Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Calculando seu Equivalente Metabólico (FA)


Ricardo Queiroz

Posts Recomendados

Muito bom, Ricardo.

Não desmerecendo o tópico, que por sinal é muito bom pra tirar uma base, ver o gasto da rotina e etc, mas nem sempre o nosso gasto diário é a mesma coisa, acho o ideal pegar uma base e pronto, sem ficar calculando muito as coisas de menos importância, como ficar no pc, escrever, estudar, tenho a teoria de que o que gera um gasto significativo mesmo é treino com pesos, aeróbico e tudo que te faz "cansar" mesmo, mas é só teoria mesmo, rsrs.

Até porque se por acaso vc pega uma fila maior no supermercado em um dia e em outro não, se vc andou mais ou menos, se foi numa festa e dançou ou não, seu gasto já é outro, nunca vai bater EXATAMENTE o que super-estimamos, e não vale apena ficar quebrando a cabeça com isso, ja fui muito bitolado com essas paradas, quando me deparei tava vivendo igual a um robô, não vale a pena não, o negócio é tirar uma base mesmo, e tendo uma base já ta de muito bom tamanho, porque quando vc vai se pesar no fim do mês o resultado pode não ser EXATAMENTE o que vc queria, mas é sempre perto. Abraço, mano, desculpa pelo texto enorme, e parabéns pelo conteúdo.

Cara, não existe motivos para pedir desculpas não, não falou nada de errado e compartilho o que você disse, eu coloquei ali várias informações para melhor exemplificar a forma como é calculado o FA, ter um ponta-pé inicial.

O ideal mesmo é ter uma noção do quanto é a sua média, essa fórmula foi muito útil para descobrir meu valor inicial, contudo (como descobrimos com o tempo) fui fazendo as adaptações baseadas nas minhas necessidades e vivência, no caso meu feeling de tempo de treino. No começo me preocupava demais em tentar o controle absoluto, mas demorei tempo demais para enxergar que nessa área é impossível, hoje que estou mais adaptativo, digamos assim, meus resultados são incrivelmente melhores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Cara, não existe motivos para pedir desculpas não, não falou nada de errado e compartilho o que você disse, eu coloquei ali várias informações para melhor exemplificar a forma como é calculado o FA, ter um ponta-pé inicial.

O ideal mesmo é ter uma noção do quanto é a sua média, essa fórmula foi muito útil para descobrir meu valor inicial, contudo (como descobrimos com o tempo) fui fazendo as adaptações baseadas nas minhas necessidades e vivência, no caso meu feeling de tempo de treino. No começo me preocupava demais em tentar o controle absoluto, mas demorei tempo demais para enxergar que nessa área é impossível, hoje que estou mais adaptativo, digamos assim, meus resultados são incrivelmente melhores.

Haha, me identifiquei muito com seu post, tb tive um tempo em que queria saber exatamente meu FA, mas meu caso tava virando uma paranóia mesmo, isso tava me dando até deficit de atenção, as vezes ficava pensando nisso o dia todo e em conversas as pessoas falando comigo, quando me deparava não tinha entendido nada que a pessoa tinha dito.

Ja cheguei a viver apenas uma rotina todo santo dia porque pensava que se fizesse algo a menos ou a mais meu resultado seria diferente no fim do mês, tava virando uma doença mesmo, loucura, não vale a pena não, hoje tiro uma base e vivo a minha vida sem me preocupar, me peso geralmente no fim de 4 semanas e pronto, xD.

Editado por AveiaeLeite
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Nosssss complicado em, a formula que o pessoal se baseia eu acho que é muito rústica né e simples, bem para iniciantes, treino a 2 anos e queria mudar esse FA e colocar algo mais específico ,,

Salve Mateus, cara sinceramente esse é apenas um método um pouco mais preciso para chegar no seu GCD inicial, nos testes que fiz fica bem próximo mesmo, mas ainda precisará dos ajustes, a lapidação por assim dizer, para que seu GCD corresponda melhor a sua realidade.

Gosto de usar esse método quando mudo drasticamente minha rotina de treino e atividades físicas, para poder não começar a estipular meu FA (e futuramente meu gcd) no chutômetro, dessa forma ganho um pouco mais de tempo, mas mesmo assim ainda preciso fazer os ajustes na dieta (muita pouca coisa mas preciso).

Mas, apesar disso, é melhor do que o generalismo fornecido pelos números de FA padrão né?!?! hehehehhehe

Abraços

Editado por Ricardo Queiroz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Mateus, cara sinceramente esse é apenas um método um pouco mais preciso para chegar no seu GCD inicial, nos testes que fiz fica bem próximo mesmo, mas ainda precisará dos ajustes, a lapidação por assim dizer, para que seu GCD corresponda melhor a sua realidade.

Gosto de usar esse método quando mudo drasticamente minha rotina de treino e atividades físicas, para poder não começar a estipular meu FA (e futuramente meu gcd) no chutômetro, dessa forma ganho um pouco mais de tempo, mas mesmo assim ainda preciso fazer os ajustes na dieta (muita pouca coisa mas preciso).

Mas, apesar disso, é melhor do que o generalismo fornecido pelos números de FA padrão né?!?! hehehehhehe

Abraços

Show De Bola Ricardo, pra uns caras com um período maior de treino, um conhecimento um pouco mais avançado é legal usar esses métodos mais específicos, e sair daquele padrãozão inicial, estou dando uma mexida aqui, e já comecei a calcular o meu , muuito bom !

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Se a idéia for fazer um cutting bem agressivo, usar somente a TMB e ignorar o FA seria uma boa?

Geralmente o FA .adiciona umas 1000-1200 calorias ao cálculo da TMB.

Então cara, para ser sincero não curto esses cuttings bem agressivos (opinião minha XD, todos meus cuttings foram bem lentos), ao meu ver mais prejudicam do que ajudam, todos os que eu fiz girava em torno de um déficit semanal que variava de algo em torno de 2000 a 4000. Usar apenas a tmb como base para montar a estrutura da dieta é desconsiderar uma gama de "dados adicionais" para dar um up nas calorias.

Pode até ser uma boa um déficit bem agressivo para quem tem um bf bem alto e não tem mm para "proteger", mas mesmo assim, não desconsiderar o FA pois essas atividades do cálculo variam muito de uma pessoa para outra, se for ignorar isso pode haver um déficit maior do que imagina.

Só como um exemplo, meu TMB hoje deve estar na faixa de algo próximo a 1800, se fosse desconsiderar meu FA em alguns dias eu deixaria de ingerir umas 1700kcal+

Não sei como está o seu caso, mas tenta começar com uma manutenção temporária em cima do seu gasto Calórico diário estimado. Se o peso estiver em uma boa faixa de estabilização aí começa a jogar os déficits.

Fora que esses déficit agressivos a médio e longo prazo (como citei ali em cima), mais prejudicam do que atrapalham, se interessar, segue uma boa leitura: http://www.hipertrofia.org/forum/topic/183502-a-verdade-sobre-disfuncao-metabolica-ou-homeostase/#entry2507669

E sobre déficits infinitos, é bom voltar a manutenção temporariamente para evitar a homeostase, segue um artigo bacana que aborda sobre isso: http://rippedbody.jp/diet-break/

Abraços PSyK0

PS.: Não sei como esses cuttings mais agressivos seriam para alguém que usa eas, pode ser que eles segurem bem a carcaça com o déficit elevado, não entrei a fundo nas pesquisas relacionadas a parte de nutrição X eas então não saberia responder esse quesito. Estou falando baseado em experiência própria e de amigos próximos que também fizeram assim e obtiveram bons resultados.

Editado por Ricardo Queiroz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meu trabalho é de escritorio fico sentado 8h ao dia, nao creio que gaste tanta energia assim... se o cara trabalha no comercio é muito pior e exaustivo.

meio relativo...

Então Joseph, esses tipos de trabalho são todos levados em consideração nesse cálculo, também fico horas sentado por causa do trabalho.

O que temos de colocar na cabeça é que todas essas fórmulas não são exatas, são meras estimativas, mas que são bem melhores do que começar do zero. Já testei isso diversas vezes e em todas cheguei bem próximo de um valor de manutenção, tive de fazer alguns ajustes com o tempo até acertar a ingestão, e a partir daí planejar os cuttings.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...