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Ovo - Um Verdadeiro Tesouro


MarLee

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DENTRO DE UM OVO, UM VERDADEIRO TESOURO!

A embalagem natural que constitui a casca do ovo guarda um verdadeiro tesouro nutricional.

Lá dentro existem proteínas da mais alta qualidade e toda a espécie de vitaminas e minerais que o nosso corpo pode desejar.

Viaje connosco ao interior deste tesouro...

O que há dentro de um ovo?

Os ovos são ricos em proteínas "de luxo", que contêm a mistura correcta de aminácidos de que o nosso corpo necessita para construir e reparar os seus tecidos. Estes aminoácidos (chamados essenciais) não podem ser fabricados pelo nosso corpo, o que faz dos ovos um alimento ainda mais desejado.

A juntar às proteínas, os ovos contêm ainda 13 vitaminas e minerais: a vitamina A, as oito vitaminas que constituem o grupo B, a vitamina D e a vitamina E, ficando apenas a faltar-lhes a vitamina C.

Quanto a minerais, os ovos possuem zinco, iodo, fósforo, potássio e uma razoável quantidade de ferro. Uma vez que este mineral é melhor absorvido com a ajuda da vitamina C, e que esta é inexistente nos ovos, aconselha-se a ingeri-los acompanhados de vegetais.

Todos estes nutrientes encontram-se sobretudo na gema dos ovos, uma verdadeira pérola alaranjada que, como é sabido, detém igualmente as gorduras e o colesterol. Assim sendo, só as pessoas saudáveis podem consumir ovos sem preocupações (quatro ovos por semana não representam qualquer perigo!).

Quem tiver problemas, deve ter em conta que o colesterol contido numa só gema corresponde à porção máxima de colesterol diária recomendada pelos cardiologistas (300 mg por dia).

Algumas dicas...

- Guarde os ovos no frigorífico, em caixas de cartão, com a parte ponteaguda para baixo (esta posição permite que a bolsa de ar fique em cima, não entrando em contacto com a gema, mais sensível).

O frio conserva-os por mais tempo. O cartão impede a casca de absorver cheiros.

- Para saber se um ovo é fresco, mergulhe-o em água com sal. Se for ao fundo, é fresco!

Tantas vantagens num só alimento!

Poucos alimentos são tão ricos e completos como os ovos. Para além disto, são um alimento relativamente barato, muito fácil de preparar, consumir e digerir.

Alguns cuidados na sua manipulação e conservação, a par de uma certa moderação no seu consumo, fazem dos ovos um alimento "cinco estrelas".

Fonte: Lusitana site

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  • Respostas 36
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Mais Ativos no Tópico

Amo ovo cozido!

E o ovo só podia ser foda nutricionalmente né? Pensa que aquilo vira um bicho depois!

Falo igual meu pai..

"Leandro, um ovo gera uma vida, vc imagina como ele é um alimento completo?"

Hehe... grande pai, meu herói!

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Belo artigo MarLee, obrigado por compartilhar conosco.

Aqui é 4 praticamente todos os dias, hoje antes de dormir vou mandar 4 ovos inteiros com peito de peru, omelete de microondas. Muito bom mesmo, sempre defendi com unhas e dentes o consumo integral do ovo, pra ser bem sincero aposto mais fichas nele do que em qualquer outro alimento protéico, incluindo o peito de frango. Essencial, vital, fodástico.

Agora uma dúvida: os ovos fritos e cozidos não alteram em nada as proteínas. Claro, as vitaminas vão, em sua maior parte, a pique, mas as proteínas resistem. Ao fazer ovos no microondas (meu caso, só faço em microondas), que usa radiação para "cozinhar", as proteínas também permanecem intactas? Ou uma parte vai pro brejo?

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