Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Calculando seu Equivalente Metabólico (FA)


Ricardo Queiroz

Posts Recomendados

Eu estava olhando o site que vc passou, mas senti falta de algumas coisas. Coisas simples como ficar em pé, sentado, deitado, não tem né? Ou ao menos eu não vi. Pq faz uma diferença grande entre alguem que passa o dia jogadão na cama e alguem que passa o dia em pé ou até mesmo sentado. Mas tambem, é dificil conseguir abarcar todas as atividades que alguém pode ter..

O app Fat Secret tambem tem uma area só para calcular isso, vc coloca se dormiu, ficou sentado, em pe, andou, fez exercicio (correr, caminhar, nadar, etc). Ele também não é completo, mas é pratico pq nao precisa fazer conta kkkkk só que sinto que ele superestima o gasto. No meu caso, ele dá como se alguem de meu peso gastasse 390 kcal malhando, enquanto a sua tabela me diz que gasto 312 kcal. Eu queria colocar no app que sou mais magra, pois ai encontrava um peso que desse as calorias adequadas, sabe? Mas quando eu tento abaixar o peso ele diz que estou desnutrida e preciso ir em um medico kkkk e nao me deixa usar o app. Mas para vcs é uma opção tambem, para quem nao tem paciencia de calcular todos os dias que tiver uma rotina diferente. Ah, e a pessoa pode acrescentar exercicios que nao tenham.

Editado por cathyresende
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Supermoderador

Entendi, Ricardo e mpcosta! Mas então, se esse gasto calórico é tão baixo, porque quase todas as calculadoras de gasto calórico, quando coloco que faço musculação 3/4 vezes na semana, gera um aumento tão grande na caloria diária? Seria erro delas?

cathy, a questão é que "exercise" é um termo muito amplo. Eles provavelmente consideram exercícios aeróbicos, nos quais o gasto calórico é sensivelmente maior.

Por causa disso faz muito mais sentido calcular o gasto calórico de acordo com a sua rotina, e depois adicionar o gasto calórico de eventuais exercícios, como você mesma concluiu.

200 kcal a mais não é pouco para uma pessoa sedentária, se você passa a maior parte do dia sentada o seu gasto calórico vai ser realmente pouco maior do que se passasse o dia deitada.

Eu estava olhando o site que vc passou, mas senti falta de algumas coisas. Coisas simples como ficar em pé, sentado, deitado, não tem né? Ou ao menos eu não vi.

Em geral esses METs são calculados já descontando o gasto calórico de ficar sentado (ou seja, é o gasto a mais por fazer determinado exercício).

De qualquer forma, nenhum cálculo será preciso. Calcule um gasto calórico e estipule o déficit ou excedente, se não estiver perdendo/ganhando peso na taxa desejada, diminua/aumente as calorias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu treino buscando ser fiel ao programa 5/3/1 e isso me fez encontrar o coeficiente na marra.

Explico.

Estou em um cutt de longa duração. O deficit que escolhi foi: GCD - 10 a 20%.

Aí começava a briga: os coeficientes "populares" citados na 1a figura do post originador deste tópico eram sensivelmente mais altos do que eu realmente necessitava e com isso não perdia peso. Em algumas vezes até aumentava.

Aí comecei a usar de grosseria, chegando ao terrível 1,1*RDEE.

Onde o 5/3/1 entrou na história? Na hora do treino, esse 1,1 não estava dando conta do pega. Precisei aumentar pra 1,17. Nesse aumento eu favoreci principalmente os carboidratos: ficaram em torno de 3,0 g/kgMM.

E aí, quando o meu dia a dia muda a rotina, o "termômetro" é o treino.

E eu continuo diminuindo a cintura e aumentando a carga a cada mês. Por aumento entenda-se por favor quantias módicas.

Editado por Jaraqui
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Jaraqui, o meu treino também possui uma evolução muito lenta, a progressão é ínfima e mensal rsrsrs, já comigo é o contrário rsrsrs, se eu uso algo menor que 1.43 no meu FA eu perco peso muito rápido, esse 1.43 aí já é um slow slow slow cutt, pois estou percebendo diminuição no meu peso ciclo a ciclo (o importante é que as cargas continuam aumentando).

Isso pois faço 4 dias +20% e 3 dias -20% (da minha tdee).

Como mencionei, e dado os comentários do mpcosta82, é que as calculadoras são ótimos norteadores para quem está começando ou em intermédio, depois de um tempo o negócio é a "auto-avaliação" e ir fazendo as modificações necessárias

Editado por Ricardo Queiroz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um aparelhinho cujo nome não lembro: ele mede nosso gasto calórico. Tem como base, se não me engano, os batimentos cardíacos, sudorese e talvez outros fatores. A partir, disso, diz a lenda que nos é fornecido um valor quase confiável do quanto foi nosso gasto no período que foi feita a medição.

Se essa geringonça for boa mesmo eu vou comprar. É um brinquedinho que eu realmente preciso. O cutt tá ficando apertado, pois eu tive de passar meu dia do lixo de semanal para quinzenal.

Na época em que me empolguei tinha de ser importado. Hoje, porém, efetuei uma busca agora e apareceu um tal de vivofit, no Magazine Luiza. Mas não sei lhufas a respeito.

Em tempo: aqui está o tal do medidor que vi hoje.

http://www.magazineluiza.com.br/pulseira-monitor-vivofit-com-contador-de-calorias-garmin/p/0877182/es/moca

Alguém sabe alguma coisa, tipo "é cilada Bino"?

Editado por Jaraqui
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Perguntar besta, o peso não influencia no cálculo do valor MET? por exemplo um obeso gastar mais ou menos calorias q um magro fazendo atividade fisica?

Então cara, na verdade o met está mais ligado a atividade em si do que ao metabolismo da pessoa, é uma forma de quantificar a intensidade da atividade, e não do gasto calórico em si.

O MET 1 é o equivalente a ficar parado (ou dormir, que é um pouquinho menor ainda, mas vale como 1) é o quanto o seu corpo "gasta" para ficar parado, vulgarmente falando é o fator de atividade.

Este quando utilizado com o TMB (esse aqui sim tem a diferença de peso, gordura, altura, idade e seja mais o que for) vai te dar uma estimativa do seu gasto diário.

Exemplificando: se seu tbm (o que vc precisa para suas funções vitais e sem fazer nada) for de 1800, e vc ficar parado o dia todo (met 1) então vc vai precisar de 1800. Agora se for ficar andando o dia todo (24 horas direto), vai utilizar o met 3.8, então vai precisar de 6840 calorias, lógico que não fazemos isso mas é uma forma de exemplificar.

Respondendo sua pergunta, se o peso influencia, sim e não, ele vai influenciar na sua TMB, mas não no MET de suas atividades, contudo quando houver a multiplicação do seu tbm pelo met médio do dia (vulgo fator de atividade) então sim vai fazer diferença.

O cálculo acima mostra a forma de calcular o seu FA, que em conjunto com o seu tbm faz aparecer o seu tdee

Ou eu compliquei mais ainda ou descompliquei heheheheheh

Editado por Ricardo Queiroz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom, Ricardo.

Não desmerecendo o tópico, que por sinal é muito bom pra tirar uma base, ver o gasto da rotina e etc, mas nem sempre o nosso gasto diário é a mesma coisa, acho o ideal pegar uma base e pronto, sem ficar calculando muito as coisas de menos importância, como ficar no pc, escrever, estudar, tenho a teoria de que o que gera um gasto significativo mesmo é treino com pesos, aeróbico e tudo que te faz "cansar" mesmo, mas é só teoria mesmo, rsrs.

Até porque se por acaso vc pega uma fila maior no supermercado em um dia e em outro não, se vc andou mais ou menos, se foi numa festa e dançou ou não, seu gasto já é outro, nunca vai bater EXATAMENTE o que super-estimamos, e não vale apena ficar quebrando a cabeça com isso, ja fui muito bitolado com essas paradas, quando me deparei tava vivendo igual a um robô, não vale a pena não, o negócio é tirar uma base mesmo, e tendo uma base já ta de muito bom tamanho, porque quando vc vai se pesar no fim do mês o resultado pode não ser EXATAMENTE o que vc queria, mas é sempre perto. Abraço, mano, desculpa pelo texto enorme, e parabéns pelo conteúdo.

Editado por AveiaeLeite
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...