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Coca-Cola Banca Cientistas Que Tiram A Culpa Pela Obesidade De Dietas Ruins


Torf

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A Coca-Cola, a maior produtora de refrigerantes do mundo, está apoiando uma nova solução "com base na ciência" para a crise de obesidade: para manter um peso saudável, exercite-se mais e se preocupe menos em cortar calorias.

A gigante de bebidas se uniu a cientistas influentes que estão promovendo essa mensagem nas revistas de medicina, em conferências e pelas redes sociais. Para ajudar os cientistas a disseminarem sua mensagem, a Coca-Cola fornece apoio financeiro e logístico a uma nova organização sem fins lucrativos chamada Global Energy Balance Network (Rede Global de Equilíbrio Energético), que promove a ideia de que os americanos conscientes do peso estão exageradamente focados em quanto comem e bebem, sem dar a devida atenção aos exercícios.

"Grande parte do foco na mídia popular e nas revistas científicas é em 'eles estão comendo demais, comendo demais, comendo demais' –culpando fast food, bebidas açucaradas e assim por diante", diz o vice-presidente do grupo, Steven N. Blair, um cientista de exercícios, em um vídeo recente anunciando a nova organização. "Mas não há nenhuma evidência clara de que, de fato, essa seja a causa."

Especialistas em saúde dizem que a mensagem é enganadora e parte de um esforço da Coca-Cola para desviar as críticas sobre o papel das bebidas açucaradas na disseminação da obesidade e da diabete tipo 2. Eles argumentam que a empresa está usando o novo grupo para convencer o público de que atividade física pode compensar uma dieta ruim, apesar da evidência de que exercícios têm apenas um impacto mínimo sobre o peso em comparação ao que as pessoas consomem.

Este confronto em torno da ciência da obesidade ocorre em um período de crescentes esforços para taxar bebidas açucaradas, removê-las das escolas e impedir que as empresas façam propaganda delas para crianças. Nas últimas duas décadas, o consumo de refrigerantes calóricos pelo americano médio caiu 25%.

"As vendas da Coca-Cola estão caindo, e há uma imensa reação política e pública contra refrigerantes, com toda grande cidade tentando fazer algo para frear o consumo", disse Michele Simon, uma advogada de saúde pública. "Essa é uma resposta direta ao que a empresa está perdendo. Ela está desesperada para conter a hemorragia."

A Coca-Cola fez um investimento substancial na nova organização sem fins lucrativos. Em resposta aos pedidos baseados nas leis estaduais de registros abertos, duas universidades que empregam líderes da Global Energy Balance Network revelaram que a Coca-Cola doou US$ 1,5 milhão no ano passado para abertura da organização.

Desde 2008, a empresa também forneceu perto de US$ 4 milhões em fundos para vários projetos de dois dos membros fundadores da organização: Blair, um professor da Universidade da Carolina do Sul cuja pesquisa ao longo dos últimos 25 anos formou grande parte das diretrizes federais a respeito de atividade física, e Gregory A. Hand, reitor da Escola de Saúde Pública da Universidade de Virgínia Ocidental.

Os registros mostram que o site da rede, gebn.org, está registrado na sede da Coca-Cola em Atlanta, e que a empresa também está listada como administradora do site. O presidente do grupo, James O. Hill, um professor da Escola de Medicina da Universidade do Colorado, disse que a Coca-Cola registrou o site porque os membros da rede não sabiam como.

"Não são eles comandando o show", ele disse. "Nós é que comandamos o show."

O departamento de relações públicas da Coca-Cola recusou repetidos pedidos de entrevista com sua diretora científica chefe, Rhona Applebaum. Em uma declaração, a empresa disse ter uma longa história de apoio à pesquisa científica ligada às suas bebidas e assuntos como equilíbrio energético.

"Somos parceiros de alguns dos mais importantes especialistas nos campos de nutrição e atividade física", disse a declaração. "É importante para nós que os pesquisadores com os quais trabalhamos compartilhem suas posições e conclusões científicas, independente do resultado, e que sejam transparentes e abertos sobre nosso financiamento."

Blair e outros cientistas afiliados ao grupo disseram que a Coca-Cola não tem controle sobre o trabalho deles ou sua mensagem, e que não veem problema no apoio da empresa, por serem transparente a respeito dele.

Mas até a semana passada, as páginas do grupo no Twitter e Facebook, que promovem a atividade física como solução para doenças crônicas e obesidade, mas permanecendo em grande parte em silêncio sobre o papel da comida e nutrição, não faziam menção ao apoio financeiro da Coca-Cola. O site do grupo também omitia a menção ao apoio da Coca-Cola até que Yoni Freedhoff, um especialista em obesidade da Universidade de Ottawa, escreveu para a organização para perguntar sobre seu financiamento. Blair disse que isso foi um descuido que foi rapidamente corrigido.

"Assim que percebemos que não tínhamos não apenas a Coca-Cola, mas também outras fontes de fundos, no site, nós as colocamos lá", disse Blair. "Será que isso corrompe totalmente tudo o que fazemos?"

Fundos provenientes da indústria alimentícia não são incomuns na pesquisa científica. Mas estudos sugerem que os fundos tendem a produzir conclusões tendenciosas. Uma recente análise de estudos envolvendo bebidas, publicada na revista "PLOS Medicine", apontou que os financiados pela Coca-Cola, PepsiCo, Associação Americana de Bebidas e pela indústria do açúcar apresentavam uma probabilidade cinco vezes maior de não encontrar ligação entre bebidas açucaradas e ganho de peso do que os estudos cujos autores não apresentavam conflitos financeiros.

O grupo diz que há "forte evidência" de que a chave para prevenir o ganho de peso não é reduzir a ingestão de alimentos –como muitos especialistas em saúde pública recomendam– "mas manter um estilo de vida ativo e comer mais calorias". Para apoiar essa afirmação, o grupo fornece links em seu site para dois estudos, cada um contendo esta nota de rodapé: "A publicação deste artigo foi apoiada pela The Coca-Cola Company".

Hill disse que buscou apoio da Coca-Cola para lançar sua organização sem fins lucrativos porque não havia fundos disponíveis em sua universidade. O site do grupo diz que ele também é apoiado por algumas poucas universidades e pelo ShareWIK Media Group, uma produtora de vídeos de saúde. Hill disse que também conseguiu um compromisso de apoio da General Mills, assim como promessas de apoio de outras empresas, que não confirmaram formalmente suas ofertas.

Ele disse acreditar que as autoridades de saúde poderiam mudar mais facilmente a forma como as pessoas comem trabalhando em conjunto com a indústria alimentícia, não contra ela.

Em seu site, o grupo recomenda combinar mais exercícios e ingestão de alimentos porque, segundo Hill, "'Comer menos' nunca foi uma mensagem eficaz. A mensagem deveria ser 'Movimente-se mais e coma de modo mais inteligente'".

Ele enfatizou que a perda de peso envolve uma combinação de fatores complexos e que a meta de seu grupo não é minimizar o papel da dieta ou retratar a obesidade como exclusivamente um problema de exercícios inadequados.

"Se sairmos dizendo que trata-se apenas de atividade física e não de alimentos, então mereceríamos críticas", ele disse. "Mas acho que não fizemos isso."

Apesar das pessoas poderem perder peso de várias formas, muitos estudos sugerem que a melhor forma é consumir menos calorias. Crescente evidência também sugere que a manutenção da perda de peso é mais fácil quando as pessoas limitam sua ingestão de alimentos altamente glicêmicos, como bebidas açucaradas e outros carboidratos refinados, que elevam acentuadamente o açúcar no sangue.

Atividade física é importante e certamente ajuda, dizem os especialistas. Mas estudos mostram que exercícios aumentam o apetite, fazendo as pessoas consumirem mais calorias. Exercício também gasta bem menos calorias do que a maioria das pessoas acha. Uma lata de Coca-Cola, por exemplo, contém 140 calorias e aproximadamente 10 colheres de chá de açúcar. "É preciso caminhar quase 5 quilômetros para compensar uma lata de Coca-Cola", disse Barry M. Popkin, um professor de nutrição da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill.

Kelly D. Brownell, reitor da Escola Sanford de Saúde Pública da Universidade Duke, disse que como empresa, a Coca-Cola está "concentrada em fornecer muitas calorias, mas então sua filantropia está concentrada na parte da queima das calorias, o exercício".

Nos últimos anos, a Coca-Cola tem doado dinheiro para construção de centros de fitness em mais de 100 escolas por todo o país. Ela patrocina um programa chamado "Exercício é Medicina" para encorajar médicos a prescreverem atividade física aos pacientes. E quando a Câmara Municipal de Chicago propôs taxar os refrigerantes em 2012 para ajudar a tratar o problema de obesidade na cidade, a Coca-Cola doou US$ 3 milhões para estabelecer programas de fitness em mais de 60 centros comunitários da cidade. A iniciativa de taxar os refrigerantes acabou fracassando.

"Reverter a tendência de obesidade não acontecerá da noite para o dia", disse a Coca-Cola em uma propaganda de sua iniciativa de exercícios em Chicago. "Mas para milhares de famílias em Chicago, ela começa agora, com a próxima flexão, abdominal ou salto."


Matéria original no The New York Times (Em inglês): https://well.blogs.nytimes.com/2015/08/09/coca-cola-funds-scientists-who-shift-blame-for-obesity-away-from-bad-diets/

Postado

Absurdo, mas normal. Não é novidade grandes empresas de produtos alimentícios bancarem estudos e veículos de imprensa para tirar a fama ruim de seus produtos.


Aliás, boa tradução, Torf.

Postado (editado)

Absurdo, mas normal. Não é novidade grandes empresas de produtos alimentícios bancarem estudos e veículos de imprensa para tirar a fama ruim de seus produtos.

Aliás, boa tradução, Torf.

Näo fui eu quem traduziu. =P Apenas gosto sempre de deixar a matéria original pois ela normalmente tem referências.

O que eu acho interessante é que há alguns meses foi discutido aqui justamente o contrário do que esse artigo prega.

Neste que estamos lendo a Coca-Cola afirma que o exercício físico é a solucäo para a obesidade, já nesse tópico aqui, que eu acho mais plausível, foi discutido o fato de a alimentacäo ter um impacto bem maior sobre a obesidade.

Editado por Torf
Postado

Nos últimos tempos a tendencia de se preocupar com a aparência e ter um estilo de vida mais saudável está em alta... Esperado que fariam isso.

Aqui no Brasil mesmo a Coca está com uma propaganda do coca cola zero:

A latinha é metade preta e metade prateada, na propaganda ele divide as características ela, sendo ela boa para quem quer "foco na dieta" sem "abrir mão do prazer"... rsrs

  • Supermoderador
Postado

Estava demorando para isso acontecer.... esse tipo de desinformação é terrível para quem quer perder peso.

Aqui no Brasil mesmo a Coca está com uma propaganda do coca cola zero:

A latinha é metade preta e metade prateada, na propaganda ele divide as características ela, sendo ela boa para quem quer "foco na dieta" sem "abrir mão do prazer"... rsrs

Pelo menos neste caso é um refrigerante sem calorias, para perda de peso / dieta é aceitável.

Postado

Engraçado é que quanto mais pessoas começam uma alimentação saudável, menos refrigerantes irão vender.

O problema é que sempre irá vender, por conta de casamentos, festas, etc..

Acho que é nessas situações onde se mais se obtém o lucro.

Postado

Problema que a grande maioria das pessoas ta pouco se fudendo pra saúde, só se importam mesmo quando já estão doentes.

Por mais que preguem que refrigerante faz pouco ou muito mal, e todo mundo sabe que faz, nunca vai deixar de ser a bebida industrializada mais consumida do mundo... Pq é uma delícia.

Postado (editado)

Problema que a grande maioria das pessoas ta pouco se fudendo pra saúde, só se importam mesmo quando já estão doentes.

Por mais que preguem que refrigerante faz pouco ou muito mal, e todo mundo sabe que faz, nunca vai deixar de ser a bebida industrializada mais consumida do mundo... Pq é uma delícia.

Nunca se sabe...

A bebida, porém, não saiu da mesa dos brasileiros: cerca de 20,8% da população bebe refrigerante cinco vezes ou mais na semana, de acordo com a pesquisa

Porém:

Consumo de sucos em caixinha aumenta em média 10% ao ano

Ou seja, é praticamente trocar seis por meia dúzia.

Editado por Torf
Postado

O problema é que sempre irá vender, por conta de casamentos, festas, etc..

Acho que é nessas situações onde se mais se obtém o lucro.

Acho que não, na verdade, penso que mesmo que em 1 festa.. 1 pessoa beba 2 litro... é mais comum essa mesma tomar 1 latinha acompanhando o almoço... que já dá 2,5 litro por semana... aqueles copos de 1 litro no cinema... meio litro com fast-food... acho que ai vem o grande volume de vendas.

@topico

Acho que vale abertura de pesquisas sim, pois acho plausível no caso de diabetes estar mais ligado a sedentarismo e genética do que na alimentação em sí... é como a coisa do colesterol. que até a alguns anos, pensavam que alimentação tinha maior impacto... mas, realmente, pesquisa da coca-cola tem muito pouca ou nenhuma credibilidade.

Mas , verdade seja dita, quando se trata de peso na balança.... se não houvesse relação com o que comemos.... seria maravilhoso.. só ia existir bulk limpo :D e acho que 99% desse fórum que já fez bulk... sabe muito bem que o quanto comemos tem relação direta com gordura acumulada.

Acho que se eles pesquisassem mais pra deixar a coca zero sem gosto de aspartame 'no final' ... ajudaria mais.. pois ai eu beberia na boa :D então.. por enquanto só a coca comum mesmo :D sei que não é bom.. que é caloria vazia... etc.. mas, completa meus carbos.. então tá valendo :D (antes que me crucifiquem, eu devo beber uns 400ml/semana em média)

Postado

O que deveria ser investigado é porque coca cola vicia. Acho que todo mundo tem um amigo que é viciado em coca cola, nego que toma 2L por dia, não consegue dormir se não tomar, acorda a noite pra ir beber, fica inquieto no trabalho sem uma coca...

eu particularmente não conheço ninguém que fique assim com guaraná, soda, etc.

Postado

Como eu disse, nunca vai deixar de ser a bebida industrializada mais consumida no mundo.

21% da população bebendo quase todos os dias, não vejo isso mudando.

Mas, assim... O consumo de refrigerante no Brasil diminuiu 20% nos últimos 6 anos. O consumo de suco de caixinha está crescendo 10% ao ano. Se essa tendência continuar (näo estou dizendo que vai), um dia o refrigerante vai deixar de ser sim a mais consumida. =)

Mas, enfim, isso que mostrei foi no Brasil. No mundo eu näo sei. Aqui na Alemanha, desde 2012, o consumo de refrigerante vai caindo gradativamente. Enquanto a Coca Cola tem aumento de vendas no mercado norteamericano, no Europeu tá sendo cada vez menor.

Postado

O que deveria ser investigado é porque coca cola vicia. Acho que todo mundo tem um amigo que é viciado em coca cola, nego que toma 2L por dia, não consegue dormir se não tomar, acorda a noite pra ir beber, fica inquieto no trabalho sem uma coca...

eu particularmente não conheço ninguém que fique assim com guaraná, soda, etc.

Muito açúcar?

Já vi falar sobre a cafeína mas acho que não vicia assim não

Postado

Muito açúcar?

Já vi falar sobre a cafeína mas acho que não vicia assim não

Isso não explicaria porque é só com a coca cola que nego fica viciado, porque todo refrigerante vai ter toneladas de açucar. Sucos industrializados também.

Postado

Isso não explicaria porque é só com a coca cola que nego fica viciado, porque todo refrigerante vai ter toneladas de açucar. Sucos industrializados também.

E o que você acha da opiniäo desse cara?

Qual é o misterioso ingrediente que faz a Coca-cola viciar como droga?
Postado (editado)

minhas sugestões sobre esse filme são

1- assista!

2- se vc tem filhos, assista 2x

3- se vc tem filhos gordinhos, assista 10x

...

coca e suco de caixinha são o mesmo veneno, assim como seu companheiro de aventuras, toddynho

batata frita, bolacha recheada;;; mc lanche feliz...

o marketeiro formado em harvard vs pessoas ignorantes...

altas descargas de dopamina das comidas altamente calóricas cheias de sal, gordura e açucar....

divulguem esse vídeo... familia, amigos, etc

Editado por planeta
Postado

minhas sugestões sobre esse filme são

1- assista!

2- se vc tem filhos, assista 2x

3- se vc tem filhos gordinhos, assista 10x

...

coca e suco de caixinha são o mesmo veneno, assim como seu companheiro de aventuras, toddynho

batata frita, bolacha recheada;;; mc lanche feliz...

o marketeiro formado em harvard vs pessoas ignorantes...

altas descargas de dopamina das comidas altamente calóricas cheias de sal, gordura e açucar....

divulguem esse vídeo... familia, amigos, etc

SANTA TARTARUGA!

Excelente documentário... Pode ficar tranqüilo que vou recomendar sim.

Postado

Tem muita gente por aí que troca o refrigerante por suco industrializado achando que ta indo bem.

Mal sabem que o suco de saquinho pode ser pior, além daqueles Ades ou de garrafa (não são piores que de saquinho, mas.. )

Eu mesmo quando mais novo bebia muito esses sucos (de garrafa).

Hoje em dia não tomo faz meses.

Postado

Nesses sucos 'de saquinho' voces incluem o famoso clight?

Vejo o mesmo sendo usado por muitos marombeiros com shape de respeito

sim, esta incluso

mas eu continuo usando o clight

uso o tang também

Postado

Clight tem maltodextrina como primeiro ingrediente.,

Mas, igual no caso dos ciclistas que tomam, durante algumas provas, uma latinha de Coca Cola.

"Uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa".

Postado

Já assisti o documentário no passado e é genial.

Quanto a sucos em ´pó... acho que tudo tem que ser pesado... tomar clight... 4,5g por sachê 1/dia.. no que diz respeito a química, não sei dizer, mas, quando se analisa ganho de peso.. calorias... sim.. com ctz é melhor do que 1 latinha de refrigerante ... mas, eu penso IIFYM, logo, vou continuar usando clight pra tornar tragável alguns suplementos :D

Postado

Clight tem maltodextrina como primeiro ingrediente.,

Mas, igual no caso dos ciclistas que tomam, durante algumas provas, uma latinha de Coca Cola.

"Uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa".

eles usam pra repor caorboidrato

Postado

Por experiência própria, cortei o refrigerante totalmente de mim, durante a semana foi fácil, mas aos finais de semana a tentação era maior, as vezes escapei, mas agora não tomo mais nenhum (incluídos os sucos de caixinha) e minha saúde melhorou muito, hoje nem tomo mais, porque o prazer momentâneo não compensa o prejuízo depois.

Não se baseiem em ciclistas de alto rendimento ou monstrões do fisiculturismo, não somos nenhum deles, a dieta e treinamento não é igual a deles.

Postado

Clight tem maltodextrina como primeiro ingrediente.,

Mas, igual no caso dos ciclistas que tomam, durante algumas provas, uma latinha de Coca Cola.

"Uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa".

Mas nao é uma quantidade insignificante?

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