vai te causar repulsa, mas com o tempo você nem vai notar. Tudo isso por que neurotransmissores, hormonios, receptores sempre se regulam, mas ficando muito tempo expostos eles acabam tendo uma resistência àquilo. Então no caso de se desenvolver diabetes (tipo 2), o problema em si não são tantos os carbos (falando genéricamente) mas sim esse constante estimulo nos receptores.

Sobre falar que é bulshit que a insulina vai atrapalhar a queima de gordura é 50% correta. Mesmo com a insulina na corrente sanguínea pode haver sim a queima de gordura, mas se não tiver a insulina na jogada essa queima pode ser otimizada. Não vou falar igual fazem com muitos estudos quando posto, que o estudo postado foi de apenas 6 semanas e usou como parâmetro pessoas obesas, e não foi falado o déficit. Por que eu acho válido esse tipo de estudo, embora não mostre muita coisa.

Na parte do "grupo extremista paleo, anti-glúten" acredito que eu estou incluido nesse meio, alias, fui um dos que mais postou estudos mostrando os efeitos negativos do glúten, recentemente. Então vou tentar usar um exemplo bem fácil, já tem bastante coisa sobre isso em alguns tópicos espalhados pelo fórum: se você não apresenta nenhuma intolerância/alergia à canola, por que evitar? Só pelo amor de Deus, não venham querer mostrar que a canola não traz maleficio algum.

Acho que é isso, alguns pontos eu não quero entrar muito em discussão por que já falamos em outros tópicos e não da em nada. 

Abraço.

 

É, eu não sei o que tanto o pessoal fala dele, falam até que ele é uma das maiores referências nesse meio. Talvez seja pela forma dele escrever que acaba sendo um pouco fácil de entender, ai atrai o pessoal. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Lyle consegue traduzir centenas de estudos em protocolos relativamente simples, práticos e eficientes. Esse é o grande mérito dele em minha opinião. Ele entende muito de dietas, mas nem tanto de nutrição propriamente dita (acho eu). Sobre treino ele também não é a melhora das referências, embora tenha bom conhecimento. Em todo caso ele é, sim, uma grande referência, sobretudo quando o assunto é dieta.

Do ponto de vista científico, Alan Aragon, que é uma das principais referências quanto à dietas, tem trabalhos mais importantes, mas não criou protocolos como o Lyle.

Também do ponto de vista científico, considero a maior referência da atualidade no assunto hipertrofia o Brad Schoenfeld.

Ambos elogiam sobremaneira o trabalho do Lyle.

É importante não confundir a pessoa com o produto do trabalho dela. Lyle é babaca, arrogante, doente. Mas é uma boa fonte de conhecimento, sem dúvidas.

No tópico Dicas De Livros, Blogs E Mídias Sociais eu citei várias figuras importantes que valem a pena serem seguidas, inclusive o Lyle. Não vale a pena colocar todos os ovos na mesma cesta. É importante diversificar as fontes de informação pra não cair no personalismo.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fator compreensão é o mais importante sem dúvida, pois é a maneira que os caras passam a info pra nós que dita a qualidade do trabalho deles.

Mas sinceramente qualquer review do suppversity dá um banho nesses posts do lyle, inclusive o Adel escreveu um artigo sobre essa mesma pesquisa com fast food, ele posta reviews de pesquisas quase todo dia e se alguem tem alguma duvida ou comenta no FB dele algum detalhe q tenha passado ele faz questão de corrigir o artigo e ainda menciona o usuário agradecendo a correção. 

Além d escrever o blog suppversity, ser um dos editores da examine.com e um dos cientistas mais proficientes da atualidade, o cara é humildão e responde todo mundo de igual pra igual sempre acrescentando pra discussão.

Sobre originalidade não tem nem o que falar, no disclaimer do próprio livro o lyle assume que a UD2 é uma cópia "modificada" da BodyOpus do Dan Duchaine

Ja conhecia há muito tempo o conceito de Keto, Refeed, PSMF, antes mesmo d saber quem era esse charlatão do lyle

 

 

Alguem que se promove falando mal do trabalho dos outros pelas costas e fugindo do debate é patético, mas nessa industria é ainda pior, é um câncer

Ironicamente ele acabou de postar no facebook dele sobre a discussão no forum, fez um post ridiculo sem contexto e ainda usou hashtags pra se aparecer

Parece mulher que dá pití e vai no facebook se vingar "das inimiga" 

e o grupinho q vai na onda dele são tipo os "manginas/amigays"

 

E não foi 2-3 vezes, o cara VIVE disso só olhar na net:

de cabeça me lembro desses

Mark Rippetoe

Martin Berkhan

Bret Contreras

Bill roberts

Adel Moussa

Layne Norton

 

 

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show de bola, aguardando o update do texto.

E não fui eu que falei da piroquinha explodindo não, fatos "reais" que foram mostrados no eps  s18e02 de south park.

E sobre essa parte:

 

Valeu, Ricardo.

Sim, eu sei kkkkkkkkk, só coloquei para tirar onda :P

 

Sim, sim, já troquei uma ideia com o Lucas sobre isso, se eu falei que os experimentos foram o Lyle que fez eu me expressei mal, mas os artigos são dele.

 

Valeu, brother.

É isso aí mesmo, a galera gosta de complicar muito.

Basta ver a galera do exército como entra e como sai, pelo menos aqui onde eu moro a galera sai nitidamente melhor, esteticamente falando, tem cara que entra gordo e sai definido e com um certo volume muscular (claro que não vai ser nada de outro mundo, até porque são 8-12 meses). E olha a dieta dos caras, você vai ver que é bem zoada, mas o simples fato deles serem extremamente ativos (Barras, paralelas, flexões, nadar X metros, Correr x KM, etc, etc.. e isso todo dias) o "corpo se vira".

 

Eu não tenho acompanhado os trabalhos mais recentes do Lyle então eu não posso afirmar como andam, mas até onde eu acompanhei era tudo impecável.
E realmente, ele é bem otário, mas é o lado pessoal dele, cada um faz suas escolhas.

 

Concordo, ninguém nunca está sempre certo :)

 

Até onde acompanhei ele, eu também sempre percebi essa rivalidade. Particularmente eu queria cada vez mais tretas, ele descia o pau em muita coisa do que esses caras falavam e todos queriam retribuir, mas foram raras as vezes que isso aconteceu porque ele sempre fazia tudo com o máximo de perfeição.

Um bom exemplo foi quando ele lançou a UD,  teve uma porrada de nego querendo colocar pilha errada na dieta, nenhuma foi feita com sucesso e alguns "rivais" dele até elogiaram rsrsrs

 

Eu curtia muito o BB e os comentários de Alan Aragon, que tem o mesmo pensamento do Lyle sobre esses assuntos que eu falei aqui.

 

Em termos de glicose e insulina nenhuma diferença foi sentida, por que? Por que são equivalentes (embora eu acho que houve alguma variação entre elas, mas não mostra).

Eu acho que não houve, exatamente porque são equivalentes.

Só que acho muito pobre um artigo baseado em uma refeição, "não houveram diferenças significativas em uma refeição então pra composição corporal não importa se vem de fast food ou se é uma alimentação mais natural". Vou usar um exemplo bem básico. Vamos supor que dois aviões saiam de um mesmo ponto, um no eixo zero e o outro com virado pra esquerda em um angulo de 1 grau. Em 500m ambos estaram na mesma linha, não teria diferença notável, em 1km continuaria a mesma coisa, 5km tambem, mas daqui 5000km estariam em rotas totalmente diferentes.

No fim das contas esse artigo dele ai não prova nada. Sério, não tem como levar a sério um artigo desse que conta apenas uma refeição, que quer mostrar diferenças entre comida saudável e não saudável só que a saudável dele não tem nada de saudável (muitos "saudável" em uma mesma frase.. hehe).

 

Huehueheu, extremismo nenhum pouco. Até porque todo mundo aqui vai viver comendo lixo para isso ter uma enorme importância no futuro.

Quer outros? Acho que no tópico da IIFYM tem algumas dezenas de estudos sobre isso. Não postei a princípio porque quis acabar logo esse tópico, com o tempo vou tentar trazer mais alguns.

 

Sobre a frutose eu discordo. Você falou que o maior problema dela não é que ela só forma glicogênio hepático, o maior problema é que ela não estimula a leptina. Eu vejo o problema da frutose justamente isso, que ela é toda metabolizada no figado. A leptina, se a pessoa estiver fazendo uma dieta controlada, não vai ter problema algum. Agora se você ingerir 80kcal de frutose, vão chegar 80kcall de frutose no seu figado para serem metabolizados, não é como outro tipo de carbo que uma boa parte a insulina retira e chega só uma parte no fígado. Aos poucos essa frutose pode causar uma cirrose hepática não alcoólica.

Eu discordo de você nesse ponto. Embora não tenha como provar porque não existem estudos BEM FEITOS para nenhum dos lados. Os que eu já vi são totalmente ridículos, quantidades cavalares de frutose e feito em pessoas com diversas doenças.

Continuo com a opinião de que se houver bom senso não vai ocorrer nada demais. Agora se você quiser comer diariamente pizza + litros de coca cola + hambúrgueres + massas, é por sua conta e risco.

 

Sobre carboidrato vs diabetes eu concordo em partes. Se a pessoa tiver a pré-disposição genética e manter elevado os niveis de insulina ao longo do dia, ela pode ser a pessoa mais saudável do mundo que mesmo assim vai desenvolver diabetes. Diabetes não está ligada tanto a quantidade de carbo total ingerido e sim com o tempo de insulina com que os receptores são submetidos. Nosso organismo trabalha com "downregulation", ou seja, busca sempre o equilibrio. Se está em ambiente muito iluminado e entra em um escuro, você não vai enxergar nada, mas aos poucos já vai notar detalhes que não está vendo antes. Se você entra em um lixão, de primeiro momento aquele cheiro vai te causar repulsa, mas com o tempo você nem vai notar. Tudo isso por que neurotransmissores, hormonios, receptores sempre se regulam, mas ficando muito tempo expostos eles acabam tendo uma resistência àquilo. Então no caso de se desenvolver diabetes (tipo 2), o problema em si não são tantos os carbos (falando genéricamente) mas sim esse constante estimulo nos receptores.

Você não concordou em partes, você concordou por completo. Apenas esqueci de adicionar "sem nenhum defeito genético", mas vou adicionar lá no texto, pelo menos nisso concordamos :D.

 

Sobre falar que é bulshit que a insulina vai atrapalhar a queima de gordura é 50% correta. Mesmo com a insulina na corrente sanguínea pode haver sim a queima de gordura, mas se não tiver a insulina na jogada essa queima pode ser otimizada. Não vou falar igual fazem com muitos estudos quando posto, que o estudo postado foi de apenas 6 semanas e usou como parâmetro pessoas obesas, e não foi falado o déficit. Por que eu acho válido esse tipo de estudo, embora não mostre muita coisa.

Base calórica é o que vai mandar amigo, não tem para onde correr.

Tudo bem que otimizando eu posso queimar 50g de gordura agora, por exemplo, mas se eu deixar deficit calórico as mesmas 50g vão ser queimadas no fim do dia.

_____

No mais é opinião pessoal, respeito a sua.

 

Tudo que eu sei sobre nutrição aprendi com Alan e com o Lyle, para mim esses caras são fora do padrão para isso.

E concordo com o que você disse e eu acho maravilhoso, quanto mais ele "tretar" melhor para nós, pode ter certeza que todos que ele já discutiu sempre vai tentar buscar falhas em seus artigos.

 

Editado por EmilioTenório
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma observação é que o Lyle não é o criador da Keto, ele pode ter falado dela, ter mostrado ela para muitas pessoas, mas ele não é o criador.

 

 

 

 

Exato, não sei de onde o pessoal tirou isso, Keto, Refeed(copiou a bodyopus e chamou de UD2) PSMF(adicionou óleo de peixe e renomeou pra RFL), são dietas pesquisadas há quase um século na medicina, o lyle nunca conduziu 1 UNICO estudo, tudo que ele fez foi consumir o trabalho dos pesquisadores, ou seja ele é só um intermediário entre a ciencia e os clientes, e como bom verme chupim da indústria prefere não contribuir com nada que: Seja útil E não dê marketing pra ele

Se vc pode causar polêmica e lucrar com os desavisados pra que perder tempo contribuindo pro avanço de algo?? Deixa isso pros cientistas e depois usa o trabalho deles rsrs

 

 

 

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que não houve, exatamente porque são equivalentes.

Huehueheu, extremismo nenhum pouco. Até porque todo mundo aqui vai viver comendo lixo para isso ter uma enorme importância no futuro.

Quer outros? Acho que no tópico da IIFYM tem algumas dezenas de estudos sobre isso. Não postei a princípio porque quis acabar logo esse tópico, com o tempo vou tentar trazer mais alguns.

Eu discordo de você nesse ponto. Embora não tenha como provar porque não existem estudos BEM FEITOS para nenhum dos lados. Os que eu já vi são totalmente ridículos, quantidades cavalares de frutose e feito em pessoas com diversas doenças.

Continuo com a opinião de que se houver bom senso não vai ocorrer nada demais. Agora se você quiser comer diariamente pizza + litros de coca cola + hambúrgueres + massas, é por sua conta e risco.

Você não concordou em partes, você concordou por completo. Apenas esqueci de adicionar "sem nenhum defeito genético", mas vou adicionar lá no texto, pelo menos nisso concordamos :D.

Base calórica é o que vai mandar amigo, não tem para onde correr.

Tudo bem que otimizando eu posso queimar 50g de gordura agora, por exemplo, mas se eu deixar deficit calórico as mesmas 50g vão ser queimadas no fim do dia.

 

Sabe por que eu acho que teve? Porque houve uma diferença de cerca de 80kcal entre a primeira refeição e a terceira. Querendo ou não 80kcal dá uma colher de açúcar de diferença +-. Por isso que eu acredito que houve uma diferença sim. Uma outra coisa que eu acho meio falha nesses testes (não estou sendo extremista e falando que o teste é errado e que deveria ser como eu acho, só estou dando minha opinião) é que não levam em consideração o tipo de carbo. Por exemplo, o metabolismo da frutose é diferente do amido, embora os dois sejam carbos. Então se você, por exemplo, separar dois grupos, um com 120kcal de carbo do suco de laranja e outro com 120kcal de carbo de feijão, vai perceber a diferença.

Cara, não é extremismo. Muitas das coisas que eu, que você comemos tem efeito acumulativo, não precisa viver comendo lixo pra lá na frente você ver a diferença. É como eu falei, é um pouco, ainda dei o exemplo do avião, com a inclinação de um grau a longo prazo vai fazer diferença. Um grau é quase nada. Parece que tudo que vai contra vocês é extremismo.

Não precisa de nenhum estudo pra provar o que estou falando, basta saber fisiologia pra saber como é a metabolização da frutose. Eu não citei quanto de frutose, não falei que ela é maléfica, não falei pra evitar frutose. Só citei que a foma como ela é metabolizada, ao longo dos anos com um consumo alto pode vir a trazer complicações. Acho que foi até mesmo pra você que uma vez eu falei sobre a frutose, que muitos consideram um limite de 100g por dia, outros 120g, outros 80, etc. Ainda falei que na minha opinião 50g de frutose é uma boa quantidade. E 50g não é pouca não.

Sobre a base calórica. Vou usar o seu exemplo da ferrari e o onibus. Ambos saem do mesmo lugar, chegam no mesmo lugar, mas um demanda de mais esforço, um gasta mais, um é mais confortável, um é mais caro, e por ai vai. Ai vai de cada um a escolha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Exato, não sei de onde o pessoal tirou isso, Keto, Refeed(copiou a bodyopus e chamou de UD2) PSMF(adicionou óleo de peixe e renomeou pra RFL), são dietas pesquisadas há quase um século na medicina, o lyle nunca conduziu 1 UNICO estudo, tudo que ele fez foi consumir o trabalho dos pesquisadores, ou seja ele é só um intermediário entre a ciencia e os clientes, e como bom verme chupim da indústria prefere não contribuir com nada que: Seja útil E não dê marketing pra ele

Se vc pode causar polêmica e lucrar com os desavisados pra que perder tempo contribuindo pro avanço de algo?? Deixa isso pros cientistas e depois usa o trabalho deles rsrs

Minha última participação nessa parte da discussão - até pq nem gosto do Lyle como pessoa.

Lyle não inventou nem alegou ter inventado nenhuma dessas dietas - basta ler os livros pra ver que ele dá méritos a Duchaine, Atkins, Di Pasquali, etc. Durante todo o livro UD2 ele cita a Bodyopus e a UD original e explica as diferenças - inclusive lembrando que algumas pesquisas não estavam disponíveis qd as dietas originais foram criadas.

Quanto à keto, ele apenas reuniu algumas centenas de estudos e criou protocolos inteligíveis e práticos (SKD, TKD e CKD), inclusive aliando a dieta a trenamento. Tem muita informação no livro, muita mesmo.

Quanto à RFL, ele cita o PSMF durante o livro (já havia citado no The Ketogenic Diet), não alega ter criado nada, apenas acrescenta óleo de peixe - como vc bem lembrou - e, o mais importante, a alta ingestão de proteínas. (Um dos ótimos livros dele é o The Protein Book, que fala tudo que tem pra saber sobre proteína).

Ele de fato nunca conduziu/participou de estudo algum, a não ser na universidade - esse é, inclusive, o argumento do Layne contra ele. Entretanto, isso não tira os méritos dele quanto ao trabalho de análise e síntese dos estudos feitos por outros.

Portanto, não acho que dá pra considerá-lo um charlatão ou coisa do tipo. Ele não é um cientista como Aragon, Schoenfeld, Norton, Henselmans, Philips, Krieger, entre tantos outros. Ele é sim, um bully digital. 

O porquê de eu estar escrevendo isso: algumas pessoas que leiam o que está sendo escrito sobre ele podem chegar a conclusão errada de que não vale a pena ler o material dele. Tem muita informação de qualidade nos livros, no site e até mesmo (menos) nos fóruns. Ele está sempre certo? Claro que não! Nem ele, nem ninguém. Por isso considero que devemos todos ter uma grande diversidade de autores como referências, pra poder tirar conclusões mais imparciais e mais próximas das evidências científicas.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...