Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como Ser Alpha?


Samuelfaj

Posts Recomendados

4 horas atrás, Torf disse:

Essa questäo de motivacäo e capacitacäo do funcionário público eu vejo de modo diferente.

 

O cara faz concurso para qualquer coisa, mesmo sem ter afinidade, mesmo sem ter vontade de trabalhar na área, apenas para ter o emprego. Se fosse na iniciativa privada, onde näo precisa-se apenas tirar nota alta em uma prova, um cara que passa pra uma posicäo "qualquer coisa" provavelmente näo conseguiria a vaga.

Por isso vejo o servico público cheio de pessoas inaptas cuja única habilidade é passar numa prova.

 

Já na questäo da motivacäo, creio que pelo menos a metade (acho que bem mais) das pessoas que entram atualmente no servico público já entram com o pensamento de passar em outro concurso de salário maior. Näo creio que haja essa motivacäo toda pois aquela funcäo só vai servir como ponte, algo temporário, até que se consiga passar num concurso que pague melhor.

Na Guarda Municipal de Natal, onde trabalhei por 3 anos e meio, há décadas que os concursos só servem para preencher vazios e näo ampliar o efetivo. A maioria dos que entra, entra e continua estudando pra passar em outro concurso. Eles estäo, popularmente falando, pouco se fudendo pro trabalho, pois sabem que aquilo é algo temporário, só pra receber o garantido até encontrar algo que pague mais.

 

Concurseiro näo escolhe concurso por causa de aptidäo, afinidade, etc. Escolhe por causa do salário.

Por isso, repetindo o que falei acima, a gente tem muito funcionário público cuja maior qualidade é saber passar numa prova.

 

Bem isso mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Acho que pra entrar tanto no setor público quanto no privado você tem que ter um pouco de sorte. No setor público porque mesmo estudando você pode ir mal nas provas por conta da má formulação das provas, questões confusas, etc. Já no setor privado você precisa ter sorte porque mesmo você não sendo o melhor candidato pra vaga você pode conseguir o emprego porque o entrevistador foi com a sua cara, ou porque você tem indicações dentro da empresa. 

 

Eu passei em uma dinâmica de grupo pra um estágio porque a entrevistadora foi com a minha cara, mesmo eu tendo ido muito mal. Acabei passando na frente de gente mais qualificada do que eu. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Frangonator disse:

Vocês que fazem concursos, o que acham das provas?

Eu fico olhando uns editais e sinceramente sinto vontade de rir, vejo tanta matéria inútil. Em alguns editais eu vejo pacote office (wtf!!!), lógica (?), libre office.

 

Fico com uma certa pena dos concurseiros por causa disso. Imagina estudar anos para uma coisa que vc só vai usar em uma prova?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Torf disse:

Quando você faz uma entrevista de emprego na iniciativa privada, o contratante quer verificar se você será apto a executar sua funcäo, se tem conhecimentos relacionados ao cargo que se vai fazer.

 

Daí você vai pra um concurso público pra uma funcäo qualquer e vem direito administrativo, lógica... Olhando aqui editais aleatórios, um para assistente social, 25% da nota é língua portuguesa. 12,5% é "conhecimentos gerais" (política, tecnologia, artes...)

 

Se bem que a iniciativa privada tem muita frescurinha com testes e mais testes inúteis, que säo uma perda de tempo pra todo mundo. Minha irmä trabalha em Munique e pra conseguir esse emprego ela passou por 7 fases, até assinar o contrato. (entrevista online, entrevista pessoal, teste de sei lá o que, segunda entrevista, entrevista com o chefe direto, testes de mil coisas...) Imagine o tempo que se investe para fazer tudo isso, tanto da parte do entrevistado quanto da parte da empresa.

 

Enfim, sei lá!!!! 

 

 

Dinâmica de grupo é zoado demaaaaais, pqp.

 

1 hora atrás, Mandarim disse:

 

Fico com uma certa pena dos concurseiros por causa disso. Imagina estudar anos para uma coisa que vc só vai usar em uma prova?

 

Então, agora imagina vc prestar concurso e vir uma questão pra ver se você sabe qual é o atalho para criar uma tabela no word, qual o caminho para salvar um arquivo. Acreditem, existem questões assim.

Pura perca de tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, perverso disse:

Errado.

Os concursos tem salários baixos, todos eles. Na iniciativa privada se consegue salários muito superiores. Até mesmo na área jurídica, onde juízes ganham "bem", os advogados TOP de linha ganham MUITO mais ! Um juiz ganha menos de 30 mil. Quanto vc acha que o advogado do Eike Batista ganha por mês ?   

Concurso virou refugio de quem não quer perder o emprego. Eles preferem uma estabilidade razoavelmente renumerada e sem tanta cobrança por resultados. É uma escolha defensiva e conservadora. É montar o time para fazer um gol e depois jogar na retranca.

 

Aí você já está viajando. O que mais tem no mercado é gente formada em direito e dessa massa, só 0,0000001% vai alcançar esse patamar de remuneração.

A não ser que você tenha contatos excelentes, venha de uma família de advogados já renomados que sejam sócios de grandes escritórios de advocacia...nem fodendo vai chegar nesse patamar. A realidade é bem menos glamourosa.

 

Juiz chega a ganhar bem mais que 30 mil se somados todos os adicionais, auxílios, etc.

1 hora atrás, Julio Weiguert disse:

 

A única coisa que acho que deve sim ser levado em consideração é a questão psicológica, tanto no setor público quanto privado. Não é brincadeira o tanto de policial que está se suicidando, assim como não vale a pena você contratar um gerente de vendas que não sabe tratar respeitosamente os clientes, e por aí vai.

 

E o que mais tem por aí no setor privado é gente apadrinhada, que não sabe fazer porra nenhuma e não faz porra nenhuma o dia inteiro. 

Aí chega nessas entrevistas e vem esse povo de RH querendo tocar o terror, pegando uma pessoa qualificada e enchendo o saco dela com um monte de coisa que não tem o menor sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, tsu disse:

Lembrando que essa coisa de estabilidade nem sempre é real, eu sou funcionário público e já tive salario atrasado duas vezes, e meu décimo terceiro salário nem saiu ainda.

 

É, ser servidor estadual no RJ ou RS não é bom negócio não. Tem que ser em um estado responsável com as contas, como São Paulo.

Ou então seja federal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim, o cara que faz concurso público não pode reclamar do país que tem.

Brasileiro tem que mudar muito a própria cabeça antes de querer um país de primeiro mundo.

 

P.S: Nenhuma grande nação foi erigida sobre excelentes fazedores de provas. #fikdik

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Torf disse:

 

 

Talvez eu tenha me expressado mal...

 

Carreiras com salários mais baixos tendem a atrair "concurseiros profissionais" que as usarão como ponte.

 

Contudo, naquelas valorizadas a coisa muda de figura. Falo de receita federal, banco central, órgãos de gestão e controle, delegados e agentes da polícia federal, abin, membros de poder, analistas no ministério público e judiciário. E digo isso por experiência própria, já que estou em uma dessas carreiras há anos e conheço gente em todas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, nwalker disse:

 

É, ser servidor estadual no RJ ou RS não é bom negócio não. Tem que ser em um estado responsável com as contas, como São Paulo.

Ou então seja federal...

Então cara, sou militar concursado(no caso é federal), porém trabalho terceirizado...

Uma outra coisa ruim de ser funcionário público, é que é bem complicado mudar de salário, o meu sempre vai ser o mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...