Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ovo - Um Verdadeiro Tesouro

MarLee

Posts Recomendados

Postado

DENTRO DE UM OVO, UM VERDADEIRO TESOURO!

A embalagem natural que constitui a casca do ovo guarda um verdadeiro tesouro nutricional.

Lá dentro existem proteínas da mais alta qualidade e toda a espécie de vitaminas e minerais que o nosso corpo pode desejar.

Viaje connosco ao interior deste tesouro...

O que há dentro de um ovo?

Os ovos são ricos em proteínas "de luxo", que contêm a mistura correcta de aminácidos de que o nosso corpo necessita para construir e reparar os seus tecidos. Estes aminoácidos (chamados essenciais) não podem ser fabricados pelo nosso corpo, o que faz dos ovos um alimento ainda mais desejado.

A juntar às proteínas, os ovos contêm ainda 13 vitaminas e minerais: a vitamina A, as oito vitaminas que constituem o grupo B, a vitamina D e a vitamina E, ficando apenas a faltar-lhes a vitamina C.

Quanto a minerais, os ovos possuem zinco, iodo, fósforo, potássio e uma razoável quantidade de ferro. Uma vez que este mineral é melhor absorvido com a ajuda da vitamina C, e que esta é inexistente nos ovos, aconselha-se a ingeri-los acompanhados de vegetais.

Todos estes nutrientes encontram-se sobretudo na gema dos ovos, uma verdadeira pérola alaranjada que, como é sabido, detém igualmente as gorduras e o colesterol. Assim sendo, só as pessoas saudáveis podem consumir ovos sem preocupações (quatro ovos por semana não representam qualquer perigo!).

Quem tiver problemas, deve ter em conta que o colesterol contido numa só gema corresponde à porção máxima de colesterol diária recomendada pelos cardiologistas (300 mg por dia).

Algumas dicas...

- Guarde os ovos no frigorífico, em caixas de cartão, com a parte ponteaguda para baixo (esta posição permite que a bolsa de ar fique em cima, não entrando em contacto com a gema, mais sensível).

O frio conserva-os por mais tempo. O cartão impede a casca de absorver cheiros.

- Para saber se um ovo é fresco, mergulhe-o em água com sal. Se for ao fundo, é fresco!

Tantas vantagens num só alimento!

Poucos alimentos são tão ricos e completos como os ovos. Para além disto, são um alimento relativamente barato, muito fácil de preparar, consumir e digerir.

Alguns cuidados na sua manipulação e conservação, a par de uma certa moderação no seu consumo, fazem dos ovos um alimento "cinco estrelas".

Fonte: Lusitana site

Postado

Muito bom post!!

Uma dúvida que sempre tive em relação a ovos, fazer um omelete na frigideira com um pouco de margarina (só pra nao grudar) é considerado fritura e muito prejudicial a dieta?

Postado
DENTRO DE UM OVO, UM VERDADEIRO TESOURO!

Todos estes nutrientes encontram-se sobretudo na gema dos ovos,

Este post aqui tem que ser dedicado para o Pirahy e para a minha pessoa. Os maiores defensores do consumo integral de ovo!

Postado
Amo ovo cozido!

E o ovo só podia ser foda nutricionalmente né? Pensa que aquilo vira um bicho depois!

Falo igual meu pai..

"Leandro, um ovo gera uma vida, vc imagina como ele é um alimento completo?"

Hehe... grande pai, meu herói!

Postado

Belo artigo MarLee, obrigado por compartilhar conosco.

Aqui é 4 praticamente todos os dias, hoje antes de dormir vou mandar 4 ovos inteiros com peito de peru, omelete de microondas. Muito bom mesmo, sempre defendi com unhas e dentes o consumo integral do ovo, pra ser bem sincero aposto mais fichas nele do que em qualquer outro alimento protéico, incluindo o peito de frango. Essencial, vital, fodástico.

Agora uma dúvida: os ovos fritos e cozidos não alteram em nada as proteínas. Claro, as vitaminas vão, em sua maior parte, a pique, mas as proteínas resistem. Ao fazer ovos no microondas (meu caso, só faço em microondas), que usa radiação para "cozinhar", as proteínas também permanecem intactas? Ou uma parte vai pro brejo?

Postado
bem legal esse post

parabens

agora 4 ovos por semna nao representam nenhum perigo?e quem come 12 por dia?kkkkkkkkkkkkkkkkkkk to ferrado

shaushuahsuahsuhusa

12 gemas por dia? Aí fica tenso, amigo.

Postado
Belo artigo MarLee, obrigado por compartilhar conosco.

Aqui é 4 praticamente todos os dias, hoje antes de dormir vou mandar 4 ovos inteiros com peito de peru, omelete de microondas. Muito bom mesmo, sempre defendi com unhas e dentes o consumo integral do ovo, pra ser bem sincero aposto mais fichas nele do que em qualquer outro alimento protéico, incluindo o peito de frango. Essencial, vital, fodástico.

Agora uma dúvida: os ovos fritos e cozidos não alteram em nada as proteínas. Claro, as vitaminas vão, em sua maior parte, a pique, mas as proteínas resistem. Ao fazer ovos no microondas (meu caso, só faço em microondas), que usa radiação para "cozinhar", as proteínas também permanecem intactas? Ou uma parte vai pro brejo?

Pesquisei e encontrei isso

- A estrutura da proteina é formada a partir das chamadas ligações peptidicas entre os aminoácidos, estas são as ligações primarias das proteinas, q vão até a sua forma helicoidal, das estruturas terciarias e quaternarias, atraves de ligaçoes secundarias, como pontes de hidrogenio. Enfim, parece estranho, mas nosso organismo não absorve proteínas, ele primeiramente quebra todas estas ligações, atraves de enzimas e tambem com o auxilio do pH estomacal, que esta em torno de 2 e só então ele absorve os aminoácidos das proteinas, e uma vez dentro de nosso corpo ele novamente seleciona e rearranja estes aminoacidos em novas proteinas. Então não importa se voce cozinha ou não a clara do ovo (que atraves do cozinmento irá quebrar essas estruturas, ou seja,desnaturar), pois voce irá quebrar a estrutura proteica do mesmo jeito para poder absorver os aminoacidos, cozinhando a clara do ovo voce ira acelerar o processo de absorção.

- Se uma proteína encontra um ambiente hostil, no qual a temperatura, o pH ou a concentração de eletrólitos esteja alterado, ela pode desenrolar-se e perder sua forma característica. Este processo chama-se desnaturação. As proteínas desnaturadas não são funcionais. Um exemplo comum de desnaturação é visto na fritura de um ovo. No ovo cru, a proteína (albumina) é solúvel e a clara é um fluido transparente e viscoso. Quando é aplicado calor ao ovo, a proteína altera sua forma, toma-se insolúvel e adquire uma cor branca.

essa cor branca tambem aparece quando a clara é cozida no fogão assim como no microondas . fora que a temperatura e o ph da água em fervura pode danificar as proteinas .

Espero ter ajudado, me diga como vc faz no microondas e em que recipiente,

Boas energias!!!

3õ Namastê

Postado

Tudo depende!

O colesterol do ovo interferi sim no colesterol do corpo, só que muito pouco. Gordura saturada, tabagismo, sedentarismo e genetica são o que realmente conta! Então comer 12 gemas por dia numa pessoal saudavel, que não fuma, tem uma dieta equilibrada e pratica exercicios fisicos, eu nao vejo problemas.

Agora se a pessoa ja tem algum problema (dieta ruim, fuma, sedentaria ou genetica), ai eu acharia melhor maneirar um pouco.

Quando eu passei de 1 para 4 ovos por dia, meu colesterol abaixou...

Postado
Puts, se fazer omelete na panelka de teflon então... é considerado frito? (sem oleo nenhum). Tem problema nenhum nao né? =)

Não fará diferença se o ovo foi cozido ou frito.

Postado

Obrigado pela matéria, realmente interessante... Como uns 4 ovos cozidos por dia :rolleyes:

Não fará diferença se o ovo foi cozido ou frito.

Como não? Se fritar o ovo com óleo por exemplo, fará muita diferença...

Postado
Pesquisei e encontrei isso

- A estrutura da proteina é formada a partir das chamadas ligações peptidicas entre os aminoácidos, estas são as ligações primarias das proteinas, q vão até a sua forma helicoidal, das estruturas terciarias e quaternarias, atraves de ligaçoes secundarias, como pontes de hidrogenio. Enfim, parece estranho, mas nosso organismo não absorve proteínas, ele primeiramente quebra todas estas ligações, atraves de enzimas e tambem com o auxilio do pH estomacal, que esta em torno de 2 e só então ele absorve os aminoácidos das proteinas, e uma vez dentro de nosso corpo ele novamente seleciona e rearranja estes aminoacidos em novas proteinas. Então não importa se voce cozinha ou não a clara do ovo (que atraves do cozinmento irá quebrar essas estruturas, ou seja,desnaturar), pois voce irá quebrar a estrutura proteica do mesmo jeito para poder absorver os aminoacidos, cozinhando a clara do ovo voce ira acelerar o processo de absorção.

- Se uma proteína encontra um ambiente hostil, no qual a temperatura, o pH ou a concentração de eletrólitos esteja alterado, ela pode desenrolar-se e perder sua forma característica. Este processo chama-se desnaturação. As proteínas desnaturadas não são funcionais. Um exemplo comum de desnaturação é visto na fritura de um ovo. No ovo cru, a proteína (albumina) é solúvel e a clara é um fluido transparente e viscoso. Quando é aplicado calor ao ovo, a proteína altera sua forma, toma-se insolúvel e adquire uma cor branca.

essa cor branca tambem aparece quando a clara é cozida no fogão assim como no microondas . fora que a temperatura e o ph da água em fervura pode danificar as proteinas .

Espero ter ajudado, me diga como vc faz no microondas e em que recipiente,

Boas energias!!!

Brigadão.

Sobre a proteína ser desnaturada com a alta temperatura eu já tinha conhecimento. De fato nosso organismo não absorve as proteínas, e sim os aminoácidos.

Meu receio era de que o ovo feito em microondas (ou seja, com presença de radiação), além de desnaturar as proteínas, desnaturasse os aminoácidos também. Então a desnaturação que ocorre é apenas com as proteínas? Os aminoácidos permanecem inalterados, correto?

Sobre o microondas, eu comprei tipo um "Tupperware" próprio para isso, serve pra descongelar, fazer omelete, etc. Esse Tupperware tem um furo pequeno na tampa, cuja finalidade é diminuir a pressão interna dentro do recipiente durante o tempo em que estiver no microondas, evitando assim as "explosões".

No omelete que eu faço varia, o que eu mantenho é 4 ou 5 ovos inteiros, raramente menos que isso. Ponho os ovos na Tupperware, furo as gemas e mexo até misturar bem a gema com a clara, até o líquido ficar todo amarelado. Depois, coloco qualquer outra coisa que eu ver na frente, pode ser queijo ralado, peito de peru, presunto, queijo branco, qualquer coisa. Ponho no microondas por uns 2 minutos e depois como. Agora a pouco comi um com 4 ovos inteiros e uma fatia grossa de queijo branco, picado em cubinhos.

Bjos.

Postado
Obrigado pela matéria, realmente interessante... Como uns 4 ovos cozidos por dia :rolleyes:

Como não? Se fritar o ovo com óleo por exemplo, fará muita diferença...

Refiro-me as proteínas.

Postado

E por falar em ovos, dizem que se a pessoa consumir a clara crua a absorção de proteina vai ser menor do que a pessoa comer ela cosida, mas sinceramente eu não acredito nisso, eu só não tomo ela crua pois tenho medo da salmonella.

Postado
Quando você costuma mandar as gemas?

Estou mandando no pós treino junto com 150 gr de frango + batata doce

nao é melhor mandar ovo no pre treino nao.

Po eu mando 7 ovos por dia, e os 7 com as gemas, gema é mtooo bom!! O chato é qd meu pai quer ver filme, nossa ai eu começo a peidar ai ele "nao da pra ver filme nao tu fica peidando" uahsdhuas ele fica mto puto

Postado
E por falar em ovos, dizem que se a pessoa consumir a clara crua a absorção de proteina vai ser menor do que a pessoa comer ela cosida, mas sinceramente eu não acredito nisso, eu só não tomo ela crua pois tenho medo da salmonella.

Uma vez li (há mtu tempo atrás) que a clara crua tem 51% da sua proteína absorvida, em detrimento de 91% se a clara for cozida.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...