Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Café Pra Que Te Quero!


Sol Hipertrofia

Posts Recomendados

Boa Noite gente, bem, como uma amante do bom cafezinho (especialmente o mineiro uai :wub: ), segue um texto que cita alguns benefícios que essa delícia pode proporcionar.

Mas primeiro gostaria de expor minha experiência com a cafeína, comecei a tomá-la como forma de suplemento a algum tempo primeiramente pelo seu potencial termogênico (na época estava em uma fase de perda de peso) e também para um up no pré-treino, porém não dei atenção suficiente as indicações que diziam "cuidado com as dosagens, cafeína pode gerar um certo tipo de vício". Logo, lá estava eu tomando 4 caps de 220mg de cafeína por dia, prestes a ter uma parada cardíaca, com dores de cabeça constantes e meu corpo pedindo cada vez mais.

Dosagem, meus caros, é a diferença entre o remédio e o veneno.

Hoje em dia não tomo mais o suplemento em si, estou aprendendo a educar minha mente para os treinos (incentivo interno), mas nos dias em que o trabalho é pesado e a faculdade exaustante, não me impeço de ter na cafeína um auxílio comedido.

Texto extraído e editado de Musculação.net:

"OS BENEFÍCIOS DO CAFÉ

O café não é apenas uma bebida quente e estimulante. Na verdade, aquela que é uma das bebidas mais consumidas do planeta pode proporcionar vários benefícios, incluindo para a saúde, que a maioria das pessoas desconhece.

Ao longo dos últimos anos e décadas, cientistas têm vindo a estudar os efeitos do café em vários aspetos da saúde e os seus resultados são surpreendentes.

Aqui estão (...) motivos pelo qual o café pode na verdade ser uma das bebidas mais saudáveis do planeta.

O CAFÉ PROMOVE A PERDA DE GORDURA

Sabia que a cafeína está presente em praticamente todos os suplementos para perda de gordura? Existe uma razão para isso… a cafeína é uma das poucas substâncias naturais que realmente promove uma maior queima de gordura. Vários estudos comprovaram que a cafeína pode aumentar o ritmo metabólico por 3-11%.

Outros estudos mostraram que a cafeína pode aumentar especificamente a queima de gordura, em até 10% em indivíduos obesos e até 29% em pessoas com níveis reduzidos de gordura. No entanto, é possível que esses efeitos possam menos notórios naqueles que consomem bebidas que contêm cafeína há bastante tempo.

O CAFÉ PODE AUMENTAR O RENDIMENTO DESPORTIVO

A cafeína estimula o sistema nervoso, fazendo com que este sinalize as células adiposas para que estas degradem o se tecido adiposo e libertem ácidos gordos na corrente sanguínea para depois poderem serem utilizados como combustível.

Mas a cafeína também aumenta os níveis de epinefrina (Adrenalina) no sangue. A adrenalina é a hormona de “lutar ou fugir”, concebida para preparar os nossos corpos para realizar atividades físicas intensas.

Dado esses efeitos, não é de surpreender que a cafeína possam aumentar o rendimento físico por uma média de 11-12%. Por causa disso, faz sentido beber uma xícara de café forte cerca de meia hora antes de começar o seu treino.

O CAFÉ NÃO PROVOCA PROBLEMAS CARDIOVASCULARES

Afirma-se com frequência que a cafeína pode aumentar a tensão arterial e isso é verdade, mas o efeito é pequeno (3-4 mm/Hg) e normalmente desaparece quando as pessoas bebem café com regularidade. No entanto, esse efeito pode persistir em algumas pessoas, portanto mantenha isso em mente se tiver tensão arterial elevada.

Dito isto, os estudos realizados até hoje não suportam a teoria de que o café aumenta o risco de doenças cardiovasculares, de fato, existem algumas provas de que as mulheres que bebem café têm um risco menor de virem a sofrer de problemas cardiovasculares.

Alguns estudos também mostram que os consumidores de café têm um risco 20% menor de virem a sofrer de um AVC.

O CAFÉ CONTÉM NUTRIENTES E ANTIOXIDANTES

O café não é apenas água escura. A verdade é que muitos dos nutrientes que estão presentes nas sementes de café acabam por ir parar à bebida de café, que na verdade contem uma quantidade decente de vitaminas e minerais.

Uma xícara de café contém:

  • 6% da DDR (Dose Diária Recomendada) de Ácido Pantotênico (Vitamina B5).
  • 11% da DDR de Riboflavina (Vitamina B2).
  • 2% da DDR de Niacina (B3) e de Tiamina (B1).
  • 3% da DDR de Potássio e Manganésio.

Pode não parecer muito, mas se beber várias xícaras de café ao longo do dia, estes valores aumentam bastante.

Mas isto não é tudo. O café também contem uma grande quantidade de antioxidantes.

CONCLUSÃO

Mesmo apesar do consumo de quantidades moderadas de café ser bom para si, a ingestão de quantidades excessivas ainda pode ser prejudicial.

De forma a assegurar-se de que preserva os seus benefícios para a saúde, não adicione açúcar ou substâncias estranhas no seu café.

De fato, o café parece mesmo ser uma das bebidas mais saudáveis que pode ingerir."

Bem, muito bom saber que uma bebida tão simples, farta em nosso país, pode nos trazer tantos benefícios! (Claro, não me vá fazer uma café e lotá-lo de cremes, açúcar, chocolate e não sei mais o quê e continuar achando que está tudo ok, é bom ter senso nas escolhas né!)

Espero que tenham gostado! ;):smile_anim::thumbsup_anim:

Editado por Sol Hipertrofia
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Artigo interessante sobre o café, antes de tudo quero afirmar que gosto de café e faço o uso 2x ao dia.

Café é interessante, tem propriedades benéficas, porém cuidado com o pH do café, ainda mais quem tem a cultura de usar outras fontes com pH baixo, esta sinergia é negativa para o organismo.

Quanto mais ácido o corpo, isto é, pH menor que 7/7.5, mais propício a doenças e câncer, então, uma boa seria alcalinizar o corpo concomitantemente.

No que tange a cafeína, só pra deixar um registro, para quem gosta de usá-lo em estudos dá pra fazer uma conta de 1 - 1.2mg por kg (uma pessoa de 75kg usaria em torno de 75-90mg para este fim), no que se refere ao treino, em torno de 3mg/kg (75kg = 225mg).

Editado por rubronegro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Artigo interessante sobre o café, antes de tudo quero afirmar que gosto de café e faço o uso 2x ao dia.

Café é interessante, tem propriedades benéficas, porém cuidado com o pH do café, ainda mais quem tem a cultura de usar outras fontes com pH baixo, esta sinergia é negativa para o organismo.

Quanto mais ácido o corpo, isto é, pH menor que 7/7.5, mais propício a doenças e câncer, então, uma boa seria alcalinizar o corpo concomitantemente.

No que tange a cafeína, só pra deixar um registro, para quem gosta de usá-lo em estudos dá pra fazer uma conta de 1 - 1.2mg por kg (uma pessoa de 75kg usaria em torno de 75-90mg para este fim), no que se refere ao treino, em torno de 3mg/kg (75kg = 225mg).

Obrigada pelos esclarecimentos e vou pesquisar sobre o ph desta bebida, confesso que não aprofundei sobre o assunto, mas entrará na pauta de estudos! E a cafeína em excesso, pelo amor de Deus, não compensa mesmo! Boa noite!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E quanto seria essa quantidade exagerada? Eu tomo diariamente algo entre 500ml e 1L. É muito?

Rapaz isso aí é exagero, não esqueça que a cafeína tbm vicia. Meu pai é dependente a muito tempo e quando não toma sente dores de cabeça etc, ele costuma tomar bastante. Eu nem curto muito, tomo quando tem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz isso aí é exagero, não esqueça que a cafeína tbm vicia. Meu pai é dependente a muito tempo e quando não toma sente dores de cabeça etc, ele costuma tomar bastante. Eu nem curto muito, tomo quando tem.

Também já fui viciado em cafeína. Quando deixei de fumar maconha não tive tanta abstinência quando deixei de tomar café. Isso que fumei por uns 7 anos quase todos os dias. O café eu tomei em torno de 1lt-1,5lt nos últimos tempos, no trabalho era cafézinho toda hora e antes de sair de casa já mandava umas duas xícaras.

Quando deixei de fumar maconha a vontade de fumar durou 1 semana e só tive problemas em dormir pois me ajudava bastante na questão do sono.

Quando parei com o café senti ansiedade, insônia, falta de concentração, falta de interesse, dor de cabeça, espasmos musculares, vertigem e confusão mental. O que mais me prejudicou foi a falta de concentração, confusão mental e falta de interesse, pois trabalhava no meio de bastante pessoas e não me interessava/conseguia me interessar no assunto e/ou me distraia a cada segundo.

Cafeína é droga psicoativa e deve ser tratada como tal, usem com moderação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...