Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Castanha Do Pará Industrializada

caicéz

Posts Recomendados

Postado

Galera, procurando uma fonte de gordura, achei a Castanha do Pará; só que comprar com casca dá muito trabalho ter que quebrar etc, então procurei uma que já viesse descascada, encontrei um pacotinho, sendo que nele consta que uma porção de 30g, contém

149mg de sódio. Isso é muito? Ou dá pra comer tranquilo?

Postado

Compre castanha descascada a granel, vende em supermercados e empórios de produtos naturais. Porém, consuma com moderação pelo excesso de sódio e principalmente de selênio.

Como fonte de gordura "boa", consuma óleo de coco, é barato e é considerado alimento funcional.

Postado

eu mandava umas 6~7 por dia e parei, descascava tudo a pela da boca etc, hoje em dia so mando uma antes de dormir.

Compro a granel, tenso é o preço, se bem que agora comendo 1 por dia fica baratin

Postado

Compre já descascada, pequeno gafanhoto.

Só näo exagere no consumo para näo se intoxicar com selênio. =)

Postado

Meu conselho é que prefira as embaladas, pois a granel muitas das vezes são armazenadas de qualquer jeito e não ficam sequinhas como as embaladas corretamente.

Postado

Uma dica: Guarde as castanhas na geladeira, conserva todos os nutrientes e não deixa que o alimento fique com aquele aspecto seco..

Já li em uma reportagem que a castanha guardada fora da geladeira depois de aberta, perde todo seu poder nutricional.

E fica deliciosamente deliciosa na geladeira, fica molhadinha

Postado

Só para título de curiosidade, sabiam que a castanha-do.pará vendida nos supermercados da Alemanha (importada do Brasil) é mais barata que a vendida nos supermercados brasileiros? =)

Postado

Só para título de curiosidade, sabiam que a castanha-do.pará vendida nos supermercados da Alemanha (importada do Brasil) é mais barata que a vendida nos supermercados brasileiros? =)

Assim como muitos outros produtos que são exportados daqui e encontrados bem abaixo do preço do comércio nacional, uma falta de respeito imensa com o consumidor interno.

Postado

20g/dia não vai intoxicar por selênio não, dependendo do resto da alimentação... se toma multivitaminico.. qual a dosagem dele.. e etc... mas, pra selenio só de castanha, precisaria de mais de 30g/dia pra se preocupar com isso.

Aqui no rj... é na faixa de 80R$kg barato O.o

Postado

Bom, só pra complementar aqui.. Já comprei muita coisa a granel, em cidades e lojas diferentes e repito: Evite comprar produtos a granel, prefira sempre os embalados a vácuo.

Postado

20g/dia não vai intoxicar por selênio não, dependendo do resto da alimentação... se toma multivitaminico.. qual a dosagem dele.. e etc... mas, pra selenio só de castanha, precisaria de mais de 30g/dia pra se preocupar com isso.

Baseado em que você afirma isso?

A maioria dos estudos afirma que 400 microgramas é uma dosagem que pode causar intoxicacäo. (Institute of Medicine, 2000)

Um estudo realizado pela EMPRABA em 2008 buscou saber os teores de selênio nas castanhas do pará brasileiras. Como há uma certa quantidade de fatores que definem a quantidade de selênio em uma castanha, é importante sempre saber que o teor varia. E muito!

O estudo concluiu que há discrepâncias que chegam a 17.000 vezes a concentracäo de selênio de uma castanha para outra.

O estudo concluiu que 5,24% das castanhas tinham concentracäo maior que 400 microgramas de selênio por unidade e que 25,53% tinham menos que 55 microgramas, que é o recomendado diário.

O estudo concluiu que o desvio padräo é de 2,09 mg.100 g-1 ou usando sua referência de 20 gramas, temos uma quantidade de 418 microgramas de selênio em 20 gramas de castanha do pará.

O que eu concluo com isso? Que 20 gramas pode ser um valor arriscado.

Eu consumiria uma ou duas unidades por dia, o que seria o suficiente para cobrir as necessidades diárias de selênio, e, pra complementar, usaria outras castanhas, nozes amêndoas, etc.

Referências:

FREITAS S. C. et al Meta-análise do teor de selênio em castanha-do-brasil Braz. J. Food Technol., v. 11, n. 1, p. 54-62, jan./mar. 2008

INSTITUTE OF MEDICINE (Estados Unidos). DRI - Dietary reference intakes for vitamin C, vitamin E, selenium and carotenoids: a report of the panel on dietary antioxidants and related compounds. Washington: National Academy, 2000. 506 p.

P.S: Talvez eu esteja errado ou desatualizado, por isso ficaria muito contente com uma resposta sua justificando sua afirmacäo.

Postado

Um estudo realizado pela EMPRABA em 2008 ...

P.S: Talvez eu esteja errado ou desatualizado, por isso ficaria muito contente com uma resposta sua justificando sua afirmacäo.

Obrigado pela aula :D, tipo, realmente, como citou muito bem embasado, a variação pode ser enorme.... EU tenho esse número em mente, pois, suplementando vitamínico/mineral padrão, passei a consumir 50g/dia, e tive queda de cabelo.. suspeitei de selênio e diminui para 30g, e não tive mais problemas. (utilizo a castanha 'VIP'... só para referência, se não puder citar, desculpe moderação), como penso que o solo cultivado não vai mudar para um mais rico, nessa dosagem dessa marca, acho que fico em um limite tranquilo :D. (achismo e browscience :D )

Erro meu mesmo, citar minha experiência como uma verdade, mas, conforme bem dito pelo Torf, vale experimentar, caso compre industrializada, creio que 20g não seria problemas... experiência pessoal... mas, se tiver problemas no couro cabeludo, diminua a quantidade... mas concordo que seria mais seguro começar com pouco e ir subindo com calma :D

Só pra lembrar, verifique seus outros suplementos/alimentos caso hajam, pois isso pode ter forte impacto. :D

Postado

Mas é verdade. Recomenda-se 1 por dia, no máximo 2.

O risco de intoxicação é alto de mais nessas quantidades de 20~~30 g/dia.

Postado (editado)
Olá Guilherme, leia este artigo do departamento de saúde dos EUA: https://ods.od.nih.gov/factsheets/Selenium-healthProfessional/
"As discussed earlier, Brazil nuts contain very high amounts of selenium (68–91 mcg per nut) and could cause selenium toxicity if consumed regularly. Acute selenium toxicity has resulted from the ingestion of misformulated over-the-counter products containing very large amounts of selenium [2,5]. In 2008, for example, 201 people experienced severe adverse reactions from taking a liquid dietary supplement containing 200 times the labeled amount [65]. Acute selenium toxicity can cause severe gastrointestinal and neurological symptoms, acute respiratory distress syndrome, myocardial infarction, hair loss, muscle tenderness, tremors, lightheadedness, facial flushing, kidney failure, cardiac failure, and, in rare cases, death [2,6].
6 Castanhas contém 7 vezes mais selênio que a IDR, ou seja, o ideal seria consumir de 1 a 2 apenas.
Editado por CarlosRossi
  • Supermoderador
Postado

Pode trazer uma pesquisa?

Tem diversas citações no fórum, basta pesquisar um pouco.

Castanha do pará é rica em selênio, cerca de 700 mcg por unidade. A IDR deste mineral fica abaixo de 100 mcg e o limite para intoxicação é pouco superior a 1000 mcg.

Postado

https://luisamell.com.br/um-e-pouco-dois-e-bom-no-caso-da-castanha-do-para-dois-e-demais~~ Blog da Luisa Mell

https://www.ehow.com.br/perigos-castanhasdopara-info_144104/

https://www.hipertrofia.org/forum/topic/18488-a-castanha-do-para-e-seus-beneficios/~~ Tópico do membro fernadows

E eu já li em um artigo sobre alimentos tóxicos de um trabalho da facul, porem faz muito tempo. Falava até da castanha do Caju que também é tóxica, se consumida crua. Mas acredito que ninguém faça isso.

Postado (editado)

Sempre adorei castanha do pará e por dia ia entre 3~4 sem problemas.Mas se for para se preocupar com fator do sódio,substitua por abacate,foi uma excelente substituição para variar em minha dieta.

Editado por 'Ruuby~
Postado

6 Castanhas contém 7 vezes mais selênio que a IDR, ou seja, o ideal seria consumir de 1 a 2 apenas.

hahaha já teve dia de comer 30 ou mais, na maioria das vezes nem conto a única preocupação minha é não passar de 100g, questão de limitar o carbo nada mais. Creio que a quantia de selênio como tantas outras substâncias podem ser toleradas em quantidades maiores, como é o caso também da cafeína. Para alguém que nunca tomou uma xícara de café pode fazer até mal, agora para quem consome frequentemente o organismo tem uma tolerância maior.

Postado

???????????

wtf cara daonde tu tirou isso?

Pode trazer uma pesquisa?

Você leu o meu post nesse tópico???

A maioria dos estudos afirma que 400 microgramas é uma dosagem que pode causar intoxicacäo. (Institute of Medicine, 2000)

Um estudo realizado pela EMPRABA em 2008 buscou saber os teores de selênio nas castanhas do pará brasileiras. Como há uma certa quantidade de fatores que definem a quantidade de selênio em uma castanha, é importante sempre saber que o teor varia. E muito!

O estudo concluiu que há discrepâncias que chegam a 17.000 vezes a concentracäo de selênio de uma castanha para outra.

O estudo concluiu que 5,24% das castanhas tinham concentracäo maior que 400 microgramas de selênio por unidade e que 25,53% tinham menos que 55 microgramas, que é o recomendado diário.

O estudo concluiu que o desvio padräo é de 2,09 mg.100 g-1 ou usando sua referência de 20 gramas, temos uma quantidade de 418 microgramas de selênio em 20 gramas de castanha do pará.

Eu consumiria uma ou duas unidades por dia, o que seria o suficiente para cobrir as necessidades diárias de selênio, e, pra complementar, usaria outras castanhas, nozes amêndoas, etc.

Referências:

FREITAS S. C. et al Meta-análise do teor de selênio em castanha-do-brasil Braz. J. Food Technol., v. 11, n. 1, p. 54-62, jan./mar. 2008

INSTITUTE OF MEDICINE (Estados Unidos). DRI - Dietary reference intakes for vitamin C, vitamin E, selenium and carotenoids: a report of the panel on dietary antioxidants and related compounds. Washington: National Academy, 2000. 506 p.

Qualquer coisa pesquise no google sobre toxicidade do selênio. Leia como a grande maioria dos sites na internet, revistas de saúde, de esporte, etc, recomendam a ingestäo de apenas 1 castanha por dia. Alguns recomendam duas.

Exemplos:

"Uma pesquisa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP comprovou que uma unidade de castanha por dia é o suficiente para melhorar a produção de selênio no organismo. " https://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/mais-idade/porque-voce-deve-comer-uma-castanha-ao-dia/

"Um estudo da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, afirma que a ingestão diária de duas castanhas-do-pará eleva em 65% o teor de selênio no sangue. No entanto, as castanhas produzidas no Norte e no Nordeste do Brasil são tão ricas em selênio que bastaria uma unidade para tirar o mesmo proveito. " https://mdemulher.abril.com.br/saude/maxima/saiba-as-vantagens-de-consumir-castanha-do-para

"A recomendação é de que um adulto consuma, no mínimo, 55 microgramas de selênio por dia, diz a nutricionista Bárbara Rita Cardoso, pesquisadora do Laboratório de Minerais da Universidade de São Paulo. E com uma unidade da nossa castanha já é possível encontrar bem mais do que isso de 200 a 400 microgramas do bendito. Aliás, o limite de consumo diário do mineral é de 400 microgramas" https://mdemulher.abril.com.br/saude/saude/retarde-o-envelhecimento-comendo-uma-castanha-por-dia

“A castanha-do- Pará é rica em selênio, um mineral importante para o organismo, em especial para o sistema imunológico, mas que em excesso se acumula no organismo e causa reações adversas como irritabilidade, dores e fraqueza muscular. Mas para atingir uma dose excessiva, é preciso consumir 10 castanhas-do-Pará por dia, e fazer isso por um período prolongado. Resumindo: a dose ideal e suficiente é de 1 castanha-do-Pará por dia. " https://luisamell.com.br/um-e-pouco-dois-e-bom-no-caso-da-castanha-do-para-dois-e-demais

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...