Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Physical Culture - A Era De Antes Dos Suplementos E Das Drogas

Posts Recomendados

Postado

Não tem as medidas desse Artur ai?

Olha não achei, tirando alguns ai que são famosos, tem outros que você acha as informações em sites russos, ai bem complicado achar.

  • Respostas 2,7k
  • Visualizações 410,9k
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

  • Uma coisa é fato, eles eram incrivelmente fortes e sabiam o valor da força na construção de massa, os treinos eram insanos mas mesmo naquela época já existiam os frangos que usavam apenas os "ap

  • Para muitas pessoas o bodybuilding "forte" é representado na década de 1970 "Era de Ouro", com caras como Arnold, Franco, Ferrigno e Zane. Mas a construção muscular não começou ali. Da década de 1940

  • Não só os atletas que vimos aqui por fotos preto e branco tinham ótimos shapes sem uso de drogas, como a maioria nem visava obter tal físico, treinavam para suas modalidades esportivas, as mais variad

Imagens Postadas

Postado
  • Este é um post popular.

Jasper Benincasa | Homens que você deveria conhecer #27

Jasper, uma pessoa desconhecida em praticamente todos os meios. Mas esse homem é popular na minúscula comunidade do Bodyweight Training (treino com peso do corpo), que foi inspirada durante muitos anos pelos feitos dessa verdadeira lenda.

Poucas coisas foram divulgadas sobre a vida pessoal de Jasper Benincasa, mas o que podemos dizer é que o atleta teve todo o seu tempo inteiramente dedicado a fazer coisas que nenhum outro homem no mundo jamais conseguiu. Jasper morreu no dia 6 de Janeiro desse ano, aos 90 anos de idade, depois de lutar contra um câncer.

BackLeverPlusTwo-620x451.jpg

O nome disso aqui é "Back Lever com peso extra". Sussa, né?

O seu primeiro feito de força considerado como algo sobrenatural foi aos 17 anos, quando fez 130 barras seguidas. Depois disso, decidiu que não faria mais barras sem algum peso extra pendurado no corpo. Era entediante.

Sua paixão era fazer barras com apenas um braço (“One Armed Chinup” ou OAC), era capaz de fazer 19 repetições seguidas com o braço direito e 18 com o esquerdo. Em 1948, fez um OAC enquanto segurava uma criança de 37kg com seu braço livre. Aos 40 anos fazia 50 OACs alternados. Muitos dizem ter visto ele fazendo mais de 3 series com 40 repetições, trocando entre um braço e outro a cada repetição. É quase impossível imaginar um alguém com toda essa força.

Era bem comum, pela similaridade, associarem seus feitos de força aos exercícios praticados por ginastas, mas ele era categórico:

“Ginastas usam impulso, eu gosto de movimentos de força porque são puros”.

Suas proezas absurdas não se limitam a barra fixa. Jasper subia cordas como ninguém. Antigamente, subir cordas era considerado um esporte como qualquer outro, com seu treinamento específico e suas próprias competições.

Em uma competição no YMCA (sem trocadilhos, senhores) em 1948, subiu uma corda de 6 metros em 2.4 segundos. Mas não venceu a competição. Jasper esqueceu de bater na marca indicada e sinalizar a vitória. O recorde na época era 2.8 segundos. Jasper também subiu uma corda com uma pessoa de 67kg amarrada em suas pernas.

Em um evento no Madison Square Garden, o atelta subiu uma corda na posição de Front Lever. Dezenas de pessoas também afirmam já terem visto Jasper subir uma corda utilizando apenas um braço, obviamente sem o auxilio das pernas.

Outros de seus feitos impressionantes foram uma Cruz em argolas de ginástica utilizando apenas um dedo de cada mão, e um front lever com apenas um dedo.

Mas foi outro mérito que eternizou Jasper Benicasa como sendo um dos homens mais fortes do mundo: o Close to Impossible, que provavelmente se chamava apenas Impossible, antes dele conseguir se sustentar por aproximadamente 3 segundos nessa posição:

closetoimpossible.jpg

"Hey, Joe. Acho que a gente vai ter que trocar o nome desse troço aí"

Quando perguntado com que freqüência treinava, respondeu em sua simplicidade:

“Eu treinava sempre que podia. Trabalhava como operário de construções e, quando estava cansado de trabalhar, fazia barras por toda extensão dos andaimes, alternando de um braço para o outro. Minha esposa nunca entendeu porque eu chegava tão cansado em casa”.

Jasper Benincasa fez sua última barra com um único braço aos 89 anos, duas semanas antes de ser internado.

Fonte: Papo de homem.

Postado
  • Este é um post popular.

20121202121644264056i.jpg

Quem nunca ouviu falar de Anderson Silva, Vitor Belfort, José Aldo e Júnior Cigano? Estes e outrosnomes se tornaram conhecidos no Brasil por causa de uma sigla: MMA. O conjunto de letras refere-se a um tipo de luta que mistura vários estilos de combate: a Mixed Martial Arts ou as artes marciais mistas em português.

Mas bem antes deles, quando não havia Dana White e nem circuitos profissionais, um lutador negro com 1,93m de altura e mais de 100 kg fez história no mundo da luta e colaborou diretamente para o fortalecimento do MMA. O nome dele? Casimiro de Nascimento Martins, o Rei Zulu, considerado uma lenda viva do Vale Tudo nacional, principalmente por ser o oposto dos lutadores atuais super treinados em uma ou mais artes marciais tradicionais.

Rei Zulu viajou pelo Brasil com uma única intenção: ser considerado o maior lutador do país. Para isso, visitou centenas de academias, dos mais variados estilos de luta, somente para desafiar o mestre de cada uma delas. Passou 150 lutas sem ser derrotado e desse jeito, ganhou fama e passou a assombrar o coração dos homens. O mais incrível é que alcançou esse feito sem dominar nenhuma modalidade marcial e sem freqüentar nenhuma academia, fosse para praticar uma arte ou colocar o corpo em dia.

O maranhense era um autodidata. Um brigador de rua com técnica própria, que se preparava treinando por conta própria no quintal da sua casa levantando pedras e arrastando de pneus. A principal característica de Zulu era a mania de fazer caretas e zombar do adversário, o que nos faz lembrar Anderson Silva, o Spider, que também costuma “brincar” com o oponente durante o combate.

Rei Zulu e o estilo Tarracá

Poucos sabem, mas o Rei Zulu resgatou uma tradição dos índios e negros maranhenses para criar um estilo de luta próprio, o qual denominou de “Tarracá”. A prática consiste, simplesmente, em aplicar a melhor queda no oponente e foi muito utilizado pelo lutador durante a infância, ou melhor, foi algo queaprendeu quando criança e, que, serviu para seu objetivo em conquistar o Brasil.

Foram mais de 17 anos de invencibilidade (150 lutas) alcançados utilizando o próprio estilo. Para justificar a criação desta forma peculiar de luta – baseada apenas na força bruta – e por não pertencer a uma escola do Vale Tudo, disseminou a sua arte pelo mundo afora, assim como através do filho Zuluzinho. “Começou desde criança. Eu tarracava muito com meus colegas e todos me diziam para lutar pelo Brasil e foi isso que fiz quando me alistei no quartel. Derrotei um faixa preta de jiu-jítsu fácil o que me fez prosseguir com as lutas’, relembrou.

Postado

Assisti ao Zulu, no auge da carreira, na segunda metade da década de 80, em Curitiba.

Que em me lembre foram três lutas, a primeira contra o "Mestre Hélio", representante do Kung Fu, em seguida contra o Brazão e depois contra o Metralha, ambos do Tele-Catch.

Todas as lutas foram no Círculo Militar.

Contra o referido mestre do Kung Fu, cuja procedência era até então desconhecida no meio, Zulu finalizou o rapaz com uma guilhotina em pé.

Contra o Brazão e contra o Metralha, não sei se ambos pensavam que iria ser Tele-Catch, mas foi triste.

Contra o Brazão, Zulu aplicou uma espécie de suplê de frente, fazendo com que o pobre lutador, saísse por entre as cordas pra fora do ringue e desmaiasse, sangrando e com a clavícula fraturada.

Contra o Metralha foi meio feio. Bem feio, aliás. A luta começou, Metralha começou a estudar o negão e, em meio a tentar aplicar-lhe uma baiana (double leg), Zulu nem mexeu-se do lugar. Riu-se e aplicou-lhe um tapa no meio das costas do barbudo ainda insistindo em tentar tirar-lhe do lugar. Foi quando, de repente, Metralha acusou uma grave contusão no que aparentemente ele não sabia mostrar com clareza, parecendo ser ora a perna ora as coxas, enfim, saltou por entre as cordas pra fora do ringue e não mais voltou, pra revolta da torcida.

Zulu levou um atraso em Paranaguá, com um professor de Kung Fu, este sim, conhecido da cidade.

Quis o destino pregar uma peça no Zulu. Em meio à poluição digital de tantos vídeos que temos à disposição no youtube, desgraçadamente há uma espécie de complô contra esse lutador. Digitem "Rei Zulu" e observem o que há. Vídeos e mais vídeos de um senhor lutando com 50, 60 e sim, 70 anos, perdendo, obviamente. Alguns dirão "mas ele lutou no PRIDE". Com qual idade? Quais técnicas já eram de conhecimento do mundo do então Vale-Tudo na época? Nem vou me dar ao trabalho. Tentem vocês e concluam.

Oras bolas, por que não se divulgam os vídeos das centenas de nocautes e finalizações que esse cidadão teve em sua carreira? Um dos únicos vídeos onde ele é mostrado em seu auge (entendo 36 anos ainda como tal) é exatamente aquele onde ele perde pro Rickson.

Zulu segue uma sina parecida com a do "Diabo Louro", que peitou o "Garotão" (Carlson Gracie) na época de tal forma que Mestre Carlos Gracie não quis remarcar uma segunda luta. O primeiro busca praticamente um meio de sobrevivência para comprar comida enquanto que o segundo, mesmo ostentando uma faixa vermelha-preta de JJ, é desconhecido da grande parte da comunidade.

11 e 13/09/21 @ BW 135 kg: SQ: 150 kg; BP: 130 kg ; DL: 180 kg ; OHP: 90 kg ; IPF Points: 51 (www.ipfpointscalculator.com)

Jun 2022 @ BW 139 kg: SQ: 164 kg; BP: 136 kg; DL: 180 kg ; OHP: 95 kg ; IPF Points: 53 (www.ipfpointscalculator.com)

Postado

Mais informaçoes Sobre pyotr Kryloff:

Pyotr seguia sua própria rotina de treino. Aqui está um trecho da hércules Magazine de 1914: Isto poderá ser útil para ajudar meus irmão de kettlebell em fazer seu próprio treinamento. Depois de aquecer eu respirava ar fresco por 10 minutos, depois ia treinar com elásticos e fazia Overhead. depois fazia 100 push ups, Corria por 15-18 minutos. Pulava como um sapo: saltos curtos com agachamento profundo. tomava um banho frio ou quente. meia hora depois eu comia o café da manhâ: ovos, 2 copos de leite, e um copo de chá doce. Vou caminhar. eu janto as cinco horas da tarde, duas horas depois eu treino com kettlebells pesados: clean e press ou clean e jerk(alternando os dias) 5-POOD BARBELL(80kgs) em pé e deitado 50 vezes( 5 séries de 10). Depois eu faço press com dois Ket. de 32 kgs 50 vezes( 5 de 10). Eu agacho com peso de 80 kgs com 100 reps. Depois eu subo escadas com um homem pesado nas minahs costas. Pra finalizar o treino faço rosca biceps com halteres de 8 kgs. Outro banho e vou caminhar. Eu treino com pesos pesados apenas uma vez na semana. E a dieta? Eucomia muita carne antes, mas hoje eu como mais vegetais e frutas eu acho que é mais útil. E não fumo.

krylov-01142007211050.jpg?resize=149%2C2

Medidas:

Altura - 170 cm (5'7 ");

Peso - 88 kg (£ 193);

Peito - 121 cm (47,6 polegadas);

Pescoço - 47 cm (18,5 polegadas);

Bíceps - 46 cm (18,1 polegadas);

Coxas - 67 cm (26,4 polegadas);

Antebraço - 35 cm (13,8 polegadas);

Cintura - 72 cm (28,3 polegadas);

Panturrilha - 41 cm (16,1 polegadas).

Postado

Credo, essa medidas estão certas? É sério que o cara tinha 46 de braço com 1,70 de altura? Isso é impressionante oO

Era isso mesmo 46 cm de braço!

Postado

Monstro!

Credo, essa medidas estão certas? É sério que o cara tinha 46 de braço com 1,70 de altura? Isso é impressionante oO


krilov2.jpg


Detalhe, ele fazia isso todo dia.

Editado por Víkingr (veja o histórico de edições)

Postado

Mais informaçoes Sobre pyotr Kryloff:

Pyotr seguia sua própria rotina de treino. Aqui está um trecho da hércules Magazine de 1914: Isto poderá ser útil para ajudar meus irmão de kettlebell em fazer seu próprio treinamento. Depois de aquecer eu respirava ar fresco por 10 minutos, depois ia treinar com elásticos e fazia Overhead. depois fazia 100 push ups, Corria por 15-18 minutos. Pulava como um sapo: saltos curtos com agachamento profundo. tomava um banho frio ou quente. meia hora depois eu comia o café da manhâ: ovos, 2 copos de leite, e um copo de chá doce. Vou caminhar. eu janto as cinco horas da tarde, duas horas depois eu treino com kettlebells pesados: clean e press ou clean e jerk(alternando os dias) 5-POOD BARBELL(80kgs) em pé e deitado 50 vezes( 5 séries de 10). Depois eu faço press com dois Ket. de 32 kgs 50 vezes( 5 de 10). Eu agacho com peso de 80 kgs com 100 reps. Depois eu subo escadas com um homem pesado nas minahs costas. Pra finalizar o treino faço rosca biceps com halteres de 8 kgs. Outro banho e vou caminhar. Eu treino com pesos pesados apenas uma vez na semana. E a dieta? Eucomia muita carne antes, mas hoje eu como mais vegetais e frutas eu acho que é mais útil. E não fumo.

krylov-01142007211050.jpg?resize=149%2C2

Medidas:

Altura - 170 cm (5'7 ");

Peso - 88 kg (£ 193);

Peito - 121 cm (47,6 polegadas);

Pescoço - 47 cm (18,5 polegadas);

Bíceps - 46 cm (18,1 polegadas);

Coxas - 67 cm (26,4 polegadas);

Antebraço - 35 cm (13,8 polegadas);

Cintura - 72 cm (28,3 polegadas);

Panturrilha - 41 cm (16,1 polegadas).

Se essa é a rotina diaria dele, pelo visto ele não trabalhava... kkkkkkkk

Postado

O cara trabalhava em circo, ou seja, ele vivia pra isso.

Postado

Johann (John) Lemm `` O Hércules Suíço ´´

Foi um famoso campeão westrler do início do século 20 (1908), foi um dos primeiros homens a consegui agachar com 250 Kgs.

Seu peso era 98 Kgs; e sua altura 1.73 m.

tumblr_lu89upQyTo1qbrivdo1_1280_zps0acb6

2478429966_49448e55c3_z_zpsd24958d1.jpgJohnLemm_zps755c9877.jpgWrestlers1900-19402_zps7c86ce5f.jpeg1_2f9138f44d5c421026418c7e3c354d17_zps47

Editado por felmg (veja o histórico de edições)

Postado

O cara trabalhava em circo, ou seja, ele vivia pra isso.

receita do sucesso, ele era pago pra ser esse monstro hardcore

Postado

vc ve quase nenhum da antiga com o peitoral saltado...

hj em dia vc vai na praia e ve varios caras com peitorais melhores que esses das antigas...

resumindo... acho que sou da antiga, estou no tempo errado :(

Postado

receita do sucesso, ele era pago pra ser esse monstro hardcore

Eles trabalhavam em circo fazendo apresentações como o Vikingr disse, mais também tinham vários que eram atletas de ponta na época, lutadores, ciclistas, levantadores olímpicos, nadadores, vale lembrar ao pessoal que o corpo deles não era resultado somente dos pesos mais também de outras atividades que eles mesclavam.

Rapaz o pessoal aqui e neurado com essa tal desse peito ein, realmente na praia você ver os caras com o peito saltado como você disse, em compensação os caras tem superiores que nem chegam perto do pessoal dessa época.

Acredito que as maquinas fotográficas da época também não ajudavam muito.

Postado

sandow te 2 livros : Strength and how to Obtain it e tbm Sandow's System of

Physical Training

Editado por T_rex (veja o histórico de edições)

Se você perde muito tempo pensado

em fazer algo, você nunca vai

conseguir. Dê, pelo menos, um passo

por dia em direção ao seu objetivo.

Postado

Dando continuidade,

Vou colocar aqui a foto de um pessoal que se tem pouca informação a respeito, além de não terem medidas também e poucas fotos.

John Garon

392279_1115561637855_zps5f218265.jpgkb-02-04-01_zpsa86cfd23.jpg

William Beattie - The Scoottish Apollo

williambeattie-scottishapollo_zpsfd2c602Apollo_zpsfd8a81e2.jpg

Alfred Monte Woolaston `` Monte Saldo ´´

AlfredMonteWoolastonAKAMonteSaldo_zpsb68

Editado por felmg (veja o histórico de edições)

Postado

Nossa, que genética esse John Garon tinha, shape lindo! *-*

"Dizem que eu vou morrer, mas todo mundo vai um dia, dane-se, eu sou ferreira, morro na academia"

Postado

Dando continuidade,

Vou colocar aqui a foto de um pessoal que se tem pouca informação a respeito, além de não terem medidas também e poucas fotos.

John Garon

392279_1115561637855_zps5f218265.jpgkb-02-04-01_zpsa86cfd23.jpg

William Beattie - The Scoottish Apollo

williambeattie-scottishapollo_zpsfd2c602Apollo_zpsfd8a81e2.jpg

Alfred Monte Woolaston `` Monte Saldo ´´

AlfredMonteWoolastonAKAMonteSaldo_zpsb68

Puta antebraços que esses caras tinham, também eram fortes pra krl... Apesar de achar o shape deles fodas não se encaixem com o meu pra eu ter uma comparação.

Bom tópico!

tumblr_nahjymWdou1r88u00o1_250.gif

Postado

Um breve artigo traduzido do site www.artofmanliness.com, que traz alguns marcos de capacidade física que todo homem deveria poder realizar, para salvar pelo menos a própria vida numa adversidade.


Cinco exercícios que todo homem deve dominar para salvar a própria vida.

Em 1926, o entusiasta da cultura física e strongman Earle Liederman escreveu um livro chamado Endurance. Nele, Liederman levanta a questão de que todo homem deve estar fisicamente apto o suficiente para salvar sua própria vida em uma emergência.

savelife2.png

Ele define cinco parâmetros de capacidade física que indicam se um homem está preparado para esta missão. Nenhuma exige que você seja capaz de levantar 200kg no supino ou ter uma barriga tanquinho. Pelo contrário, o foco dele está na força e na resistência para correr, nadar, ou puxar-se para um local seguro. Se você está procurando objetivos para o treino, os cincobenchmarks de Liederman são bons para começar.

De acordo com Liederman:

Citar:\"Todo homem deve ser capaz de salvar sua própria vida. Ele deve ser capaz de nadar bastante e correr rápido por tempo suficiente para salvar a sua vida em caso de emergência e necessidade. Ele também deve ser capaz de elevar-se e um número razoável de vezes, e ele deve ser capaz de saltar a uma altura e distância razoáveis.


Um homem deve ser capaz de:

Nadar meia milha (800 metros) ou mais.

swimming.png



Correr em alta velocidade por 200 metros ou mais.

sprinting.png



Saltar sobre obstáculos mais altos que a sua cintura.

hurdle.jpg



Elevar seu corpo com a força dos braços, até que o queixo tocar suas mãos, pelo menos 15-20 vezes.

pullpups.jpg



Mergulho entre barras paralelas ou entre duas cadeiras, pelo menos 25 vezes ou mais .

parallebar.png

Postado

Um breve artigo traduzido do site www.artofmanliness.com, que traz alguns marcos de capacidade física que todo homem deveria poder realizar, para salvar pelo menos a própria vida numa adversidade.

Cinco exercícios que todo homem deve dominar para salvar a própria vida.

Em 1926, o entusiasta da cultura física e strongman Earle Liederman escreveu um livro chamado Endurance. Nele, Liederman levanta a questão de que todo homem deve estar fisicamente apto o suficiente para salvar sua própria vida em uma emergência.

savelife2.png

Ele define cinco parâmetros de capacidade física que indicam se um homem está preparado para esta missão. Nenhuma exige que você seja capaz de levantar 200kg no supino ou ter uma barriga tanquinho. Pelo contrário, o foco dele está na força e na resistência para correr, nadar, ou puxar-se para um local seguro. Se você está procurando objetivos para o treino, os cincobenchmarks de Liederman são bons para começar.

De acordo com Liederman:

Citar:"Todo homem deve ser capaz de salvar sua própria vida. Ele deve ser capaz de nadar bastante e correr rápido por tempo suficiente para salvar a sua vida em caso de emergência e necessidade. Ele também deve ser capaz de elevar-se e um número razoável de vezes, e ele deve ser capaz de saltar a uma altura e distância razoáveis.

Um homem deve ser capaz de:

Nadar meia milha (800 metros) ou mais.

swimming.png

Correr em alta velocidade por 200 metros ou mais.

sprinting.png

Saltar sobre obstáculos mais altos que a sua cintura.

hurdle.jpg

Elevar seu corpo com a força dos braços, até que o queixo tocar suas mãos, pelo menos 15-20 vezes.

pullpups.jpg

Mergulho entre barras paralelas ou entre duas cadeiras, pelo menos 25 vezes ou mais .

parallebar.png

Estava pensando em algo parecido ultimamente. Eu e meu primo e tio fomos brincar de subir cordas presas em arvores e me senti humilhado. Tiro quase 2x meu bw do chão no terra mas não consegui subir e descer a corda mais de uma vez. Faltou força e resistência para a pegada rustica que a corda proporciona. Fiquei com a impressão ruim, sou relativamente forte mas continuo um bosta.

Assim que levantar daqui vou comprar uma corda para incrementar o treino de costas e companhia.

Também estou projetando fatgripz caseiras e investindo no condicionamento. A meta é atravessar o quarteirão da minha casa (200m) com um saco se cimento (ou coisa parecida com 50kg ou mais) em cada mão, correndo.

Ah, meu tio e meu primo trabalham como mecânicos e agricultores.

Postado

Isso seria uma forma de crossfit mais antigo. Além destes exercicios citados, poderiam acrescentar o terra. squat, farmers walk e etc...

Postado

Klemes Bul - Letónia - 1910

bull-005_zpsbf84b2b1.jpgbul_zps4c0bbb20.jpg

4yu_zps73652686.jpg

Emilie Deriaz & Maurice Deriaz - França

Eles foram dois irmãos levantadores de peso e wrestlers que fizeram muito sucesso no início do século 20, nasceram na Suíça, mas precocemente mudaram para a França.

Maurice Deriaz Emilie Deriaz

59fc27e366ffae7fe9f895dacd65_zps9f116cc1TDTHG00Z_zps1ff69932.jpg

Maurice tinha 90 Kg, e 167 cm de altura. Emilie tinha 99 Kg, e 172 cm.

Segundo os dados constam eles tinha medidas semelhantes nos grupos musculares, Bíceps: 43cm , Ante-braços: 35cm, Pernas: 66cm Panturilha: 41cm , Peito-expandido: 120cm, Pescoço: 48 cm, Cintura: 89cm.

Essas medidas são do mais pesado, acredito que o Irmão mais leve devia ter pouco diferença nas medidas.

Editado por felmg (veja o histórico de edições)

Postado

kimuraflags.jpg
Navegando como sempre nas páginas da web, encontrei um texto falando sobre a história do judô,até aí nada de mais, mas oque me chamou a atenção foi a maneira em que o autor descreveu a luta entre Hélio e Kimura em 1955...interessante!
vejam a baixo...


MASAHIKO KIMURA (1917-1993).

No ano de 1917 nascia MASAHIKO KIMURA, JUDOCA que obteve o 5º DAN com apenas 18 anos e 7º DAN com 27 anos.

É interessante observar que KIMURA não se contentava apenas em exercitar-se de uma forma humanamente normal, considerando que levantava pesos extraordinários para o seu físico, uma vez que fazia 1000 (mil) pushups non-stops, quatro vezes por dia, ou, ao menos seis horas de exercício por dia.
Não satisfeito, ainda era conhecido como “MATADOR DE ÁRVORES”, uma vez que passava de três (3) a quatro (4) horas todas as noites, preferencialmente a partir das 00:00 hora, fazendo UCHI-KOMI (entradas) em árvores, testando as suas técnicas ofensivas e defensivas. Naturalmente, tamanho arrojo, determinação e saga causavam com algum tempo a morte das árvores, coisa que o fazia procurar outras em outro bosque ou local. Antes de entrar no mérito desta luta, preciso fazer umas preliminares:


1- A verdade geralmente nunca é aquilo que lhe dizem, mas aquilo que você constata;

2- Existem princípios filosóficos nas Artes Marciais, principalmente no Judô, que dizem o seguinte:


I Quem teme perder, já está vencido;
II O mais importante é competir (o resultado conserta-se amanhã);
III O judoka não se aperfeiçoa para lutar, luta para se aperfeiçoar;
IV Nunca te orgulhes de haver vencido um adversário. Quem venceste hoje, poderá derrotar-te amanhã. A ÚNICA VITÓRIA QUE PERDURA É A QUE SE CONQUISTA SOBRE A PRÓPRIA IGNORÂNCIA.

Volto a dizer mais uma vez que não é nenhum desmérito perder, uma vez que, em uma luta, alguém ganha e alguém perde. A dignidade está na sobriedade de aceitar o resultado. Lembre-se que o adversário derrotado hoje, pode ser o vitorioso amanhã, contudo, o meu inconformismo é de ter sido enganado por quarenta (40) anos, só tendo conhecimento da realidade, quando já adulto, quando com meus próprios olhos vi uma luta que a imprensa nada valorou em relação a um ESTRANGEIRO e sim a um VERDEAMARELO.
Não terço tais comentários para diminuir qualquer atleta, muito menos um que é reconhecido pela sua bravura, entretanto, não me sai da cabeça o DAVI (Hélio) frente ao GOLIAS (Kimura), isto no sentido técnico, já que não havia entre ambos tal desproporção física e que a imprensa de forma enganosa inversamente divulgou valores. Esta última chegou a ponto de dizer que a vitória de KIMURA foi um equívoco, que o canto de Hélio jogou a toalha quando o mesmo estava em plena combatividade. Absurdo, uma vez que KIMURA girava em cima de Hélio como um peão em cima de um cavalo bugre, anêmico e a cada 60º graus de giro causava (aplicava-o) dolorosas técnicas de GRAPPLING. Durante a luta, segundo informações obtidas de fontes fidedignas, inclusive internacional, captada via internet, a contenda ocorreu na forma suscitada: Kimura jogou Hélio repetidamente com IPPON-SEOI-NAGE, OSOTO-GARI, HARAI-GOSHI, imobilizou, estabilizou, virou um peão grampeando com KUZURE-KAMI-SHIHO-GATAME, KESA-GATAME, imobilizou, tentou estrangular e finalizar com chave - SANKAKU-GATAME, posteriormente, aplicou OSOTO-GARI, grampeando mais uma vez através de KUZURE-KAMI-SHIHO-GATAME e, finalmente, foi finalizado (HÉLIO) através de uma chave de braço denominada UDE-GARAMI, tendo, em virtude disso, provocado a quebra do cotovelo do braço esquerdo do opositor.

Poderia KIMURA TER POSTO UM PONTO FINAL, GANHO DE FORMA RÁPIDA A PARTIR DO INÍCIO DO COMBATE, QUANDO O JOGOU E O IMOBILIZOU. Certamente por respeito a um público enorme de cerca de vinte mil (20.000) pessoas estando, entre o mesmo, o PRESIDENTE (DR. GETÚLIO VARGAS) e VICE-PRESIDENTE DO BRASIL, seria anti-ético ter vindo de tão longe (Japão) para competir e liquidar um adversário em poucos minutos, face a sua superioridade (QUE NÃO SE PODE COMPARAR). Assim, o mesmo aplicou todas as técnicas acima referidas e ao final, finalizou o adversário, satisfazendo os expectadores e público em geral que foram deleitar-se com um espetáculo de magno tamanho.



Masahiko_Kimura_vs_Helio_Gracie_ude-gara








Os brasileiros estavam tão convictos da vitória do representante verde-amarelo, que os seguidores da família GRACIE levaram um caixão para o local de combate, para que o patriarca matasse KIMURA (isto naturalmente como símbolo), contudo, HÉLIO GRACIE precisava saber que cada um tem o seu limite e este subestimou o de KIMURA.

Ao final, ficou a última lição dada a um dos estilos de ju-jitsu, cujo grande mestre HÉLIO GRACIE é o patriarca. KIMURA É ÚNICO E NÃO EXISTIU OUTRO NA SUA ÉPOCA e este aluno de Dr. Jigoro Kano veio para mais uma vez RATIFICAR o seu novo estilo de Ju-jitsu - “O JUDÔ”.

Pondo um epílogo nas narrativas de ponta em que se encontraram mestres do Ju-jitsu, é bom observar também que o grande WALDEMAR SANTANA, aluno número 1(um) do mestre HÉLIO GRACIE E QUE O VENCEU EM UMA LUTA DE MAIS DE TRÊS (3) HORAS, TAMBÉM ENFRENTOU E FOI DERROTADO POR KIMURA.

Segundo o meu saudoso SHIHAN SHIZUKA KITAMI, o KIMURA, depois que deixou de fazer lutas livre e vale tudo, foi reabilitado pelo KODOKAN, tendo se tornado um dos professores (shihan) daquele instituto e também tendo sido mestre do meu mestre.

Texto retirado da página do Sensei Novais:
https://www.selfdefensejudo.com/pt/jigoro.html

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.