Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tonelagem, O Fator Mais Importante Para Hipertrofia?

FMSR

Posts Recomendados

Postado

Galera, estava pesquisando mais a sério esta questão de tonelagem e progressão para quem busca hipertrofia e pelo que pesquisei, são as vertentes mais importantes para quem monta e segue treinos visando hipertrofia.

vamos analisar por exemplo o caso do supino,

Tonelagem = total do volume vezes o peso

exemplo 1 - 5 series de 20 reps da um total de 100 reps x 50kg totais (barra e anilhas) = 5000kg de tonelagem

exemplo 2 - 5 series de 5 reps da um total de 25 reps x 100kg totais (barra e anilhas) = 2500kg de tonelagem

exemplo 3 - 5 series de 10 reps da um total de 50 reps x 75kg totais (barra e anilhas) = 3750kg de tonelagem

com estas contas simples, da para concluir que a intensidade (peso utilizado) é importante, o volume de treino é ainda mais importante, mas o fator decisivo para quem busca hipertrofia é a tonelagem total dentro do treino e posteriormente para evolução (ganho de massa) é necessário um aumento da tonelagem, quer seja no volume de treino (series e reps) quer na intensidade (peso utilizado), pois so assim faremos o musculo se adaptar a um estimulo maior e hipertrofiar.

O volume de treino é a variável que mais facilmente podemos mexer em nossos treinos de forma a ter os melhores ganhos, mas para não estarmos sempre a cada treino a aumentar as series ou as reps, podemos e devemos aumentar de tempos a tempos a carga, ate para evitarmos ficar 3 ou 4 horas treinando.

Postado

não

tonelagem não passa de um numero

o que importa é tempo de tensão e sobrecarga

ps: porque acha que contamos reps, ao inves de olhar pro cronometro enquanto contraimos?

qual mais facil?

se imagine fazendo rosca e tendo que olhar no relogio

10 reps na rosca direta com x carga, daria x segundos de contração muscula e é isso que importa

vias energéticas

anaerobia alatica (poquissimo tempo)

anaerobica lática, ATP PC

Postado

saintgraal, on 14 Feb 2015 - 17:13, said:

não

tonelagem não passa de um numero

o que importa é tempo de tensão e sobrecarga

ps: porque acha que contamos reps, ao inves de olhar pro cronometro enquanto contraimos?

qual mais facil?

se imagine fazendo rosca e tendo que olhar no relogio

10 reps na rosca direta com x carga, daria x segundos de contração muscula e é isso que importa

vias energéticas

anaerobia alatica (poquissimo tempo)

anaerobica lática, ATP PC

não concordo quando vc diz que tonelagem não passa de um numero. Obviamente é muito mais que isso.

Não existe apenas um caminho para hipertrofia muscular, na minha opinião a questao da tonelagem é um dos caminhos para la chegar, porem também concordo que o tempo sob tensão é outro caminho, apesar de tempo sob tensão (TUT)...esta intrinsecamente ligado apenas a isso mesmo, pump que vem e vai temporariamente, não na forma de musculo "solido".

Postado

considero o fator mais importante para hipertrofia sendo a progressão de tensão. Porém para essa acontecer de uma forma ótima, os fatores como intensidade e volume tem de estar bem ajustado. No exemplo que vc deu, eu considero o segundo e terceiro exemplo como superiores ao primeiro (mesmo esse último tendo a maior tonelagem), simplesmente porque eles combinam um carga relativamente alta com um volume adequado. Tonelagem é um fator importante, mas apenas como referencia para analisar a progressão de tensão.

E TUT não é pump, é o tempo que o musculo fica sob tensão, algo mto importante para quem busca hipertrofia

Postado (editado)

tut é time under tension, tuts altos estao ligados a hipertrofia sarcoplasmática = pump...retenção de agua, líquidos, etc...não a musculo solido.<br /><br />me expliquem então, como basistas e powerlifters que fazem tuts baixos (normalmente ate 5 reps, uma media de 10 seg. de time under tension) são tao grandes e tem tanta massa muscular?<br /><br />não sera por causa da tonelagem que é sempre alta? já que apesar de fazerem poucas reps e altas cargas, fazem muitas muitas series...dando no final uma tonelagem muito alta...

Editado por FMSR
Postado

tut é time under tension, tuts altos estao ligados a hipertrofia sarcoplasmática = pump...retenção de agua, líquidos, etc...não a musculo solido.<br /><br />me expliquem então, como basistas e powerlifters que fazem tuts baixos (normalmente ate 5 reps, uma media de 10 seg. de time under tension) são tao grandes e tem tanta massa muscular?<br /><br />não sera por causa da tonelagem que é sempre alta? já que apesar de fazerem poucas reps e altas cargas, fazem muitas muitas series...dando no final uma tonelagem muito alta...

vc tá confundindo mta coisa cara...

TUT é só termo para denotar a duração da contração muscular, ele tanto pode ser alto (high reps) quanto baixo (low reps).

basistas e PL tbm treinam com reps altas, inclusive muitas vezes até mais que low reps. Não sei da onde tiraram que BB treinam só high reps e PL só treinam low reps.

Postado

Se tudo fosse tão lógico, quem faz calistenia seria pura retenção e pump.

Creio que o jogo de: Tempo sobre Tensão (intensidade) + Amplitude + Numero de articulações envolvidas. É a soma mais adequada ao que se refere a força, hipertrofia, consequentemente ganho de peso.

Postado (editado)

Façam híbridos e larguem essas teorias. Treino 75% mio 25% sarco = sucesso

eu tbm concordo.

o primeiro ponto é sair da sona de conforto.

todo treino hipertrofia.

o treino teoricamente mais correto pode levar o individuo a atrofiar. e o treino teoricamente menos correto pode levar o individuo a hipertrofiar.

depende de alguns fatores, dentro deles, DIETA, genetica,hormonios (produção natural) etc etc etc

Editado por Lander18
Postado

topico bacana, acompanhando a discussão

Pois é, a discussäo tá interessante mesmo.

O que eu acho que está acontecendo é que o autor do tópico retrata a tonelagem como o fator MAIS IMPORTANTE. Creio que o autor está com uma interpretacäo equivocada do que o pessoal está falando. Creio que a maioria näo está menosprezando a tonelagem, mas sim dizendo que há coisas mais importantes do que ela.

Postado

vc tá confundindo mta coisa cara...

TUT é só termo para denotar a duração da contração muscular, ele tanto pode ser alto (high reps) quanto baixo (low reps).

basistas e PL tbm treinam com reps altas, inclusive muitas vezes até mais que low reps. Não sei da onde tiraram que BB treinam só high reps e PL só treinam low reps.

não, a maior parte do tempo é com baixas reps, mas sim treinam com reps altas pra acumulo de metabólicos o que propicia o aumento da força

é o contrário.

a sarco sequer atinge a mio.

a mio só é recrutada eficientemente se usadas cargas altas 80 a 95% rm

o que ele quis dizer com isso - creio eu - é que como a sarco mantem o musculo nutrido isso aumenta a capacidade de treinamento,

por isso boa parte - senao todas - as periodizações começam com um estimo metabolico pra depois chegar no estimo tensional

Postado

não, a maior parte do tempo é com baixas reps, mas sim treinam com reps altas pra acumulo de metabólicos o que propicia o aumento da força

o que ele quis dizer com isso - creio eu - é que como a sarco mantem o musculo nutrido isso aumenta a capacidade de treinamento,

por isso boa parte - senao todas - as periodizações começam com um estimo metabolico pra depois chegar no estimo tensional

se foi isso o que ele quis dizer, nesse ponto da pra concordar

Postado

dependendo do treino eles fazem mais high reps sim, tipo WSB

Postado

dependendo do treino eles fazem mais high reps sim, tipo WSB

a WSB MESMO? os treinos deles de PL MESMO?

tem alguma fonte? nunca achei nada especifico assim

Postado

a WSB MESMO? os treinos deles de PL MESMO?

tem alguma fonte? nunca achei nada especifico assim

então, seus templates são compostos assim (até onde eu sei), até porque é complicado colocar mais volume num ME e DE do que se coloca num repetitive method por exemplo. O julio_smg32 que me disse isso uma vez, ele mesmo treinava com muita high reps

Postado

então, seus templates são compostos assim (até onde eu sei), até porque é complicado colocar mais volume num ME e DE do que se coloca num repetitive method por exemplo. O julio_smg32 que me disse isso uma vez, ele mesmo treinava com muita high reps

os templates que conheço deles são só os voltados pra algum outro esporte como o FA, nunca vi um template de PL deles, quem pdoeria falar melhor sobre isso é o gremista mas ele largou fora

Postado

os templates que conheço deles são só os voltados pra algum outro esporte como o FA, nunca vi um template de PL deles, quem pdoeria falar melhor sobre isso é o gremista mas ele largou fora

vc se refere ao WS4SB do DeFranco, certo? porque o WSB mesmo é voltado para PL, inclusive eles tem ótimos atletas e várias marcas altas

Postado

vc se refere ao WS4SB do DeFranco, certo? porque o WSB mesmo é voltado para PL, inclusive eles tem ótimos atletas e várias marcas altas

to ligado, o WS4SB é uma adaptação dos metodos deles - se bem me lembro -, mas os bons numeros da WSB acho que sao dos atletas equipados e nao raw, nem sei se eles competem raw

falando em templates deles:

https://www.exrx.net/WeightTraining/Powerlifting/Westside.html

Postado

é o contrário.

a sarco sequer atinge a mio.

a mio só é recrutada eficientemente se usadas cargas altas 80 a 95% rm

se foi isso o que ele quis dizer, nesse ponto da pra concordar

então eu falei de forma muito simplista e posso ter me expressado mal, só lembro de ver um video do Omar isuf que ele dizia que não tinha um tipo melhor de hipertrofia e que as duas estavam interligadas e eram importantes uma pra outra.

esse video:

Postado

então eu falei de forma muito simplista e posso ter me expressado mal, só lembro de ver um video do Omar isuf que ele dizia que não tinha um tipo melhor de hipertrofia e que as duas estavam interligadas e eram importantes uma pra outra.

esse video:

sim, tem um topico de uma entrevista que ele fez com um coach onde o Aless traduziu - e se nao me engano em mais artigos aqui fala isso - que uma hipertrofia nao acontece sem a outra

Postado

sim equipados (e bota equipados nisso :D )

pois então, seria um caso a parte - ao meu ver - pois nunca vi um template RAW que se baseia tanto em auxiliares e altas repetições como a WSB, nem treinos especificos por lift como smolov, o treino de DL do ed coan, ou templates completos como 5/3/1, the cube, sheiko, the lilliebridg method e outra infinidade de treinamentos

Postado

sim, tem um topico de uma entrevista que ele fez com um coach onde o Aless traduziu - e se nao me engano em mais artigos aqui fala isso - que uma hipertrofia nao acontece sem a outra

exatamente!

não tem como separar

o corpo não tem "botoes"

esse video:

ahhhh radec, agora entendi

uma complementa a outra sim...

uso como meio de periodizar com alguns alunos por exemplo

sempre começo pela sarco, ca entre nós, não tem como começar com mio com um aluno iniciante com objetivo recreativo

Postado

pois então, seria um caso a parte - ao meu ver - pois nunca vi um template RAW que se baseia tanto em auxiliares e altas repetições como a WSB, nem treinos especificos por lift como smolov, o treino de DL do ed coan, ou templates completos como 5/3/1, the cube, sheiko, the lilliebridg method e outra infinidade de treinamentos

cara, acho que ao contrários russos, os treinos ocidentais constumam seguir mais essa linha, não? o 5/3/1 é uma cópia barata do WSB, ele tbm tem mais high reps

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...