caicéz Postado Julho 22, 2015 às 21:54 Postado Julho 22, 2015 às 21:54 Galera, procurando uma fonte de gordura, achei a Castanha do Pará; só que comprar com casca dá muito trabalho ter que quebrar etc, então procurei uma que já viesse descascada, encontrei um pacotinho, sendo que nele consta que uma porção de 30g, contém 149mg de sódio. Isso é muito? Ou dá pra comer tranquilo?
Visitante Postado Julho 22, 2015 às 22:10 Postado Julho 22, 2015 às 22:10 Compre castanha descascada a granel, vende em supermercados e empórios de produtos naturais. Porém, consuma com moderação pelo excesso de sódio e principalmente de selênio. Como fonte de gordura "boa", consuma óleo de coco, é barato e é considerado alimento funcional.
Guilherme Girotto Postado Julho 22, 2015 às 22:28 Postado Julho 22, 2015 às 22:28 Eu compro a granel no mercado publico da minha cidade Recomendo voce procurar a granel tambem
ik3r Postado Julho 22, 2015 às 22:53 Postado Julho 22, 2015 às 22:53 eu mandava umas 6~7 por dia e parei, descascava tudo a pela da boca etc, hoje em dia so mando uma antes de dormir. Compro a granel, tenso é o preço, se bem que agora comendo 1 por dia fica baratin
Guilherme Girotto Postado Julho 22, 2015 às 23:06 Postado Julho 22, 2015 às 23:06 Sim aqui na minha cidade é bem caro Se eu nao me engane chega a 46 reais o kg dependendo do lugar
Torf Postado Julho 23, 2015 às 06:24 Postado Julho 23, 2015 às 06:24 Compre já descascada, pequeno gafanhoto. Só näo exagere no consumo para näo se intoxicar com selênio. =)
spit_fire Postado Julho 23, 2015 às 14:41 Postado Julho 23, 2015 às 14:41 Meu conselho é que prefira as embaladas, pois a granel muitas das vezes são armazenadas de qualquer jeito e não ficam sequinhas como as embaladas corretamente.
Joseph Brr Postado Julho 23, 2015 às 14:48 Postado Julho 23, 2015 às 14:48 serio que voce ta preocupado com este sodio da castanha?
Guilherme Girotto Postado Julho 23, 2015 às 22:14 Postado Julho 23, 2015 às 22:14 Meu conselho é que prefira as embaladas, pois a granel muitas das vezes são armazenadas de qualquer jeito e não ficam sequinhas como as embaladas corretamente. Só onde voce compra...
pedrosantos19 Postado Julho 31, 2015 às 20:05 Postado Julho 31, 2015 às 20:05 Uma dica: Guarde as castanhas na geladeira, conserva todos os nutrientes e não deixa que o alimento fique com aquele aspecto seco.. Já li em uma reportagem que a castanha guardada fora da geladeira depois de aberta, perde todo seu poder nutricional. E fica deliciosamente deliciosa na geladeira, fica molhadinha
mc_vitor22@yahoo.com.br Postado Julho 31, 2015 às 21:21 Postado Julho 31, 2015 às 21:21 Eu como 20gramas por dia, será que é suficiente pra intoxicação de selênio? Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
spit_fire Postado Agosto 3, 2015 às 14:19 Postado Agosto 3, 2015 às 14:19 Só onde voce compra... Comentário inútil..
Torf Postado Agosto 3, 2015 às 14:21 Postado Agosto 3, 2015 às 14:21 Só para título de curiosidade, sabiam que a castanha-do.pará vendida nos supermercados da Alemanha (importada do Brasil) é mais barata que a vendida nos supermercados brasileiros? =)
Vl4d Postado Agosto 3, 2015 às 14:22 Postado Agosto 3, 2015 às 14:22 Muito caro, sempre mando 45g de amendoim mesmo. Saco de meio quilo pego de graça, só torrar e ja era.
Leafar10 Postado Agosto 3, 2015 às 14:24 Postado Agosto 3, 2015 às 14:24 Só para título de curiosidade, sabiam que a castanha-do.pará vendida nos supermercados da Alemanha (importada do Brasil) é mais barata que a vendida nos supermercados brasileiros? =) Assim como muitos outros produtos que são exportados daqui e encontrados bem abaixo do preço do comércio nacional, uma falta de respeito imensa com o consumidor interno.
antigoargos Postado Agosto 3, 2015 às 14:31 Postado Agosto 3, 2015 às 14:31 20g/dia não vai intoxicar por selênio não, dependendo do resto da alimentação... se toma multivitaminico.. qual a dosagem dele.. e etc... mas, pra selenio só de castanha, precisaria de mais de 30g/dia pra se preocupar com isso. Aqui no rj... é na faixa de 80R$kg barato O.o
spit_fire Postado Agosto 3, 2015 às 14:31 Postado Agosto 3, 2015 às 14:31 Bom, só pra complementar aqui.. Já comprei muita coisa a granel, em cidades e lojas diferentes e repito: Evite comprar produtos a granel, prefira sempre os embalados a vácuo.
Torf Postado Agosto 3, 2015 às 15:47 Postado Agosto 3, 2015 às 15:47 20g/dia não vai intoxicar por selênio não, dependendo do resto da alimentação... se toma multivitaminico.. qual a dosagem dele.. e etc... mas, pra selenio só de castanha, precisaria de mais de 30g/dia pra se preocupar com isso. Baseado em que você afirma isso? A maioria dos estudos afirma que 400 microgramas é uma dosagem que pode causar intoxicacäo. (Institute of Medicine, 2000) Um estudo realizado pela EMPRABA em 2008 buscou saber os teores de selênio nas castanhas do pará brasileiras. Como há uma certa quantidade de fatores que definem a quantidade de selênio em uma castanha, é importante sempre saber que o teor varia. E muito! O estudo concluiu que há discrepâncias que chegam a 17.000 vezes a concentracäo de selênio de uma castanha para outra. O estudo concluiu que 5,24% das castanhas tinham concentracäo maior que 400 microgramas de selênio por unidade e que 25,53% tinham menos que 55 microgramas, que é o recomendado diário. O estudo concluiu que o desvio padräo é de 2,09 mg.100 g-1 ou usando sua referência de 20 gramas, temos uma quantidade de 418 microgramas de selênio em 20 gramas de castanha do pará. O que eu concluo com isso? Que 20 gramas pode ser um valor arriscado. Eu consumiria uma ou duas unidades por dia, o que seria o suficiente para cobrir as necessidades diárias de selênio, e, pra complementar, usaria outras castanhas, nozes amêndoas, etc. Referências: FREITAS S. C. et al Meta-análise do teor de selênio em castanha-do-brasil Braz. J. Food Technol., v. 11, n. 1, p. 54-62, jan./mar. 2008 INSTITUTE OF MEDICINE (Estados Unidos). DRI - Dietary reference intakes for vitamin C, vitamin E, selenium and carotenoids: a report of the panel on dietary antioxidants and related compounds. Washington: National Academy, 2000. 506 p. P.S: Talvez eu esteja errado ou desatualizado, por isso ficaria muito contente com uma resposta sua justificando sua afirmacäo. kelvineam e antigoargos reagiu a isso 2
lufe37 Postado Agosto 3, 2015 às 15:52 Postado Agosto 3, 2015 às 15:52 Eu mando 30g por dia. Acho que vou reduzir para 15g e usar 15g de castanha de caju.
antigoargos Postado Agosto 3, 2015 às 16:10 Postado Agosto 3, 2015 às 16:10 Baseado em que você afirma isso? Um estudo realizado pela EMPRABA em 2008 ... O que eu concluo com isso? Que 20 gramas pode ser um valor arriscado. P.S: Talvez eu esteja errado ou desatualizado, por isso ficaria muito contente com uma resposta sua justificando sua afirmacäo. Obrigado pela aula , tipo, realmente, como citou muito bem embasado, a variação pode ser enorme.... EU tenho esse número em mente, pois, suplementando vitamínico/mineral padrão, passei a consumir 50g/dia, e tive queda de cabelo.. suspeitei de selênio e diminui para 30g, e não tive mais problemas. (utilizo a castanha 'VIP'... só para referência, se não puder citar, desculpe moderação), como penso que o solo cultivado não vai mudar para um mais rico, nessa dosagem dessa marca, acho que fico em um limite tranquilo . (achismo e browscience ) Erro meu mesmo, citar minha experiência como uma verdade, mas, conforme bem dito pelo Torf, vale experimentar, caso compre industrializada, creio que 20g não seria problemas... experiência pessoal... mas, se tiver problemas no couro cabeludo, diminua a quantidade... mas concordo que seria mais seguro começar com pouco e ir subindo com calma Só pra lembrar, verifique seus outros suplementos/alimentos caso hajam, pois isso pode ter forte impacto.
pedrosantos19 Postado Agosto 4, 2015 às 13:51 Postado Agosto 4, 2015 às 13:51 30g de castanha por dia é muita coisa!!! na verdade recomenda-se a ingestão de 1 ou 2 castanhas por dia, que da em média cerca de 6g da mesma.
Guilherme Girotto Postado Agosto 5, 2015 às 20:10 Postado Agosto 5, 2015 às 20:10 30g de castanha por dia é muita coisa!!! na verdade recomenda-se a ingestão de 1 ou 2 castanhas por dia, que da em média cerca de 6g da mesma. ???????????wtf cara daonde tu tirou isso?
chokito Postado Agosto 5, 2015 às 20:26 Postado Agosto 5, 2015 às 20:26 Mas é verdade. Recomenda-se 1 por dia, no máximo 2. O risco de intoxicação é alto de mais nessas quantidades de 20~~30 g/dia.
Guilherme Girotto Postado Agosto 5, 2015 às 20:30 Postado Agosto 5, 2015 às 20:30 Mas é verdade. Recomenda-se 1 por dia, no máximo 2. O risco de intoxicação é alto de mais nessas quantidades de 20~~30 g/dia. Pode trazer uma pesquisa?
Visitante Postado Agosto 5, 2015 às 20:41 Postado Agosto 5, 2015 às 20:41 (editado) Olá Guilherme, leia este artigo do departamento de saúde dos EUA: https://ods.od.nih.gov/factsheets/Selenium-healthProfessional/ "As discussed earlier, Brazil nuts contain very high amounts of selenium (68–91 mcg per nut) and could cause selenium toxicity if consumed regularly. Acute selenium toxicity has resulted from the ingestion of misformulated over-the-counter products containing very large amounts of selenium [2,5]. In 2008, for example, 201 people experienced severe adverse reactions from taking a liquid dietary supplement containing 200 times the labeled amount [65]. Acute selenium toxicity can cause severe gastrointestinal and neurological symptoms, acute respiratory distress syndrome, myocardial infarction, hair loss, muscle tenderness, tremors, lightheadedness, facial flushing, kidney failure, cardiac failure, and, in rare cases, death [2,6]. 6 Castanhas contém 7 vezes mais selênio que a IDR, ou seja, o ideal seria consumir de 1 a 2 apenas. Editado Agosto 5, 2015 às 20:45 por CarlosRossi
Supermoderador busarello Postado Agosto 5, 2015 às 20:41 Supermoderador Postado Agosto 5, 2015 às 20:41 Pode trazer uma pesquisa? Tem diversas citações no fórum, basta pesquisar um pouco. Castanha do pará é rica em selênio, cerca de 700 mcg por unidade. A IDR deste mineral fica abaixo de 100 mcg e o limite para intoxicação é pouco superior a 1000 mcg.
chokito Postado Agosto 5, 2015 às 20:44 Postado Agosto 5, 2015 às 20:44 https://luisamell.com.br/um-e-pouco-dois-e-bom-no-caso-da-castanha-do-para-dois-e-demais~~ Blog da Luisa Mell https://www.ehow.com.br/perigos-castanhasdopara-info_144104/ https://www.hipertrofia.org/forum/topic/18488-a-castanha-do-para-e-seus-beneficios/~~ Tópico do membro fernadows E eu já li em um artigo sobre alimentos tóxicos de um trabalho da facul, porem faz muito tempo. Falava até da castanha do Caju que também é tóxica, se consumida crua. Mas acredito que ninguém faça isso.
'Ruuby~ Postado Agosto 5, 2015 às 20:57 Postado Agosto 5, 2015 às 20:57 (editado) Sempre adorei castanha do pará e por dia ia entre 3~4 sem problemas.Mas se for para se preocupar com fator do sódio,substitua por abacate,foi uma excelente substituição para variar em minha dieta. Editado Agosto 5, 2015 às 20:58 por 'Ruuby~
Norton Postado Agosto 5, 2015 às 21:00 Postado Agosto 5, 2015 às 21:00 6 Castanhas contém 7 vezes mais selênio que a IDR, ou seja, o ideal seria consumir de 1 a 2 apenas. hahaha já teve dia de comer 30 ou mais, na maioria das vezes nem conto a única preocupação minha é não passar de 100g, questão de limitar o carbo nada mais. Creio que a quantia de selênio como tantas outras substâncias podem ser toleradas em quantidades maiores, como é o caso também da cafeína. Para alguém que nunca tomou uma xícara de café pode fazer até mal, agora para quem consome frequentemente o organismo tem uma tolerância maior.
Torf Postado Agosto 6, 2015 às 05:50 Postado Agosto 6, 2015 às 05:50 ??????????? wtf cara daonde tu tirou isso? Pode trazer uma pesquisa? Você leu o meu post nesse tópico??? Baseado em que você afirma isso? A maioria dos estudos afirma que 400 microgramas é uma dosagem que pode causar intoxicacäo. (Institute of Medicine, 2000) Um estudo realizado pela EMPRABA em 2008 buscou saber os teores de selênio nas castanhas do pará brasileiras. Como há uma certa quantidade de fatores que definem a quantidade de selênio em uma castanha, é importante sempre saber que o teor varia. E muito! O estudo concluiu que há discrepâncias que chegam a 17.000 vezes a concentracäo de selênio de uma castanha para outra. O estudo concluiu que 5,24% das castanhas tinham concentracäo maior que 400 microgramas de selênio por unidade e que 25,53% tinham menos que 55 microgramas, que é o recomendado diário. O estudo concluiu que o desvio padräo é de 2,09 mg.100 g-1 ou usando sua referência de 20 gramas, temos uma quantidade de 418 microgramas de selênio em 20 gramas de castanha do pará. O que eu concluo com isso? Que 20 gramas pode ser um valor arriscado. Eu consumiria uma ou duas unidades por dia, o que seria o suficiente para cobrir as necessidades diárias de selênio, e, pra complementar, usaria outras castanhas, nozes amêndoas, etc. Referências: FREITAS S. C. et al Meta-análise do teor de selênio em castanha-do-brasil Braz. J. Food Technol., v. 11, n. 1, p. 54-62, jan./mar. 2008 INSTITUTE OF MEDICINE (Estados Unidos). DRI - Dietary reference intakes for vitamin C, vitamin E, selenium and carotenoids: a report of the panel on dietary antioxidants and related compounds. Washington: National Academy, 2000. 506 p. P.S: Talvez eu esteja errado ou desatualizado, por isso ficaria muito contente com uma resposta sua justificando sua afirmacäo. Qualquer coisa pesquise no google sobre toxicidade do selênio. Leia como a grande maioria dos sites na internet, revistas de saúde, de esporte, etc, recomendam a ingestäo de apenas 1 castanha por dia. Alguns recomendam duas. Exemplos: "Uma pesquisa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP comprovou que uma unidade de castanha por dia é o suficiente para melhorar a produção de selênio no organismo. " https://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/mais-idade/porque-voce-deve-comer-uma-castanha-ao-dia/ "Um estudo da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, afirma que a ingestão diária de duas castanhas-do-pará eleva em 65% o teor de selênio no sangue. No entanto, as castanhas produzidas no Norte e no Nordeste do Brasil são tão ricas em selênio que bastaria uma unidade para tirar o mesmo proveito. " https://mdemulher.abril.com.br/saude/maxima/saiba-as-vantagens-de-consumir-castanha-do-para "A recomendação é de que um adulto consuma, no mínimo, 55 microgramas de selênio por dia, diz a nutricionista Bárbara Rita Cardoso, pesquisadora do Laboratório de Minerais da Universidade de São Paulo. E com uma unidade da nossa castanha já é possível encontrar bem mais do que isso de 200 a 400 microgramas do bendito. Aliás, o limite de consumo diário do mineral é de 400 microgramas" https://mdemulher.abril.com.br/saude/saude/retarde-o-envelhecimento-comendo-uma-castanha-por-dia “A castanha-do- Pará é rica em selênio, um mineral importante para o organismo, em especial para o sistema imunológico, mas que em excesso se acumula no organismo e causa reações adversas como irritabilidade, dores e fraqueza muscular. Mas para atingir uma dose excessiva, é preciso consumir 10 castanhas-do-Pará por dia, e fazer isso por um período prolongado. Resumindo: a dose ideal e suficiente é de 1 castanha-do-Pará por dia. " https://luisamell.com.br/um-e-pouco-dois-e-bom-no-caso-da-castanha-do-para-dois-e-demais
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora